PDA

Ver Versão Completa : Alongador de guidão



luis_sbo
24-11-13, 00:14
Tenho uma CB300 e to felizão com ela :D só que em viagens muito longas começa uma dorzinha nas costas, ja que eu sou alto (1,85M), se eu colocar um alongador de guidão tipo esse:

http://img2.mlstatic.com/alongador-de-guido-avtec-22mm-motocross-enduro-trilha_MLB-O-4268416712_052013.jpg


Sera que melhora? ou tem algum outro método pra isso?

Uso ela pra ir trampa e ir na facul a noite, da mais de 100KM por dia :sad:

DaniloSS7
24-11-13, 01:01
Não é melhor colocar um guidão mais alto?...

luis_sbo
24-11-13, 03:16
Não é melhor colocar um guidão mais alto?...


pra que? se eu colocar esse alongador o resultado não vai ser o mesmo? alem de ser mais barato é MUITO mais facil colocar ele, do que trocar o guidão inteiro, alem de poder voltar ao original facilmente se o resultado for ruim.


só queria saber se o enguer o guidão iria melhorar ou não o problema

jorgetfs
24-11-13, 04:29
achei aqui no forum o tutorial para fazer isso ai de forma "caseira"

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=5301

topico: http://www.pequenasnotaveis.net/showthread.php?t=30960

DaniloSS7
24-11-13, 08:23
Trocar guidão é meio chatinho mesmo, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças...Me parece que com esses alongadores não da pra aumentar muito a altura, e se aumentar muito fica até estranho ali. E dependendo da moto, se tu aumenta muito a altura do guidão, os cabos ficam curtos.
Talvez pra vc que roda muito, seria ideal uma moto mais confortável, tipo uma XRE 300.

Sobre os alongadores, o melhor é comprar um e fazer o teste pra ve se melhora.

luis_sbo
24-11-13, 16:50
eu ate pensei em comprar uma xre ou qualquer outra estilo off/on road.... mas acho feia pra caraio essas moto KKKKKK

prefiro os estilos street e naked =D
vou comprar o alongador pra ver no que da

irai
24-11-13, 19:40
Mas uma naked com guidão altão também fica estranho né? Acho que tudo é valido quando o objetivo é ergonomia, independente do visual, mas que uma naked com guidão baixinho, quase na altura da mesa, é mais agradavel visualmente, isso é.

Vais ter que fazer a experiência pra ver se os cabos não vão ficar curtos, tenta um raiser de uns 3cm, mais que isso com certeza vai precisar trocar cabos.

Vailson_Silva
25-11-13, 09:10
Prefiro mil vezes uma xre 300 doq uma cb 300, o conforto e estabilidade da xre é indiscutível...E na real eu não acho ela feia de jeito maneira..rs Mas a questão do guidão...Sem duvida que vai dar uma aliviada nas suas costas, mas a meu ver não vai demorar muito pra começar a doer de novo....Se a ideia é conforto vc escolheu errado a sua moto...

halvaro
25-11-13, 09:31
pra que? se eu colocar esse alongador o resultado não vai ser o mesmo? alem de ser mais barato é MUITO mais facil colocar ele, do que trocar o guidão inteiro, alem de poder voltar ao original facilmente se o resultado for ruim.


só queria saber se o enguer o guidão iria melhorar ou não o problema

Já que vc já sabe, compra , coloca e ve como fica, as vezes uma pequena erguida já melhora a posição de pilotar

- - - Updated - - -


Prefiro mil vezes uma xre 300 doq uma cb 300, o conforto e estabilidade da xre é indiscutível...E na real eu não acho ela feia de jeito maneira..rs Mas a questão do guidão...Sem duvida que vai dar uma aliviada nas suas costas, mas a meu ver não vai demorar muito pra começar a doer de novo....Se a ideia é conforto vc escolheu errado a sua moto...

Concordo, apesar de achar a CB300 mais bonita, a XRE é muito bonita tb, e bem mais confortável, não só no guidão mas pelas suspensões de elevado curso.

