PDA

Ver Versão Completa : Gasolina aditivada



Wendell Moura
23-09-13, 11:06
Olá galera é verdade que usar somente a gasolina aditivada (Motor Flex) pode causar desgaste prematuro das peças, eu li ou ouvi não lembro mas segundo o que disseram é que o aditivo corroi alguma parte do motor ou seja se vc usa somente gasolina aditivada o motor vai está sempre limpo e como não vai ter o que limpa o aditivo passa a corroer o motor isso é verdade?

marciolive
23-09-13, 11:32
Então cara, como o motor é flex, ele é preparado para lidar com maior indice de corrosão, mas mesmo assim, é mito.
só que não tem necessidade de utilizar gasolina aditivada toda hora, apesar de dar um "torque" a mais na tua maquina, pelo menos eu acho que não vale a pena em questões financeiras.
o correto é utilizar a aditivada 1 vez por mês, por exemplo, apenas para limpar o motor.

salviano
23-09-13, 12:36
Olá galera é verdade que usar somente a gasolina aditivada (Motor Flex) pode causar desgaste prematuro das peças, eu li ou ouvi não lembro mas segundo o que disseram é que o aditivo corroi alguma parte do motor ou seja se vc usa somente gasolina aditivada o motor vai está sempre limpo e como não vai ter o que limpa o aditivo passa a corroer o motor isso é verdade?

isso é mito, os aditivos são feitos pra evitar que o combustivel crie depositos no tanque e no sistema de admissão, não é pra "corroer" metais, portanto não causa danos ao motor, vi a vantagem da aditivada numa velha CG que meu pai tem que vive parada, quando usava comum dava problemas de partida quando ficava parada por 1 mês, quando pos aditivada acabou facilitando a partida pq não formava tantos depositos e mantinha o sistema limpo, a gasolina aditivada demora mais pra envelhecer e perder propriedades, se vc anda muito na moto pode valer a pena usar a comum pois não vai durar muito no tanque mesmo, mas se vc não gastar muita gasolina mesmo vale a pena manter a moto so na aditivada, mas se vc espera potencia com isso, melhor usar o etanol nessa moto, pelo que soube o etanol é considerado um combustivel mais "limpo" e não gera depositos, e em algums motores dá mais torque e potencia

a titulo de informação, em algums paises não se vende gasolina comum, no caso dos EUA a gasolina "regular" deles é aditivada, o Brasil tbm pretende parar de vender gasolina comum, e vender somente aditivada em 2014 com as novas regras do Promot/Proconve

halvaro
23-09-13, 13:39
Olá galera é verdade que usar somente a gasolina aditivada (Motor Flex) pode causar desgaste prematuro das peças, eu li ou ouvi não lembro mas segundo o que disseram é que o aditivo corroi alguma parte do motor ou seja se vc usa somente gasolina aditivada o motor vai está sempre limpo e como não vai ter o que limpa o aditivo passa a corroer o motor isso é verdade?

Mais uma lenda

luis_sbo
23-09-13, 14:03
Então cara, como o motor é flex, ele é preparado para lidar com maior indice de corrosão, mas mesmo assim, é mito.
só que não tem necessidade de utilizar gasolina aditivada toda hora, apesar de dar um "torque" a mais na tua maquina, pelo menos eu acho que não vale a pena em questões financeiras.
o correto é utilizar a aditivada 1 vez por mês, por exemplo, apenas para limpar o motor.

Gasolina aditivada NÃO TEM octanagem maior que a comum ou seja, não da torque, não da potencia não da merda nenhuma a mais do que a comum, a única coisa que ela faz de diferente da comum, é que a longo prazo ela deixa o motor bem menos "sujo" internamente do que a gasosa comum.

o que da maior potencia ou torque no motor é gasolina premium

salviano
23-09-13, 14:18
Gasolina aditivada NÃO TEM octanagem maior que a comum ou seja, não da torque, não da potencia não da merda nenhuma a mais do que a comum, a única coisa que ela faz de diferente da comum, é que a longo prazo ela deixa o motor bem menos "sujo" internamente do que a gasosa comum.

