PDA

Ver Versão Completa : Cavas no Pistao?



Razr
14-11-13, 23:16
Eu aqui denovo com minhas dúvidas. Seguinte, comprei um comando preparado de um amigo, ele usava na moto dele, e me disseram q tem q fazer cavas na cabeça do pistao para ele nao pegar nas válvulas. É vdd isso?
O comando foi preparado na Gemoto, Creio q seja o Famoso MF65.
Entao, preciso fazer as cavas ou da pra rodar Sossegado com o pistao normal?

chriskopsch
15-11-13, 00:52
Depende o comando precisa fazer sim....

emerson merighi
15-11-13, 01:54
ihh...se tem que abrir espaco no pistao e sinal que essas modificacoes comprimem mais a mistura aumentando a taxa de compressao...aumentando tambem a forca da explossao e consequentemente aumentando a potencia.....isso, aliado a diminuicao da resistenciam mecanica causada pela cava do pistao e a receita certa da pouca durabilidade e facilidade de quebrar o pistao....
e se isso acontecer, sai estragando tudo dentro...o prejuizo e grande!

dbastos
15-11-13, 07:36
Acho que é o tipo de componente que não se deve comprar usado... ainda mais que vc nem sabe ao certo informações sobre ele.

Como o chriskopsch (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=14994) falou, a depender do comando vai ter que fazer sim. E como o emerson merighi (http://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=29784) também falou, a durabilidade do motor pode ir pro espaço e vai tomar um bom preju.

EU em seu lugar não instalaria isso não, tentava desfazer ou passar esse comando.Minha opinião.

Isac-RJ
15-11-13, 08:55
Comando não aumenta a taxa de compressão,e fazendo as cavas no pistão,a taxa de compressão vai diminuir,mesmo que pouco mas vai.
Se essas modificações valem a pena ou não,não sei.

Limabl
15-11-13, 10:54
Comando não aumenta a taxa de compressão,e fazendo as cavas no pistão,a taxa de compressão vai diminuir,mesmo que pouco mas vai.
Se essas modificações valem a pena ou não,não sei.O comando implica sim na taxa do motor principalmente na faixa rpm útil de sua atuação , se o mesmo aumenta o preenchimento volumétrico do motor obviamente ela aumenta a taxa,vale lembrar que a taxa estática de compressão muda com a temperaturas tamanho do bura, enquadramento do comando de válvulas,fluxo do cabeçote e etc..

Crio que se for preciso fazer as cavas será coisa de 1mm no máximo,mas temos que saber quanto de levante é o comando geralmente os comando de fabrica deixa as válvulas com ,050~1mm do pistão !!!

Stone
15-11-13, 11:16
Comando não muda a taxa estática do motor, o que pode mudar é a taxa dinâmica pois ele vai encher mais o motor.
Se precisa fazer cavas ou não sem conhecer o comando só se fazer alguns testes.
Ao invés de fazer as cavas você pode afundar as sedes. Eu prefiro fazer da segunda maneira

Limabl
15-11-13, 12:58
Comando não muda a taxa estática do motor, o que pode mudar é a taxa dinâmica pois ele vai encher mais o motor.
Se precisa fazer cavas ou não sem conhecer o comando só se fazer alguns testes.
Ao invés de fazer as cavas você pode afundar as sedes. Eu prefiro fazer da segunda maneiraRsrsrs é isso mesmo a taxa estática não conta com as variações de compressão , densidade do ar e combustível graduação e etc...obrigado pela correição stone abs...

Razr
15-11-13, 17:42
Obrigado a Todos pelas respostas, mas ja depositei o $ do comando, entao vamo instalar o bicho na motoca.


Comando não muda a taxa estática do motor, o que pode mudar é a taxa dinâmica pois ele vai encher mais o motor.
Se precisa fazer cavas ou não sem conhecer o comando só se fazer alguns testes.
Ao invés de fazer as cavas você pode afundar as sedes. Eu prefiro fazer da segunda maneira

E quais testes seriam esses Stone? Tem como eu mesmo fazer? Tem como eu saber a graduaçao e outras informaçoes sobre o comando com ele em maos?
Desculpe, sou bem leigo, mas afundando as sedes as valvulas abrem menos?

Stone
15-11-13, 19:47
Elas abrem o mesmo tanto. Pesquise no youtube que tem tutoriais de como medir o comando

Razr
15-11-13, 20:00
Elas abrem o mesmo tanto. Pesquise no youtube que tem tutoriais de como medir o comando
Pesquisei e achei quase nada, acho q o vídeo do tutorial nao está mais disponível, só encontrei um cara medindo comando de carro com um sensor da suiça acho. O cara q usava o comando, disse q nao flutuou valvula nem nada, só deu problema no pistao \:
O jeito vai ser colocar o comando e tentar a sorte né \:

Stone
16-11-13, 09:51
Mas nem que não tenha no youtube, tem em outros sites, só procurar que acha. Podes procurar para comando de carro caso não ache de moto, é a mesma coisa

Razr
16-11-13, 12:52
Mas nem que não tenha no youtube, tem em outros sites, só procurar que acha. Podes procurar para comando de carro caso não ache de moto, é a mesma coisa
Bom, encontrei vários artigos dizendo sobre levante e graduaçao dos comandos, mas pra medir mesmo tem q ter um tal micrometro.
Vou ver com o cara q comprei, pra ver se ele consegue informaçoes sobre o comando, ou falar pro meu mecanico afundar a sede de valvulas. Muito obrigado pela atençao. abraços.

Limabl
16-11-13, 13:03
Mas nem que não tenha no youtube, tem em outros sites, só procurar que acha. Podes procurar para comando de carro caso não ache de moto, é a mesma coisaEu costumo usar macinha para medir a distância da valvula aberta com o comando original,depois eu meço o lift do comando preparado e comparo com a distância das valvulas medida com o comando original dai da pra ver se precisa abrir cavas ou não !!

Mas este procedimento requer a abertura do cabeçote !!

Stone
16-11-13, 14:11
Também faço assim lima, mas eu já media com massinha com o comando preparado.
Se medir com o original o valor serve pra qualquer motor daquele tipo?
Tipo mede uma vez, marca em algum lugar e depois não precisa mais medir para aquele tipo de motor

Limabl
17-11-13, 19:50
Também faço assim lima, mas eu já media com massinha com o comando preparado.
Se medir com o original o valor serve pra qualquer motor daquele tipo?
Tipo mede uma vez, marca em algum lugar e depois não precisa mais medir para aquele tipo de motorTô ligado rsrs...

Mas faz tempo que fiz isso nesse motor e acabei me esquecendo,por aqui sai muito é motor de tw e tornado para preparação !!

Stone
17-11-13, 20:03
Aqui já o forte é CRF 230, galera gosta de destruir esses motorzinhos, principalmente o câmbio uhauhauhhu

Limabl
17-11-13, 22:58
Aqui já o forte é CRF 230, galera gosta de destruir esses motorzinhos, principalmente o câmbio uhauhauhhuAqui CRF230 é sinônimo de mão mão de corda rsrsr...muitos venderão sua crfs e compraram tornados e colocaram kit 300,valvulas emuladoras na suspenção guidão fat bar,aeroquip,discos Wave dianteira,pedaleiras,coroas de alumínio,tiram todos os suportes desnecessários etc...

E convenhamos tornado é muito mais moto que crf230,em chassis,motor e suspenção só perdendo um pouco no quesito peso,mas da pra deixa com uns 118~120kg com uns 30cv mole mole !!