PDA

Ver Versão Completa : Escapamento esportivo é passivel de multa?



Emillani
06-12-13, 16:17
Gostaria de ouvir a opinião do pessoal

Apesar das autoridades não usarem decibelimetro (equipamento para medir o ronco "das motocas) como se determina se o "ronco" está dentro dos padrões?
É pela cara do piloto? rs.

PoWeReD69
06-12-13, 17:19
nao, quando eles quer, eles nao multa pelo barulho, eles multa por "adulteração de caracteristica do veiculo" e pronto.

nil_bad
06-12-13, 19:05
É como o Power disse, como eles não tem equipamento pra medição usam a brecha ( adulteração de caracteristica ).

Cachorro
06-12-13, 21:24
Escapemento esportivo? O nome correto seria barulhento, né?

Sim, é passível de multa por adulteração de características ou por equipamento danificado/inoperante (nesse caso, o silenciador).

Mas se tu vai levar multa depende de vários fatores:

- Há barreiras só pra verificar documentação, nessas tu pode passar batido;

- Há barreiras p/ verificar situação de veículos, nessas tu pode te encrencar;

- Há barreiras p/ cumprir a meta de autuações mensal, nessas muito provavelmente tu vai sentar no patê;

- Há barreiras p/ cobrar um por fora, daí tu paga um café e tá de boa;

- Vai depender da maneira como tu reage à abordagem, pois ele pode não ir com tua cara e querer encrencar;

- Pode depender da patroa do PM também... se ela dormiu de calça ele vai estar de mal-humor, nesse caso já era!

- Se for aqui no RS, muito provavelmente tu vai te ferrar;

- Se tu for de algum Estado no Norte ou Nordeste, provavelmente não vai dar nada... lá é muito comum não usar capacete e pilotar sem CNH, de chinelo e sem camisa;

Bem, dá pra elencar mais um monte de motivos, mas cho que não é necessário.

Abs,

Limabl
06-12-13, 21:37
Escapemento esportivo? O nome correto seria barulhento, né?

Sim, é passível de multa por adulteração de características ou por equipamento danificado/inoperante (nesse caso, o silenciador).

Mas se tu vai levar multa depende de vários fatores:

- Há barreiras só pra verificar documentação, nessas tu pode passar batido;

- Há barreiras p/ verificar situação de veículos, nessas tu pode te encrencar;

- Há barreiras p/ cumprir a meta de autuações mensal, nessas muito provavelmente tu vai sentar no patê;

- Há barreiras p/ cobrar um por fora, daí tu paga um café e tá de boa;

- Vai depender da maneira como tu reage à abordagem, pois ele pode não ir com tua cara e querer encrencar;

- Pode depender da patroa do PM também... se ela dormiu de calça ele vai estar de mal-humor, nesse caso já era!

- Se for aqui no RS, muito provavelmente tu vai te ferrar;

- Se tu for de algum Estado no Norte ou Nordeste, provavelmente não vai dar nada... lá é muito comum não usar capacete e pilotar sem CNH, de chinelo e sem camisa;

Bem, dá pra elencar mais um monte de motivos, mas cho que não é necessário.

Abs,
Comentário típico do "cachorro" nunca vi tamanha ignorância em uma só pessoa,por lei não tem como multar legalmente mas adulteração de veiculo chega a ser um erro grosseiro do oficial e da própria lei,pois adulteração de características se enquadra na área estética da moto,ou seja, modificações que impede ou dificulta a identificação do modelo do veiculo em questão,como em veículos modificados sem a documentação devida do DETRAN e IMETRO e outros órgãos que atua nessa área,um simples escape não ofusca a identificação do ano,marca e modelo de veículos !!!

Cachorro
06-12-13, 22:10
Comentário típico do "cachorro" nunca vi tamanha ignorância em uma só pessoa,por lei não tem como multar legalmente mas adulteração de veiculo chega a ser um erro grosseiro do oficial e da própria lei,pois adulteração de características se enquadra na área estética da moto,ou seja, modificações que impede ou dificulta a identificação do modelo do veiculo em questão,como em veículos modificados sem a documentação devida do DETRAN e IMETRO e outros órgãos que atua nessa área,um simples escape não ofusca a identificação do ano,marca e modelo de veículos !!!