o que da maior potencia ou torque no motor é gasolina premium
com uma pequena ressalva, gasolina premium dá mais torque e potencia apenas em motores de alta taxa de compressão, mais octanas só faz evitar preignição em motores de alta taxa de compressão, o que não se aplica no caso das motos populares (a não ser que faça uma preparação do motor pra aumentar a taxa de compressão), que geralmente tem o motor de baixa taxa de compressão pois são preparados pra gasolina comum

magrao tk
23-09-13, 14:50
isso é mito, os aditivos são feitos pra evitar que o combustivel crie depositos no tanque e no sistema de admissão, não é pra "corroer" metais, portanto não causa danos ao motor, vi a vantagem da aditivada numa velha CG que meu pai tem que vive parada, quando usava comum dava problemas de partida quando ficava parada por 1 mês, quando pos aditivada acabou facilitando a partida pq não formava tantos depositos e mantinha o sistema limpo, a gasolina aditivada demora mais pra envelhecer e perder propriedades, se vc anda muito na moto pode valer a pena usar a comum pois não vai durar muito no tanque mesmo, mas se vc não gastar muita gasolina mesmo vale a pena manter a moto so na aditivada, mas se vc espera potencia com isso, melhor usar o etanol nessa moto, pelo que soube o etanol é considerado um combustivel mais "limpo" e não gera depositos, e em algums motores dá mais torque e potencia

a titulo de informação, em algums paises não se vende gasolina comum, no caso dos EUA a gasolina "regular" deles é aditivada, o Brasil tbm pretende parar de vender gasolina comum, e vender somente aditivada em 2014 com as novas regras do Promot/Proconve
Sempre escutei exatamente o contrário, que aditivada em motos que ficam tempo parada não é bom, porque ela se deteriora mais rápido, e os aditivos ficariam removendo a sujeira parada, vindo a entupir. Gasolina aditivada seria pra quem tem a moto sempre em uso, com a gasolina sempre em circulação passando pelo conjunto, e não parada nele.

E agora? Fiquei confuso :/
Essa história da gasolina comum sair de circulação em 2014 tem fonte confiável?

augustothalison
23-09-13, 15:09
Gasolina aditivada NÃO TEM octanagem maior que a comum ou seja, não da torque, não da potencia não da merda nenhuma a mais do que a comum, a única coisa que ela faz de diferente da comum, é que a longo prazo ela deixa o motor bem menos "sujo" internamente do que a gasosa comum.

o que da maior potencia ou torque no motor é gasolina premium


Haaa, discordo! uso sempre gasolina BR Podium, certo dia a bomba da podium não estava funcionando e tive que abastecer com a comum, até a aceleração parada da moto ficou mais fraca, arranque ficou mais fraco, nada tão relevante assim, mas incomoda um pouco... parecia que a gasolina não estava sendo queimada direito, depois que voltei a usar a Podium uns 2 dias depois, vi a diferença, não tive tempo pra testar em alta mas pelo menos em arranques com a Podium consigo arrancar melhor, o motor parece que esta com mais "pressão" do que com a comum, esses dias um membro aqui do forum tbm comentou a mesma coisa, ele estava de comum e a moto deu uma certa final, dai ele colocou a Podium Aditivada e a moto deu um pouco mais de final, sendo assim, gasolina podium da sim um pouco mais de performance na moto! não me basei só nesses dois casos mais em muitos outros! esses são os dois mais recentes!

somniu
23-09-13, 15:27
na minha opinião.. o gasto a longo prazo.. com o retorno em performance tão pequeno.. não vale a pena.. só coloco aditivada uma vez ou outra

halvaro
23-09-13, 15:34
Haaa, discordo! uso sempre gasolina BR Podium, certo dia a bomba da podium não estava funcionando e tive que abastecer com a comum, até a aceleração parada da moto ficou mais fraca, arranque ficou mais fraco, nada tão relevante assim, mas incomoda um pouco... parecia que a gasolina não estava sendo queimada direito, depois que voltei a usar a Podium uns 2 dias depois, vi a diferença, não tive tempo pra testar em alta mas pelo menos em arranques com a Podium consigo arrancar melhor, o motor parece que esta com mais "pressão" do que com a comum, esses dias um membro aqui do forum tbm comentou a mesma coisa, ele estava de comum e a moto deu uma certa final, dai ele colocou a Podium Aditivada e a moto deu um pouco mais de final, sendo assim, gasolina podium da sim um pouco mais de performance na moto! não me basei só nesses dois casos mais em muitos outros! esses são os dois mais recentes!

