PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação da balança, caixa de direção, óleo das bengalas, fluído de freio...



roggarcia
05-12-13, 00:28
Olá pessoal!

Estou planejando uma viagem até que curta (600 km) com a minha Intruder, e comecei a me preocupar com os itens citados!
O problema é que eu não tenho a mínima ideia de como identificar quando isso é necessário ser feito, principalmente na questão da lubrificação da balança e da caixa de direção e no cuidado com os amortecedores..
Vocês saberiam me dizer? Dá pra fazer em casa ou vale a pena deixar na mão de um mecânico? Sabem me dizer se isso tudo fica caro?


Abs!

FHNT
05-12-13, 06:47
Colega, a balança eu recomendo lubrificar a cada 24000 Km ou a cada 3 anos, a caixa de direção a cada 12000 Km ou a cada 2 anos, o óleo das bengalas a cada 6000 Km ou 1 a 2 anos no máximo, o fluido de freio a cada 12000 Km ou 2 anos no máximo, óleo de motor a cada 1500 Km ou 6 meses. Quanto a fazer em casa depende só de você ter conhecimento e habilidade mecânica e claro, ferramentas. Se souber e tiver confiança manda ver, se faltar um pouco de confiança, com a ajuda de um colega mais experiente na primeira vez você vai passar a fazer sozinho sempre. Quanto a mecânico, infelizmente, nunca encontrei um de verdade, até os que dizem ser o cara, quando vou ver o dito cujo trabalhando eu simplesmente desisto. Não me considero o melhor, até porque eu não sou mecânico, simplesmente tenho a habilidade e o dom e a boa vontade de ler muito e me informar. Então pese o que é melhor pra você amigo, as vezes deixar na mão de um zé roela pode ser até por falta de tempo e de opção, não existe receita pronta pra nada na vida; boa sorte. Ps. coloquei o prazo em meses e anos também porque têm gente que roda pouco, porém os fluidos têm prazo de validade e devem ser trocados mesmo que não se tenha atingido a quilometragem recomendada; e só pra valor de referência, em média um particular roda de moto por ano algo em torno de 9000 Km em média de moto rodando todos os dias em trecho urbano, eu faço uma média anual de 6000 Km só com casa-trabalho; daí você pode ver sua média ou se basear nisso e programar suas revisões, eu sempre faço uma completa na semana de carnaval já que não viajo e nem trabalho.

Stone
05-12-13, 07:19
Pra fazer uma viagenzinha dessa só os rolamentos das rodas tem que estar 100% e bem lubrificados, e o motor bom. Bucha de balança, caixa de direção, etc. não é coisa que estoura do nada, vai gastando aos poucos e mesmo que gaste não impede a moto de andar, o que é complicado é se estourar um rolamento de roda no meio do nada, eu e o Corsani sabemos bem como é isso rsrsrs