Lima, apesar de tu ter me chamado de ignorante, não vou dar corda e discutir contigo pois sei que isso não leva a nada já que tua argumentação é sempre bem limitada.

Minha sugestão: no dia que tu tomar uma multa por causa disso, estufa o peito e explica pro Seu Guarda que ele tá errado.

Vamos ver que é quem vai pagar uma multa com a cara cheia de razão.

Ah, e não retiro uma vírgula do que escrevi antes. É assim mesmo e sei que muitos aqui concordam comigo, embora às vezes não tenham coragem (ou tenham vergonha!!!) de admitir.

Abs,

Limabl
06-12-13, 22:27
Lima, apesar de tu ter me chamado de ignorante, não vou dar corda e discutir contigo pois sei que isso não leva a nada já que tua argumentação é sempre bem limitada.

Minha sugestão: no dia que tu tomar uma multa por causa disso, estufa o peito e explica pro Seu Guarda que ele tá errado.

Vamos ver que é quem vai pagar uma multa com a cara cheia de razão.

Ah, e não retiro uma vírgula do que escrevi antes. É assim mesmo e sei que muitos aqui concordam comigo, embora às vezes não tenham coragem (ou tenham vergonha!!!) de admitir.

Abs,Não falei que na pratica é diferente do que vc postou, mas alusão que fiz sobre sua ignorância não foi porque vc não intede do assunto e sim da maneira em que foi escrito.

Mas é por isso que este pais é assim, ninguem corre atrais do preju e todo mundo na hora do pega pra capar vem com a história do deixa pra lá,70% do oficial de policia não conhece os direitos do cidadão nem o dele e ainda por cima a farda sobe a cabeça e acaba pirando na batatinha,dai vem a merda,policial mau treinado + arma+ psicológico fraco= a multa sem fundamento,abuso de poder ou coisa pior !!!

allanjader
06-12-13, 23:55
Alterar a característica é permitido, desde que seja autorizado e vistoriado pelo departamento do estado. Taxa: ~102 R$

<> http://www.detran.to.gov.br/noticia.php?id=437

Limabl
07-12-13, 00:02
Alterar a característica é permitido, desde que seja autorizado e vistoriado pelo departamento do estado. Taxa: ~102 R$

<> http://www.detran.to.gov.br/noticia.php?id=437Foi o que eu quis dizer !!

Emillani
07-12-13, 12:51
Bom pessoal, agradeço a atenção , como o cachorro disse, vai depender da situação, o que eu já imaginava, 100% livre de problemas nunca será, e também já havia visto uma reportagem sobre esta matéria sobre a fiscalização no RS, lá não passa nada... rs

Caique
07-12-13, 13:49
Lima, apesar de tu ter me chamado de ignorante, não vou dar corda e discutir contigo pois sei que isso não leva a nada já que tua argumentação é sempre bem limitada.

Minha sugestão: no dia que tu tomar uma multa por causa disso, estufa o peito e explica pro Seu Guarda que ele tá errado.

Vamos ver que é quem vai pagar uma multa com a cara cheia de razão.

Ah, e não retiro uma vírgula do que escrevi antes. É assim mesmo e sei que muitos aqui concordam comigo, embora às vezes não tenham coragem (ou tenham vergonha!!!) de admitir.

Abs,

Eu concordo,realmente é assim.

Lampada
07-12-13, 17:13
Escapemento esportivo? O nome correto seria barulhento, né?

Sim, é passível de multa por adulteração de características ou por equipamento danificado/inoperante (nesse caso, o silenciador).

Mas se tu vai levar multa depende de vários fatores:

- Há barreiras só pra verificar documentação, nessas tu pode passar batido;

- Há barreiras p/ verificar situação de veículos, nessas tu pode te encrencar;

- Há barreiras p/ cumprir a meta de autuações mensal, nessas muito provavelmente tu vai sentar no patê;

- Há barreiras p/ cobrar um por fora, daí tu paga um café e tá de boa;

- Vai depender da maneira como tu reage à abordagem, pois ele pode não ir com tua cara e querer encrencar;

- Pode depender da patroa do PM também... se ela dormiu de calça ele vai estar de mal-humor, nesse caso já era!

