PDA

Ver Versão Completa : O Motor da CB 300 fica bom carburado?



DOUGLAS 00
26-08-13, 11:54
Um amigo tá pensando em comprar um motor de CB 300 baixado. A dúvida é, se fica bom e funciona com os esquema "Bura + CDI".

Vi um com uma com o Carbura da RD:


http://www.youtube.com/watch?v=wIjAPluUkeA

coreanas
26-08-13, 12:08
Pega um de Twister, muito melhor, mais barato e ainda tem 6 marchas e já é carburado. Com a diferença da grana voce pode por um pistão de CB300 ou maior, que é a única diferença para a TW fora a injeção e as 6 marchas.

emerson merighi
26-08-13, 14:13
essa droga de motor nao presta nem injetado, quanto mais carburado....o motorzinho ordinario que a honda fez....o da twister e muito melhor...

halvaro
26-08-13, 14:17
Os 2 motores são os mesmos, apenas com a cilindrada aumentada, e não tem sentido nenhum colocar carburador nesse motor da CB300

Mas por que ele quer comprar esse motor, não entendi ?

Psilva
26-08-13, 14:19
essa droga de motor nao presta nem injetado, quanto mais carburado....o motorzinho ordinario que a honda fez....o da twister e muito melhor...


Concordo.... por isso digo que a Twister foi lançada em uma época errada.

wilson forps
26-08-13, 14:33
Estes motor da cb 300 somente por fora é perecido com o da twister, válvulas são reforçadas o cambio é o mesmo da falcon biela é mais forte e por ai vai, se for montar carburado usa o da falcon mas o coletor do carburador tem que ser o original da cb/xre300, minha twister está com um motor desses vai precisar comprar uma parafuso especial para regulagem do ar pois só com a ferramenta não consegue e ultima dica usa os gicleus da twister 48 baixa 150 alta com o cdi de competição da servitec que vai andar muito !!!

augustothalison
26-08-13, 14:33
Qual a necessidade de colocar um bura numa moto que ja vem com injeção? .___.

wilson forps
26-08-13, 14:36
Ele vai comprar um motor de cb300 para colocar na twister !!!!!

halvaro
26-08-13, 14:44
Ele vai comprar um motor de cb300 para colocar na twister !!!!!

Aí não tem sentido mesmo, só teria sentido se mantivesse a Ie, se for pra ser carburada, mantém o motor da TW, se quer mais potência
aumenta a cilindrada da TW, e aí fica a mesma coisa que CB300

DOUGLAS 00
26-08-13, 14:55
Os 2 motores são os mesmos, apenas com a cilindrada aumentada, e não tem sentido nenhum colocar carburador nesse motor da CB300

Mas por que ele quer comprar esse motor, não entendi ?

Pintou esse motor "baixado" por 700 pilas. A ideia é socar ele numa pequena custom, sendo que esse 300 é bacana pra isso, devido a "patada" em baixas rotações.

- - - Updated - - -


Ele vai comprar um motor de cb300 para colocar na twister !!!!!

Não, é numa moto menor mesmo... de lhe gambiarra hehehehehe

wilson forps
26-08-13, 14:56
O motor da cb300 abre as válvulas de admissão antes que a twister, cb300 a 5º do pms, twister a 10º do pms, o motor da cb300 corta em 9.500 por causa da i.e um cdi sem corte o motor sobe até 11.000 giros minha twister com carburador de falcon retrabalho nos dutos e no tubo do escape coroa com 2 dentes a menos cdi servitec de competição programável vem na reta há 140 e sobe sem perder velocidade de peito aberto falcon bem regulada não anda com ela da gosto andar no brinquedinho !!!

coreanas
26-08-13, 14:59
Hà!!!! Então pôe ele com bura de Sahara. O bura da Falcon não presta, é problemático. Ou melhor ainda, adapta um BST40 muito usado em big single e um CDI sem corte ou com corte mais alto, vai ficar um foguete.

Qual é o quadro?

DOUGLAS 00
26-08-13, 15:03
O motor da cb300 abre as válvulas de admissão antes que a twister, cb300 a 5º do pms, twister a 10º do pms, o motor da cb300 corta em 9.500 por causa da i.e um cdi sem corte o motor sobe até 11.000 giros minha twister com carburador de falcon retrabalho nos dutos e no tudo do escape coroa com 2 dentes a menos cdi servitec de competição programável vem na reta há 140 e sobe sem perder velocidade de peito aberto falcon bem regulada não anda com ela da gosto andar no brinquedinho !!!

