PDA

Ver Versão Completa : E a XTZ não pegou mais....



Cachorro
06-10-13, 21:17
A situação é a seguinte galera: a motinho é uma XTZ125 2003 com partida elétrica depenada que eu uso só pra trilha.

A carburação tá legal, gasolina boa, bateria OK, mas quando aperto start só faz o téc do relé de partida e não pega. Fiquei insistindo um pouco e quando deixei o start apertado o relezinho ficou grudado fazendo um teletetéc alucinado!

Normalmente, mesmo segurando o start o relé deveria bater só uma vez, correto?

Poderia ser ele o vilão da história?

Se puderem ajudar aí, tô pensando em comprar um relezinho amanhã mas não queira jogar dinheiro fora.

Abs,

dbastos
06-10-13, 21:36
Cara tem certeza que a bateria ta boa? por as vezes agente mede e a tensão e bate certinha ai agente pensa que esta boa, mas quando da a partida a tensão cai demais e não consegue girar o motor de arranque.

Pode ser o rele ruim ou então algum curto. O conector do motor de arranque ta bem fixado?

Sei que é meio vago, daqui a pouco os caras que manjam aparecem ai.

Cachorro
06-10-13, 21:55
Cara, a bateria tá boa sim. Eu tenho carregador, deixei carregando umas horas e tentei inclusive dar partida com o carregador conectado, mas o resultado foi o mesmo téc de sempre.

Abs,

icarooo
07-10-13, 01:17
relê de partida ou motor de arranque preso, na minha xtz aconteceu isso a alguns dias, mas o problema eram os terminais, limpei, passei um desengripante e o sintoma desapareceu, motoca ta ligando perfeita

Carlos Henrique
07-10-13, 09:02
Tenta dar tranco, se pegar vc sabe que o problema é no motor de partida e/ou bateria.. Se não pegar pode ser outras coisas como vela, cabo de vela, carburação, etc..

augustothalison
07-10-13, 09:35
esse barulho tec, parece ser a escovinha do motor de partida...

pedromartins
07-10-13, 13:20
Tentou dar a partida com o carregador conectado? Ta dodho pra queimar o retificador.

esse barulho é sintoma de bateria ruim ou escova do motor de arranque ruim, se trocar os dois e nao resolver voce deve ter queimado o estador.

Rafael WF
07-10-13, 13:39
Pega um cabo de martelo de madeira e da umas batidas na parte de trás do motor de arranque, faz isso tbm enquanto tiver dando o "start", se ela pegar é as escovas do arranque que terminaram.
Segurando o start ele deve bater uma vez só, mas se insistir muito a bateria se entrega e começa o tectectec alucinado.

halvaro
07-10-13, 14:17
Pega um cabo de martelo de madeira e da umas batidas na parte de trás do motor de arranque, faz isso tbm enquanto tiver dando o "start", se ela pegar é as escovas do arranque que terminaram.
Segurando o start ele deve bater uma vez só, mas se insistir muito a bateria se entrega e começa o tectectec alucinado.

bem pensado, eu tive um carro velho que tinha que fazer isso as vezes pra pegar, tinha um lance la (chamavam bendix) que travava, dava umas batidas e ia, com o tempo
tive que trocar o arranque

Rafael WF
07-10-13, 14:28
bem pensado, eu tive um carro velho que tinha que fazer isso as vezes pra pegar, tinha um lance la (chamavam bendix) que travava, dava umas batidas e ia, com o tempo
tive que trocar o arranque
É em carros o motor de arranque tem esse complemento pra ele não fica em contato com o volante do motor o tempo todo e não gastar as escovas em uma semana, mas nas motos esse esquema é dentro do motor, e bem diferenciado.
Mas o bendix trava por falta de lubrificação mesmo, ou desgaste.

Cachorro
07-10-13, 20:28
Funcionou!!!

Tirei fora o rele e passei bastante desengripante pra limpar, mas nao adiantou.

Joguei lomba abaixo e pegou, dei umas voltas acelerando forte pra "desengasopar" mas depois que desliguei nao pegou mais.

E ai, troco o rele amanha?

Abs,

Irmão
07-10-13, 22:49
Desengripante na elétrica? hummm :shock: tá querendo é botar fogo na moto é?
Isso é altamente inflamável. mas ainda acho q o problema seja as escovas.

emerson merighi
08-10-13, 03:00
ja aconteceu comigo e o problema era o carvao do motor de arranque gasto, e por causa do tamanho curto do carvao, a mola nao conseguia impor pressao suficiente pra um bom contato...

magrao tk
08-10-13, 09:26
Troca as escovas desse alternador logo! hehehe

Cachorro
08-10-13, 23:00
Troca as escovas desse alternador logo! hehehe

Alternador? Tu quis dizer motor de arranque, né?

Tirei fora o motorzinho hoje mas não tive tempo de desmontá-lo ainda... liguei pra loja e só tem as escovas da YBR. Será que é a mesma da XTZ?

E pra trocar é tranquilo? Nunca abri o motor de partida, mas tô pensando em começar por ali pois é barato (10 pilas o par de escovas da Y).

Abs,

magrao tk
09-10-13, 01:01
Alternador? Tu quis dizer motor de arranque, né?

Tirei fora o motorzinho hoje mas não tive tempo de desmontá-lo ainda... liguei pra loja e só tem as escovas da YBR. Será que é a mesma da XTZ?

E pra trocar é tranquilo? Nunca abri o motor de partida, mas tô pensando em começar por ali pois é barato (10 pilas o par de escovas da Y).

Abs,
Putz!!! da onde fui tirar um alternador? hahaha!!!

Rafael WF
09-10-13, 01:38
Alternador? Tu quis dizer motor de arranque, né?

Tirei fora o motorzinho hoje mas não tive tempo de desmontá-lo ainda... liguei pra loja e só tem as escovas da YBR. Será que é a mesma da XTZ?

E pra trocar é tranquilo? Nunca abri o motor de partida, mas tô pensando em começar por ali pois é barato (10 pilas o par de escovas da Y).

Abs,
Se quiser deixa ele comigo eu faço pra ti sem custo nenhum kkkk
Só me trás as escovas, ou eu mesmo consigo a certa nos guris aqui da volta.

- - - Updated - - -

O arranque da xtz e da ybr 125 são os mesmos.

matheus loyo
09-10-13, 21:06
verificou se os cabo da bateria estavam bem apertados ??

dbastos
11-10-13, 20:01
E ai cara, resolveu? To curioso, foi o rele mesmo?

Cachorro
12-10-13, 23:07
Hoje desmontei o motor de partida dela só pra ver como estava a aparência das escovas. Aparentemente tudo OK, mas essa semana vou comprar um parzinho novo e trocar. Se não adiantar vou pro relé.

Com a moto é só pra trilha e eu tenho andado pouco não tô com muita urgência eheheh

Abs,