Estão misturando completamente as coisas, gasolina Podium ou Premium são gasolinas especiais , de alta octanagem, que dão sim vantagem em motores com tx de compressão acima de 10:1, é diferente de gasolina aditivada

Mas o motivo do topico aqui é gasolina aditivada, que é apenas uma gasolina comum com aditivos detergentes, nada a ver com Podium e alta octanagem, são coisas completamente diferentes, e de preços bem diferentes tb.

luis_sbo
23-09-13, 15:40
Haaa, discordo! uso sempre gasolina BR Podium, certo dia a bomba da podium não estava funcionando e tive que abastecer com a comum, até a aceleração parada da moto ficou mais fraca, arranque ficou mais fraco, nada tão relevante assim, mas incomoda um pouco... parecia que a gasolina não estava sendo queimada direito, depois que voltei a usar a Podium uns 2 dias depois, vi a diferença, não tive tempo pra testar em alta mas pelo menos em arranques com a Podium consigo arrancar melhor, o motor parece que esta com mais "pressão" do que com a comum, esses dias um membro aqui do forum tbm comentou a mesma coisa, ele estava de comum e a moto deu uma certa final, dai ele colocou a Podium Aditivada e a moto deu um pouco mais de final, sendo assim, gasolina podium da sim um pouco mais de performance na moto! não me basei só nesses dois casos mais em muitos outros! esses são os dois mais recentes!


podium e a mesma coisa que premium cara '-'

acarloscf
23-09-13, 15:51
amigo nao precisa viver usando aditivada ! na minha a cada 10 tanques de comum coloco um de aditivada pois creio eu q da uma limpadinha devido aos aditivos na gasolina .

salviano
23-09-13, 15:53
Sempre escutei exatamente o contrário, que aditivada em motos que ficam tempo parada não é bom, porque ela se deteriora mais rápido, e os aditivos ficariam removendo a sujeira parada, vindo a entupir. Gasolina aditivada seria pra quem tem a moto sempre em uso, com a gasolina sempre em circulação passando pelo conjunto, e não parada nele.

E agora? Fiquei confuso :/
Essa história da gasolina comum sair de circulação em 2014 tem fonte confiável?
http://nxt.anp.gov.br/nxt/gateway.dll/leg/resolucoes_anp/2009/dezembro/ranp%2038%20-%202009.xml?fn=document-frameset.htm$f=templates$3.0


RESOLUÇÃO ANP Nº 38, DE 9.12.2009 - DOU 10.12.2009
Art. 2º A gasolina comercial deverá estar disponível para comercialização a partir de 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo único. Toda gasolina a ser comercializada deverá conter aditivo detergente dispersante nos critérios a serem estabelecidos pela ANP.



essa resolução que me referi, já foi estabelecida pela ANP e está no site oficial

marciolive
23-09-13, 16:03
jura cara? nossa, minha moto sempre rodou cerca de 5 km\h a mais em velocidade final com gasolina aditivada, estranho né?

- - - Updated - - -


Haaa, discordo! uso sempre gasolina BR Podium, certo dia a bomba da podium não estava funcionando e tive que abastecer com a comum, até a aceleração parada da moto ficou mais fraca, arranque ficou mais fraco, nada tão relevante assim, mas incomoda um pouco... parecia que a gasolina não estava sendo queimada direito, depois que voltei a usar a Podium uns 2 dias depois, vi a diferença, não tive tempo pra testar em alta mas pelo menos em arranques com a Podium consigo arrancar melhor, o motor parece que esta com mais "pressão" do que com a comum, esses dias um membro aqui do forum tbm comentou a mesma coisa, ele estava de comum e a moto deu uma certa final, dai ele colocou a Podium Aditivada e a moto deu um pouco mais de final, sendo assim, gasolina podium da sim um pouco mais de performance na moto! não me basei só nesses dois casos mais em muitos outros! esses são os dois mais recentes!


então cara, eu comprovo isso, na minha dá quase 5km/h a mais na velocidade final.

hbrasil
23-09-13, 16:24
Na minha eu só uso Shell V Power. Veja a matéria abaixo, que explica o pequeno ganho de potência:

Blog da Disbrave (http://www.blogdadisbrave.com.br/site/2012/09/postos-disbrave/shell-v-power-x-gasolina-aditivada/)

luis_sbo
23-09-13, 16:29
jura cara? nossa, minha moto sempre rodou cerca de 5 km\h a mais em velocidade final com gasolina aditivada, estranho né?

