PDA

Ver Versão Completa : Aditivada x Comum x Consumo



Defeacer
25-11-13, 18:07
Ultimamente minha Crypton tem tido desempenho de uma 250 cc, só no consumo :P

As ultimas três média foram 33 km/k, 28 km/l, 31 km/l. Sendo que ela costumava fazer uns 40 km/l.

Mas reparei duas coisas, ultimamente só tenho usado gasolina comum e parei de andar em br, coisa que eu fazia todo dia, mas por ter saído do emprego não pego mais de 30 km de br todo dia, ela tá só no anda e para o dia todo. Mas isso seria razão pra ela beber tanto assim? Já ouvi que gasolina aditivada não altera o consumo.

Outra coisa, pensei em mandar olhar o carbura dela, mas ela está normal, a marcha lenta está de boa, o ronco está normal, não tenho dificuldades pra ligar ela de manhã cedo no frio, raramente uso o afogador. É possível o carbura estar com algum problema mesmo sem demonstrar isso?

Razr
25-11-13, 18:22
Acho q vc notou a diferença pq mudou seu caminho, tipo, minha moto é bem economica na pista, ja na cidade ela bebe bastante, da diferença mesmo. Nao sei se é normal o consumo ou nao, mas acho q ela ta fazendo menos pq ta andando e parando, dando mais rotaçao no motor.
Tente fazer uma média fazendo o caminho q vc fazia antes.
Nao sou bom com palavras, espero q tenho entendido. abç

neyvigas
25-11-13, 18:31
Mude de posto e experimente! Na minha eu fazia com 8L até chegar na marca de reserva próximo a 300km, coloquei em um posto perto de casa, olhe só a grata surpresa: com pouco mais de 190km já estava na marca. Conclusão; mudei de posto, já rodei mais de 200km e ainda nao chegou na marca de sempre, de uma reguladinha no parafuso do carburador, isso ajuda e muito, pois, por estar na cidade, vc dificilmente vai passar de 80km/h. Experimente!

Defeacer
25-11-13, 18:37
Mude de posto e experimente! Na minha eu fazia com 8L até chegar na marca de reserva próximo a 300km, coloquei em um posto perto de casa, olhe só a grata surpresa: com pouco mais de 190km já estava na marca. Conclusão; mudei de posto, já rodei mais de 200km e ainda nao chegou na marca de sempre, de uma reguladinha no parafuso do carburador, isso ajuda e muito, pois, por estar na cidade, vc dificilmente vai passar de 80km/h. Experimente!

Aí que tá, eu dificilmente tó passando de 60 km/h, pois eu ando muito de dia e muito a noite e madrugada, só que sempre na cidade. De dia não dá pra correr, de noite eu fico com medo :P Na br era todo dia 80 ~ 100 km/h no painel. Mas a Crypton é uma moto voltada pra cidade, tanto que quanto eu comprei ela, eles diziam que ela fazia 45 km/l, mas eu sempre duvidei, e minha media sempre foi 38 ~ 40 km/l mesmo antes de pegar br todo dia O.O

Carlos Henrique
25-11-13, 19:13
Ja trocou filtro de ar e vela alguma vez?

mdorigon
25-11-13, 20:08
Tb ia falar pra ver a vela... vc tem andado com garupa ou engordou de mais ? Digo isso pq minha yes começou a fazer 30...31 no maximo. Andei limpando filtro, conferi vela, calibragem nos pneus...e nada, mudei de posto, deu uma pequena melhorada. Depois disso...pensei em algo...kkk subi na balança e descobri que to quase com o peso dela...caramba e isso da uma diferença sim. Teve uma epoca ha uns dois anos que fiz uma dieta mais balanceada e exercicios fisicos...a meu peso voltou pros 90 kg, e nessa epoca ela tava fazendo facil 36 km/l pra cima. Em fim...confere vela, filtro de ar e se possivel troque o posto. Comum ou aditivada, não vai mudar tanto o consumo, se forem de procedencia. Boa sorte.

Defeacer
25-11-13, 20:37
Tb ia falar pra ver a vela... vc tem andado com garupa ou engordou de mais ? Digo isso pq minha yes começou a fazer 30...31 no maximo. Andei limpando filtro, conferi vela, calibragem nos pneus...e nada, mudei de posto, deu uma pequena melhorada. Depois disso...pensei em algo...kkk subi na balança e descobri que to quase com o peso dela...caramba e isso da uma diferença sim. Teve uma epoca ha uns dois anos que fiz uma dieta mais balanceada e exercicios fisicos...a meu peso voltou pros 90 kg, e nessa epoca ela tava fazendo facil 36 km/l pra cima. Em fim...confere vela, filtro de ar e se possivel troque o posto. Comum ou aditivada, não vai mudar tanto o consumo, se forem de procedencia. Boa sorte.

