PDA

Ver Versão Completa : Entendendo o motor da sua moto



Stone
26-08-13, 20:21
Olá amigos, a partir de hoje estarei escrevendo alguns textos para explicar um pouco as "complicações" dos motores, a ideia inicial era para postar na página da minha oficina no face para esclarecer alguns pontos mais complicados, mas também estarei postando por aqui.

O primeiro texto é sobre a potência e a cilindrada do motor, quei muitas vezes é confundida para quem está iniciando no mundo das motocicletas e até alguns motociclistas velhos muitas vezes se confundem quanto a isso.

Vamos ao texto...


Cilindrada e Potência


Quase sempre que se fala de motores, ou principalmente em preparação de motores, a primeira coisa que me perguntam é “Com quantas cilindradas ficou?”. A maioria das pessoas não sabe a diferença de cilindrada e de potência e então acabam confundindo tudo. Vou explicar o que é cada coisa e como funciona.
Cilindrada, resumindo, é o tamanho do motor, é a capacidade cúbica do motor, que pode ser dita em centímetros cúbicos (ou cilindradas), e litros. Centímetros cúbicos são mais usados em motos (125, 250, 500, etc.) e litros é mais usado em carros (1.0, 1.6, etc. 1 litro são 1000cm³).
Potência é a grandeza que determina a quantidade de energia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia) concedida por uma fonte a cada unidade de tempo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo). Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado.(wikipedia). Em outras palavras, potência é a capacidade que se tem de fazer algum trabalho. Tratando de motos e carros a potência geralmente é medida em CV (cavalos-vapor). Temos também o torque, que é a “força” que o motor é capaz de fazer. Obtêm-se o torque através de medições de dinamômetro. A potência é a relação do torque e da RPM do motor.
Agora que sabemos o que é cada um podemos tentar entender como cada um funciona. Cilindrada é simples, para aumentar a cilindrada basta usar um pistão maior ou aumentar o seu curso que aumentamos a cilindrada, não tem segredo. Já a potência é um pouco mais complicada.
Um motor, por ex. de 150cc da Titan gera 14cv, já o motor da CRF 150r gera em torno de 22CV. Como pode isso? Agora entramos nas eficiências do motor, quanto mais eficiente mais potência é gerada, ou mais aproveitamos a energia da queima do combustível.
Eficiência volumétrica é a capacidade de enchermos o motor com a mistura de ar e combustível, quanto mais se consegue encher mais temos para queimar. Uma moto produzida em série deve encher o motor não mais do que 80% de sua capacidade cúbica, é como se colocássemos apenas 120cc dentro do nosso motor de 150cc. Preparando cabeçote, comando, carburação adequada, colocando um escape e um coletor de admissão dimensionado se consegue encher até mais de 100% da capacidade cúbica do motor. Como isso? Simples, gases são compressíveis! (Mas esse assunto é para outro texto)
Eficiência térmica já diz tudo, é aproveitar o calor gerado pelo combustível, tornamos um motor mais eficiente aumentando a taxa de compressão. Aumentando a taxa aumentamos a temperatura do motor, e com isso também teremos que melhorar a refrigeração dele para que não sofra danos precoces. Por ex. a Titan 150 é refrigerada a ar e possui uma taxa de compressão de 9,5:1, já a CRF 150r tem uma taxa de 11,7:1, mas para aguentar a essa taxa ela tem uma refrigeração líquida, mito mais eficiente. O que determina a taxa máxima que podemos usar é o combustível que usamos, mas não entrarei em detalhes sobre isso nesse texto.
Agora já sabemos mais ou menos como a coisa toda funciona, já sabemos que o que manda para um motor andar mais que outro é a potência, podemos até ter um motor de cilindrada maior e ficar pra trás de um motor menor.
Pra quem pretende preparar o motor, lembre-se que cilindrada não é tudo, podemos conseguir ótimos resultados sem alterar a cilindrada do motor. Também não adianta dobrar a cilindrada do motor e não conseguir encher esse motor. Temos que pensar, estudar e calcular muito bem tudo antes de mexer em qualquer coisa para conseguirmos os resultados desejados, caso contrário podemos ter surpresas, tanto no desempenho quanto na durabilidade do motor.
Desculpem pelo texto extenso, tentei resumir, mas é um assunto bem amplo mesmo.