- - - Updated - - -





então cara, eu comprovo isso, na minha dá quase 5km/h a mais na velocidade final.


Podium É MESMA COISA QUE GASOLINA Premium '-' tem bastante diferença entre ela e a aditivada somente, a começar pelo preço...

dbastos
23-09-13, 16:40
15 - Para que serve a gasolina aditivada? A finalidade da gasolina aditivada é limpar e manter limpo todas as partes em contato com o combustível (bicos injetores, válvulas, câmera, cabeçote e carburador).

19- Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium? A diferença é a octanagem, enquanto a Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), a comum e a aditivada têm 87 octanas.

A gasolina Podium, comercializada somente nos postos Petrobras, possui 95 octanas (IAD).

De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/duvidas+frequentes+gasolinas+petrobras#15)

De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#13)

- - - Updated - - -


Podium É MESMA COISA QUE GASOLINA Premium '-' tem bastante diferença entre ela e a aditivada somente, a começar pelo preço...

17) Qual é a diferença entre a Podium e a Premium? A gasolina Podium tem octanagem mais alta que a gasolina Premium, um baixíssimo teor de enxofre, e em razão de sua composição especial, maior estabilidade (resistência à oxidação).

18) Qual é a diferença de octanagem entre a Podium e as demais gasolinas? Qual é a diferença do teor de enxofre entre a Podium e as demais gasolinas? Considerando o IAD (índice Antidetonante):



Podium = 95 (no mínimo);
Premium = 91 (no mínimo);
Comum e aditivada = 87 (no mínimo).

Podium = 30 ppm (no máximo);
Comum e aditivada = 800 ppm (no máximo).


Fonte: Nos links que postei ai em cima.

salviano
23-09-13, 16:46
a unica vantagem que vi na Podium em relação as aditivadas (alem da octanagem que não faz diferença em motores de baixa compressão) é o fato da Podium ter um teor menor de enxofre (cerca de 50ppm contra 800ppm da comum ou aditivada), que inclusive será o teor de enxofre da gasolina comercializada em 2014 se a resolução da ANP entrar em vigor

quanto a vpower, segundo o site oficial tem aditivos redutores de atrito, alem do detergente e dispersante que as outras aditivadas tem

Kajin
23-09-13, 16:57
Não sei vocês, mas me foi aconselhado pelo mecânico que fazia revisões na minha Yes é que eu deveria abastecer com gasolina comum e comprar um aditivo separado e adicionar eu mesmo, pq os postos são muito picaretas. Coisa que faço até hoje.
Eu já abasteci com Podium e não percebi nada de relevante na moto. E olha que fiquei de olho, justamente pra tirar esse cisma. Rodei até zerar o tanque e nada. E sempre ouvi sobre a Podium é que ela é voltada para motores grandes, potentes e tals, tanto de moto quanto carro e que nos veiculos populares não se tem vantagem, ou melhor, tem desvantagem ( o preço)....

Diey
23-09-13, 18:04
O "problema" é que não tem uma portaria específica para gasolinas aditivadas, que regule os aditivos necessários/mínimos e sua proporção.
Hoje, é complicado saber quanto de qual aditivo a gasolina tem e se isso a faz melhor ou pior que um combustível concorrente.
Há espaço para avanço nessa seara.

emerson merighi
23-09-13, 19:17
eu acho q essa gasolina podium nao tem nada de mais nao....na minha hayabusa nao noto diferenca se colocar comum ou podium...anda do mesmo jeito, corre e acelera igual...com nenhuma delas o motor falha e tambem nao noto ganho de potencia com a podium.........enfim, nao acho que o custo da podium se justifique.