Bruno Rafael
25-11-13, 09:36
Tenho um com amortecedores na falcon, fica de fato muito bom, mas nao sei se na cb vai dar o resultado que vc deseja

crazydaniel
25-11-13, 16:24
achei aqui no forum o tutorial para fazer isso ai de forma "caseira"

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=5301

topico: http://www.pequenasnotaveis.net/showthread.php?t=30960
Eu quero alongar o guidão da minha Titan também, mas nunca tinha pensado em usar outro suporte superior do guidão para isso.
Será que de qualquer moto serve? Ou tem que ser original?

Banduleiro
25-11-13, 19:42
O alongador deve melhorar um pouco a posição mesmo. Colocar outro guidão mais alto ficaria, na minha opinião muito feio. O alongador deixa mais bonito.

luis_sbo
25-11-13, 22:54
Prefiro mil vezes uma xre 300 doq uma cb 300, o conforto e estabilidade da xre é indiscutível...E na real eu não acho ela feia de jeito maneira..rs Mas a questão do guidão...Sem duvida que vai dar uma aliviada nas suas costas, mas a meu ver não vai demorar muito pra começar a doer de novo....Se a ideia é conforto vc escolheu errado a sua moto...

não acho a cb300 desconfortável, o unico problema é minha altura mesmo ' -'




O alongador deve melhorar um pouco a posição mesmo. Colocar outro guidão mais alto ficaria, na minha opinião muito feio. O alongador deixa mais bonito.
vou colocar pra ver no que da...




aproveitando o tópico, qual o diametro do guidão da cb300? 22mm? 27mm?

Banduleiro
27-11-13, 08:46
Vixe, não sei não, o último que coloquei na minha moto foi o da CB300.

jorgetfs
27-11-13, 21:12
Eu quero alongar o guidão da minha Titan também, mas nunca tinha pensado em usar outro suporte superior do guidão para isso.
Será que de qualquer moto serve? Ou tem que ser original?

da uma olhada com calma nos links, eu só reparei que a parte de cima tem que ser reta, e não arredondada, deve ser para dar mais força,
irmão o guidão da sua cg é original? o guidão da cg já é bem alto
abs

crazydaniel
27-11-13, 22:45
da uma olhada com calma nos links, eu só reparei que a parte de cima tem que ser reta, e não arredondada, deve ser para dar mais força,
irmão o guidão da sua cg é original? o guidão da cg já é bem alto
abs
É original sim. Fui lá na Honda hoje pra ver e é um pouco mais de 7 reais cada só, daí vou encomendar já. E sim, é bem alto, mas acho que esses poucos centímetros a mais já vão fazer diferença, principalmente em viagens, que sinto um pouco de dor nas costas por ter de ficar curvado.

Piccoli
28-11-13, 11:28
Eu coloquei alongador na CB 300. O menor que achei, da Anker, subiu o guidão coisa de uns 2 ou 2,5 cm. Parece nada mas pelo menos para mim que andava com braços esticados com o guidão original, melhorou bastante. Alongar mais que isso na CB3 deixaria os cabos esticados. O cabo do freio teria que ser trocado se eu colocasse alongador muito comprido.
Na estética ficou quase imperceptível, se olhar a minha moto ao lado de outra CB 300 fica difícil perceber que o guidão dela subiu.
O kit que comprei é o mais simples, vem com o par de alongadores e parafusos Allem reforçados. O meu kit aproveita os suportes de guidão da própria moto (as tais "castanhas").

Não recomendo comprar duas castanhas e fazer um suporte Tabajara, o guidão da moto sofre impactos e torções, tanto da força imposta pelas suspensão da moto, como também do peso do piloto. Colocar suportes sem o apoio completo que um alongador decente proporciona pode até quebrar os parafusos que terão que suportar uma força que teria que ser absorvida pelo suporte do guidão. Imaginem que perrengue se quebrar um parafuso e o guidão afrouxar e sair do seu controle! Não vale a pena arriscar por causa de um acessório que custa até 100 reais e existem vários fabricantes que fazem coisa boa como Anker, AVTEC, Corona e outros.