Assim que terei tempo farei mais textos e irei acrescentando aqui, espero que gostem!




Velocidade média do pistão (VMP)

Esta aí algo muito que deveremos levar em consideração na preparação de um motor. A Velocidade média do pistão, como já diz, é a média da velocidade do pistão em seu movimento dentro da camisa. No PMS (Ponto morto superior, ou o ponto mais alto que o pistão alcança) a sua velocidade é igual a zero, o mesmo no PMI (Ponto morto inferior), tendo sua máxima velocidade exatamente na metade do seu curso. Quanto maior o curso do virabrequim e quanto maior a RPM do motor maior será a VMP.

A VMP é medida em metros por segundo m/s e é calculada da seguinte maneira:
(RPMxCURSO)/30000

Para um motor de rua de 66,2mm de curso e corte de giro em 9500 RPM
(9500x66,2)/30000 = 628900/30000 = 20,96 m/s

A máxima VMP considerada segura é 20 m/s, acima disso o pistão começa a romper a película lubrificante ente o pistão e a camisa, causando um desgaste precoce. Em motores de rua a VMP geralmente gira em torno de 18m/s para se ter uma margem de segurança, em motores de competição muitas vezes passa um pouco dos 20m/s, mas quanto mais passar desse número mais sensível a quebras o motor fica.

Fiquem atentos, vale mais completar a corrida do que ter o motor quebrado na metade dela!




Relação R/L


Relação R/L é a relação entre o raio do curso do virabrequim (metade do curso) e o comprimento da biela.
Ex. Um motor com curso de 62,2mm e a biela com 103,5mm de comprimento (entre o centro dos furos) teríamos:
(62,2/2)/103,5 = 31,1/103,5 = 0,3 de Relação R/L
A relação R/L considerada ideal é 0,3. Se for maior do que isso o pistão força demais contra as paredes do cilindro, acontecendo então um desgaste precoce. Relação R/L alta também provoca vibrações no motor, e como sabemos, quanto mais “liso” e sem vibrações o motor trabalhar melhor é o seu rendimento. É preferível que essa relação seja menor que 0,3 do que maior que 0,3.
Cuidado quando forem aumentar o curso dos seus motores, pois isso aumenta também a relação R/L, muitas vezes junto com o curso maior uma biela mais comprida seria o ideal para que o motor trabalhe mais liso e fique mais durável!




Funcionamento do sistema de escape e admissão


https://www.youtube.com/watch?v=Duzx5wb9qbU&feature=youtu.be

Limabl
26-08-13, 20:28
Tópico altamente apoiado e muito util para muito aqui.....


Se vc não se importar estarei sempre a disposição do tópico para contribuir e porque não prender tambem rsrsrs!!!

Só espero que as ovelhas negras não atrapalhem este tópico como fizerão no meu tópico sobre lubrificantes !!!

Abrs stone ....

Stone
26-08-13, 20:52
Lima, Pode deixar que manterei organizado, e toda contribuição é bem vinda!

magrao tk
26-08-13, 20:53
Muito Legal Stone! Bem explicado e fácil de entender. Acho que é o ideal quando não se tem muita intimidade com mecanica.
Passa aí o link da tua página no face da tua oficina. Abraço!

Stone
26-08-13, 21:01
Valew Magrão!!

https://www.facebook.com/StoneRacing?ref=hl

vê se foi aí...

magrao tk
26-08-13, 21:57
Sim. Agora eu vi onde foi parar o motor da tua RD KKKKK Deve ter ficado furiosa!

juanxyah
27-08-13, 13:38
Totalmente apoiado, Stone!
Gosto bastante de mecânica (só das pequenas! heheh) e costumo dizer que trabalharia com isso, por gosto..
Será que vai rolar uns tutoriais?
Grande parte do tempo me vejo obrigado a mexer por conta própria na moto.. Seria de grande utilidade!
Abraço!