Se fosse ter uma twister, com certeza valeria investir numa geral no 250, que fica beeemmm melhor.

Mas vou contar então: O motorzinho da Kansas 150, com quase 80 mil km, tá bom ainda, mas deu o famoso problema dos dentes de câmbio que se quebram... então já que teria que ser trocado, surgiu a ideia de fazer algo como essas crianças aqui:

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p206x206/942166_301514236648994_1690520837_n.jpg

Essa ai tá com o motor de Twister... e também tem esse video:

kansas com motor de twister em ibirite - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sdR0ZX9nTco)

wilson forps
26-08-13, 15:04
Hà!!!! Então pôe ele com bura de Sahara. O bura da Falcon não presta, é problemático. Ou melhor ainda, adapta um BST40 muito usado em big single, vai ficar um foguete.

Problemático ?? é o mesmo da twister só que com sistema de dupla admissão de ar a dutos do vácuo maior para uma melhor resposta, o meu comprei usado faltando peças montei e está na moto a mais de uma ano sem dar problemas, acho que você se enganou, o da sahara que é mecânico/vacuo das primeiras lançadas que dá problema os dos últimos modelos são iguais os da falcon !!!

halvaro
26-08-13, 15:09
Se fosse ter uma twister, com certeza valeria investir numa geral no 250, que fica beeemmm melhor.

Mas vou contar então: O motorzinho da Kansas 150, com quase 80 mil km, tá bom ainda, mas deu o famoso problema dos dentes de câmbio que se quebram... então já que teria que ser trocado, surgiu a ideia de fazer algo como essas crianças aqui:

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p206x206/942166_301514236648994_1690520837_n.jpg

Essa ai tá com o motor de Twister... e também tem esse video:

kansas com motor de twister em ibirite - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sdR0ZX9nTco)

Ta, mas por que de colocar o carburador, esse motor que ele vai comprar viria sem a IE ? Seria isso ?

wilson forps
26-08-13, 15:10
O motor 300 da minha também foi comprado em leilão veio só o motor !!!

DOUGLAS 00
26-08-13, 15:16
Ta, mas por que de colocar o carburador, esse motor que ele vai comprar viria sem a IE ? Seria isso ?

Sim, e fora que adaptar a I.E certamente daria mais trabalho e custaria mais que socar um bom e velho carbura.

emerson merighi
26-08-13, 15:25
Qual a necessidade de colocar um bura numa moto que ja vem com injeção? .___.
uai, a necessidade e arrumar problema, pra gente vim aqui no PN discutir como que resolve depois.....

DOUGLAS 00
26-08-13, 15:28
uai, a necessidade e arrumar problema, pra gente vim aqui no PN discutir como que resolve depois.....

É que no caso o preço desse motor já tá perto do custo de reforma do motor 150...

coreanas
26-08-13, 16:07
Mil vezes o da CB300 "frank". Tranquilíssimo colocar bura em I.E. Eu já fiz isso com carro. Um buggy 2.0 MI, a injeção estragava toda hora no OFF ROAD, o motor do buggy era muito exposto e com água salgada, já viu.

Arranquei o coletor com flauta e tudo, módulo e distribuidor (com I.E. é sem avanço no AP) Aproveitei só a bomba. Soquei um 2E álcool com caixinha e distribuidor HALL. O maior trabalho foi acertar o fluxo de retorno, pois a bomba atropelava a bóia. Depois de afinado, ficou muito melhor do que com I.E.. E gastando menos.

Mas deixa eu te dar uma dica: O motor da Strada é plug&play, incluindo a parte elétrica, escape e suportes do motor. É praticamente tirar um e colocar o outro, com pequenas adaptações nos terminais do chicote e vc encontra com carburador e tudo por uns 800 pilas. Não fica um canhão, mas com certeza muito mais esperta que o 150 da Dafra e nem parece "frank".

DOUGLAS 00
26-08-13, 17:02
Mas deixa eu te dar uma dica: O motor da Strada é plug&play, incluindo a parte elétrica, escape e suportes do motor. É praticamente tirar um e colocar o outro, com pequenas adaptações nos terminais do chicote e vc encontra com carburador e tudo por uns 800 pilas. Não fica um canhão, mas com certeza muito mais esperta que o 150 da Dafra e nem parece "frank".

