PDA

Ver Versão Completa : Defeito eletrico Yes, como testar retificador?



jmn83
05-10-13, 17:22
Fala galera blza?

Faz bastante tempo que não postava nada.

Lembro de um topico antigo se não me engano com o Ivan ou o Blaugusto dizendo como fazer o teste do retificador mas não estou encontrando.

A Yeszinha agora com quase 70.000 Km deu pau na elétrica e o estator torrou, decobri isso graças a um teste que fiz com multimetro do estator, o estator agora esta ok (espero), gostaria de saber como testar o Retificador, alguem poderia me ajudar?

Abs a todos.

Ivan RJ
06-10-13, 01:56
Fala irmãozinho, não é difícil. Use um multímetro.
Ligue a moto, para medir quanto de carga está indo para a sua bateria. Deverá estar carregando por volta de 13,5 à 14,5 volts. 13,8 seria o ideal, mas não vamos ser tão rígidos.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Um grande abraço.

magrao tk
06-10-13, 03:43
Pode ser feito um teste de curto no retificador antes de instalar na moto tambem.
Com o retificador desconectado da moto, escala do multímetro em resistencia R x1, mede-se entre os 3 fios de entrada, os que vão ao estator. São 3, e entre eles não pode ter resistencia em nenhum sentido.

Exemplo: fios 1 2 e 3 né... ponta vermelha no 1, preta no 2... ponta vermelha no 1, preta no 3... ponta vermelha no 2, preta no 3. Depois repete essa sequencia invertendo as pontas preta e vermelha. Se marcar algo no aparelho em qualquer posição dessas indica que tem curto nos diodos retificadores, a peça já era.

Ivan RJ
06-10-13, 18:50
Positivo Magrão, é que o teste na bateria é mais fácil de explicar.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone
06-10-13, 22:09
Agora me veio uma dúvida, no retificador da Yes entram 3 fios igual motos maiores? Se sim, provavelmente é um retificador de onda completa, ao contrário das demais motos pequenas que é de meia onda, deve ser por isso que a parte elétrica dela é assim parrudo.

Voltando ao assunto, pode ser que o retificador com problemas que tenha torrado o estator. Veja aresistência na saída do estator e veja se é igual na entrada do retificador, se for diferente tem algo errado na fiação. Se for igual e não carregar certo a bateria é no retificador mesmo

magrao tk
07-10-13, 09:35
É um regulador trifásico, no estilo desse aqui, ao menos a parte de retificação, a que estabiliza pode ser diferente.
https://lh4.googleusercontent.com/-Gy4kzQaeICQ/Uj3xsxWCXZI/AAAAAAAAAj4/MhdaE2mMkP4/w538-h291-no/regulador.GIF
Por isso que dei tambem a dica de medir antes de por na moto, que se caso for um curto na entrada evita de por a funcionar o estator novo ligado na peça em curto. Mas os 2 testes valem, um complementa o outro. O que eu indiquei é um teste de curto, e o do Ivan certifica que ele está realmente funcionando.

jmn83
07-10-13, 22:51
Opa fala pessoal, tudo certo?

Seguindo as dicas de todos testei meu retificador antes de por o "novo" sistema eletrico para funcionar, e parece que está tudo Ok!

Agora a Yes esta recarregando de novo até um pouquinho demais, fui para o serviço hoje que fica uns 40 km de casa assim que voltei desliguei o farol e com ela ainda ligada medi na bateria e tava dando 15 volts.

Como leigo com todas as lampadas e farois desligados depois de rodar 40 km achei aceitavel.

Essa medição é aceitavel ou esta muito acima já? (sinceramente não me lembro quanto media quando ela era nova).

Muito obrigado a todos pelas respostas!!