PDA

Ver Versão Completa : Primeiras impressões - Yamaha Factor 125 ED 2ª Geração



jobarte
19-09-13, 11:06
Site: Yamaha Motor do Brasil - Motos Nacionais - Factor YBR 125 ED (http://www.yamaha-motor.com.br/motos-nacionais/factor-ybr125/ed)


A moto é boa, apesar de não estar toda amaciada ainda, eu considero ela mais fácil de pilotar que a CG125 (valendo lembrar que eu gosto de moto altas, trails da vida), tem uma posição de pilotagem boa, mesmo para mim que costuma usar a mochila na frente por causa da minha garupa. No primeiro tanque eu andei somente 238km, mas tambem, me entregaram a moto com o afogador puxado (ou não, sei la) e como a moto anterior era injetada, não sabia que ela estava consumindo o dobro, mas resolvido o problema parece que ela esta consumindo o ideal (com um quarto do tanque ela ja rodou 135 km)

Vamos levantar os pontos.

Pontos fortes
- Boa posição de pilotagem
- Boa frenagem
- Bom acabamento/conjunto
- Fácil pilotagem (eu achei ela mais macia que a titan)
- Painel de fácil leitura (o fundo do painel é branco e não preto como os anteriores)

Pontos fracos
- A manopla de ignição e controles de setas/farol foram modificadas, eles tiraram o interruptor de farol, o farolete (não sei se é assim que se chama) e o mata motor.
- Não vem mais com cavalete central, o que pode ser opcionalmente instalado custando a bagatela de 83 reais mais os 30 reais do serviço na CC.
- O pedal de marcha é pequeno para meu pé e o estribo não é ajustável, por conta disto, só consigo passar a marcha com a pontinha da lateral do pé.

No geral considerei ela uma boa moto, a única coisa que decepcionou foi algo que eu sempre defendia na Yamaha, que era o controle de setas e ignição virem completas e não capadas como é na Honda, eu ainda não entendi o porque deles terem tirado, quanto ao mata motor, diz o vendedor da CC que mata motor estava dendo problemas nas factors anteriores.

Vailson_Silva
19-09-13, 11:28
A moto é linda cara, espero ter o prazer de pilotar uma dessas um dia, e quanto ao mata-cachorro, acho q é conversa fiada. Sei la tirar possivelmente na intenção de reduzir custos, do mesmo modo que os adicionais que vc falou que não vinharam nessa 2ª geração.

halvaro
19-09-13, 15:31
Interessante sua iniciativa, mas a Factor "nova geração", é a mesma moto que já conhecemos, apenas mudou um pouquinho o visual e depenaram um pouco a moto para reposiciona-la em virtude do lançamento da 150 em breve, então a moto é a mesma que já conhecemos.

Mata motor que vc chama é o corta corrente ? Se for isso, parece que a nova 150 tb não terá, isso é mais comum em motos off road, não é algo tão necessárioa assim

Edim silva
19-09-13, 18:01
eu gostava da Ybr por ter esse corta corrente e lampejador de série, pois assim como tem na Twister e na Strada acostumei com estes itens!

jobarte
20-09-13, 08:58
Uma outra coisa que eu notei, as carenagens do tanque são parecidas com as usadas na Fazer.

Sim, o mata motor que eu digo é o corta corrente, beleza, eu até aceitaria de boa tirar ele, mas o lampejador e interruptor do farol eu achei desnecessário tirar.

Agora quanto ao corta corrente, ele não é necessário por conta da injeção eletrônica? No manual da minha ex Bros, falava que o correto era desligar a moto pela corta corrente para não haver danos a injeção.

crazydaniel
20-09-13, 10:10
Uma outra coisa que eu notei, as carenagens do tanque são parecidas com as usadas na Fazer.

Sim, o mata motor que eu digo é o corta corrente, beleza, eu até aceitaria de boa tirar ele, mas o lampejador e interruptor do farol eu achei desnecessário tirar.

Agora quanto ao corta corrente, ele não é necessário por conta da injeção eletrônica? No manual da minha ex Bros, falava que o correto era desligar a moto pela corta corrente para não haver danos a injeção.
Talvez na sua bros, que tem o corta corrente e ie, o correto é desligar dessa maneira e nas que tem ie, mas não tem corta corrente, não haja problema hehe.

Zanca
20-09-13, 10:40
kra em falar no lampejado e corta corrente, acostumei tanto com a TW que quando chego em casa vou logo com o dedo no corta corrente e se dou mal não tem a cg kkkk, mesmo o lampejador de vez em quando procuro ele

marchetti87
20-09-13, 11:30
Felicidades com a moto, ela é realmente muito bonita.


kra em falar no lampejado e corta corrente, acostumei tanto com a TW que quando chego em casa vou logo com o dedo no corta corrente e se dou mal não tem a cg kkkk, mesmo o lampejador de vez em quando procuro ele

Eu já desligo o motor descendo o descanso, só quando não preciso sair da moto que uso o corta corrente. hehe

Diey
20-09-13, 13:01
A Factor é uma das motos mais honestas da categoria. Era ainda melhor de 2012 pra trás.
Nessa versão atual, ela sofreu uma empobrecida muito grande, que me decepcionou um pouco.

Voce ainda vai descobrir o quão econômica essa motinha é. É realmente surpreendente. Faço médias de 42 km/l.
O que eu acho ruim, de vez em quando é a falta de força em ultrapassagens mais críticas. Mas como moto urbana, está entre as melhores.

Sobre o corta corrente, o vendedor tá mto equivocado, não tem dessa de dar problemas nas motos anteriores.
E eu só desligo minha moto por ele.
Só felicidades com minha moto, graças a Deus.

halvaro
20-09-13, 13:45
O corta corrente não foi feito pra desligar a moto no dia a dia, para essa função serve a chave, o corta corrente é para emergência, no caso de quedas. Isso já foi amplamente discutido aqui.

Zanca
20-09-13, 14:36
Felicidades com a moto, ela é realmente muito bonita.



Eu já desligo o motor descendo o descanso, só quando não preciso sair da moto que uso o corta corrente. hehe

é que a minha TW tinha feito um escape artesanal para ela e berrava muito, ai antes de chegar em casa eu desligava para não incomodar os vizinho pois chegava tarde todo dia