- Se for aqui no RS, muito provavelmente tu vai te ferrar;

- Se tu for de algum Estado no Norte ou Nordeste, provavelmente não vai dar nada... lá é muito comum não usar capacete e pilotar sem CNH, de chinelo e sem camisa;

Bem, dá pra elencar mais um monte de motivos, mas cho que não é necessário.

Abs,
Já vivi uma dessas situações. O reboque e o pátio para onde foi mandado o meu carro era do responsável pela blitz, então a grana de ambos foi para... O mais interessante, tinha 3 meses que retirei o carro da concessionária zero, com todos os itens de fabrica mas eles alegara que o reboque estava irregular e não deixaram eu retira-lo no local, que por lei é permitido. Fazer o que né, 180 do reboque 68 da diária e mais de 500 da multa gravíssima. No dia seguinte sai dirigindo o carro do pátio sem fazer nenhuma alteração, só com pagamento dos encargos.

Stone
07-12-13, 17:28
Se eles não tem o decibelímetro eles não podem multar pelo escapamento, mas por alteração de características. E como já foi falado, o escape não descaracteriza a moto, portanto você deve recorrer a multa que você ganha.

VictorBarboza
07-12-13, 20:56
Multa por alteração de caracteristica é muito usada por agentes que nem sabem entender os artigos 97 e 98 do Código de Transito Brasileiro. Se nós tambem nao entendermos acabamos aceitando e pagando a multa achando que a multa foi aplicada corretamente.Mas o CTB diz quais alterações necessitam de aval do Detran, elas são: Espécie, tipo, modelo, capacidade de carga, lotação, potência, cilindrada, combustível, assim como alguns itens de segurança como sistemas de suspensão, freio, sinalização/iluminação, dentre outros..Eliminador de paralamas, escapamento, guidão, manetes.. Quaisquer coisas que não se tipificam no que o CTB diz, não é necessario consentimento do Detran, e muito menos caracteriza na legalidade a famosa "alteração de caracteristica do veiculo"O caso do escapamento pode ser passivel de multa por duas outras coisas. O nivel de ruido maior que o permitido, ou o sistema de poluição por não estar funcionando ou não existir.

Pedropiza
01-01-14, 19:20
Eles podem multar como ocorreu com um amigo meu, pela falta de protecao do calor, o que geralmente nao tem nos escapes esportivos... mais aqui em sp dificilmente voce vai ter problema se tiver todo legalizado so com escape, tanto que sao poucos motoboys que nao tem um ''estralador'' kkk

Schao.gs
02-01-14, 08:05
Lima, apesar de tu ter me chamado de ignorante, não vou dar corda e discutir contigo pois sei que isso não leva a nada já que tua argumentação é sempre bem limitada.

Minha sugestão: no dia que tu tomar uma multa por causa disso, estufa o peito e explica pro Seu Guarda que ele tá errado.

Vamos ver que é quem vai pagar uma multa com a cara cheia de razão.

Ah, e não retiro uma vírgula do que escrevi antes. É assim mesmo e sei que muitos aqui concordam comigo, embora às vezes não tenham coragem (ou tenham vergonha!!!) de admitir.

Abs,

Concordo também.

Uma coisa é o cara ser bobo e tapado e deixar os guardinhas abusar, outra é ficar arrumando briga na certeza que só vai se ferrar. Eu mesmo na hora da abordagem concordo contudo, SE eles quiserem me ferrar depois eu corro atrás. Eu duvido alguém levar alguma vantagem no momento da abordagem!

---

Ao autor do tópico, sou do RS também, aqui depende do humor do guardinha que te abordar. Eu mesmo não tenho do que reclamar, já me pegaram diversas vezes em blitz, me falaram que o escape estava irregular e tudo mais, concordei e deixaram ir embora!

Mas EM GERAL, é pátio e multa!

faloowww

Emillani
02-01-14, 15:24
Concordo também.

