PDA

Ver Versão Completa : Pneu de custon colocado numa sport/ turing....duvidas...



emerson merighi
17-11-13, 15:25
bom, o pneu pilot road 3 colocado na gsx1300r so durou 13000 km... estou cansado dessa durabilidade ruim...
pensando numa maior durabilidade, coloquei um pneu michelim commander II na trazeira da moto, indo de confronto as especificacoes exigidas...
esse pneu tem classificacao 78V, onde o indice de carga 78 aceita 450kg feito para custons pesadas, e o indice de velocidade V e de apenas 240 km/h...
gostaria de saber se alguem sabe do coeficiente de seguranca adotados na fabricacao desses pneus, e se ,colocado uma moto bem mais leve ( que e o caso) a utilizacao do pneu possa ser feita em velocidades maiores...
fui na rodovia e fiz o teste com 260 km/h medidos em GPS..ficou tudo numa boa, mas tive medo de ir alem....vai que estoura!
esse pneu e bem duro..em testes independentes rodou 40000 km em uma electra glide....tambem acho que no molhado esse pneu deve ser um sabao...ainda nao sei....alguem sabe sobre isso?

chiccoli
17-11-13, 18:01
a rotação do pneu é limitada pelo peso da estrutura dele. qt mais pesado, maior a força centrifuga gerada e mais fácil de estourar a determinada rotação, ou velocidade, como quiser entender.
ja assistiu "Desafiando limites" ? contando a história do Burt Munro, tem uma hora que ele corta um pneu velho pra reduzir o peso e poder girar mais e mais leve, assim forçando menos a estrutura.

emerson merighi
17-11-13, 18:25
bom saber...quer dizer que com o desgaste a tendencia e melhorar... mas nao da pra arriscar mais entao.......vou me dar por satisfeito com os 260 km/h aliado a uma longa vida...bem que eu estranhei...um pneu com malha de kevlar, mais resistente que as de aco e com indice de velocidade mais baixo...
mas quando a gente pega no pneu, da pra notar que ele e bem mais pesado que o pilot road3..a borracha e muito mais densa, dura...e a espessura do pneu maior..os sulcos tem quase o dobro da profundidade....vou procurar esse filme....

- - - Updated - - -

esses pneus ZZ ZR sao bem leves..deve ser borracha misturado com espuma ali...tambem nao duram nada...ja vi deles que se acabaram com meros 3000 km...
desse jeito o cara tem que ter rios de dinheiro so pra comprar pneu...

- - - Updated - - -

mas minhas perguntas sobre os coeficientes de seguranca de velocidade na fabricacao do pneu , e o nivel de aderencia ainda persistem..se alguem souber, peco que me informe...li um relato de um motociclista que tomou um tombo subindo a serra do rastro numa harley electra glide com um desses commander II na trazeira...e preocupante...

chiccoli
17-11-13, 18:48
tudo depende de como vc pilota.., lembra do matrix que eu uso na twister e vc usa na GS, pra mim, ele é bom pra economia, e quando quero fazer umas graças eu esquento bem ele, e ainda dura 6 mil km, e um pirelli que eu usei no amaciamento do motor que é bem suave durou 4500, se fosse depois baixava pra 2500~3000km comigo. se vc não aqueceu bem um pneu pra ele grudar na curva, se forçar demais ele escorrega e vc vai embora.
como eu sei que o levorin ta bom pra entrar em curva? dou uma voltinha forçando ele.., na hora que eu tiver a uns 80, eu grudo no freio da frente, se ele travar, esta frio, se ele levantar a moto, esta bom. se vc for desatento e perder a sensibilidade da moto a qualquer momento, é chão. pirelli no pré-aquecimento ele ja faz isso, mas o limite de curva dele é bem superior. sport dragon a exemplo, foi um dos melhores que ja andei, michelin eu detestei.
o bom do pirelli é que ele gruda no chão a um nivel bem superior, porém o desgaste vai que vai. cada perfil de loucura que vc vai fazer pede um tipo de pneu e um comportamento diferente de pilotagem. mas acho melhor eu não entrar muito em detalhes

irai
17-11-13, 20:31
Estourar não estoura, mas penso que o limite de aderência pode ser um problema, é melhor não forçar demais nas curvas com esse pneu aí.

Overboost
17-11-13, 21:13
O que eu penso é que quanto mais rápido se anda, mais calor o pneu gera, e se a sua estrutura não resistir a essa temperatura, além se ele for mais pesado, gere também problemas devido ao seu maior peso, os resultados são imprevisíveis, mas nenhum bom.
Mas esse PR3 o povo diz que dura mais que isso, pode ser que sua tocada não seja tão touring...