jatobá
23-09-13, 19:37
A minha opinião é que a gasolina aditivada só vale o custo em veículos com injeção eletrônica.

somniu
23-09-13, 21:10
Principais características da Gasolina Comum:




É a gasolina mais simples (IAD = 87);
Não recebe nenhum tipo de aditivo;
Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
Possui teor de enxofre = 800 ppm;
Não recebe corante, possuindo assim, a coloração natural das gasolinas (incolor a amarelada);
Pode ser utilizado em qualquer veículo movido a gasolina;


Principais características da Gasolina Supra Aditivada:




Possui a mesma octanagem da gasolina comum (IAD = 87), diferenciando-se desta em razão da presença de detergentes/dispersantes que mantém limpo o sistema de combustão dos bicos injetores e as válvulas do motor;
Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
Possui teor de enxofre = 800 ppm;
Recebe um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferenciá-la da gasolina comum;
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica.


Principais características da Gasolina Podium




Contém detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de combustão, evitando formação de depósitos no motor;
Recebe adição de álcool anidro, conforme legislação vigente;
É menos poluente, apresentando teor de enxofre = 30 ppm;
É levemente alaranjada devido ao corante laranja adicionado ao álcool anidro;
Pode ser utilizada em qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica, sendo recomendada para veículos que possuem motores de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) e/ou que requeiram combustível com alta octanagem.


Fonte. Gasolina - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ4MgQ6B8JJK8v7-nK1DewNXVw9gcqNyYgG4v_aj0nPwkoD1-Hvm5qfqR-lHmONW7mehH5qSmJyZX6hfkRlQ6pysqAgCMHIfd/dl3/d3/L0lJSklna2shL0lCakFBTXlBQkVSQ0lBISEvWUZOQzFOS18yN3 chLzdfOU8xT05LRzEwR1NJQzAyNUhEUlJBQjEwRjQ!/?PC_7_9O1ONKG10GSIC025HDRRAB10F4000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/Portal+de+Conteudo/Produtos/Automotivos/Gasolina/Gasolina+Podium/)

Diego.fcs
23-09-13, 21:18
A única gasolina que você vai notar alguma diferença é a azul. Esse lance de usar só aditivada ou podium estragar o motor é mito, e essa de que a gasolina podium e azul puras são muito "fortes" para o motor é mito.

Lembro em que só usava podium e azul na minha moto, vc poderia lamber a boca do escape de tão limpo que ficava.

salviano
23-09-13, 22:14
A única gasolina que você vai notar alguma diferença é a azul. Esse lance de usar só aditivada ou podium estragar o motor é mito, e essa de que a gasolina podium e azul puras são muito "fortes" para o motor é mito.

Lembro em que só usava podium e azul na minha moto, vc poderia lamber a boca do escape de tão limpo que ficava.

a Podium de fato é mais limpa, já a gasolina azul geralmente não é recomendada nos motores atuais (por conter chumbo na composição)

Diego.fcs
23-09-13, 23:34
Somente por causa do catalisador, mas isso se usar sempre ela, e depois de muito tempo, se não tivé o catalisador, use sem medo.

_PACHECO
23-09-13, 23:50
Bota diesel pra dar aquela limpada!!!
uehoeshosehuse

Eu ouvi dizer que quando se pretende botar gasolina aditivada, não é recomendado encher o tanque e sim misturar...
Mas são tantos ouvir dizer que eu acabo usando só a comum e pronto.

luis_sbo
24-09-13, 00:19
eu acho q essa gasolina podium nao tem nada de mais nao....na minha hayabusa nao noto diferenca se colocar comum ou podium...anda do mesmo jeito, corre e acelera igual...com nenhuma delas o motor falha e tambem nao noto ganho de potencia com a podium.........enfim, nao acho que o custo da podium se justifique.

