PDA

Ver Versão Completa : Embreagem da Twister patinando de leve?



marchetti87
12-09-13, 13:22
Pessoal, no último domingo eu fiz uma viagem de 140 km e notei algo estranho na moto, não sei bem... Quando ela chega a 120 km/h em 6ª marcha o giro do motor está a 8500 rpm, nas descidas a 140 km/h chega a 9000 rpm. Não está um pouco alto para a velocidade correspondente? Será que a embreagem está patinando? Já vi por aqui gente falando que a Twister chega a 120 km/h a 8000 rpm, por isso fiquei na dúvida. Obrigado.

wilson forps
12-09-13, 13:37
Olha como esta a regulagem do manete, se estiver muito baixa pode acontecer isto sim, com quantos km está sua moto ???

marchetti87
12-09-13, 13:48
A regulagem não está muito baixa não, fica mais ou menos no meio do curso do manete. Eu mesmo regulei, não deixei nem muito alta e nem muito baixa. Acabei de virar os 47.000 km com ela.

LucasPinda
12-09-13, 17:57
A minha a 100 km/h em 6ª esta á exatos 6000 RPM, mais a 140 km/h não lembro ao certo mais deve ser isso mesmo 9000 RPM...

GPeace
12-09-13, 19:08
Quanto ao giro do motor, é meio relativo, para saber realmente se tá patinando ou não, é fácil...

Quando está patinando pouco, só acelerar bruscamente, pode ser em qualquer marcha, ela vai subir o giro rápido, cair um pouco e o motor desenvolver devagar, acompanhando o giro subindo novamente...

Se estiver patinando muito, encosta a roda dianteira de frente para a parede, acelera um pouco e vai soltando a embreagem devagar, se chegar a soltar a manete toda e a moto não morrer, pode trocar urgente a embreagem que já não tem nada...

Espero ter ajudado...

marchetti87
12-09-13, 19:14
Puxa, na minha pra chegar a 100 km/h em 6ª o motor tá a 7000 rpm, e é assim desde que comprei ela com 33.000 km. Será que o aditivo Bardahl que coloco no óleo está fazendo a embreagem patinar?

- - - Updated - - -


Quanto ao giro do motor, é meio relativo, para saber realmente se tá patinando ou não, é fácil...

Quando está patinando pouco, só acelerar bruscamente, pode ser em qualquer marcha, ela vai subir o giro rápido, cair um pouco e o motor desenvolver devagar, acompanhando o giro subindo novamente...

Se estiver patinando muito, encosta a roda dianteira de frente para a parede, acelera um pouco e vai soltando a embreagem devagar, se chegar a soltar a manete toda e a moto não morrer, pode trocar urgente a embreagem que já não tem nada...

Espero ter ajudado...

Esse teste eu já fiz, o motor morre sim. Quanto a sua outra observação, vou tentar e ver o que acontece. Valeu.

Carlos Henrique
13-09-13, 09:41
Puxa, na minha pra chegar a 100 km/h em 6ª o motor tá a 7000 rpm, e é assim desde que comprei ela com 33.000 km. Será que o aditivo Bardahl que coloco no óleo está fazendo a embreagem patinar?- - - Updated - - -Esse teste eu já fiz, o motor morre sim. Quanto a sua outra observação, vou tentar e ver o que acontece. Valeu.Sua moto pode estar com uma coroa maior que a original ou um pinhao menor que o original, por isso o giro alto..

Ivan RJ
13-09-13, 16:33
Calma galera:
Freie a moto usando o freio traseiro, engate a 1ª e acelere para sair. Se a motor apagar a embreagem não está patinando. Bardhal só faz a embreagem patinar acima de 25% do total de óleo do motor.
Veja se o problema não é apenas uma impressão.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Carleetos
13-09-13, 16:39
Fiquei uma semana com a Twister 2007 de um amigo (66000km) e senti um pouco isso, peguei uma 2007 segunda-feira agora (52900km) e às vezes sinto isso também, bem pouco.

Seria 'normal' ou a embreagem tá começando a gastar?

