PDA

Ver Versão Completa : Motinho ou motinha; moto ou mota; "a moto" ou "o moto"?



prp.prp
16-10-13, 21:59
Alguém sabe galera, as regras do bom português?

Em Portugal eu sei que falam diferente de nós, é certo?

crazydaniel
16-10-13, 22:01
A moto, a motocicleta, a motoneta etc. São substantivos femininos.

hbrasil
16-10-13, 22:14
Boa. Assim como é a foto, a fotinha (fotografia).

Edim silva
16-10-13, 22:33
tenho duvida sobre o diminutivo: motinha ou motinho! eu escrevo "a motinha", acredito q esteja errado já q "o computador condena" a ortografia .... mas, somente na internet faço uso de algumas expressões incorretamente!

hbrasil
16-10-13, 22:43
Você tem razão. O diminutivo de moto é motinho. E o de foto é fotinho.

Pelo menos é o que diz o prof. Pasquale:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0406200902.htm

Motaro
16-10-13, 23:41
A diferença se dá pelo fato de no Brasil chamarmos os veículos de "motocicletas", portanto tudo que se refere a este veículo será no feminino, pois "moto" é a forma contraída e simplificada de "motocicleta".

Em Portugal o substantivo utilizado para denominar o veículo é "motociclo", portanto um susbtantivo masculino, exigindo artigo também masculino: "o motociclo". Creio eu que eles estejam modificando isso aos poucos, já adotando motocicleta também, como nós.

Já ouvi dizer que em alguns locais também se chama "mota".

crazydaniel
16-10-13, 23:55
Você tem razão. O diminutivo de moto é motinho. E o de foto é fotinho.

Pelo menos é o que diz o prof. Pasquale:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0406200902.htm
Hum, interessante. Então o diminutivo de "a moto" é "a motinha" porque moto é substantivo feminino terminado em "o".

hbrasil
17-10-13, 00:01
Hum, interessante. Então o diminutivo de "a moto" é "a motinha" porque moto é substantivo feminino terminado em "o".

Ao contrário. O fato de ser um substantivo feminino não muda o terminativo. Assim, o correto é "pilotei a moto. O motinho anda muito".

Pelo menos foi o que eu entendi do texto, ao contrário do que eu sempre pensei.

crazydaniel
17-10-13, 00:38
Ao contrário. O fato de ser um substantivo feminino não muda o terminativo. Assim, o correto é "pilotei a moto. O motinho anda muito".

Pelo menos foi o que eu entendi do texto, ao contrário do que eu sempre pensei.
Fui ler o texto de novo e vi que me enganei, mas não é como você tá falando também rs. O diminutivo de moto é motinho, mas continua sendo um substantivo feminino, logo "a motinho". Ou, corrigindo o seu exemplo: "Pilotei a moto. A motinho anda muito."

hbrasil
17-10-13, 01:07
Fui ler o texto de novo e vi que me enganei, mas não é como você tá falando também rs. O diminutivo de moto é motinho, mas continua sendo um substantivo feminino, logo "a motinho". Ou, corrigindo o seu exemplo: "Pilotei a moto. A motinho anda muito."

Isso mesmo. Perfeito.

Meirim
17-10-13, 07:09
Muito interessante, acredito que mais se 90% das pessoas se referem como a motinha. A analogia usada com tribo - Tribinho foi perfeita.

Vailson_Silva
17-10-13, 09:34
A motinho anda muito????? Nossa que coisa feia de se falar, mas se ta certo fazer o que, mas vai ser bem difícil essa cultura pegar...

hbrasil
17-10-13, 10:24
Temos que processar a "dança da motinha! As popozuda perde a linha!" Kkkkkkk

prp.prp
17-10-13, 11:01
Caramba, o pessoal aqui manja dos paranauês. rsrs

A motinho é feio pra garai.

Limabl
17-10-13, 12:54
Motinho ou motinha são referência carinhosas ou preconceituosa depende do assunto, Mota é erro de português e Moto ou motocicletas a pronuncia correta.Bom,pelo mesmo é assim que eu penso !!

Defeacer
17-10-13, 13:24
O CTB diz que não existe moto.

Existe Motocicleta, Motoneta, Monociclo ou Scooter.

Moto é abreviação, de certa forma já tá errado, então tanto faz moto, motinha, motinho, motona, motão.

halvaro
17-10-13, 13:55
Motinho ou motinha são referência carinhosas ou preconceituosa depende do assunto, Mota é erro de português e Moto ou motocicletas a pronuncia correta.Bom,pelo mesmo é assim que eu penso !!

Com certeza, ta aprendendo

- - - Updated - - -


O CTB diz que não existe moto.

Existe Motocicleta, Motoneta, Monociclo ou Scooter.

Moto é abreviação, de certa forma já tá errado, então tanto faz moto, motinha, motinho, motona, motão.

CBT é uma lei, não tem nada a ver com lingua portuguesa, se olhar no dicionário existe a palavra moto sim, definida como abreviatura de motocicleta,
portanto não está errado. E o diminutivo é motinho, "uma motinho"

hbrasil
17-10-13, 15:29
Para o halvaro, é "uma hondinho".