Cachorro
17-11-13, 23:05
Emerson, 13 mil kms numa Hayabusa tá excelente!

O torque que essa moto tem é feio pra destruir pneus mesmo, se tu gosta de arrancar forte é isso que acontece. Outra coisa, o sol quente da Paraíba faz o asfalto derreter pneu que é uma beleza!

PR3 é um ótimo pneu, eu usava o PR2 na FZR1000 e achava um excelente custo x benefício.

Sinceramente, acho que tu fez cagada... esse pneu não é recomendado pra tua moto e tu sabe disso.

Eu não consegueria acelerar com vontade sem a consciência estar tranquila quanto à isso.

Não adianta, o brinquedo é caro e a manutenção também.

Abs,

Limabl
17-11-13, 23:17
O que eu penso é que quanto mais rápido se anda, mais calor o pneu gera, e se a sua estrutura não resistir a essa temperatura, além se ele for mais pesado, gere também problemas devido ao seu maior peso, os resultados são imprevisíveis, mas nenhum bom.
Mas esse PR3 o povo diz que dura mais que isso, pode ser que sua tocada não seja tão touring...Na verdade pneus não se aquecem em retas e sim são resfriados,os pneus só aquecem em curvas de alta,retomadas e frenagens,o problema de se usar um pneu de custon em uma esportiva é a força centrifuga que quanto mais rápido maior sera a fadiga da estrutura do pneus,pois pneus esportivos são leves e aderentes com pouca vida útil e com contrução radial sua lona é feita para resistir a força enorme em altas velocidade e não a peso e impactos pois seu papel é aderência....

Pneus não indicado para uma esportiva tem grandes chances de explodir em altas velocidades,alem de excederem em curvas fazendo a moto perder estabilidade em curvas de alta e média velocidade !!!

- - - Updated - - -


Emerson, 13 mil kms numa Hayabusa tá excelente!

O torque que essa moto tem é feio pra destruir pneus mesmo, se tu gosta de arrancar forte é isso que acontece. Outra coisa, o sol quente da Paraíba faz o asfalto derreter pneu que é uma beleza!

PR3 é um ótimo pneu, eu usava o PR2 na FZR1000 e achava um excelente custo x benefício.

Sinceramente, acho que tu fez cagada... esse pneu não é recomendado pra tua moto e tu sabe disso.

Eu não consegueria acelerar com vontade sem a consciência estar tranquila quanto à isso.

Não adianta, o brinquedo é caro e a manutenção também.

Abs,Pois é to vendo nego economizar em uma esportiva e isso só da merda,lembra da busa com pneu remoud explodindo,o resultado não pode ser muito deferente com um pneu não indicado para essa velocidade !!

- - - Updated - - -


bom, o pneu pilot road 3 colocado na gsx1300r so durou 13000 km... estou cansado dessa durabilidade ruim...
pensando numa maior durabilidade, coloquei um pneu michelim commander II na trazeira da moto, indo de confronto as especificacoes exigidas...
esse pneu tem classificacao 78V, onde o indice de carga 78 aceita 450kg feito para custons pesadas, e o indice de velocidade V e de apenas 240 km/h...
gostaria de saber se alguem sabe do coeficiente de seguranca adotados na fabricacao desses pneus, e se ,colocado uma moto bem mais leve ( que e o caso) a utilizacao do pneu possa ser feita em velocidades maiores...
fui na rodovia e fiz o teste com 260 km/h medidos em GPS..ficou tudo numa boa, mas tive medo de ir alem....vai que estoura!
esse pneu e bem duro..em testes independentes rodou 40000 km em uma electra glide....tambem acho que no molhado esse pneu deve ser um sabao...ainda nao sei....alguem sabe sobre isso?


A regra geral para pneus é a seguinte.

Pneu duro tem maior vida útil e menor aderência.

Pneus aderente tem borracha macia e menos vida útil.

E a resistência do pneu em com altas velocidades não tem nada a ver com o peso da moto e sim a rotação em que este pneu é submetido pois sua estrutura não suporta a força centrifuga em que o pneus sofre,pneus radiais são os que suporta maiores velocidades mas tem que ficar de olho na sua especificação e em que velocidade ele suporta !!!!

Overboost
17-11-13, 23:38
Pneu em reta aquece sim, não tanto quanto em curvas ou em forte tração/frenagem. ontem eu peguei um trecho de 200km em chuva, e fiz uma parada pra checar a corrente e o pneu estava quente, sei lá que temperatura, mas muito acima da ambiente e do asfalto, como em dia de sol forte mal conseguia colocar a mão nele de tão quente, e mais ainda depois de uma volta pela romeiros.

