PDA

Ver Versão Completa : [DÚVIDA FACTOR] Luz do Caburador Piscando



Pedro_Cintra
29-11-13, 18:51
Olá galera.

Tenho uma Factor 125cc 2013 e hoje ao pegá-la da revisão, tive uma surpresa na luz laranja do carburador.

Antes, quando você liga a chave, ele se acende e logo após uns 2 segundos ela se apaga. Hoje quando a paguei da revisão a luz acende e depois fica piscando, as vezes fica acesa direto.

Alguém ai sabe o que pode ser?

O mecânico disse que tem que "passar o computator nela" na autorizada que resolve.

PS: Se tiver algum erro na maneira de postagem me falem, pois é o 1º post meu.

chiccoli
29-11-13, 19:41
manda la de volta. garantia resolve.

Pedro_Cintra
29-11-13, 20:39
manda la de volta. garantia resolve.

Pior que não é na autorizada e não fiz nenhuma revisão na autorizada (só trocam óleo e mais nada).

Elá já está com 8mil KM.

Mas será que isso vai me trazer algum problema?

Carlos Henrique
29-11-13, 20:47
Pior que não é na autorizada e não fiz nenhuma revisão na autorizada (só trocam óleo e mais nada).

Elá já está com 8mil KM.

Mas será que isso vai me trazer algum problema?
Não fez as revisões da garantia agora tem que arcar com o próprio bolso..
Se tu for bom de labia tenta convencer os caras da Concessionária a resolver o seu problema, caso contrário vai ter que pagar mesmo, nem que seja na própria concessionária..

_PACHECO
29-11-13, 20:54
Cara, eu tenho uma 2009 que tava apresentando isso, mas as vezes só, mandei pra revisao na cc e resolveu, a moto era parada e tava com 8 km tbm...
Isso resolveu...

chiccoli
29-11-13, 22:20
depende quantas piscadas significa esse código de erro.

Stone
29-11-13, 22:36
Sem saber o código de piscadas aposto contigo que o cara tirou o sensor TPS (posição da borboleta) e montou errado. A Factor não é injetada, portanto não dá de passar o scanner nela

Schao.gs
30-11-13, 09:00
Luz de carburador?

Essa é nova pra mim, não sabia que existia isso não! Vivendo e aprendendo!

faloowww

Stone
30-11-13, 10:26
O nome não é exatamente luz do carburador, é aquela luzinha da injeção que tem no painel das motos que acusa os códigos de falha. A factor tem sensor TPS e Cut-off, por isso que ela tbm tem essa luz

brunobros
30-11-13, 15:48
olha o fusivel dela, quando a minha acendeu essa luz, era o fusivel

roggarcia
01-12-13, 12:17
O nome não é exatamente luz do carburador, é aquela luzinha da injeção que tem no painel das motos que acusa os códigos de falha. A factor tem sensor TPS e Cut-off, por isso que ela tbm tem essa luz

Stone,
O sensor TPS ajuda em quê, em uma moto carburada?
E o cut-off, qual é o objetivo dele? (googleei aqui e não achei nada concreto) =/

Stone
01-12-13, 18:29
Resumindo, Cut-off é o corte do combustível quando você está usando freio motor. Tem uma válvula lá no giclê que fecha quando a rotação está alta e você não está acelerando, por isso o sensor de posição da borboleta (TPS)

corsani
01-12-13, 20:58
Resumindo, Cut-off é o corte do combustível quando você está usando freio motor. Tem uma válvula lá no giclê que fecha quando a rotação está alta e você não está acelerando, por isso o sensor de posição da borboleta (TPS)
resume stone, é esse tal de cut-off que faz esse milagre de economia na xtz e factor

Limabl
01-12-13, 21:13
resume stone, é esse tal de cut-off que faz esse milagre de economia na xtz e factorNão sou o stone mas posso responder rsrsrs...

É essa danado mesmo,ele feixa o giclê de alta nas reduções,mas a ignição digital variável tem seu papel também na autonomia !!