a diferença deve ser minima acredito eu, acho que o cara que coloca e fala "nossa, minha moto ficou parecendo outra", ou ta mentindo ou é puro placebo kkkk tbm não vejo muita vantagem na gasosa podium que justifique pagar o preço a mais nela

salviano
24-09-13, 09:12
Bota diesel pra dar aquela limpada!!!
uehoeshosehuse

Eu ouvi dizer que quando se pretende botar gasolina aditivada, não é recomendado encher o tanque e sim misturar...
Mas são tantos ouvir dizer que eu acabo usando só a comum e pronto.
como os aditivos servem pra limpar o motor, em um motor que ja esteja muito sujo depois de uso de gasolina comum por muito tempo, pode ser que a sujeira acumulada acabe entupindo o sistema de admissão (bicos injetores ou glicês), por isso q fazem essa recomendação, algumas pessoas relatam perda de desempenho assim que começam a usar a aditivada

Banduleiro
26-09-13, 09:07
isso é mito, os aditivos são feitos pra evitar que o combustivel crie depositos no tanque e no sistema de admissão, não é pra "corroer" metais, portanto não causa danos ao motor, vi a vantagem da aditivada numa velha CG que meu pai tem que vive parada, quando usava comum dava problemas de partida quando ficava parada por 1 mês, quando pos aditivada acabou facilitando a partida pq não formava tantos depositos e mantinha o sistema limpo, a gasolina aditivada demora mais pra envelhecer e perder propriedades, se vc anda muito na moto pode valer a pena usar a comum pois não vai durar muito no tanque mesmo, mas se vc não gastar muita gasolina mesmo vale a pena manter a moto so na aditivada, mas se vc espera potencia com isso, melhor usar o etanol nessa moto, pelo que soube o etanol é considerado um combustivel mais "limpo" e não gera depositos, e em algums motores dá mais torque e potencia

a titulo de informação, em algums paises não se vende gasolina comum, no caso dos EUA a gasolina "regular" deles é aditivada, o Brasil tbm pretende parar de vender gasolina comum, e vender somente aditivada em 2014 com as novas regras do Promot/Proconve

Desculpa te confrontar meu caro, mas você está um pouco equivocado em relação ao etanol ser LIMPO.
Ele é muito mais agressivo ao motor que a gasolina comum.


No meu carro e na minha moto só vai gasolina e quase sempre aditivada, 90% V-POWER da shell, que é ótima e o preço aqui é bem em conta.
Sugiro alguma leituras como esta:
http://oficinadocarlos.blogspot.com.br/p/qual-vantagem-de-rodar-com-etanol.html

salviano
26-09-13, 09:18
Desculpa te confrontar meu caro, mas você está um pouco equivocado em relação ao etanol ser LIMPO.
Ele é muito mais agressivo ao motor que a gasolina comum.


No meu carro e na minha moto só vai gasolina e quase sempre aditivada, 90% V-POWER da shell, que é ótima e o preço aqui é bem em conta.
Sugiro alguma leituras como esta:
http://oficinadocarlos.blogspot.com.br/p/qual-vantagem-de-rodar-com-etanol.html

otimo texto, não sabia que etanol causava esses danos mesmo em motores flex, na minha moto tbm so uso gasolina V-Power, não compro moto flex exatamente pq não vi vantagem nisso

Zanca
26-09-13, 09:38
Se da potencia não sei a unica diferença que noto na aditivada que o carro meu faz 2 km a mais quando coloco a aditivada

Deni Williams
26-09-13, 11:00
Olha, esse negócio de gasolina aditivada previnir a formação de sujeira no sistema de amissão é balela.
Usava só aditivada na minha Factor e mesmo assim formou sujeira no carburador, o que me impediu de passar no Controlar.

Vou usar só comum agora e ver o que acontece.

luis_sbo
26-09-13, 11:11
Olha, esse negócio de gasolina aditivada previnir a formação de sujeira no sistema de amissão é balela.
Usava só aditivada na minha Factor e mesmo assim formou sujeira no carburador, o que me impediu de passar no Controlar.