Desculpe a brincadeira.

halvaro
17-10-13, 15:33
Para o halvaro, é "uma hondinho".

Desculpe a brincadeira.

Aí não né, aí é "uma" Hondinha, kkkkkk

Defeacer
17-10-13, 16:08
Justamente, moto eh abreviacao de MotoCICLETA. Mas nao eh de motoneta, scooter e ciclomotor.

Eu disse estar errado, porque a gente chama qualquer coisa que tenha duas rodas e um motor a combustao interna de moto. Seja scooter, motoneta, ciclomotor. Sendo assim tanto faz o termo usado.

halvaro
17-10-13, 16:15
Justamente, moto eh abreviacao de MotoCICLETA. Mas nao eh de motoneta, scooter e ciclomotor.

Eu disse estar errado, porque a gente chama qualquer coisa que tenha duas rodas e um motor a combustao interna de moto. Seja scooter, motoneta, ciclomotor. Sendo assim tanto faz o termo usado.

Sim, essa generalização existe mesmo, mas o povão não sabe diferenciar mesmo, mas de qualquer forma diminutivo de moto é motinho e não motinha

Enfim, pouco importa mesmo isso, para nós aqui são pequenas notáveis

abs

prp.prp
17-10-13, 20:19
Se é uma abreviação não pode ter diminutivo.

- - - Updated - - -

Segundo o aurélio Moto não é abreviatura de motocicleta, moto é substantivo masculino e não tem nada a ver com motocicleta. É meio que sinônimo de movimento.

Então moto, mota, motinho, motinha no sentido de motocicleta, tá tudo errado.

Moto=movimento, giro.
Mota= Aterro que se faz à borda dos rios para proteger de alguma inundação as terras próximas

dbastos
17-10-13, 20:47
Para o halvaro, é "uma hondinho".

Desculpe a brincadeira.

Ri alto aqui, kkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpe Halvaro mas não tinha como não rir! rs

Cara eu tinha uma professora de português que responderia isso ai, a mulé manjava demais e era bem chata, mas tão chata que se alguém falasse que o "a é acreseado" ela pirava e corrigia na hora, "o certo é A com acento indicativo de crase!!!!" kkkkkkkkkkkkkkk

Diego Gonzo
18-10-13, 12:47
meu deus, essa é a discussão mais incrivelmente inutil que ja vi...e chegamos a 2 paginas

crazydaniel
18-10-13, 13:02
meu deus, essa é a discussão mais incrivelmente inutil que ja vi...e chegamos a 2 paginas
Cara, isso é muito relativo. Se chegou a duas páginas é porque as pessoas se interessaram e comentaram. Se você acha inútil, não comente.

Limabl
18-10-13, 13:07
meu deus, essa é a discussão mais incrivelmente inutil que ja vi...e chegamos a 2 paginasKKK pencei o mesmo,tem muito tópico interessante aqui com dicas, mecânica ou coisa do tipo que mau passa de uma pagina,mas quando o negócio é flodar a coisa rende em um piscar de olhos rsrsrs!!!

hbrasil
18-10-13, 14:44
Eu discordo. Acho a discussão absolutamente saudável.

dbastos
18-10-13, 16:02
Eu discordo. Acho a discussão absolutamente saudável.

Concordo com você, até por que o tópico esta numa área chamada "Área de Debate", mas também poderia esta no "Boteco da Esquina". O tópico pode não ter a ver diretamente com mecânica e duvidas técnicas sobre motos, mas fica como curiosidade.

E é incrivel como sempre em tópicos que fluem bem, independente do tema, tem alguém pra desvirtuar, pra dizer que é inutil, ou então pra dizer que a marca não presta. Tem usuário que chega a ser xato e repetitivo...

Acho bem simples de resolver essa situação:

Opção 01: Não gostou do tópico, achou inútil, que não tem a ver com o fórum? Não poste! não comente! se achar que o tópico não deveria esta ali denuncie a moderação! e finalmente procure um tópico do seu interesse e poste algo útil lá! Já quem temos tantos por aqui.

Opção 02: Gostou e quer participar do tópico? Fica a vontade, poste e participe, desde que não seja pra avacalhar nem disvirtuar!

Acho que dessa forma todo mundo ganha e fica evitando briguinha.

Eu ein, povo que já gosta de arrumar confusão sem necessidade.

Kirisute Gomen
19-10-13, 21:55
Eu discordo. Acho a discussão absolutamente saudável.
tb concordo com voce. Se chegou a 2 paginas o assunto ta rendendo ué.

Diego.fcs
21-10-13, 14:45
Aqui se fala "a moto", "a motinha". Já que é A motocicleta, não vejo motivos de falar motinho, ficaria tipo "a motinho"?

jatobá
21-10-13, 15:16
Eu chamo carinhosamente de "motóca". rss

crazydaniel
22-10-13, 00:02
Aqui se fala "a moto", "a motinha". Já que é A motocicleta, não vejo motivos de falar motinho, ficaria tipo "a motinho"?
Exatamente, Diego. Do mesmo jeito que "a tribo" fica "a tribinho" e "a foto" fica "a fotinho", "a moto" fica "a motinho". A motinho. Sei que é meio estranho, mas quando acostuma a falar fica tranquilo hehe.