A moto tá com 19977 km rodados, filtro de ar foi trocado no começo do mês, tava com uns 19690, vela foi trocada com 15 mil kms.

Faço academia e mantenho rigorosamente meu peso entre 83 ~ 85 kg, ando quase sempre com a patroa que tem uns 55 kgs, ambos pesos sempre existiram desde que eu comprei a moto.

O negócio é que eu não tenho posto fixo, eu abasteço no mais próximo, porque a pressa é sempre demais :P vou fazer uma média abastecendo só com Supra no mesmo posto e ver no que dá.

dibars
25-11-13, 22:10
125cc tm uma variação bem grande no consumo.

Pêso do piloto, garupa, vento, calibragem dos pneus, arrancadas, filtro de ar sujo, vela suja, troca de marchas, gasosa ruim, etc. Qualquer coisinha o consumo muda a uma grande variação, tipo de +- 10km/l. Pra você ter uma idéia, minha antiga intruder passou de 40km/l pra 33km/l só por causa de uma vela muito gasta.

PRA MIM a maior variação no consumo das 125/150cc tá no modo de acelerar: se que economizar não suba o giro muito rápido na arrancada, troque as marchas sem esticar (tipo abaixo de 4.000rpm), mantenha o máximo de tempo uma velocidade constante entre 40 e 70km/h de 5ª marcha. O problema é que andar assim na cidade não rola. ehehehehe

Eu levo muito a sério esse negócio de economizar gasosa na motinho, afinal, comprei ela pra não ter gasto nenhum.

chiccoli
25-11-13, 23:30
a tw faz 16~20 na cidade e uns 28 na pista andando abaixo de 110. ja tira por base

Diey
26-11-13, 07:57
Eh, a Crypton ta bebendo bastante mesmo.
Minha Factor bebe mais na estrada do que na cidade, pq na rodovia os giros são muito maiores que no ciclo urbano - mas mesmo assim, com um tanque, desconsiderando a reserva, ela faz uns 500 km, o que dá em média 42km/l.
Procure avaliar seu jeito de conduzir tbm, o piloto é essencial pra fazer uma moto ser econômica.

_PACHECO
26-11-13, 09:23
Eh, a Crypton ta bebendo bastante mesmo.
Minha Factor bebe mais na estrada do que na cidade, pq na rodovia os giros são muito maiores que no ciclo urbano - mas mesmo assim, com um tanque, desconsiderando a reserva, ela faz uns 500 km, o que dá em média 42km/l.
Procure avaliar seu jeito de conduzir tbm, o piloto é essencial pra fazer uma moto ser econômica.

Tua factor faz 500 km com um tanque?
A minha faz 250~300 km e pede reserva :O

Vailson_Silva
26-11-13, 09:38
Fiz uns calculos meio chulos uma vez e minha 150 fez 44 km/l e cerca de 310 km...Estou feliz com o resultado, até porque só preciso abastecer 20 reais a cada semana mais ou menos... :D

emerson merighi
26-11-13, 11:04
minha moto nao apresenta diferenca nenhuma de consumo e comportamento no uso de gasolina aditivada ou comum...

nil_bad
26-11-13, 11:54
Logo logo a gasolina comun não vai mais existir nos postos.

Eu só uso gasolina aditivada, nunca percebi diferença entre as gasolinas.

Schao.gs
26-11-13, 12:12
O que eu ouvi falar, não sei se é verdade, é que a Gasolina Comum geralmente é batizada e a Aditivada é menos batizada por que devido aos produtos que vai na mistura não se pode batizar ela muito!

Se faz sentido eu não sei, não entendo de gasolina, mas já foi mais de um que me falou isso!

E se for realmente verdade, faz sentido a moto ficar mais econômica com a Aditivada!

faloowww

Limabl
26-11-13, 18:27
Isso esta dentro da média para uma Cup, mas a diferença esta na mudança de trageto usado já que em transito tende a se consumir mais devido as reduções,reacelerações,liga e desliga e etc...Tudo isso acaba enfluenciando na autonomia do veiculo !!!