Esse motor não está descartado, pela simplicidade geral dele e o desempenho bom (Anda menos, mas é mais leve).

coreanas
26-08-13, 18:10
Deixa eu ser chato e dar mais exemplos pessoais:

Há uns 12 anos coloquei um motor de Sahara numa Hyosung Cruiser (quase a mesma adaptação que VC quer fazer). Parecia simples, mas deu um trabalhão pelo tamanho do motor. O motor da Stradinha é até menor externamente que o da Dafra. E tudo tem os mesmos encaixes: Escape, suportes, até o CDI e estator podem ser os mesmos e se tiver um capricho até as luzes de marcha vc consegue adaptar.

Dito isto, vc sabe que hoje tenho uma Hyosung GF com um motor MVK150 que é exatamente o mesmo da Dafra150, com algumas melhoras para andar um pouco mais e recentemente comprei uma Strada200. Gosto do 150, mas a diferença de desempenho para a Strada é gritante. Minha esposa é alta, grande, pois com ela na garupa a Stradinha ainda anda muito mais que a 150, na rodovia a 120 km/h a Hyosung está gritando alto, a Stradinha ainda está bem longe da RED LINE. Se der um "grau", por exemplo comprar o motor 200 sem bura e colocar um bura de Twister+um comandinho já fica mais esperta ainda, andando no vácuo de Twister. E a adaptação e manutenção será muito mais simples e barata.

wilson forps
26-08-13, 18:45
Eu achei que só eu gosta de fazer umas gambis, mas parece que isto é uma doença que contamina todo mundo que suja as mãos com graxa, ainda bem que somos assim por não ter que ficarmos a merce de muito mechânicos pilantras que fazem as coisas pela metade para depois termos que retornar para ele terminar direito oque começou errado !!!!

Limabl
26-08-13, 19:45
essa droga de motor nao presta nem injetado, quanto mais carburado....o motorzinho ordinario que a honda fez....o da twister e muito melhor...Ao contrário do que vxc pença esse motor tem melhor resistência carburado,e fica mais esperto se saber usar o carburador e CDI correto !!

- - - Updated - - -


É que no caso o preço desse motor já tá perto do custo de reforma do motor 150...Esse motor fica muito bom com o CDI da TW e bura da falcon Douglas vc pode usar toda aparte eletricada tw magneto,estator,cdi,em fim tyodo o sistema de ignição sem gambiarra alguma é tudo plug play....

Agora carburador de 24mm em um motor de 250cm³ com comando DOHC de 4 valvulas é ridiculo :shock: !!!!!

DOUGLAS 00
26-08-13, 20:00
Valeu Lima.

Limabl
26-08-13, 20:05
Valeu Lima.Disponha parceiro...para mais duvidas é só me mandar uma MP ...

DOUGLAS 00
26-08-13, 20:20
Valeu mesmo. Agora vamos ver o que meu brother decide.

Limabl
26-08-13, 20:33
Qual a necessidade de colocar um bura numa moto que ja vem com injeção? .___.
Bom para começar se for uma cb300 só a bomba custa 1600 dilmas esse é só uns dos motivos para se fazer isto,mas no caso do nosso creio que vc não intendeu ou não leu direito ele que comprar um motor 300 e colocar em outra moto alimentado por carburador !!!

Stone
26-08-13, 20:34
Lima também pensei nisso, motor de 300 com bura de RD... o cara tá de brincadeira! uahuahuahau

Limabl
26-08-13, 20:38
uai, a necessidade e arrumar problema, pra gente vim aqui no PN discutir como que resolve depois.....Se vc não capitou a utilidade do tópico é esse tipo de tópico que contribui para o forum com imformação técnica e valiosas para muito users,e comvenhamos que é bem melhor do que ficar flodando sobre tampa de tanque , qual o modelo de retrovisor usar na moto,ou ficar discutindo qual marca de moto é melhor X ou Y não acha??? rsrsrs

- - - Updated - - -


Lima também pensei nisso, motor de 300 com bura de RD... o cara tá de brincadeira! uahuahuahauKKKKKKKKKKKKKK....

É´porque as rdzinha com escape domencionado e bura de 24mm original dão ralo feio nas cb300 dai o cara achou que o bura da rd iria fazer o trezentão andar mais kkkkkkk.....

coreanas
26-08-13, 21:34
Tá certo o Limabl, a principal função do fórum é essa: Troca de informações técnicas e se decidiu pelo CBzão 300 vou dar dicas:

Na Cruiser com motor de Sahara e usei o CDI e bobina da Hyosung, que é muito parecido com o da Today e acho que tb com o da Dafra e foi plug&play no magneto da Sahara, com adaptações nos terminais, ja é sem limitador. É só estudar os fios, tb usei o estator da Hyosung, mas é diferente da Today. Deve ser assim para o CBzão, Na Hyosung deu problema na altura, ela é quadro berço duplo, idêntico ao da Dafra Kansas, precisei rebaixar o motor. Creio que voce vai ter que recortar o quadro na altura dos suportes de pedaleira traseira, onde terminam os dois tubos e deslocar pra baixo. Eu coloquei um pedaço de ferro de construção em "s" por dentro do tubo, rebaixei uns 10 CM e soldei a tampa de vávulas ficou a 1 cm do quadro em cima. Outro problema foi a coroa: Torneei a coroa da Hyosung tirando os dentes, fiz uma guia, um ressalto, para centrar e furos compatíveis com os parafusos da Sahara, as buchas de borracha, iguais as da YES, substituí por tecnil que eu mesmo fiz com a serra, porque o tranco era forte. Se precisar de mais dicas, me chame.

Taí o resultado, a única foto que tenho dela (ainda era câmera com filme). Com ela eu ganhei minha esposa e quebrei a tíbia no joelho numa frenagem em que precisei por o pé no chão pra não cair, manco até hoje.

http://jhashop.com.br/motos/yousungcruiser.jpg

Limabl
26-08-13, 21:38
Tá certo o Limabl, a principal função do fórum é essa: Troca de informações técnicas e se decidiu pelo CBzão 300 vou dar dicas:

Na Cruiser com motor de Sahara e usei o CDI e bobina da Hyosung, que é muito parecido com o da Today e acho que tb com o da Dafra e foi plug&play no magneto da Sahara, com adaptações nos terminais, ja é sem limitador. É só estudar os fios, tb usei o estator da Hyosung, mas é diferente da Today. Deve ser assim para o CBzão, Na Hyosung deu problema na altura, ela é quadro berço duplo, idêntico ao da Dafra Kansas, precisei rebaixar o motor. Creio que voce vai ter que recortar o quadro na altura dos suportes de pedaleira traseira, onde terminam os dois tubos e deslocar pra baixo. Eu coloquei um pedaço de ferro de construção em "s" por dentro do tubo, rebaixei uns 10 CM e soldei a tampa de vávulas ficou a 1 cm do quadro em cima. Outro problema foi a coroa: Torneei a coroa da Hyosung tirando os dentes, fiz uma guia, um ressalto, para centrar e furos compatíveis com os parafusos da Sahara, as buchas de borracha, iguais as da YES, substituí por tecnil que eu mesmo fiz com a serra, porque o tranco era forte. Se precisar de mais dicas, me chame.

Taí o resultado, a única foto que tenho dela (ainda era câmera com filme). Com ela eu ganhei minha esposa e quebrei a tíbia no joelho numa frenagem em que precisei por o pé no chão pra não cair, manco até hoje.

http://jhashop.com.br/motos/yousungcruiser.jpg

Eu recomendei o sistema de ignição da tw porque a teletria da ignição da cb e tw são perecidas e ambas dão potência m,axima aos 7500rpms o bura da falcon ira alimenta-lo melhor que o da tw porem quem buca melhores respostas e retomadas o bura da xl350 ou um de guilotina de 34~36mm é melhor !!

coreanas
26-08-13, 22:05
Aí não sei te dizer, Limabl. Lógico que vc entende muito mais. Usei o CDI da Hyosung só porque serviu bem. Creio que o Douglas00 poderá usar o CDI da Dafra. Na Sahara esse CDI ficou muito melhor que o original. Rebaixei o cabeçote em 0,8mm (o máximo que deu) e pus um pistão 1mm no álcool 85%, aumentei o gicleur de alta (152) no Bura de Sahara 95 e o escape bem mais livre. O resultado com esse CDI é que pegava muito bem, mesmo fria. Tinha mais torque e mais giro do que com o CDI da Sahara.

halvaro
27-08-13, 09:26
Ao contrário do que vxc pença esse motor tem melhor resistência carburado,e fica mais esperto se saber usar o carburador e CDI correto !!



Poderia explicar o por que disso ? Achei interessante mas não consegui entender a lógica, ficar mais esperto até entendo mas quanto a resistência não sei não.

DOUGLAS 00
27-08-13, 10:36
Poderia explicar o por que disso ? Achei interessante mas não consegui entender a lógica, ficar mais esperto até entendo mas quanto a resistência não sei não.

Pelo que li, tem uma teoria a respeito.

O grande problema da CB 300, é que a mistura, para baixar os níveis de emissão, é mais "pobre". E como é sabido, mistura pobre gera sobreaquecimento, em especial na parte de cima do motor, sendo ai a possível falha de projeto, onde a CB vive trincando cabeçotes...

