PDA

Ver Versão Completa : troca de marcha "esportiva"



jorgetfs
26-08-13, 20:58
bom dia/noite/madrugada amigos !

eu andei vendo uns videos de pilotos com dicas de pilotagem e quanto a troca de marcha sempre dizem para primeiro você saber quanto você perde de rpm em cada troca e somar isso ao giro de torque maximo.
ex: você perde em media mil rpm numa troca de marcha. e sua moto é uma cb300r que tem o torque maximo a 6mil rpm. você troca a 7mil rpm e a proxima marcha já bate no torque maximo e a moto desenvolve mais rapido.
logo usando ainda a cb300r como exemplo pensei. se a potencia maxima é a 7.500rpm e a troca de marcha "esportiva" tirando o maximo do motor seria passar a marcha em 7 a 8 mil rpm. por que o corte de giro é a 10 ou 11 mil rpm?
existem cdi's com controle de corte de giro.. eu poderia colcoar o corte para o ponto certo seguindo essa teoria e iria ganhar tempo na acelerando passando as marchas no corte (que no caso progamei) certo?
abç

Limabl
26-08-13, 21:07
Cara esse assunto é muito muito longo a mutias variantes e parametros a ser explicados...

Mas adiantando alguma coisa independente do modelo e cm³ quando se deseja extrair o maximo de um motor a troca de marcha sempre fica a 100~200rpms antes da faixa vermelha do rpm,isso vai fazer o moto pegar a proxima marcha sempre na potência maxima ou proximo dela,no caso de mudar a telemetria da curva de avanço da ignição vc terá algum ganho mais nada muito significativo se vc não colocar todos os outros componetes sintonizados com a nova telemetria,como alimentação do motor,enqundramento de comando de valvulas e etc...

Cachorro
26-08-13, 23:06
Esse tipo de pilotagem só é válida pra quem anda em pista querendo baixar tempo, pros demais mortais considero perda de tempo.

Abs,

Limabl
26-08-13, 23:22
Esse tipo de pilotagem só é válida pra quem anda em pista querendo baixar tempo, pros demais mortais considero perda de tempo.

Abs,
Acho que não foi isso que ele perguntou parceiro !!!

Bom senso é muito bom !!

chriskopsch
27-08-13, 00:24
Troca de marcha sem usar embreagem ou usa embreagem mas não solta o acelerador....

jorgetfs
27-08-13, 13:48
Cara esse assunto é muito muito longo a mutias variantes e parametros a ser explicados...

Mas adiantando alguma coisa independente do modelo e cm³ quando se deseja extrair o maximo de um motor a troca de marcha sempre fica a 100~200rpms antes da faixa vermelha do rpm,isso vai fazer o moto pegar a proxima marcha sempre na potência maxima ou proximo dela,no caso de mudar a telemetria da curva de avanço da ignição vc terá algum ganho mais nada muito significativo se vc não colocar todos os outros componetes sintonizados com a nova telemetria,como alimentação do motor,enqundramento de comando de valvulas e etc...

foi isso que andei observando. no caso das esportivas geralmente fica bem proximo a redline..
mas estive vendo motos monocilindricas (normalmente minhas pesquisas são sobre motos de media e baixa cc) e motos como a cb300r tem o torque e potencia maxima na metade do giro do motor. então esticar até o corte seria perca de tempo certo? foi isso que não entendi.
abs

- - - Updated - - -


Acho que não foi isso que ele perguntou parceiro !!!

Bom senso é muito bom !!

concordo plenamente...

- - - Updated - - -


Troca de marcha sem usar embreagem ou usa embreagem mas não solta o acelerador....

só leu o titulo? kkk
em fim
trocar de marcha sem usar embreagem é legal e pratico mas não curto a ideia (sempre acho qeu pode zoar o motor)
trocar sem desacelerar só com quick shifter
abs

Stone
27-08-13, 20:55
É mais ou menos isso, deixar cortar giro é perca de tempo. O melhor ainda é você sentir a moto e saber a hora certa de trocar de marcha.

hsjunior
27-08-13, 21:23
É mais ou menos isso, deixar cortar giro é perca de tempo. O melhor ainda é você sentir a moto e saber a hora certa de trocar de marcha.
concordo vc sabando o tempo certo vc anda muito mais.

jorgetfs
28-08-13, 14:08
É mais ou menos isso, deixar cortar giro é perca de tempo. O melhor ainda é você sentir a moto e saber a hora certa de trocar de marcha.

isso que observei. mas essa analize de numeros é valida?
abs

Limabl
28-08-13, 14:15
isso que observei. mas essa analize de numeros é valida?
abs
Depende da poder de percepção do piloto tem gente que nem ao menos sabe andar de moto direito quem dirá sentir no giro do motor o tempo correto de troca de marcha em tocadas mais esportivas.

Por isso a utilidade indispensável de um conta giro ou tacômetro !!!

Stone
28-08-13, 15:49
Na verdade é meio complicado e até arriscado ficar olhando pro painel pra saber a hora certa. Então inventaram um tal de shift-light!

jOSÉ
28-08-13, 19:37
E a economia e o desgaste prematuro ??????

Sem falar que essa técnica é para pilotos de máquinas de alta performance. Ei eu sou um reles mortal.

magrao tk
28-08-13, 22:00
Tambem acho que o negócio é sentir o motor. Cada moto é perceptível onde ela tá rendendo mais e onde tu passando a marcha vai aproveitar melhor a marcha seguinte. É questão de treinar na própria moto.

jatobá
29-08-13, 09:21
Concordo com o amigo acima, tem que aprender a "sentir" a moto, ao ponto de vc e ela serem uma coisa só.
E isso não serve apenas para trocas de marchas, mas sim para tudo, acelerar, reduzir, frear etc.... São coisas que devem ser automáticas, como respirar.
E isso só a experiência traz, e é decisivo nas horas críticas, porquê náo da pra parar para pensar nem exitar.
So um adendo: Eu li uma pesquisa que diz que 90% dos acidentes de moto acontece por excitação do piloto, ex: "vou o não" "freio ou acelero" desvio pra cá ou pra lá".
Não da tempo pra pensar muito não.

jorgetfs
29-08-13, 15:18
Concordo com o amigo acima, tem que aprender a "sentir" a moto, ao ponto de vc e ela serem uma coisa só.
E isso não serve apenas para trocas de marchas, mas sim para tudo, acelerar, reduzir, frear etc.... São coisas que devem ser automáticas, como respirar.
E isso só a experiência traz, e é decisivo nas horas críticas, porquê náo da pra parar para pensar nem exitar.
So um adendo: Eu li uma pesquisa que diz que 90% dos acidentes de moto acontece por excitação do piloto, ex: "vou o não" "freio ou acelero" desvio pra cá ou pra lá".
Não da tempo pra pensar muito não.

entendi. obrigado