Uma coisa é o cara ser bobo e tapado e deixar os guardinhas abusar, outra é ficar arrumando briga na certeza que só vai se ferrar. Eu mesmo na hora da abordagem concordo contudo, SE eles quiserem me ferrar depois eu corro atrás. Eu duvido alguém levar alguma vantagem no momento da abordagem!

---

Ao autor do tópico, sou do RS também, aqui depende do humor do guardinha que te abordar. Eu mesmo não tenho do que reclamar, já me pegaram diversas vezes em blitz, me falaram que o escape estava irregular e tudo mais, concordei e deixaram ir embora!

Mas EM GERAL, é pátio e multa!

faloowww

Já vi que aí no Sul o bicho pega... flw

somniu
02-01-14, 17:06
Se vc comprar um Escape inspecionado, não podem te multar. Vem ate um laudo dizendo que passo por testes e não excedeu 100dB. Que é exigidor por lei.

Leia este texto


Uma dúvida muito freqüente é com relação a probabilidade de multas ou apreensões de veículos que utilizam escapes esportivos. Infelizmente em nosso país, por despreparo ou má interpretação de alguns policiais de trânsito, este tipo de problema e constrangimento podem ocorrer. O argumento utilizado pelos policiais ou agentes de trânsito é o Artigo 230 parágrafo XI do Código Nacional de Trânsito, que se refere aos escapamentos e silenciadores defeituosos ou inoperantes (furados, quebrados, com as câmaras internas desgastadas) e modelos “livres” (que não possuem miolo interno metálico ou com lã de vidro), o que não é o caso dos escapes esportivos da Roncar (Coyote RS, Competition, No_Way, Aluminium, Aluminium RS, Turbo, Custom), que são confeccionados dentro dos mesmos padrões que os modelos importados (Yoshimura, Vances & Hines, Cobra, etc) com lã de vidro, manta de aço e miolo perfurado, que abafa e mantém a compressão do motor, portanto não sendo “diretos” ou “livres”, emitindo níveis de decibéis (ruído) dentro do permitido e estipulado pelo CONAMA, órgão este, responsável pela emissão de ruído e poluição. Porém, as próprias Autoridades desconhecem as informações contidas aqui e cometem o erro de considerar que qualquer escape, não sendo o original, seja proibido, o que é um absurdo. Caso ainda tenha dúvidas, entrar em contato pelo [email protected]

Fonte. http://www.roncar.com.br/atendimento/pergunta_frequente.aspx?loja=725

Se vc for multado e recorrer vc ganha. Tem ate uns textos prontos na net. O problema é o policial que exige que vc troque o escapamento para poder ir embora. Tinha um coyte SS1 rodei 2 anos com ele.. ate mesmo em rodovias.. guarda paro.. nunca tive problema.

Já escape furado ou cortado.. não da nem pra argumentar.

Emillani
02-01-14, 17:38
Se vc comprar um Escape inspecionado, não podem te multar. Vem ate um laudo dizendo que passo por testes e não excedeu 100dB. Que é exigidor por lei.

Leia este texto



Fonte. http://www.roncar.com.br/atendimento/pergunta_frequente.aspx?loja=725

Se vc for multado e recorrer vc ganha. Tem ate uns textos prontos na net. O problema é o policial que exige que vc troque o escapamento para poder ir embora. Tinha um coyte SS1 rodei 2 anos com ele.. ate mesmo em rodovias.. guarda paro.. nunca tive problema.

Já escape furado ou cortado.. não da nem pra argumentar.

valeu pela dica. flw

Schao.gs
03-01-14, 08:04
Se vc comprar um Escape inspecionado, não podem te multar. Vem ate um laudo dizendo que passo por testes e não excedeu 100dB. Que é exigidor por lei.

Leia este texto



Fonte. http://www.roncar.com.br/atendimento/pergunta_frequente.aspx?loja=725

Se vc for multado e recorrer vc ganha. Tem ate uns textos prontos na net. O problema é o policial que exige que vc troque o escapamento para poder ir embora. Tinha um coyte SS1 rodei 2 anos com ele.. ate mesmo em rodovias.. guarda paro.. nunca tive problema.