Na hora de comprar tem que conferir se o guidão tem diâmetro de 22 ou de 28 mm. Em geral as motos de baixa cilindrada como Titan, Factor, TW, CB3, XRE, 125/150 da Suzuki, possuem guidão de 22 mm de diâmetro.

jorgetfs
28-11-13, 22:07
É original sim. Fui lá na Honda hoje pra ver e é um pouco mais de 7 reais cada só, daí vou encomendar já. E sim, é bem alto, mas acho que esses poucos centímetros a mais já vão fazer diferença, principalmente em viagens, que sinto um pouco de dor nas costas por ter de ficar curvado.

dizem que quanto mais alto o guidão mais leve fica a direção da moto, e talvez tenha que trocar os cabos de freio embreagem e etç. ou passar por outro lugar na moto
mas tenta ai e diz o teste pros irmãos!
abs

crazydaniel
29-11-13, 00:39
dizem que quanto mais alto o guidão mais leve fica a direção da moto, e talvez tenha que trocar os cabos de freio embreagem e etç. ou passar por outro lugar na moto
mas tenta ai e diz o teste pros irmãos!
abs
Pode deixar. Já encomendei. O estranho é que fui a duas autorizadas da Honda. Em uma era 30 reais cada e na outra, 7 reais cada. A mesma peça. Que absurdo.

jorgetfs
29-11-13, 20:10
Pode deixar. Já encomendei. O estranho é que fui a duas autorizadas da Honda. Em uma era 30 reais cada e na outra, 7 reais cada. A mesma peça. Que absurdo.

quando colocar fala pra gente como ficou, questão de preço é dificil mesmo..

crazydaniel
30-11-13, 00:23
quando colocar fala pra gente como ficou, questão de preço é difícil mesmo..
Pode deixar, 7 a 10 dias úteis para chegar. Só estou tendo trabalho para achar os parafusos mais longos rs.

luis_sbo
30-11-13, 14:46
encomendei um avtec, é pra chegar ate quarta feira, dai no proximo fim de semana eu ja instalo ele

jorgetfs
30-11-13, 18:46
Pode deixar, 7 a 10 dias úteis para chegar. Só estou tendo trabalho para achar os parafusos mais longos rs.

ninguem falou nada sobre parafusos longos, esse é o problema

mdorigon
30-11-13, 19:24
Isso ai serve em qq tipo de moto ou scooter ? Montei no pcx150 algumas vezes e adorei...porem a unica coisa ruim é que por pouco ao esterçar a direção dele acaba pegando nos meus joelhos...por pouco mesmo. Um guidão mais alto, pouca coisa mesmo resolveria...mas no caso uma peça dessa ja resolve com certeza. Sera que dá ?

crazydaniel
30-11-13, 21:19
ninguem falou nada sobre parafusos longos, esse é o problema

Então. Estou até vendo eu ter que tirar um parafuso e ir andando ate a casa de parafusos pra comprar um mais longo.

Piccoli
01-12-13, 12:22
Quando eu comprei o kit da Anker, veio com dois jogos de parafusos com comprimentos diferentes, maiores que os originais. Espere chegar o kit, normalmente os parafusos mais longos acompanham.
De qualquer forma, se os parafusos não vierem, leve numa loja especializada um parafuso original do suporte do guidão para conferir o tipo de rosca e peça parafusos de aço 8.8 no comprimento que for necessário. Esse 8.8 mede a "dureza" do parafuso, ou seja, a resistência da peça. O padrão para nossas motos nacionais é 8.8, inclusive nas motos Honda aparece o 8.8 gravado na cabeça do parafusos. Se achar parafusos com classificação maior que 8.8, melhor.

