PDA

Ver Versão Completa : Transmisão CB300



luis_sbo
31-08-13, 17:26
Ola a todos, tenho uma duvida:

Tem como colocar a transmissão da twister numa cb300? já que o motor de ambas são praticamente idênticos?
pra deixar ela com uma 6 marcha=D numa rodovia ou pista faz bastante falta a 6 =/


coloquei um pinhão de 14 dentes, ajudou bastante, mas nada como a sexta marcha pra deixar ela top *-*


outra duvida.... com o pinhão 14 dentes, ficou pegando um pouco naquela proteção de metal que tem no pinhão, sabem do de qual eu to falando? que é meio curva de metal que vai do lado do pinhão , tem problema ficar pegando ali???? pega bem pouco, só da pra perceber que ta pegando se levantar a roda traseira e girar ela com a mão, pq faz um barulho da corrente raspando bem de leve cm essa proteção, o mecânico falou que não tem problema.... mas eu não sei não viu '-'....

outra duvida U-U (prometo e a ultima) kkk, varias vezes já aconteceu de eu parar num semáforo por exemplo, e quando colocar a primeira pra sair ela da um tranco (não quando eu coloco na primeira, mas sim na hora q eu to soltando a embreagem pra sair, tbm acontece quando eu tenho que reduzir muito a velocidade e tenho que voltar pra primeira marcha pra acelerar novamente, não e sempre que acontece mais acontece D:

também reparei que muitas vezes quando eu coloco na primeira, faz um barulho, como se fosse um estalo, mas não da tranco nem nada, só o barulho mesmo, e normal .-.?

wilson forps
31-08-13, 18:16
Amigo tira o pinhão 14 dentes volta o original e coloca uma coroa vaz com 35 dentes 2 a menos que o original vai ficar muito melhor o gasto pra colocar 6 marcha não vale a pena abrir um motor lacrado para fazer isto ´eu uso esta coroa e fica muito bom mesmo, este estalo você deve estar usando embreagem muito baixa deixa a folga do manete em quase um cemtimetro que esta barulho acaba !!!!

luis_sbo
31-08-13, 18:29
Amigo tira o pinhão 14 dentes volta o original e coloca uma coroa vaz com 35 dentes 2 a menos que o original vai ficar muito melhor o gasto pra colocar 6 marcha não vale a pena abrir um motor lacrado para fazer isto ´eu uso esta coroa e fica muito bom mesmo, este estalo você deve estar usando embreagem muito baixa deixa a folga do manete em quase um cemtimetro que esta barulho acaba !!!!


foda que a embreagem ja esta alta =x

sobre colocar o pinhao original e mudar a coroa, no que que ajudaria isso??? a relação fica mais curta com a coroa 35 do que com o pinhao 14, só fazer as contas:

coroa 37/pinhao 13 (original): 2,846
coroa 35/pinhao 13: 2,692
coroa 37/pinhao 14: 2,642

obs: quanto maior o numero, mais curta relação, quanto menor o numero, mais longa a relação =)

Rafael WF
31-08-13, 19:07
Não são tão identicos assim não, por fora parece a mesma coisa, mas muda muito por dentro. E se eles colocaram uma engrenagem a menos na cb300 deve ter algum motivo.

Gatunu
31-08-13, 19:25
Cara o estalo quando sai da 1a que vc esta ouvindo provavelmente seja uma "folga" na manete da embreagem, tenta deixa ela um pokinhu mais alta ^^

luis_sbo
31-08-13, 19:27
Não são tão identicos assim não, por fora parece a mesma coisa, mas muda muito por dentro. E se eles colocaram uma engrenagem a menos na cb300 deve ter algum motivo.

era so curiosidade minha mesmo, não é que eu vou colocar na minha, é inviável isso, ia ficar caro pra carai... D:


mas alguma possivel solução pro problema da embreagem =( ?

chiccoli
31-08-13, 19:54
a 5ª da cbb300 é mais longa do que a 6ª da tw., se for mecher vai ter que colocar o cambio e o pinhão 14.

Rafael WF
31-08-13, 19:59
Sobree a embreagem pode ser a regulagem ali no manete, ou o cabo arrebentando.

wilson forps
31-08-13, 22:33
O cambio da cb300 é o mesmo da honda falcon !!!!!

wilson forps
01-09-13, 12:23
foda que a embreagem ja esta alta =x

sobre colocar o pinhao original e mudar a coroa, no que que ajudaria isso??? a relação fica mais curta com a coroa 35 do que com o pinhao 14, só fazer as contas:

coroa 37/pinhao 13 (original): 2,846
coroa 35/pinhao 13: 2,692
coroa 37/pinhao 14: 2,642

obs: quanto maior o numero, mais curta relação, quanto menor o numero, mais longa a relação =)

Mais final com menas aceleração ( rotação menor no motor = economia ) !!!

luis_sbo
01-09-13, 12:38
Mais final com menas aceleração ( rotação menor no motor = economia ) !!!


mas é isso que eu to tentando explicar kkk >.< com pinhao 14 e coroa original a rotação fica mais baixa do que com o pinhao original e coroa 35

Limabl
01-09-13, 13:11
Amigo tira o pinhão 14 dentes volta o original e coloca uma coroa vaz com 35 dentes 2 a menos que o original vai ficar muito melhor o gasto pra colocar 6 marcha não vale a pena abrir um motor lacrado para fazer isto ´eu uso esta coroa e fica muito bom mesmo, este estalo você deve estar usando embreagem muito baixa deixa a folga do manete em quase um cemtimetro que esta barulho acaba !!!!CB300 usa coroa 43 jovem !!!