Vou usar só comum agora e ver o que acontece.


aditivada previne a formação de resíduos deixado pela COMBUSTÃO da gasolina, não tem nada a ver com a admissão, até o carburador não puxa somente gasolina, mas tbm ar ^^ voce pode ter a gasolina mais limpa a pura do mundo, mas se seu filtro de ar tiver uma merda ou algum ponto onde o par passe sem ser filtrado, o carburador vai ficar sujo do mesmo jeito....

abre um motor bem rodado que só rodou com aditivada e depois abre um que só rodou com gasosa comum pra voce ver lado a lado a parte de cabeçote e pistão =)

Deni Williams
26-09-13, 11:16
aditivada previne a formação de resíduos deixado pela COMBUSTÃO da gasolina, não tem nada a ver com a admissão, até o carburador não puxa somente gasolina, mas tbm ar ^^ voce pode ter a gasolina mais limpa a pura do mundo, mas se seu filtro de ar tiver uma merda ou algum ponto onde o par passe sem ser filtrado, o carburador vai ficar sujo do mesmo jeito....

abre um motor bem rodado que só rodou com aditivada e depois abre um que só rodou com gasosa comum pra voce ver lado a lado a parte de cabeçote e pistão =)

Obrigado por esclarecer!
Então vou continuar obedecendo o manual e usar só aditivada. :)

Gasosa comum só para passar no controlar então.

emerson merighi
26-09-13, 13:19
pois luis sbo, eu acho que pode ate ter alguma diferenca de desempenho entre podium e commum, mas o fato e que deve ser tao minima q nao consigo notar....talves numa longa reta de 2 kilometros de uma diferenca de alguns decimos, entao continuo dizendo que ela nao vale a pena o custo...
aqui em joao pessoa essa tal podium custa 3,70 o litro....caro pra caramba!

luis_sbo
26-09-13, 14:07
pois luis sbo, eu acho que pode ate ter alguma diferenca de desempenho entre podium e commum, mas o fato e que deve ser tao minima q nao consigo notar....talves numa longa reta de 2 kilometros de uma diferenca de alguns decimos, entao continuo dizendo que ela nao vale a pena o custo...
aqui em joao pessoa essa tal podium custa 3,70 o litro....caro pra caramba!


concordo plenamente, acho que vale muito mais a pena a aditivada do que a podium

Ex Inferis
26-09-13, 16:24
comprei a minha tw a 1 mes +-, e nas duas que abasteci, só aditivada :)
mal num faz :P

no carango velho de guerra, vai só a comum porcaria, mas na motoca
só será aditivada :)

marchetti87
26-09-13, 18:25
Sempre abasteci com V-Power ou Supra, raras vezes usei gasolina comum porque o posto não tinha aditivada. Não notei nada de diferente no desempenho da moto usando os dois tipos, mas mesmo assim prefiro abastecer com a gasolina aditivada para tirar proveito dos benefícios que ela supostamente traz.

Banduleiro
26-09-13, 20:53
otimo texto, não sabia que etanol causava esses danos mesmo em motores flex, na minha moto tbm so uso gasolina V-Power, não compro moto flex exatamente pq não vi vantagem nisso
Então amigão, meu carro é flex, porque tá complicado comprar carro só a gasolina, meu plano era comprar um corolla só a gasolina, mas não tinha o dinheiro todo pra comprar a vista. Mas em suma, carro flex é de lascar.
Minha Honda CBX200 graças a Deus é somente gasolina.

- - - Updated - - -


Sempre abasteci com V-Power ou Supra, raras vezes usei gasolina comum porque o posto não tinha aditivada. Não notei nada de diferente no desempenho da moto usando os dois tipos, mas mesmo assim prefiro abastecer com a gasolina aditivada para tirar proveito dos benefícios que ela supostamente traz.
E nem vai notar, a diferença das duas será no tempo de necessidade de manutenção do seu motor. Se for com injeção eletrônica, maior ainda o benefício. Diferença de desempenho realmente não existe, só com a podium, mas alguns motores reagem melhor que outros, tanto carro quanto moto.

salviano
27-09-13, 09:53
pois luis sbo, eu acho que pode ate ter alguma diferenca de desempenho entre podium e commum, mas o fato e que deve ser tao minima q nao consigo notar....talves numa longa reta de 2 kilometros de uma diferenca de alguns decimos, entao continuo dizendo que ela nao vale a pena o custo...
aqui em joao pessoa essa tal podium custa 3,70 o litro....caro pra caramba!