Stone
27-08-13, 20:24
Vai rolar sim, só ultimamente estou com pouco tempo, mas tenho em mente pra fazer um tutorial de uma revisão bem completa na moto, faz tempo já que tenho isso na cabeça, qualquer hora vai sair hehehe

jorgetfs
28-08-13, 14:25
otimo topico ! otimo texto ! deviam existir outro desses por aqui.. ainda mais para o povo que pretende começar na mecanica e preparação!
eu vejo muita gente colocando radiador da cb300r (só refrigera o oleo do motor. ele continua sendo refrigerado a ar) nas cg. isso melhora a capacidade termica do motor?
abs

Limabl
28-08-13, 14:34
otimo topico ! otimo texto ! deviam existir outro desses por aqui.. ainda mais para o povo que pretende começar na mecanica e preparação!
eu vejo muita gente colocando radiador da cb300r (só refrigera o oleo do motor. ele continua sendo refrigerado a ar) nas cg. isso melhora a capacidade termica do motor?
absNão é que melhora e sim mantem a temperatura de certo modo estável, já que as aletas dos motores pequenos refrigerado a ar não tem uma boa dissipação de calor com o incremento de potência mais potência gera mais calor e com isso é preciso melhorar ou estabilizar esse calor !!!

crazydaniel
31-08-13, 12:49
Muito interessante. Continue postando, com certeza eu vou continuar lendo. :cool:

rafinhabastos
08-09-13, 13:20
Esse tópico tem q ser fixado no topo da pag, texto perfeito

Daud
08-09-13, 14:07
Muito bom cara, me ajudou bastante :D

irai
08-09-13, 15:42
Bacana o texto, bem simples mas adiciona bastante informação para quem está zerado em conhecimentos de mecânica.

Seria legal até criar uma sub-área no fórum com algumas explicações basicas (e quem sabe, outras mais avançadas) sobre o funcionamento de nossas motos, motor, carburação, injeção, geometria e operação de quadro e suspensões...

acarloscf
08-09-13, 16:06
otimo topico... bem explicativo!

Carlos Henrique
12-09-13, 09:07
Ótimo tópico! Parabéns Stone!
Aguardando o tutorial da revisão :D

Stone
26-09-13, 22:49
Postei uma pequena explicação sobre velocidade média do pistão lá no primeiro post

Grande abraço!

Limabl
26-09-13, 23:39
Postei uma pequena explicação sobre velocidade média do pistão lá no primeiro post

Grande abraço!Parabéns pela iniciativa Stone,mas tem muito preparador chingaleira que nem ao mesmo ouviu falar nisso rsrsrs....

Vejo que vc usou a VMP da CRF230 como exemplo rsrsrs,"Para um motor de rua de 66,2mm de curso e corte de giro em 9500 RPM
(9500x66,2)/30000 = 628900/30000 = 20,96 m/s"pra vc ver como são as coisas a crf230 tem pico de pot~encia máxima a 8000rpms,ai vem algum espertalhão e coloca um comandão de duração e um cdi sem limitador ai já viu né onde vem o ditado "que motor mexido é quebrador e sem confiança" é por causa desses pequenos detalhes da física que foje do conhecimento de muito "preparadores" e se for entrar no assunto inércia etc a coisa complica mais ainda...

E para muitos tai o motivo porque as cg125 varetadas com seus 49,5mm de curso e a rd135 com seus 50mm de curso tem uma grande vida útil do conjunto pistão-camisa anéis.Eu não conheço nem uma motor de alta performance que gira acima dos 10,000 RPMs ter mais de 50 mm de curso !!

juanxyah
27-09-13, 08:44
Mais uma vez, meus parabéns, Stone!
Cá vai uma dúvida pra atormentar um pouco..
Quer dizer que quanto menor a VMP, mais dura o motor! Então qual a relação entre a VMP e a POTÊNCIA do motor??

Um exemplo:

Visando um motor bom, que dure bastante tempo, faz-se preparação para diminuir a VMP. Isso estaria, ao mesmo tempo, alterando a potência da moto? Para mais, ou para menos?

Abrax ;)

Stone
27-09-13, 23:44
Cara, eu diria que VMP "não" tem a ver com potência do motor. Motores potentes giram muito mas em contra-partida tem um curso pequeno.
Uma CBR 600 por exemplo, tem a pot. máxima de 110 cv a 12500 RPM, a RPM é alta mas o curso é só de 42,5mm, dando uma VMP de 17,71 m/s.