Já escape furado ou cortado.. não da nem pra argumentar.

Aqui pode ter laudo e até o papa junto, se o guarda não for com a tua cara ele te multa e ponto final. Se discutir com ele é ainda pior...

Então o que o pessoal faz é concordar, depois recorrer e ganha (como você disse)!

faloowwww

mdorigon
03-01-14, 10:32
Bem com certeza eles não podem multar dizendo que esta com ruido mais alto sem um equipamento pra provar isso na hora. Agora vamos ter bom senso. Tinha um sarachu na minha yes, ele tinha um ronco gostoso, mas em giros mais altos ele tinha uma liberação de ruidos mais alta...pra naum falar barulho. Mas nada grotesco que nem tem por ai. E tem o outro lado da moeda...o cara coloca um boca 8 ou estalador e arregaça o acelerador....onde ele pode estar trafegando em quarta ou em quinta ele estica a segunda pra todo mundo saber que ele ta passando. Desse jeito não a pessoa que não va querer multar ou guinchar um condenado desse. Nunca tive problema nos comandos que parei com minha yes, mesmo da policia rodoviaria ou pm de cidade pequena do interior paulista aonde todo mundo me disse que iam me multar e o escanbau.... não ando arregaçando então não incomodo ninguem. Simples assim. Tem tanta custom por ai com escape abertão...mas os cara não andam arregaçando e incomodando todo mundo ao redor, e qdo caem na pista aceleram mesmo. Mas ai não incomoda ninguem. Não sei se é certo isso...acho que não, mas eu pensaria nesses moldes se fosse uma autoridade de transito, ta na pista, não tem ninguem reclamando...ta tudo bem. Ta no meio da cidade zoando...calma ai, vamos dar uma dor de cabeça pra esse cara.

Rodrigo. D
06-01-14, 06:42
Cara, como comentaram alguns fabricantes disponibilizam tipo um "laudo" do cano, eu estava com um Pro Tork V3 na Twister, e então peguei lá no site deles, mas como é algo apenas imprimido eu acredito que na hora da multa não adiantara e nada :(
Fiquei duas semanas com o cano e já tirei antes que de merda, é foda que tu não consegue sair de casa tranquilo, parece que quando sai a policia só te rodeia e aqui ta complicado os últimos tempos, toda hora blitz..tirei antes que me pegavam.

Da para alegar que eles não podem multar por não ter o medidor de decibéis. Mas dai te multarão por "descaracterização".

Schao.gs
06-01-14, 08:38
Da para alegar que eles não podem multar por não ter o medidor de decibéis. Mas dai te multarão por "descaracterização".

Exatamente, aqui ele vai multar por causa do ruído, se você disser que ele não tem o decibelimetro ele vai multar por dispositivo inoperante, se você disser que o escape esportivo funciona e faz o mesmo que o original ele vai te multar por alterações de características do veículo... só que a essa altura do campeonato provavelmente ele já vai estar com raiva de ti e vai encontrar mais alguma coisa que não seja original na moto!

Vi uma nova esse final de semana, agora estão multando por causa de viseira arranhada!

faloowwww

Rodrigo. D
06-01-14, 09:30
Exatamente, aqui ele vai multar por causa do ruído, se você disser que ele não tem o decibelimetro ele vai multar por dispositivo inoperante, se você disser que o escape esportivo funciona e faz o mesmo que o original ele vai te multar por alterações de características do veículo... só que a essa altura do campeonato provavelmente ele já vai estar com raiva de ti e vai encontrar mais alguma coisa que não seja original na moto!

Vi uma nova esse final de semana, agora estão multando por causa de viseira arranhada!

faloowwww



Bem isso ai Schao.gs dai ficam brabinhos e a multa come solta.

Mas agora essa da viseira eu nunca tinha visto na minha vida, nem sei se tem lei pra isso...agora foi demais hahaha

Emillani
06-01-14, 10:03
]

Vi uma nova esse final de semana, agora estão multando por causa de viseira arranhada!

faloowwww


Putz... até isso, que mais falta?