PDA

Ver Versão Completa : Desentortar o estribo



crazydaniel
02-11-13, 20:13
Boa noite, pessoal.
O caso é o seguinte: há umas duas semanas eu levei o meu primeiro tombo de moto. Algum caminhão *** derramou uma quantidade absurda de óleo numa curva. Como eu já tava achando estranho, reduzi a velocidade (30~40 Km/h), mas caí de qualquer jeito.
O problema é que o estribo do lado direito ficou meio torto pra cima e pra trás. Eu não sabia que o estribo é uma peça única que tem os dois apoios para os pés:
http://bimg2.mlstatic.com/estribo-c-borracha-titan125-titan150-fan125-150-150mix_MLB-F-3764206722_022013.jpg

Daí eu estava pensando em mandar desentortar. Fui a um mecânico e ele me avisou que o estribo é preso direto no bloco do motor e que se ele desentortasse podia quebrar o motor. Então será que dá pra eu tirar o estribo e mandar alguém desentortar, fora da moto? O que vocês acham? Compensa? Ou pode dar algum problema?
P.S.: Minha moto é a Titan mix.

Dilly
02-11-13, 21:24
Bah, estou com o mesmo problema, está dificil de conseguir alguem que desentorte, e pior ainda de conseguir um novo pra minha WEB. Pra Biz e outras motonetas custa em média R$30 um novo..

prp.prp
02-11-13, 21:51
Quando eu cai com a minha eu mesmo desentortei, meti uma chave nele e pus uma força absurda, voltou pro lugar. Isso já faz uns 10 anos.

Pensando bem agora acho que não faria novamente, o risco de zuar o motor é grande.

Agora vc pode tirá-lo, e levar em uma marcenaria que eles desentortam na hora, de boa, é muito fácil.

crazydaniel
02-11-13, 22:35
Quando eu cai com a minha eu mesmo desentortei, meti uma chave nele e pus uma força absurda, voltou pro lugar. Isso já faz uns 10 anos.

Pensando bem agora acho que não faria novamente, o risco de zuar o motor é grande.

Agora vc pode tirá-lo, e levar em uma marcenaria que eles desentortam na hora, de boa, é muito fácil.
Acho que vou fazer isso mesmo, prp.prp. Mas será que não tem risco de quebrar a peça ou deixá-la frágil?

_PACHECO
03-11-13, 10:08
Rapaz ja aconteceu comigo, eu resolvi na martelada, que se dane....

somniu
03-11-13, 10:45
Boa noite, pessoal.
O caso é o seguinte: há umas duas semanas eu levei o meu primeiro tombo de moto. Algum caminhão *** derramou uma quantidade absurda de óleo numa curva. Como eu já tava achando estranho, reduzi a velocidade (30~40 Km/h), mas caí de qualquer jeito.
O problema é que o estribo do lado direito ficou meio torto pra cima e pra trás. Eu não sabia que o estribo é uma peça única que tem os dois apoios para os pés:


Daí eu estava pensando em mandar desentortar. Fui a um mecânico e ele me avisou que o estribo é preso direto no bloco do motor e que se ele desentortasse podia quebrar o motor. Então será que dá pra eu tirar o estribo e mandar alguém desentortar, fora da moto? O que vocês acham? Compensa? Ou pode dar algum problema?
P.S.: Minha moto é a Titan mix.

cara.. uma vez escorreguei em um morro de paralelepípedo.. tombo besta, mais entorto o estribo tbm.. eu e meu tio.. tiramos a borracha do apoio do pé, pegamos um cano de ferro com mais ou menos 1,5m. Colocamos estribo dentro do cano (preso a moto).. e fomos forçando ate voltar o lugar de origem.. não levo 10 min e olha que tava bem torto. Se vc tiver uma morsa boa da pra fazer tbm. Mais se quiser trocar não é muito caro e nem muito difícil de trocar..

irai
03-11-13, 10:48
Para desentorta-lo, com certeza o ideal é desmontar a peça e trabalhar com ele fora da moto, caso contrario há o risco de acabar entortando o quadro ou mesmo danificar o motor.

Não sei de que material é o estribo da tua moto, alguns estribos tem maior tendência a quebrar e não entortar, nesse caso, tentar desentorta-lo pode enfraquecer demais o material.

De qualquer forma, eu sou cabreiro de ficar desentortando peças, além de provavelmente ficar mais frágil que o ideal, muitas vezes não fica 100% retinho. Essa não é uma peça cara, eu já botaria uma nova.

crazydaniel
03-11-13, 12:38
Valeu pelas dicas, galera. Vou tirar o estribo e mandar desentortar e depois conto como ficou aqui. Se não ficar bom compro um novo.

Kirisute Gomen
03-11-13, 16:02
quando cai com a minha entortou tb.
Eu mesmo desentortei sem tira-lo. Tirei a borracha do lado que entortou, peguei uma barra de cano de aço de cerca de meio metro (quanto maior menos força voce vai fazer) "vesti" por cima do estribo e fui forçando ate coloca-lo na posição certa.
Mas cuidado, se o estribo for "oco" por dentro e estiver muito torto ele pode partir, ai ja era, tem q trocar mesmo.

FELIPEOLIVEIRA
04-11-13, 07:56
Fala parceirinho,
boom você poderia tirar ele da moto e aquecer um pouco com um maçarico pra ficar mais facil ainda desentorar,dps compre um spray de boa qualidade lixe-o no luga que aqueceu e pinte novamente dando umas 2 mão.

melhor doque tentar fazer na força e correr o risco de vc trincar ele e não perceber,


boa sorte manolo

nando correa
04-11-13, 09:04
senao quebrou o bloco do motor pra entortar, entao é possivelo desentortar sem quebrar.. ele nao quis é assumir o risco (que é uma decisao ponderável)..

cara.. pega uma marreta de borracha de 3kg e vai batendo com calma q volta.. mas com calma!! pode ser q seja preciso dar umas 200 batidas.. nao tem problema!! mas dá sim!!

Vailson_Silva
04-11-13, 09:29
Cai de minha moto semana passada, e entortou o estribo. Desentortei metendo uma tora de madeira até a posição certa...Olhado pelo lado do "danificar o motor" eu realmente não faço mais isso...Pode ser muito prejudicial a moto...Mas fiz assim e deu certo... :D

crazydaniel
05-11-13, 21:57
senao quebrou o bloco do motor pra entortar, entao é possivelo desentortar sem quebrar.. ele nao quis é assumir o risco (que é uma decisao ponderável)..

cara.. pega uma marreta de borracha de 3kg e vai batendo com calma q volta.. mas com calma!! pode ser q seja preciso dar umas 200 batidas.. nao tem problema!! mas dá sim!!
Não sei, viu, nando. Até porque essa parte do bloco fica em baixo. E o estribo entortou pra cima. Acho que desentortando tem mais risco do que entortando. Não sei se consegui explicar bem.

Plaza_Rj
05-11-13, 22:53
Na minha yes desentortei com um cano fino e comprido , puxando pro lado certo com calma mas firmemente, volta mole pro lugar , quanto ao risco de rachar o bloco , acho muito improvável , na oficina onde trabalhei sempre foi feito desta forma e nunca houve problema .