PDA

Ver Versão Completa : Relação da Suzuki Yes



augustothalison
28-08-13, 16:37
Seguinte pessoal, levei minha moto pra dar uma esticada de corrente e cheguei em casa escutei um barulho vindo dela, ai fui analisar vi que estava demasiadamente apertada porém quando girei a roda a corrente ficou mais bamba, ou seja numa parte esta bamba mas em outra esta aperta, oque fazer? outra duvida: quando trocar a relação, visto que a minha esta original de fabrica e com 11.500 kms rodados...

Luis_RJ
28-08-13, 16:44
Acho que é normal a corrente ficar mais esticada em certas partes. A minha fica assim.
Sobre ela estar muito apertada, vê se a roda esta mais travada por conta da corrente muito esticada. Se tiver muito esticada vc pode ajustar. Tem as instruções no manual da moto.
Segundo o Ivan RJ, se vc lubrificar sempre a corrente com óleo 90 a relação pode durar mais de 20000km.

juhpalaver
28-08-13, 16:44
sera que ja nao ta na hr de troca?
a que eu tive eu troquei com 13mil km, e quer uma dica de graça?
coloca o pinhão da Intruder!
:D

somniu
28-08-13, 16:50
eu sei que barulho vc esta falando, já aconteceu comigo.. A relação não pode ficar muito aperta, vai acabar com o conjunto. Se ficar solta de mais ela pode escapar, não tem uma medida certa.. é no olho mesmo.
A relação não tem um prazo certo para ser trocada, vejo muitos falando em trocar a em 10mil.. mais depende muito da qualidade da relação.. motorista.. manutenção.. O ideal mesmo é vc olhar, ver se os dentes da coroa estão bons, e estão conseguindo "pegar" a corrente. Tbm é bom abrir a lateral e ver se o pinhão esta bom. Aconteceu comigo, a relação estava aparentemente boa.. mais quando fui ver o pinhão estava bem gasto

augustothalison
28-08-13, 16:57
Acho que é normal a corrente ficar mais esticada em certas partes. A minha fica assim.
Sobre ela estar muito apertada, vê se a roda esta mais travada por conta da corrente muito esticada. Se tiver muito esticada vc pode ajustar. Tem as instruções no manual da moto.
Segundo o Ivan RJ, se vc lubrificar sempre a corrente com óleo 90 a relação pode durar mais de 20000km.


Eu creio que não Luis pois é a primeira vez que isso acontece... sempre verifico a corrente e toda semana limpo ela com oleo diesel e lubrifico com oleo e é a primeira vez que isso me acontece, e Sim a roda trava por onde esta mais apertado... lembrando que é a primeirz vez que isso acontece, nas outras veses a corrente sempre estava bem esticadinha e a roda girava livremente.

- - - Updated - - -


sera que ja nao ta na hr de troca?
a que eu tive eu troquei com 13mil km, e quer uma dica de graça?
coloca o pinhão da Intruder!
:D


Então estou pensando nessa possibilidade de troca em alguns dias.. vou abrir a tampa do pinhão e olhar ele pra ver o estado... já que a coroa parece estar em boas condições a corrente tbm, e quanto ao pinhão da Intruder esse é de 15 dentes? se sim, já estava com essa ideia na cabeça tbm hehe, ressaltando que a minha cidade nao tem muitos declives então não sofreria com perda de torque em subidas.

Ivan RJ
28-08-13, 17:37
A folga da corrente deve ser regulada com a corrente nesta posição mais esticada.
A medida existe!!! Não tão precisa, é de +/- 2mm de folga.
Uma relação bem cuidada passa dos 30.000Kms.
O pinhão para a Yes seria o de 15 dentes, vai baixar em torno de 1.000RPM na mesma velocidade do pinhão de 14 dentes.
Um grande abraço a todos os irmãos.

augustothalison
28-08-13, 17:55
A folga da corrente deve ser regulada com a corrente nesta posição mais esticada.
A medida existe!!! Não tão precisa, é de +/- 2mm de folga.
Uma relação bem cuidada passa dos 30.000Kms.
O pinhão para a Yes seria o de 15 dentes, vai baixar em torno de 1.000RPM na mesma velocidade do pinhão de 14 dentes.
Um grande abraço a todos os irmãos.

hum... então eu tenho que pegar essa parte onde esta mais esticada e soltar um pouco ela?

Kirisute Gomen
28-08-13, 20:34
Amigo voce vai trocar a relação? A minha esta com o mesmo efeito da sua, mas o pinhao e a coroa ja estao bem gastos, o pinhao esta melhor que a coroa , mas os dentes parecem meio inclinados ai encomendei uma kit completo no site da riffel, aço 1045 mas corrente sem retentor. a que esta na moto é com retentor, vamos ver qual será a diferença.custou 74,00 dilmas e ainda leva uma camiseta riffel de brinde.
abs

Ivan RJ
29-08-13, 00:15
Sim, regular por esse ponto.
Kirisute Gomen (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/kirisute-gomen-33432/), usando a corrente sem retentores vc deverá ter de volta quase 1cv que tinha perdido ao usar a corrente com redentor.
Um grande abraço a todos os irmãos.

XING LING
29-08-13, 12:59
A folga da corrente deve ser regulada com a corrente nesta posição mais esticada.
A medida existe!!! Não tão precisa, é de +/- 2mm de folga.
Uma relação bem cuidada passa dos 30.000Kms.
O pinhão para a Yes seria o de 15 dentes, vai baixar em torno de 1.000RPM na mesma velocidade do pinhão de 14 dentes.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan não é 2cm não? 2mm é nada!!

Na minha deixo com uns 15mm mais ou menos!!!

Kirisute Gomen
29-08-13, 16:13
Sim, regular por esse ponto.
Kirisute Gomen (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/kirisute-gomen-33432/), usando a corrente sem retentores vc deverá ter de volta quase 1cv que tinha perdido ao usar a corrente com redentor.
Um grande abraço a todos os irmãos.

eu tinha perdido quase 1 cv por causa da corrente com retentor? Caramba :shock:
Ivan tb fiquei na duvida do xing ling

Abraço

augustothalison
30-08-13, 09:39
Ivan não é 2cm não? 2mm é nada!!

Na minha deixo com uns 15mm mais ou menos!!!


Se eu nao me engano no manual da Suzi esta dizendo 25mm de folga...

crazydaniel
31-08-13, 12:17
Pode ser que a coroa esteja oval, hein. Dai já é hora de trocar mesmo...

mad_b
21-10-13, 11:47
No manual da yes tem o valor da folga correta da corrente. No seu ponto intermediário, ela deve oscilar entre *1 e 1,5 polegadas*. Com a moto no cavalete (roda traseira suspensa), do ponto onde se chega esticando a correia com o dedo, pra cima até o ponto onde estica pra baixo (ou vice-versa), este deslocamento vertical deve estar nesta faixa. A minha por exemplo há alguns dias quando fui regular, estava com quase 2,5 polegadas de folga. Recuar os indicadores da balança traseira em 1 a 2 mm foi o suficiente para ficar com 1 polegada de folga.

dibars
21-10-13, 13:31
Uma vez eu fiz a besteira de colocar corrente com retentor na Intruder. A moto ficou mais fraca e passou a fazer média de 33km/l (antes fazia acima de 37km/l)

Fica a dica: se for trocar de corrente evite aquelas com retentor.