Rafael WF
13-09-13, 16:52
Twister adora come uns disquinhos, se for embreagem mesmo recomendo trocar os discos logo antes que começa a comer os separadores, ae vai se paulada.
Um serviço de troca de discos+um jato nos separadores e uma calçada nas molas fica perto de 150 reais e fica show de bola.

marchetti87
14-09-13, 13:23
Sua moto pode estar com uma coroa maior que a original ou um pinhao menor que o original, por isso o giro alto..

Não está, troquei a relação faz pouco tempo e coloquei coroa e pinhão Vaz 13/37, original da moto.


Calma galera:
Freie a moto usando o freio traseiro, engate a 1ª e acelere para sair. Se a motor apagar a embreagem não está patinando. Bardhal só faz a embreagem patinar acima de 25% do total de óleo do motor.
Veja se o problema não é apenas uma impressão.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Fiz o teste e o motor morreu. Eu só completo o óleo com 90 ml de Bardahl, ou seja, sem problemas!


Twister adora come uns disquinhos, se for embreagem mesmo recomendo trocar os discos logo antes que começa a comer os separadores, ae vai se paulada.
Um serviço de troca de discos+um jato nos separadores e uma calçada nas molas fica perto de 150 reais e fica show de bola.

Vou me informar a respeito com meu mecânico. Cedo ou tarde a tampa direita do motor terá que ser removida, pois há um pequeno vazamento de óleo no retentor da "alavanca" (não sei o nome exato) da embreagem, coisa mínima mesmo e que às vezes nem vaza, aí eu já aproveito e peço pra ele dar uma olhada.

wilson forps
14-09-13, 13:49
Eu troquei tudo da minha quando tava com o motor original, só não comprei os discos na cc não ficou molas rolamento discos os separadores não precisou gastei algo em torno de 200 reais não gastei com mão de obra porque eu mesmo troquei !!!

nil_bad
14-09-13, 18:51
A minha a 100 km/h em 6ª esta á exatos 6000 RPM, mais a 140 km/h não lembro ao certo mais deve ser isso mesmo 9000 RPM...

Tá usando algum pneu diferente na traseira? todas as twister que andei a 100km/h está a 7000rpm inclusive a minha, 120km/h 8500rpm, 140km/h 9500rpm.


Puxa, na minha pra chegar a 100 km/h em 6ª o motor tá a 7000 rpm, e é assim desde que comprei ela com 33.000 km. Será que o aditivo Bardahl que coloco no óleo está fazendo a embreagem patinar?

- - - Updated - - -



Esse teste eu já fiz, o motor morre sim. Quanto a sua outra observação, vou tentar e ver o que acontece. Valeu.

Acho que é impressão sua, sua moto parece estar perfeita.

acarloscf
15-09-13, 00:20
[QUOTE=marchetti87;876085]Puxa, na minha pra chegar a 100 km/h em 6ª o motor tá a 7000 rpm, e é assim desde que comprei ela com 33.000 km. Será que o aditivo Bardahl que coloco no óleo está fazendo a embreagem patinar?

amigo a minha twister é 2008 e ta com 62 mil rodados

desde q comprei ela a 2 anos atras ela fica exato a 7000 mil giros 100/km h

acredito q a sua esta correta, assim como a minha! hehehe e nunca notei minha embreagem patinar e ja fiz todos esses testes comentados tbm !
abraçao
- - - Updated - - -

marchetti87
15-09-13, 16:19
Tá usando algum pneu diferente na traseira? todas as twister que andei a 100km/h está a 7000rpm inclusive a minha, 120km/h 8500rpm, 140km/h 9500rpm.



Acho que é impressão sua, sua moto parece estar perfeita.