Motor de grande curso não é motor girador, de alta potência, mas sim motor torcudo, de força, torque....

Lima, Tem pior, tem uns malucos que aumentam o curso da CRF 230 e ainda colocam CDI sem corte, aí que a coisa fica bonita de se ver!!! uhauahuhauhauhauha

- - - Updated - - -

Ah, desculpa, falei errado em citar "motor de rua", o que eu quis dizer foi um motor de linha, um motor normal, sem ser de alto desempenho, com materiais nobres e talz

Limabl
28-09-13, 00:21
Lima, Tem pior, tem uns malucos que aumentam o curso da CRF 230 e ainda colocam CDI sem corte, aí que a coisa fica bonita de se ver!!! uhauahuhauhauhauha

- - - Updated - - -

tô sabendo kkkkk,como se 66mmv de curso não fosse suficiênte para um motor de 230cc e ainda vem o cdi sem limitador pra comopletar o veneno kkkk!!!

Stone
28-09-13, 12:03
tô sabendo kkkkk,como se 66mmv de curso não fosse suficiênte para um motor de 230cc e ainda vem o cdi sem limitador pra comopletar o veneno kkkk!!!

E comando e carburador que é bom nada uahuhauahuah

Stone
28-09-13, 14:13
Mandei um pequeno texto sobre Relação R/L

Grande abraço!

juanxyah
28-09-13, 21:28
Cara, eu diria que VMP "não" tem a ver com potência do motor. Motores potentes giram muito mas em contra-partida tem um curso pequeno.
Uma CBR 600 por exemplo, tem a pot. máxima de 110 cv a 12500 RPM, a RPM é alta mas o curso é só de 42,5mm, dando uma VMP de 17,71 m/s.

Motor de grande curso não é motor girador, de alta potência, mas sim motor torcudo, de força, torque....

Lima, Tem pior, tem uns malucos que aumentam o curso da CRF 230 e ainda colocam CDI sem corte, aí que a coisa fica bonita de se ver!!! uhauahuhauhauhauha

- - - Updated - - -

Ah, desculpa, falei errado em citar "motor de rua", o que eu quis dizer foi um motor de linha, um motor normal, sem ser de alto desempenho, com materiais nobres e talz

Não tem haver entre aspas mesmo, né. Eu entendi o que tu quis dizer, um é praticamente o outro.. Não tem uma relação.

Vi a relação R/L!
Confesso que me assustou um pouco de início, pois a cada post vc coloca uma coisa diferente! Mas vamo que vamo, aprender é sempre necessário. Ainda mais sobre uma coisa que gosto muito!
Abraço.
Parabéns pela iniciativa, Stone ;)

Limabl
29-09-13, 20:15
Mandei um pequeno texto sobre Relação R/L

Grande abraço!Parabéns stone, uma grande dica é por a biela da crf230 na XR200,cbx200 e até a na cg125 porem deve ter cuidado com o giro alto demais para que a biela maior não sofra muito com a inércia provocando torções indesejadas e causando possíveis quebras !!!

Geraldo Barchi
01-10-13, 09:44
Estou acompanhando também...Muito legal.

Lino Li
07-11-13, 22:17
Desculpa resgatar esse topico, mas gostei muito da explicação... gostaria de mais tutoriais assim :P

Stone
24-11-13, 07:40
Valew cara!
To meio na correria ultimamente, mas assim que der eu posto mais

DanRenault
24-12-13, 18:52
Show!


Via iPad

gjr_machado
22-04-14, 19:05
Topico super interessante gostei muito e sempre bom aprender mais e no meu caso que comprei minha primeira moto a pouco tempo e nao sei quase nada

Muito bom mesmo

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

Evandro.byte
22-06-14, 17:13
Esse topico ainda vive
?

Enviado de meu GT-P3113 usando Tapatalk

Stone
15-10-15, 08:03
Ultimamente estou com menos tempo pra fazer vídeos, textos, etc.

Mandei no primeiro post um vídeo sobre o funcionamento do sistema de escape da moto