guilhermeaugusto
26-11-13, 21:43
minha moto nao apresenta diferenca nenhuma de consumo e comportamento no uso de gasolina aditivada ou comum...
isso nao serve de base para uma moto que so sai da garagem nos fins de semana E se nao chover...rs

emerson merighi
26-11-13, 23:18
isso nao serve de base para uma moto que so sai da garagem nos fins de semana E se nao chover...rs
kkkkkk...entao ta...
ela so sai nos FDS e se nao chover mesmo...
mas o que tem isso a ver?
do mesmo jeito que ela funciona nos fins desemana funcionaria no meio de semana, vc nao acha?
do mesmo jeito que funciona no seco funciona com chuva, o motor nem molha por causa da carenagem....
ja a gs, se tiver chovendo e mais frio o motor fica meio esquisito...mas com qualquer gasolina, voltando ao foco que,, nao sinto diferenca entre gas aditivada ou comum...

stcowboy
27-11-13, 05:55
Me parece gasolina batizada. O consumo está alto demais, mesmo com uso apenas em cidade.

Diey
27-11-13, 08:30
Tua factor faz 500 km com um tanque?
A minha faz 250~300 km e pede reserva :O

Fala pachecão! Faço sim, cara. A Factor é muito economica e procuro sempre andar de boa.
Se quiser, te mando minha planilha de controle da moto com todos os abastecimentos e médias de consumo.
Abraços

heun
27-11-13, 09:20
Fala pachecão! Faço sim, cara. A Factor é muito economica e procuro sempre andar de boa.
Se quiser, te mando minha planilha de controle da moto com todos os abastecimentos e médias de consumo.
Abraços

putz brother, fiquei impressionado agora, to pra pegar uma moto agora em dezembro, me fez pensar seriamente na Factor!! abraços.

_PACHECO
27-11-13, 13:02
Fala pachecão! Faço sim, cara. A Factor é muito economica e procuro sempre andar de boa.
Se quiser, te mando minha planilha de controle da moto com todos os abastecimentos e médias de consumo.
Abraços
Me manda ai cara, vou confronta com as minhas duas! usehousehse
A 2009 ta economica, a 2014 ta um alcolatra...

Diey
27-11-13, 14:39
Só seguir o link ai pachecão.
http://www.4shared.com/file/6h7q8v9M/MODELOControle_Aura.html

Não está tão atualizada, mas a média é essa aí.
Abraços

Schao.gs
27-11-13, 15:13
Só seguir o link ai pachecão.
http://www.4shared.com/file/6h7q8v9M/MODELOControle_Aura.html

Não está tão atualizada, mas a média é essa aí.
Abraços

As médias dessa tabela são da sua Factor 2011?

Obrigado

Diey
27-11-13, 15:16
Sim. Isso mesmo, da 2011.
Essa aí da assinatura.

_PACHECO
27-11-13, 18:24
Só seguir o link ai pachecão.
http://www.4shared.com/file/6h7q8v9M/MODELOControle_Aura.html

Não está tão atualizada, mas a média é essa aí.
Abraços

Valeu mermão!!!
As duas factors aqui tão de boa, a da mulher ta economica, fazendo quase 300km por tanque..
a minha não chega a 250 ;/

Diey
27-11-13, 21:46
Eh nós!
Mas ainda assim tá bom demais!

dibars
27-11-13, 22:45
Só seguir o link ai pachecão.
http://www.4shared.com/file/6h7q8v9M/MODELOControle_Aura.html

Não está tão atualizada, mas a média é essa aí.
Abraços

Égua velho, parabéns pela motinho econômica, pela excelente tabela com o controle total dos gastos, e principalmente por você mesmo fazer a maioria das manutenções em casa.

Eu também tenho uma tabela com o controle total das minhas motos. Anoto todos os gastos e manutenções até mesmo se precisar comprar um parafuso.

Diey
28-11-13, 07:22
Égua velho, parabéns pela motinho econômica, pela excelente tabela com o controle total dos gastos, e principalmente por você mesmo fazer a maioria das manutenções em casa.

Eu também tenho uma tabela com o controle total das minhas motos. Anoto todos os gastos e manutenções até mesmo se precisar comprar um parafuso.

Obrigado pelos elogios, brother!!
Isso aí, ter controle das coisas é sempre melhor. A Factor é bastante econômica!!
PS.: Curti seu blog!
Abs

dibars
28-11-13, 09:05
O Blog é novo e tenho muuuitas viagens e passeios antigos pra postar lá. Tento publicar pelo menos uma postagem por mês. Acompanhe.

Defeacer
29-11-13, 18:14
Então...

Abasteci com Shell comum no domingo, ela fez 40 km/l, abasteci ontem novamente, rodei, rodei e rodei e até agora o ponteiro está lá em cima, abaixou pouca coisa. Creio que era a gasosa mesmo, lembrando que abasteci ontem e no domingo no mesmo posto, na mesma bomba e incrivelmente com o mesmo frentista :P