- - - Updated - - -


mas é isso que eu to tentando explicar kkk >.< com pinhao 14 e coroa original a rotação fica mais baixa do que com o pinhao original e coroa 35A cada dente do pinhão para + ou para - equivale a 3 dentes na coroa ou seja se vc colocar um pinhão com 1 dente a mais é como se vc tivesse colocado um coroa com 3 dentes a menos !!!

luis_sbo
01-09-13, 14:39
CB300 usa coroa 43 jovem !!!

- - - Updated - - -

A cada dente do pinhão para + ou para - equivale a 3 dentes na coroa ou seja se vc colocar um pinhão com 1 dente a mais é como se vc tivesse colocado um coroa com 3 dentes a menos !!!


voce esta confundindo as bolas limabl =P a CB300 usa pinhão 13 e coroa 37 de fabrica e não 43 =)

guilhermeaugusto
01-09-13, 21:12
uai, agora ta sentindo a falta de uma 6 marcha? Tu disse em um outro topico seu que a cb eh uma moto urbana e que nao precisa de mais de 5 marchas uai.....to entendendo mais nada...kkkkk

luis_sbo
01-09-13, 21:16
uai, agora ta sentindo a falta de uma 6 marcha? Tu disse em um outro topico seu que a cb eh uma moto urbana e que nao precisa de mais de 5 marchas uai.....to entendendo mais nada...kkkkk


ooo fio T_T eu postei aquilo DEPOIS desse tópico, dps q eu sai fuçando por ai pelos forum pra acha alguma resposta util .-.



e eu ja falei q era uma curiosidade minha, nem se tivesse como colocar a sexta marcha eu colocaria '-'

wilson forps
01-09-13, 23:20
O gente a cb 300 sai de fabrica com coroa 37, a vaz fabrica para a maioria das motos nacionais uma coroa com 2 dentes a menos, é a que eu e muitos amigos aqui usamos, pois em pinhão não se meche a não ser que seja moto de trilha, para não perder a desmultiplicação do cambio, mecher em pinhão é o mesmo que colocar roda 18 em um caro 1000 !!!!

luis_sbo
02-09-13, 00:01
O gente a cb 300 sai de fabrica com coroa 37, a vaz fabrica para a maioria das motos nacionais uma coroa com 2 dentes a menos, é a que eu e muitos amigos aqui usamos, pois em pinhão não se meche a não ser que seja moto de trilha, para não perder a desmultiplicação do cambio, mecher em pinhão é o mesmo que colocar roda 18 em um caro 1000 !!!!

to boiando aqui '-'

perder a desmultiplicação do cambio O.o? what?

hsjunior
02-09-13, 00:06
NÃo inventa vai estragar o motor da moto :(

luis_sbo
02-09-13, 00:08
NÃo inventa vai estragar o motor da moto :(


eu nao vou mudar o cambio da minha moto KKKK so queria saber sera possivel ou nao, ja que os motores são muito parecidos *-*

halvaro
02-09-13, 09:42
Se a CB300 foi concebida com 5 marchas e não com 6, é por que ela não precisa dessa sexta marcha, devido ao torque bem maior do que da TW, exisgindo assim menos troca de marchas. E outra, será que a sexta da TW é realmente mais longa que a quinta da CB ? Somando a primária com a secundária ?

Rafael WF
02-09-13, 11:25
Eu realmente acho a transmissão da Cb300 muito melhor que o da Twister, mais confortável, mais leve, o motor da Twister parece que apanha bem mais com 6 marchas, do que a Cb com 5, e olha que tenho uma Twister mas ja andei em muita cb.

wilson forps
02-09-13, 16:21
to boiando aqui '-'

perder a desmultiplicação do cambio O.o? what?

A relação entre as marchas, mechendo no pinhão você encurta a primeira alonga a quinta !!!!

halvaro
02-09-13, 16:27
A relação entre as marchas, mechendo no pinhão você encurta a primeira alonga a quinta !!!!

Que eu saiba, mechendo no pinhão ou coroa muda a relação de todas as marchas, ou será que estou tão enganado assim, para mecher em apenas
uma marcha tem que alterar as engrenagens do câmbio

luis_sbo
02-09-13, 17:11
A relação entre as marchas, mechendo no pinhão você encurta a primeira alonga a quinta !!!!

mecher na coroa muda do mesmo jeito '-'

wilson forps
02-09-13, 21:15
Que eu saiba, mechendo no pinhão ou coroa muda a relação de todas as marchas, ou será que estou tão enganado assim, para mecher em apenas
uma marcha tem que alterar as engrenagens do câmbio

O cambio da moto é montado em pares, tipo primeira depois segunda terceira quarta quinta !!!