Agora realmente acho perigoso usar um pneu em uma moto que não esteja dentro dos padrões de performance da moto, ainda mais uma que chega nos 300km/h.

emerson merighi
18-11-13, 04:08
bom....
ja comprei, ja coloquei, ja usei...
agora e bola pra frente....se arrepender e pior, porque nao adianta mesmo..kkk...
paguei mais caro por esse pneu so pra ter uma durabilidade descente....foi exatos 1000,00 na pneu mix...poderia ter comprado outro pilot road3 por 750....
vou me contentar em ter esticadas rapidas de ate 260 km/h nas retas....minha velocidade de cruzeiro e 140 a 180, nao vejo problemas....
ttambem nao gosto de me arriscar...nas curvas esse pneu pode ser satisfatorio se nao forcar..no seco e claro...
agora no molhado, nao confio nem um pouquinho...vai ser 90 km/h nas retas e 70 km/h nas curvas....e olha que 70 km/h nessa moto e tipo quase parando....
eu so vou ficar muito p da vida mesmo se, depois dessas concessoes todas na maneira de pilotar...e depois de gastar mais...esse pneu nao durar pelo menos 35000 km...ja que a promessa e de 40000....

- - - Updated - - -

e torcer pra que o cachorro nao esteja com a razao sobre " acho que tu fez cagada"....

chiccoli
18-11-13, 13:34
se vc gosta de correr, tem a busa só pra tirar um pokim daquele suor impregnado de sebo que fica preso na alma durante a semana e que só sai com adrenalina pulsando das veias, sim!, vc fez cagada, agora se vc usa moto como meio de transporte, de 3 mil pra 40 mil tem uma boa diferença e vc fez um ótimo negócio.

jefferson.santiago
18-11-13, 13:59
Agora fico pensando, se esse pneu durar mais será porque ele realmente durou com suas características em uma esportiva ou porque você diminui a mão no acelerador com medo das consequências ? Se fosse o segundo caso usando o pneu antigo nessas mesmas condições de velocidade limitada etc o rendimento não aumentaria ?

mdorigon
18-11-13, 14:58
Acredito q até os 240 km/h vc esteja tranquilo...se vc vai passar disso com frequencia, ai amigo Emerson, fica dificil esperar algo dele. Qto a durabilidade, o que come pneu tb e arrancada e freadas, o anda e para. O torque de sua moto realmente não é brincadeira...se esse ai aguentar é um otimo começo, mas não parece que essa é a situação de uso que vc faz com a busa. Vou acompanhar os seus relatos aqui no futuro.

Cachorro
18-11-13, 15:44
eu so vou ficar muito p da vida mesmo se, depois dessas concessoes todas na maneira de pilotar...e depois de gastar mais...esse pneu nao durar pelo menos 35000 km...ja que a promessa e de 40000....

...e torcer pra que o cachorro nao esteja com a razao sobre " acho que tu fez cagada"....

Emerson, aposto milão contigo que esse pneu não dura mais que 15 mil kms na Busa!

Se durar bastante, com 10~12 mil kms já vai estar quadrado! Hayabusa tem torque demais, come pneu com farinha na arrancada!

De qualquer forma, boa sorte no teste!

Abs,

Schao.gs
18-11-13, 16:08
Emerson, aposto milão contigo que esse pneu não dura mais que 15 mil kms na Busa!

Se durar bastante, com 10~12 mil kms já vai estar quadrado! Hayabusa tem torque demais, come pneu com farinha na arrancada!

De qualquer forma, boa sorte no teste!

Abs,

Olha que tem testemunhas einh! eahhaehaehae

faloowww

emerson merighi
18-11-13, 17:36
eu nao vou apostar nao cachorro...vai que eu perco....mas ainda vou continuar torcendo pra vc estar errado porque, se o pneu rodou 40000 numabanheira pesada igual a electra glide, porque nao vai durar o mesmo na minha....eu nao sou fan de arrancadao...passo num quebra molas a30 km/h com a sexta marcha engatada e vou acelerando lentamente...se alta velocidade e 2% do tempo, arrancadao e um em cem....
acho tambem que a durabilidade do pneu nao sera afetada pela limtacao dos 250 km/h em relacao aos 300km que eu podia por antes....porque 98% do tempo meu rojao de tocada na estrada esta entre 120 e 170 km/h..abaixo dos 5000 rpm do motor....nas esticadas que e no maximo 2 % do tempo, ao inves de ir aos 300, paro nos 250...e acho que isso influencia muito pouco na vida util total