crazydaniel
01-12-13, 20:19
Quando eu comprei o kit da Anker, veio com dois jogos de parafusos com comprimentos diferentes, maiores que os originais. Espere chegar o kit, normalmente os parafusos mais longos acompanham.
De qualquer forma, se os parafusos não vierem, leve numa loja especializada um parafuso original do suporte do guidão para conferir o tipo de rosca e peça parafusos de aço 8.8 no comprimento que for necessário. Esse 8.8 mede a "dureza" do parafuso, ou seja, a resistência da peça. O padrão para nossas motos nacionais é 8.8, inclusive nas motos Honda aparece o 8.8 gravado na cabeça do parafusos. Se achar parafusos com classificação maior que 8.8, melhor.
Muito obrigado pelas dicas, Piccoli. Ajudou bastante.

luis_sbo
07-12-13, 16:24
o alongador chegou, mas tenho a leve impressão que os cabos não vão alcançar ¬¬ não consigo nem puxar com a mão os cabos, tão tudo esticado ja, e agr? fudeo ' -'?

crazydaniel
08-12-13, 00:10
Quando eu comprei o kit da Anker, veio com dois jogos de parafusos com comprimentos diferentes, maiores que os originais. Espere chegar o kit, normalmente os parafusos mais longos acompanham.
De qualquer forma, se os parafusos não vierem, leve numa loja especializada um parafuso original do suporte do guidão para conferir o tipo de rosca e peça parafusos de aço 8.8 no comprimento que for necessário. Esse 8.8 mede a "dureza" do parafuso, ou seja, a resistência da peça. O padrão para nossas motos nacionais é 8.8, inclusive nas motos Honda aparece o 8.8 gravado na cabeça do parafusos. Se achar parafusos com classificação maior que 8.8, melhor.
Comprei os parafusos mais longos. Dureza 8.8. Só que ainda não chegou a a peça rs.

luis_sbo
09-12-13, 19:01
levei pra uma oficina de um amigo meu aqui pra instalar, ele teve que desmontar o farol inteiro pra conseguir puxar os cabos pra dar altura KKKKKKKK

mas deu certo, fica outra coisa, muito melhor \o/

pra quem for meio alto, recomendo que faça isso, fica BEM melhor que o original

Piccoli
10-12-13, 08:42
Fique atento ao flexível do freio. Ele precisa de uma leve folga porque com a suspensão trabalhando, ele estica e encolhe. Se necessário, peça ao seu mecânico para colocar um flexível mais longo. No meu caso não precisou, apenas afrouxei uma braçadeira que fica embaixo do farol e reposicionei o flexível do freio. Porque com a subida do guidão, a parte do flexível que fica entre essa braçadeira e o manete de freio esticou demais.
Quanto ao resultado, eu gostei. Coloquei o alongador mais curto possível mas já deu diferença para melhor. Cheguei a colocar o guidão na posição original e rodar um pouco para concluir que, para o meu gosto, o uso do alongador é mais adequado. E ele continua lá na moto, bem instalado, sem alterar o visual e com conforto na pilotagem.

luis_sbo
10-12-13, 13:18
Fique atento ao flexível do freio. Ele precisa de uma leve folga porque com a suspensão trabalhando, ele estica e encolhe. Se necessário, peça ao seu mecânico para colocar um flexível mais longo. No meu caso não precisou, apenas afrouxei uma braçadeira que fica embaixo do farol e reposicionei o flexível do freio. Porque com a subida do guidão, a parte do flexível que fica entre essa braçadeira e o manete de freio esticou demais.
Quanto ao resultado, eu gostei. Coloquei o alongador mais curto possível mas já deu diferença para melhor. Cheguei a colocar o guidão na posição original e rodar um pouco para concluir que, para o meu gosto, o uso do alongador é mais adequado. E ele continua lá na moto, bem instalado, sem alterar o visual e com conforto na pilotagem.

exato, o mecanico meu tirou a braçadeira do freio que fica dentro do farol, ja que nao teria como prender por ali com o alongador, no lugar ele colocou aquelas braçadeiras de plastico, parece uma cinta, não sei o nome daquilo :sad:, mas não sai nem com reza brava kk