_PACHECO
01-12-13, 21:14
Eu tinha lido que isso tem haver com o fato do carburador da factor ser a vácuo...
Aguardo o Stone com a resposta. hehe (ou o limalb)

Stone
01-12-13, 21:21
Por ser a vácuo não tem nada a ver, tem muitas motos com carburador a vácuo, o Cut-off é tecnologia de injeção eletrônica que foi transferida para o carburador para a moto ser mais econômica e poluir menos, é como se o motor estivesse desligado quando se usa o freio-motor

corsani
01-12-13, 22:04
Eu tinha lido que isso tem haver com o fato do carburador da factor ser a vácuo...
Aguardo o Stone com a resposta. hehe (ou o limalb)
o vacuo tambem ajuda na hora de acelerar, se acelerar rapido demais com pouca rotação e uma marcha mais alta num carburador normal a tendencia é dar um pequeno exesso e dar uma engasgadinha. o a vacuo é projetado pra mesmo numa puxada rapida do acelerador só abrir o pistonete e aspirar o combustivel do gicle principal conforme a aspiração do motor . não ajuda tanto quanto o cut-off porque com o tempo o cara começa a pegar o jeito de acelerar conforme vai conhecendo a moto mas somando os dois gera economia legal.
é a mesma coisa que nem uma preparação de motor, mexe uma coisa aqui outra ali e se consegue um ganho de potencia. só que no caso ai economia.

baianomtx
27-01-15, 23:34
retirou minha duvida também estou com o mesmo problema ela liga ao rodar a chave e depois pisca 3 vezes dar um tempo pisca mais 3 vezes...

Irmão
29-01-15, 00:57
Pedro é como o Stone falou é quase certeza que ele montou o sensor na posição errada
Mas é complicado falar pra você voltar lá porque se ele falou que tem que "passar o computador"
nela ou ele não entende nada sobre o sistema ou não quer refazer o serviço.

edumrq
29-01-15, 16:43
Na minha antiga Xtz era bateria zuada, como era a pedal nunca troquei a bateria, o consumo nunca mudou e nada aconteceu

Zumbi666
01-03-16, 11:35
Galera, Hoje aconteceu uma coisa estranha com minha moto. Ao sair de casa pela manhã, logo na frente retornei e parei na subida que tem logo na garagem daqui de casa, pois tinha esquecido uma coisa. Ao ligar a moto, ela não queria ligar. Quando acionava o start (factor ed a minha), ela dava o sintoma de como a bateria estivesse totalmente descarregada e a luz do TPS permanecia acesa por alguns segundos Por fim, dei um tranco leve e ela pegou. Primeira vez que aconteceu isso. Estranho foi a luz do TPS ficar acessar alguns segundos. O que pode ter sido?

01-03-16, 12:48
gostei do tópico, acompanhando!

Vulcan
01-03-16, 15:45
Galera, Hoje aconteceu uma coisa estranha com minha moto. Ao sair de casa pela manhã, logo na frente retornei e parei na subida que tem logo na garagem daqui de casa, pois tinha esquecido uma coisa. Ao ligar a moto, ela não queria ligar. Quando acionava o start (factor ed a minha), ela dava o sintoma de como a bateria estivesse totalmente descarregada e a luz do TPS permanecia acesa por alguns segundos Por fim, dei um tranco leve e ela pegou. Primeira vez que aconteceu isso. Estranho foi a luz do TPS ficar acessar alguns segundos. O que pode ter sido?

mal contato das escovas de partida OU mal contato te alguma coisa coisa relacionada...
qual o ano da moto?

Zumbi666
01-03-16, 15:57
mal contato das escovas de partida OU mal contato te alguma coisa coisa relacionada... qual o ano da moto? 2014... Creio que foi alguma coisa relacionada ao TPS

pedromartins
01-03-16, 16:49
A LUZ DE DIAGNOSTICO (e nao luz da injeção, nao existe luz de injeção nem em carros injetados) acende na YBR Factor em 3 situações:

1 - Sensor TPS fora do ponto ou gasto
2 - Problemas no ponto de ignição
3 - Bateria fraca.