- - - Updated - - -


mecher na coroa muda do mesmo jeito '-'

Mechendo na cora voce meche só na relação final coroa tamanho usado do pneu, mechendo no pinhão você altera toda como sitei desmultiplicação do cambio coroa pneu !!!!

Gatunu
03-09-13, 01:05
Sóh acompanhando de fora ;)

halvaro
03-09-13, 08:36
O cambio da moto é montado em pares, tipo primeira depois segunda terceira quarta quinta !!!

- - - Updated - - -



Mechendo na cora voce meche só na relação final coroa tamanho usado do pneu, mechendo no pinhão você altera toda como sitei desmultiplicação do cambio coroa pneu !!!!

Pelo que eu entendo, se mudar tanto pinhão como coroa, vai mudar a relação final da moto, alterando assim igualmente todas as marchas

luis_sbo
03-09-13, 12:01
Pelo que eu entendo, se mudar tanto pinhão como coroa, vai mudar a relação final da moto, alterando assim igualmente todas as marchas

tbm penso assim, sei la, não consigo imaginar onde é que esta a diferença entre mudar pinhao ou coroa

wilson forps
03-09-13, 23:02
A mudança só na coroa você diminui o tempo em que o conjunto roda mais pneu leva para percorrer uma distancia sem alterar rotação do motor, alterando o pinhão você vai fazer com que o esforço para vencer a inercia seja maior pois manteve o tamanho do pneu o tamanho da coroa mas aumentou o tamanho da engrenagem final do cambio ou seja o pinhão fazendo que aja mais esforço para se percorrer a mesma distancia, é simples faça um teste na subida com pinhão original e veja quantos rpm a moto estava para sair do zero, depois aumente um dente do pinhão e faça o mesmo e vera que precisou de mais rotação para fazer o mesmo movimento !!!

luis_sbo
04-09-13, 16:55
A mudança só na coroa você diminui o tempo em que o conjunto roda mais pneu leva para percorrer uma distancia sem alterar rotação do motor, alterando o pinhão você vai fazer com que o esforço para vencer a inercia seja maior pois manteve o tamanho do pneu o tamanho da coroa mas aumentou o tamanho da engrenagem final do cambio ou seja o pinhão fazendo que aja mais esforço para se percorrer a mesma distancia, é simples faça um teste na subida com pinhão original e veja quantos rpm a moto estava para sair do zero, depois aumente um dente do pinhão e faça o mesmo e vera que precisou de mais rotação para fazer o mesmo movimento !!!


colocar pinhao 14 o motor vai fazer praticamente a mesma força do que colocar coroa 35 cara .-. a relação entre elas são praticamente as mesmas, é o mesmo principio de engrenagens, não importa o quanto voce mude o tamanho (conseguentemente o numeto de dentes), se voce manter a mesma relação, no final vai dar a mesma força e o mesmo RPM, desde claro, que se mantenha o sistema de redução (pinhao TEM que ser menor que a coroa)


na CB300 original vem com 13/37 certo? ou seja um relação de 2,84

se voce colocar um pinhao 30 O.O, e uma coroa 85 (é só um exemplo exagerado carai U-U ) a moto vai andar do mesmo jeito que tivesse original =).. porque???? porque a relação entre elas são as mesma oras, a relação 30/85 é 2,83, que é praticamente identico ao 13/37 que é 2,84


ou seja com pinhao 14 e coroa 37 é praticamente IDENTICO a um pinhao 13 com coroa 35, a diferença entre os dois e quase imperceptível

14/37 = 2,64
13/35 = 2,69

luis_sbo
04-09-13, 22:49
alguem me corrija pls se eu tiver falando merda Ç.Ç?

guilhermeaugusto
04-09-13, 22:58
colocar pinhao 14 o motor vai fazer praticamente a mesma força do que colocar coroa 35 cara .-. a relação entre elas são praticamente as mesmas, é o mesmo principio de engrenagens, não importa o quanto voce mude o tamanho (conseguentemente o numeto de dentes), se voce manter a mesma relação, no final vai dar a mesma força e o mesmo RPM, desde claro, que se mantenha o sistema de redução (pinhao TEM que ser menor que a coroa)


na CB300 original vem com 13/37 certo? ou seja um relação de 2,84

se voce colocar um pinhao 30 O.O, e uma coroa 85 (é só um exemplo exagerado carai U-U ) a moto vai andar do mesmo jeito que tivesse original =).. porque???? porque a relação entre elas são as mesma oras, a relação 30/85 é 2,83, que é praticamente identico ao 13/37 que é 2,84


ou seja com pinhao 14 e coroa 37 é praticamente IDENTICO a um pinhao 13 com coroa 35, a diferença entre os dois e quase imperceptível

14/37 = 2,64
13/35 = 2,69
kkkkkkkk eu ri dessa demonstracao viu kkkkkkkkkkkk construtiva e engracada kkkkkkkkkkkk principalmente na hora do parentese kkkkk

jatobá
04-09-13, 23:07
VC tá falando merda! Kkk

Brincadeira, tá certissimo.