PDA

Ver Versão Completa : Motocicleta x Motoneta = Motofrete



Defeacer
05-12-13, 18:47
Na minha pizzaria, tenho 2 entregadores. Um com uma Titan 125 (acho que é 2003) e uma Biz 125 (2012). Reparo que a Biz sempre se sai melhor nas entregas no quesito tempo, a maioria das entregas é pra região da pizzaria, vez ou outro tem alguém que pede lá do outro lado da cidade e sempre reparo que a Biz volta mais rápido, tanto que eu sempre peço pro rapaz entregar pros clientes mais chatos e/ou "vips".

Pra fazer um tira-teima, pedi para que os rapazes trocassem de moto por 1 semana, pra eu ver se o rapaz da Titan estaria de "corpo mole", e reparei que ainda assim a Biz continuou mais rápido e a Titan demorou mais.

Pois bem, fiquei pensando o porque dessa diferença. Perguntei pros rapazes e eles disseram que a Biz é mais fácil de guiar, mais fácil de fazer uma curva com uma velocidade mais alta, um arranque mais rápido da Titan e mais facilidade pra andar no corredor.

É fato que uma motocicleta é mais recomendada pra serviços de moto-taxi, por motivos óbvios. Mas hoje eu reparo que uma motoneta, de preferência a Biz, deixa as "grandonas" no chinelo. Até mesmo no quesito consumo.

Com minha Crypton, reparo que o arranque e o fato de ela entrar num espaço minusculo entre carros, é um diferencial contra as motocicletas, mas eu não tinha a noção que uma motoneta poderia fazer uma rota em 5, 8 minutos ou mais que uma motocicleta. E 5 minutos numa pizzaria faz diferença.

Com isso em mente, vocês concordam que uma Biz é melhor pros moto-boys (moto-fretistas)?
E por que a maioria esmagadora dos mesmos profissionais e empregadores, sempre preferem as Titans, Cargos e Cgs da vida?

Schao.gs
05-12-13, 19:15
O que realmente é melhor EU não sei, mas pelo que você disse, você fez o teste e foi comprovado que a Biz se saiu melhor! Interessante isso.

Mas a título de curiosidade, aqui na cidade tem uma XTZ, uma Lander X, três Bros, duas Biz e sinceramente rapidamente não consigo lembrar de nenhuma Titan trabalhando para entregas...

*Obviamente esses números que falei são os que lembrei de cabeça agora no rapidão, sem contar que só pensei nos que trabalham por conta para qualquer estabelecimento.

falowwww

mdorigon
05-12-13, 19:38
Uma coisa e entregas no raio pequeno de um ou dois bairros. Pelo menos aqui não é tão ruim a questão do que voce vai encontrar na rua. Agora, tem motofretistas que andam muito durante o dia, pegam velocidades altas em vias expressas, estradas e assim vai. O tamanho do aro da dianteiro da biz não me deixa seguro para encarar buracos e uma pista em alta velocidade...tem gente que encara de boa com elas, mas alguns tem medo. Realmente se for andar até uns 80 por hora, da pra ir com uma certa segurança...mas imagina pegar uma via irregular com aros daquele tamanho a mais de 80 por hora, ter que desviar de um buraco ou passar sobre ele. Pelo menos por aqui no eixo são paulo - campinas muitos dos moto boys encaram distancias e caminhos diferentes durante o dia. A noite realmente, hoje em dia, qq bairro tem uma ou duas pizzarias pelo menos, fora disk lanches e assim vai, então fica mais regionalizado as entregas e uma biz, crypton ou outra pequena da conta com louvor.

SKDN
05-12-13, 20:16
Eu estou com uma XTZ 125 que peguei recentemente, e posso te dizer que por ela ser tao magrela e leve fica muito mais fácil trafegar pelo transito pesado do que as street. A unica coisa ruim é que os manetes ficam na altura da maioria dos retrovisores, algo que pretendo resolver com um alongador de guidão. A biz, imagino eu, possui esta mesma vantagem de ser ágil e leve, facilitando a muito a direção na cidade.

dibars
05-12-13, 20:32
Quando eu tinha intruder eu ficava puto na saída dos sinais pq as Bizonhas arrancavam na frente e me deixavam comendo poeira. uhahuauhahuauha

CG é dura, pesada, pósição de pilotagem ruim, precisa passar marcha e tem retrovisor muito pra fora do guidão, por isso acho que é mais lenta. A Bizoca é só acelerar e passar marcha. Arrana muito essa motinho.

Uma páreo duro pra Biz é a XTZ.

halvaro
06-12-13, 07:30
A Biz 125 arranca forte, tem mais torque em baixa, arranca na frente da maioria das 125, então em trajetos curtos e travados pode se sair melhor mesmo

somniu
06-12-13, 07:48
acho que depende muito dos trajetos que costuma fazer.. de onde a empresa fica. Tenho um amigo que faz entregas em uma pizzaria, as vezes ele vai de biz as vez de titan.. ele me diz que não faz muita diferença.. mais prefere a titan pq pega muito avenidas de alta velocidade.. e ele já é gordo kk mais na biz ele economiza mais

_PACHECO
06-12-13, 10:43
Trabalhei 6 meses em uma titan 150, 2008 e cara passa a ser cansativo mais de 10 km em cima dela...
Das streets é a menos recomendada pro conforto no trabalho...

hbrasil
06-12-13, 11:17
Ô Defeacer! Bota sua Crypton na roda! Kkkkkkk

Edim silva
06-12-13, 18:56
O fato de a turma preferir uma titan/fan ao invés de Biz é pq querem uma moto não só pra trampo mas também pra "rolezim" e aí Biz num é muito bem vista no fator beleza, fato: ele é mais versátil, fácil de pilotar, leve, econômica e de baixíssimo custo de manutenção; foi feita pra ser melhor q a Cg no transito obviamente, particularmente pra mim uma Biz nem em sonho peguei trauma de moto com amortecedor curto ou duro!


Trabalhei 6 meses em uma titan 150, 2008 e cara passa a ser cansativo mais de 10 km em cima dela...
Das streets é a menos recomendada pro conforto no trabalho...

Titan ainda chega ser confortável, imagina eu, trabalhei também 9 meses entregando cartas e encomendas, 3 numa Ybr e 6 na Strada, com a ybr vc anda o dia todo e não cansa tanto, ja na Strada não precisa nem falar, andava variando dependendo do dia de 80 a 115 km diarios, bem cansativo! se fosse de Xtz também eu nem sentia!

Razr
06-12-13, 20:28
pelo menos aqui no paraná, nao me lembro de ver motoneta na mao de motoboy, nunca tinha pensado nisso, creio q é q nem falaram mesmo, em curtos espeços, as motonetas levam a melhor, mas em longas distancias, na qual nao enfrenta muito transito, as maiores se saem melhor...

jorgetfs
06-12-13, 20:57
pergunta ao eletro, ele não troca a tal da biz por nada!

magrao tk
06-12-13, 21:53
pergunta ao eletro, ele não troca a tal da biz por nada!
Eu ia justamente falar do Eletroboy, os videos com a Biz100+... aquela desgraça anda demais e ele se enfia em qualquer fresta no transito e passa!

jorgetfs
08-12-13, 15:50
Eu ia justamente falar do Eletroboy, os videos com a Biz100+... aquela desgraça anda demais e ele se enfia em qualquer fresta no transito e passa!

a receita dele pra andar daquele jeito é andar no pau desde sempre, ele disse que compro a moto com 5mil km e sempre andou no pau. a maioria dos videos ele da 110 - 120 na biz, da até vontade de ter uma pela praticidade
abs