[QUOTE=marchetti87;876085]Puxa, na minha pra chegar a 100 km/h em 6ª o motor tá a 7000 rpm, e é assim desde que comprei ela com 33.000 km. Será que o aditivo Bardahl que coloco no óleo está fazendo a embreagem patinar?

amigo a minha twister é 2008 e ta com 62 mil rodados

desde q comprei ela a 2 anos atras ela fica exato a 7000 mil giros 100/km h

acredito q a sua esta correta, assim como a minha! hehehe e nunca notei minha embreagem patinar e ja fiz todos esses testes comentados tbm !
abraçao
- - - Updated - - -

Agradeço aos amigos pela resposta. Agora fico mais tranquilo em saber que a minha TW está igual as outras e, portanto, absolutamente normal!

chiccoli
15-09-13, 16:26
a minha na msm velocidade, se vc acelera o solta o acelerador muda uns 300 rpm +/- instantaneamente kkkk, to pensando em colocar uns discos a mais pra dar uma pressãozinha e ja ficar meio que pré preparado pro 293 que algum dia virá ..

Carleetos
15-09-13, 21:52
Agradeço aos amigos pela resposta. Agora fico mais tranquilo em saber que a minha TW está igual as outras e, portanto, absolutamente normal!

Já eu ainda estou meio encucado. Tenho quase certeza que a minha tá dando uma patinada de leve.

De qualquer forma, a minha a 100km/h em 6ª marcha está a pouco menos de 7000rpm, mas o que sinto é quando dou uma acelerada ou retomada rápida, ela sobe o giro rápido mas depois é que dá o atrito na embreagem..

Será que é normal mesmo?

E já mexi um monte na regulagem da embreagem, mas sempre que engato a primeira com ela parada ela dá aquele sopapo mais forte e fica tipo carro automático, se você tira a mão do freio ela fica querendo andar um pouquinho sozinha... Será que é isso que fica queimando os discos?

Se alguém souber responder eu agradeço muito, aproveitando o tópico do amigo! :D

marchetti87
16-09-13, 00:09
Já eu ainda estou meio encucado. Tenho quase certeza que a minha tá dando uma patinada de leve.

De qualquer forma, a minha a 100km/h em 6ª marcha está a pouco menos de 7000rpm, mas o que sinto é quando dou uma acelerada ou retomada rápida, ela sobe o giro rápido mas depois é que dá o atrito na embreagem..

Será que é normal mesmo?

E já mexi um monte na regulagem da embreagem, mas sempre que engato a primeira com ela parada ela dá aquele sopapo mais forte e fica tipo carro automático, se você tira a mão do freio ela fica querendo andar um pouquinho sozinha... Será que é isso que fica queimando os discos?

Se alguém souber responder eu agradeço muito, aproveitando o tópico do amigo! :D

Aqui também dá um tranco quando engata a 1ª com o motor frio, e a moto chega a andar devagarzinho com a embreagem acionada. Também já tentei diversas regulagens e nunca mudou nada. Tudo isso desaparece quando o motor esquenta, pois o óleo, mais fino, já lubrificou os discos da embreagem.

Carleetos
16-09-13, 08:46
Aqui também dá um tranco quando engata a 1ª com o motor frio, e a moto chega a andar devagarzinho com a embreagem acionada. Também já tentei diversas regulagens e nunca mudou nada. Tudo isso desaparece quando o motor esquenta, pois o óleo, mais fino, já lubrificou os discos da embreagem.

Quando o motor tá quente diminui na minha também..

Tô usando o Lubrax GP, fiz a troca na quarta-feira junto com o filtro, vou trocar de novo semana que vem pois não sei quanto tempo a moto passou parada, quero dar uma "lavada" por dentro.

Você tá usando o óleo 10~30 da Honda?

marchetti87
16-09-13, 12:23
Quando o motor tá quente diminui na minha também..

Tô usando o Lubrax GP, fiz a troca na quarta-feira junto com o filtro, vou trocar de novo semana que vem pois não sei quanto tempo a moto passou parada, quero dar uma "lavada" por dentro.

Você tá usando o óleo 10~30 da Honda?

Também uso o Lubrax GP, mas tô pensando em usar o Shell Advance só pra ver se dá alguma diferença.

wilson forps
16-09-13, 16:53
a minha na msm velocidade, se vc acelera o solta o acelerador muda uns 300 rpm +/- instantaneamente kkkk, to pensando em colocar uns discos a mais pra dar uma pressãozinha e ja ficar meio que pré preparado pro 293 que algum dia virá ..
Quer comprar um cilindro com pistão aneis perfeito da cb300, ai é so trocar o vira pelo da 300 que fica show tenho aqui ta perfeito !!!!