a Podium foi criada mais pra facilitar a vida de quem importa carros de alto desempenho, veiculos que ja foram "tropicalizados" podem não tirar tanto proveito assim de uma podium, a octanagem faz diferença pra evitar a "batida de pino" em motores que usam taxas muito altas de compressão, talvez de mais proveito em motores turbo com a injeção eletronica programada para o uso dessa gasolina, no caso da Hayabusa tem tanta potencia que pra notar alguma diferença só um teste de dinamometro mesmo pra detectar

Bandit
27-09-13, 16:59
So coloco V-Power na Falcon, ja testei 4 postos aqui proximos, o preço é praticamente o mesmo da V-Power 2,84... e sinceramente a moto fica mais suave pra andar, pra ligar.... Com gasolina comum, pelo menos as que eu usei, senti a moto com batida seca do motor. Nao sei se é so na minha moto, mas sempre senti diferença com as carburadas.

Emillani
28-02-14, 11:38
Ao invés de gasolina aditivada, gasolina comum + aditivo separado não é mais confiável, pois não dá pra confiar se a gasolina aditivada tem mesmo o aditivo.

Alguém já usou aditivo pra moto? Não quero melhorar o desempenho, mas sim um aditivo que limpe o motor não permita a formação de borras.

salviano
28-02-14, 11:43
Ao invés de gasolina aditivada, gasolina comum + aditivo separado não é mais confiável, pois não dá pra confiar se a gasolina aditivada tem mesmo o aditivo.

Alguém já usou aditivo pra moto? Não quero melhorar o desempenho, mas sim um aditivo que limpe o motor não permita a formação de borras.
eu já usei o STP Intake Valve Cleaner

Emillani
28-02-14, 11:58
eu já usei o STP Intake Valve Cleaner

Usou com frequência? Percebeu algum resultado significativo?

salviano
28-02-14, 15:58
Usou com frequência? Percebeu algum resultado significativo?
usei por 3 tanques seguidos na Intruder, em 1 tanque de uma CG 1978
na Intruder não notei diferença alguma, na CG tornou a partida mais facil, mas essa cg tava bem desregulada..

não dá pra perceber diferenças significativas, seria bom alguem que entenda de mecanica faça o teste e abra o motor pra ver se há realmente diferença

michellenz
04-03-14, 19:54
Tenho uma cb300r em li em algum lugar (se não me engano no próprio manual) que o melhor era utilizar gasolina comum.

mas, sou muito novato nesse assunto de motos ehehe.

J.Marcos
05-03-14, 07:01
Tenho uma cb 500f e ocasionalmente ja usei a podium e não notei diferença nenhuma.
Somente no bolso.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 4

_PACHECO
06-03-14, 01:56
minha factor só bebe aditivada, recomendado pelo manual.
também tenho um amigo no INMETRO, e ele me disse que nas fiscalizações em postos de gasolina percebeu que a aditivada é mais dificil de "batizar"...

Schao.gs
06-03-14, 15:50
Eu uso a aditivada pelo mesmo motivo que o _PACHECO... dizem ser mais difícil de batizar...

faloowwww

Emillani
07-03-14, 10:37
A minha dúvida é se existe realmente algum aditivo ou simplesmente é uma gasolina com menor adição de etanol.

salviano
07-03-14, 10:57
A minha dúvida é se existe realmente algum aditivo ou simplesmente é uma gasolina com menor adição de etanol.

a adição de etanol é igual pra qualquer gasolina, inclusive a podium, todas tem a mesma porcentagem de etanol obrigatoria por lei

sobre aditivos, pelo que prometem, a aditivada tem uma carga minima de aditivos, mais pra manter limpo o sistema de injeção dos motores, existem aditivos que prometem uma limpeza mais efetiva no mercado (como o Intake Valve Cleaner da STP), mas pra avaliar se realmente é verdade, só fazendo um teste mais rigoroso, o que ainda não vi ninguem fazer

fiquei sabendo que a gasolina vendida nesse ano de 2014 (mesmo a comum) já está vindo com uma carga minima de aditivos e menor teor de enxofre por determinação do governo, pois é necessário ser assim pra implantarem no Brasil os novos motores com injeção direta que atenderão às novas normas do Proconve

corrigindo: a aditivação da gasolina comum foi adiada pra 2015

http://www.sindopolis.com.br/gasolina-comum-ganhara-aditivos-em-2014/