Limabl
18-11-13, 20:13
eu nao vou apostar nao cachorro...vai que eu perco....mas ainda vou continuar torcendo pra vc estar errado porque, se o pneu rodou 40000 numabanheira pesada igual a electra glide, porque nao vai durar o mesmo na minha....eu nao sou fan de arrancadao...passo num quebra molas a30 km/h com a sexta marcha engatada e vou acelerando lentamente...se alta velocidade e 2% do tempo, arrancadao e um em cem....
acho tambem que a durabilidade do pneu nao sera afetada pela limtacao dos 250 km/h em relacao aos 300km que eu podia por antes....porque 98% do tempo meu rojao de tocada na estrada esta entre 120 e 170 km/h..abaixo dos 5000 rpm do motor....nas esticadas que e no maximo 2 % do tempo, ao inves de ir aos 300, paro nos 250...e acho que isso influencia muito pouco na vida util totalJá percebi que vc tem um pouquinho de dificuldade em entender ou aceitar argumentos técnicos,creio que seja daqueles que quando acha que pau é pedra sai de baixo...

No mundo da física uma mera mudança de 10,20,30 km/h a mais pode ser a diferença entre um pneu estourado e um pneu inteiro, procura entender um pouquinho sobre força centrifuga, arraste e inércia,vc esta focado muito no peso da moto em comparação com uma custom,mas acredite esse é o ultimo dos problemas,sem contar a aparência nada agradável de vê um pneu de custom em uma sport.

É como vê pneu de bros em 150 sport fica horrível além de nada pratico,mas o principal motivo disso é grana mesmo ou dificuldade de encontrar o pneu adequado no mercado !!

mdorigon
18-11-13, 20:46
Mas Lima, ele tem uma aprencia bem legal...não é tão quadradão...

http://www.michelin.com.br/tudo-sobre-motos/pneu/Street-Media-Alta-cc/Commander-II.html


http://www.michelin.com.br/tudo-sobre-motos/pneu/Street-Media-Alta-cc/Commander-II.html

emerson merighi
19-11-13, 01:51
eu nao sou tao burro limabl.....estou cansado de saber que a forca cientrifuga e dada pela massa do pneu vezes a sua velocidade tangencial ao quadrado dividido pelo raio...
fica obvio que 10 ou 20 km /h a mais faz muita diferenca, pois essa variavel sofre aumento com o quadrado da velocidade....mas a carga sobre o pneu tambem influencia muito...a massa do pneu e maior que nos outros pneus racing pois a borracha tem mais do dobro da densidade que e o que da sua durabilidade...mas tambem maior peso...testei o pneu ate 260 km/h de gps e ele aguentou...me dou por satisfeito...
mas se eu soubesse o KS( coeficiente de seguranca) adotado no projeto da fabricacao, poderia determinar a velocidade tangencial do pneu com precisao atraves da formula matematica e ficar sabendo com certeza ate aonde o pneu aguenta a velocidade pelo projeto...
esse pneu nao e feio igual a maioria dos pneus custom...ficou bem bonito na hayabusa...

- - - Updated - - -

se tivesse como levantar a roda trazeira da busa, eu podia acelerar com a moto parada, so girando a roda traseira pra ver se aguenta 300 km/h..se estourar eu perco o pneu, mas nao morro...hehe..

nil_bad
19-11-13, 18:13
Um tanto perigoso essa mudança. Cada pneu no seu quadrado, lembro desse video e provável que o pneu não era o indicado pra hayabusa, visto que MUITOS querem economizar em itens de segurança importante.


http://www.youtube.com/watch?v=XBVmhUa8_uM

emerson merighi
19-11-13, 19:25
nil bad, minha intensao foi tentar achar um pneu com performance aceitavel e uma durabilidade bem maior..o pneu pilot sport3, indicado p hayabusa custa 750,00..esse que comprei custou 1000,00...nada a ver com economia na base da porcaria igual o povo geralmente faz...

Limabl
19-11-13, 20:47
- - - Updated - - -

se tivesse como levantar a roda trazeira da busa, eu podia acelerar com a moto parada, ..Cavalete traseiro talvez ????

nil_bad
19-11-13, 20:57
nil bad, minha intensao foi tentar achar um pneu com performance aceitavel e uma durabilidade bem maior..o pneu pilot sport3, indicado p hayabusa custa 750,00..esse que comprei custou 1000,00...nada a ver com economia na base da porcaria igual o povo geralmente faz...

Maior durabilidade que o PR2 e PR3 não existe pra essas motos.