Carleetos
17-09-13, 09:14
Também uso o Lubrax GP, mas tô pensando em usar o Shell Advance só pra ver se dá alguma diferença.

Usei um tempo na Bros do meu irmão e gostei, mas não senti tanta diferença entre os dois. O bom do Lubrax é que é 'bom e barato'. Lubrax, Yamalube e Shell Advance eu uso tranquilo.

Hoje liguei pra duas concessionárias aqui da cidade e pedi o preço somente dos discos e separadores, não sei se trocando isso precisa de mais alguma pecinha além da junta:
Concessionária 1: R$270,00 + R$80,00 (mão de obra)
Concessionária 2: R$285,00

Por aqui pelo fórum e em outras páginas de discussão na internet li recomendarem os discos da Fisher, porém falei com um mecânico brother meu e ele disse que colocou numa Titan uma vez, no outro dia deu pau na embreagem e quando abriram os separadores estavam empenados, disse que dava pra entortar na mão.

Aí fico com um pé atrás.. Será que dá mesmo pra confiar em paralela nesse caso? Se sim, qual marca? Já li que as da Scud não são muito boas também..

E aí?

marchetti87
20-09-13, 16:11
Hoje troquei a vela, que já estava bem gasta, e troquei também o filtro de ar, que comprei na concessionária (o anterior era paralelo e estava bem velho), tive a leve impressão que o rendimento melhorou um pouco, pois agora a 7000 rpm a velocidade fica um pouco acima de 100 km/h, sem contar que o ronco do motor ficou mais grave e a moto desenvolve melhor. Tenho que pegar uma estrada agora pra ver como ela se comporta.

Carleetos
20-09-13, 17:53
Hoje troquei a vela, que já estava bem gasta, e troquei também o filtro de ar, que comprei na concessionária (o anterior era paralelo e estava bem velho), tive a leve impressão que o rendimento melhorou um pouco, pois agora a 7000 rpm a velocidade fica um pouco acima de 100 km/h, sem contar que o ronco do motor ficou mais grave e a moto desenvolve melhor. Tenho que pegar uma estrada agora pra ver como ela se comporta.

Bacana cara, fiz exatamente a mesma coisa essa semana! Troquei o filtro de ar, que já estava bem sujo, e a vela. Acredite, ela estava com uma vela de CG rosqueada pela metade! A rosca da vela da Twister é menor, então fizeram isso pra, acho, a vela não entrar muito e bater no pistão. É foda...

Comprei os dois na concessionária, ficou R$75,00 vela e filtro. Próxima peça mecânica a trocar vai ser justamente a embreagem e, certamente, vou por original. Consultei na mesma concessionária e o kit de discos e separadores fica R$270,00 + R$80,00 da mão de obra. Ela tá patinando de leve, mas me incomoda bastante.

marchetti87
21-09-13, 16:36
Bacana cara, fiz exatamente a mesma coisa essa semana! Troquei o filtro de ar, que já estava bem sujo, e a vela. Acredite, ela estava com uma vela de CG rosqueada pela metade! A rosca da vela da Twister é menor, então fizeram isso pra, acho, a vela não entrar muito e bater no pistão. É foda...

Comprei os dois na concessionária, ficou R$75,00 vela e filtro. Próxima peça mecânica a trocar vai ser justamente a embreagem e, certamente, vou por original. Consultei na mesma concessionária e o kit de discos e separadores fica R$270,00 + R$80,00 da mão de obra. Ela tá patinando de leve, mas me incomoda bastante.

Mecânico porcão tem em todo lugar. Ainda bem que não estragou nada, numa dessas espana a rosca e o cabeçote vai pro saco. Bem salgado o preço do kit, mas deve valer a pena. Boa sorte. O mecânico tinha a vela original da Twister em estoque e cobrou R$20,00 e mais R$10,00 de mão de obra, pois teve que tirar o tanque. O filtro de ar na concessionária foi R$44,00 reais, mais barato que o da CG 150, no final ficou tudo em R$74,00.