Zumbi666
01-03-16, 18:22
A LUZ DE DIAGNOSTICO (e nao luz da injeção, nao existe luz de injeção nem em carros injetados) acende na YBR Factor em 3 situações: 1 - Sensor TPS fora do ponto ou gasto 2 - Problemas no ponto de ignição 3 - Bateria fraca. Obrigado amigo. Vou verificar se acontecer outras vezes. Caso aconteça, vou verificar os itens citados.

pedromartins
01-03-16, 20:33
Acrescente tambem nas YBR Factor mais antigas a situação nº 4: Valvula solenoide cutt-off desconectada ou em curto.

guerralander
02-03-16, 00:19
pedro, esqueceu de citar o problema mais chato desse carburador, o vazamento de gasolina pelo suspiro.
a sede e a agulha da bóia ficam gastas e começa a vazar gasolina sempre que estaciona a moto. Não existe a peça pra trocar na yamaha, só o carburador novo por R$1000,00, uma piada.

pedromartins
02-03-16, 09:42
O vazamento pelo suspiro não tem a ver com a luz de advertencia, mas esse problema é facilmente resolvido regulando a altura da boia simplesmente; não precisa trocar sede de agulha, nem agulha, nem boia, nem nada... a minha é 2009 e vez ou outra dava esse vazamento, daí coloquei o carburador da YBR antiga... funcionava, mas a moto nao dava progressão tao suave quanto num carburador a vacuo, daí pesquisando eu ajustei o nivel correto da boia e nunca mais vazou uma gota sequer de combustivel.

Ajuste o nivel de sua boia e voce vai ver que ele funcionara bem.

Abraços companheiro da Bahia.

Zumbi666
02-03-16, 18:49
Acrescente tambem nas YBR Factor mais antigas a situação nº 4: Valvula solenoide cutt-off desconectada ou em curto. Obrigado. A minha é 2014

guerralander
03-03-16, 00:30
O vazamento pelo suspiro não tem a ver com a luz de advertencia, mas esse problema é facilmente resolvido regulando a altura da boia simplesmente; não precisa trocar sede de agulha, nem agulha, nem boia, nem nada... a minha é 2009 e vez ou outra dava esse vazamento, daí coloquei o carburador da YBR antiga... funcionava, mas a moto nao dava progressão tao suave quanto num carburador a vacuo, daí pesquisando eu ajustei o nivel correto da boia e nunca mais vazou uma gota sequer de combustivel.

Ajuste o nivel de sua boia e voce vai ver que ele funcionara bem.

Abraços companheiro da Bahia.

pedro, onde você achou informação sobre o nível correto da bóia?
de tudo que pesquisei sobre esse problema, poucos falavam sobre ajuste da bóia, que seria empenar o local onde prende a agulha pra que ela fique mais alta e agulha vede na sede. O resto das informações falavam sobre a troca da agulha e sede, inclusive citando a peças da marca trilha como de boa qualidade.
pretendo fazer esse reparo na próxima semana, não aguento mais aquilo pingando, precisei cobrir a garagem com jornal.

pedromartins
03-03-16, 16:20
Ajuste o nivel da boia entortando o suporte da agulha que é metálico e fica preso no corpo da boia, a minha é 2009 vazou algumas vezes, fiz isso e nunca mais vazou e veja que a agulha e sede da minha ainda são as originais.

guerralander
03-03-16, 19:17
Ajuste o nivel da boia entortando o suporte da agulha que é metálico e fica preso no corpo da boia, a minha é 2009 vazou algumas vezes, fiz isso e nunca mais vazou e veja que a agulha e sede da minha ainda são as originais.
beleza, aqui em salvador eu achei a agulha e sede na suzuki mas vou entortar o suporte e ver se funciona.
você teve trabalho pra abrir o carburador?
eu quebrei duas chaves de fenda tentando abrir a cuba, elas simplesmente partiram ao tentar soltar os parafusos.
o mecanico da yamaha usou uma chave de impacto com um martelo e abriu fácil fácil.

pedromartins
03-03-16, 20:43
Não, meu carburador abre facil, facil. quando voce abrir de novo coloque parafusos de fenda ao inves de philips e nada de apertar como se aperta roda de caminhao senao ja era.