No caso da I.E, se for possível uma pequena reprogramação, resolveria o problema. Agora a moto sendo carburada, é obviamente bem mais simples achar o set up ideal.

halvaro
27-08-13, 10:43
Pelo que li, tem uma teoria a respeito.

O grande problema da CB 300, é que a mistura, para baixar os níveis de emissão, é mais "pobre". E como é sabido, mistura pobre gera sobreaquecimento, em especial na parte de cima do motor, sendo ai a possível falha de projeto, onde a CB vive trincando cabeçotes...

No caso da I.E, se for possível uma pequena reprogramação, resolveria o problema. Agora a moto sendo carburada, é obviamente bem mais simples achar o set up ideal.

O problema maior me parece que foi o de vazar oleo na junta, que é facilmente resolvido, trincar cabeçote é muito raro, é mais lenda de xiiita que outra coisa, "vive trincando cabeçote" é muito exagero

DOUGLAS 00
27-08-13, 10:50
O problema maior me parece que foi o de vazar oleo na junta, que é facilmente resolvido, trincar cabeçote é muito raro, é mais lenda de xiiita que outra coisa, "vive trincando cabeçote" é muito exagero

Esses dias vi uma que já trocou 3 cabeçotes numa oficina. A CB 300 tem muito disso: Umas nunca dão nada, outras trincam direto. Creio que também tenha a ver de como o dono usa a moto, mas essa de trincar o cabeçote, é de fato um problema crônico.

wilson forps
27-08-13, 13:23
Amigos vocês não veem vídeos no youtube, ou não saem de casa, aqui eu concertei uns 3 cabeçotes de xre/cb300, o problema real não é trinca e sim mal assento de válvulas e consequente perda do ajuste das mesmas, minha twister tem motor de cb300 carburador de falcon e c.d.i servitec programavel com ponteira esportiva eu toco o terror sem dó e digo a vocês o motor é bom a configuração da i.e na cbomba/xrbomba300 que é mal feita para moto ficar amarrada e econômica, eu penso assim quer moto econômica compra um biz !!!

Uma das coisas que me fez tomar raiva da onda foi estar dentro da cc comprando uns parafusos e um senhor com uma xre com o problema do cabeçote quando não ligava, ou ligava e ficava acelerada no talo, o senhor perguntou ao mecânico da onda se eles já tinha pego alguma com este defeito, na oficina tinha duas xrbomba e uma cbomba 300 com o motor aberto com certesa com o mesmo problema e o mecânico na cara dura falou que nunca tinha visto aquilo acontecer ser líder assim é facil !!!!

Limabl
27-08-13, 22:21
O problema maior me parece que foi o de vazar oleo na junta, que é facilmente resolvido, trincar cabeçote é muito raro, é mais lenda de xiiita que outra coisa, "vive trincando cabeçote" é muito exageroEmtão m,e explica porque eu já fiz troca de cabeçote de 2 XRE e uma cb300,sem contar as inumeras seleção de pastilha com um intevalo de no maximo 6000km,ai vem valvulas de escape queimadas,empenadas e etc..as fazer e lander rodam com mistura pobre mas nelas a yamaha teve o cuidado de por a valvula de escape de titânio !!!

wilson forps
27-08-13, 22:45
As sedes de válvulas dascb/xre300 não prestam mesmo algumas eu rebati para assentar, reassentei as válvulas e refiz o pastilhamento e mesmo assim ainda deu um poco de dor de cabeça, quanto as yamaha, lander e fazer se me lembro bem só troquei um conjunto de corrente de comando com engrenagem em uma fazer mas também já estava com 80.000 rodados, no mais é só vazamentos mesmo coisa que qualquer moto com muita utilização acaba sofrendo !!!

Limabl
27-08-13, 22:51
As sedes de válvulas dascb/xre300 não prestam mesmo algumas eu rebati para assentar, reassentei as válvulas e refiz o pastilhamento e mesmo assim ainda deu um poco de dor de cabeça, quanto as yamaha, lander e fazer se me lembro bem só troquei um conjunto de corrente de comando com engrenagem em uma fazer mas também já estava com 80.000 rodados, no mais é só vazamentos mesmo coisa que qualquer moto com muita utilização acaba sofrendo !!!Pois é mais para uns que mão anda de moto quem dirá entender de motor´,isso é papo fura kkkkkk!!!

wilson forps
27-08-13, 22:55
Com certeza amigo !!!!!!!!