PDA

Ver Versão Completa : Itens a serem checados.



Motaro
12-12-13, 07:52
Bom dia, colegas.
Como alguns sabem, dependo da minha moto para trabalhar todos os dias e, como trabalho cerca de 12 hrs por dia, acabo não tendo tempo para fazer manutenções mais complexas na minha motocicleta. Com a chegada das férias escolares, minha moto vai descansar um pouco, rodando bem pouquinho até os mês de fevereiro, quando volto a dar aulas.

Liguei na Yamaha e perguntei o preço da revisão:

240 reais = 170 de mão de obra e serviços + 70 da troca de óleo e filtro originais.

De acordo com a concessionária, os serviços feitos são: troca de óleo, limpeza de filtro de ar, troca de óleo da bengala, freios, esticar e lubrificar corrente, regulagem de válvulas.

Até ai tudo bem, porém, fiquei sabendo que é importante trocar vela de ignição (nunca troquei) e verificar caixa de direção. Pensei, então, em, ao invês de pedir uma revisão na concessionária, ir até uma loja de minha confiança e deixar a moto lá, com uma ordem de serviços pré-listada. A ordem seria essa:

- Óleo da bengala.
- Verificar caixa de direção.
- Verificar velas, se houver necessidade, trocar (NGK Iridium).
- Troca de fluído de freio.
- Trocar filtro de ar.
- Regular válvulas.
- Checar amperagem da bateria.- Óleo da bengala.


Listei acima alguns itens que acho necessários de serem vistos, são itens recomendados por amigos motociclistas.
Estou a cerca de 30mil km rodando com minha Fazer 250, que está atualmente com 62 mil km totais. NUNCA troquei nada, a não ser óleo, filtro, relação e o pneu dianteiro que veio já meia boca pra mim quando comprei. O pneu traseiro ainda parece aguentar mais um pouco, não está muito careca.

Alguns amigos acharam absurdo eu nunca ter trocado as velas, por exemplo. O fato é que nunca troquei na Fazer nem na GSR150 que eu tinha ano passado. Depois disso, fiquei meio preocupado, pois pouco conheço de mecânica preventiva. Geralmente troco tudo que apresenta falha.
Minha moto não apresenta nenhuma comportamento diferente de quando comprei em novembro do ano passado. Eu lhes pergunto: o que deve ser trocado ou pelo menos checado a cada X quilômetros? Pois do jeito que o pessoal fala que troca isso e aquilo, parece que minha moto é mais resistente que todas as outras, pois nunca da problema.

Schao.gs
12-12-13, 08:11
Eu quando peguei minha Twister fiz o seguinte, lembrando que peguei a moto com 21 mil kms aproximadamente.

> Troquei a vela
> Limpeza do carburador
> O mecânico trocou o giclê da alta
> Troquei Filtro de ar
> Regulagem de válvulas
> Troquei o disco do freio dianteiro, fluído, reparo do cilindro mestre, reparo do cilindro e pastilhas
> Foi feito todo freio traseiro também, tudo novo original
> Corrente de comando trocada
> Óleo das bengalas
> A caixa de direção ta ok ainda
> Dois pneus novos
> Bateria nova

Acho que foi isso, se não estou esquecendo de nada, foi tanta coisa que já fiz nessa moto que nem lembro de tudo...

Pelo jeito as concessionárias aí cobram barato pelos serviços, aqui uma concessionária Honda cobra R$ 200,00 só pra regular as válvulas. Eu levei em um mecânico de confiança e ele me cobrou R$ 120,00.

faloowwww

blaugusto
12-12-13, 08:22
Fala Motaro!!

A vela é um item que vc troca quando precisar. Dá pra ir olhando e vendo o desgaste. Pra evitar isso e por outros beneficios eu optei por uma vela de Iridium. Ela já esta com mais de 50mil km e em estado de nova. Velas comuns comigo duram na casa dos 20mil km.

3 semanas atras fiz uma bela revisão na minha, mas não em cc. Garimpei uma boa oficina e fiz a lista.

Troca de óleo da suspensão
Troca de fluidos dos dois freios
Troca da caixa de direção, tão judiada pelo off-road.
Limpeza dos rolamentos da balança
Limpeza/verificação dos rolamentos das rodas
Lavagem
Lubrificação dos cabos
Troca das juntas do cilindro e do cabeçote
Regulagem de válvulas
Aperto de parafusos

O mecânico ainda sugeriu os seguintes itens, pelo tempo de uso:

Limpeza do bico de injeção
Troca do retentor do bico de injeção
Limpeza do corpo de injeção/borboleta
Troca do o'ring do motor de partida
Troca do tubo de óleo


A caixa de direção nem mexa, a menos que ela esteja com folga ou com calo. Se vc não percebeu nenhum dos dois nem toque no assunto.

A fazer é realmente uma moto um nivel acima, quando se fala em robustes.
Mas após uma boa revisão vc vai sentir uma bela diferença.

Gastei R$900,00 na minha revisão. Mas foi um custo baixo, levando em consideração que eu não fiz as ultimas 7 revisões.
Na verdade economizei uma boa grana.
Rsrsrs...

jatobá
12-12-13, 08:33
Acrescentaria a sua lista, verificar pastilhas e discos de freio.
Te aconselho também a baixar o manual dela na net, tem a tabela de manutenção e revisão, é um bom ponto de partida.

joaoprb
12-12-13, 08:46
acho valido conferir as escovas do motor de partida afim de não ficar na estrada pelo desgaste!

Motaro
12-12-13, 08:51
Obrigado aos que responderam.
Blaugusto, eu sinto a minha Fazer vibrar no guidão acima do esperado, mas não sei o motivo. parece aquelas vibrações que sentimos nos pedais de motos 125 quando estão sendo esgoeladas. O curioso é que só sinto isso a noite. Faz algum sentido isso? Um colega mencionou a caixa, por isso pensei em dar uma olhada nela.
Na injeção eu acho que não vou mexer, só se o cara indicar. Vou dar uma olhada no cabo de embreagem. Está tão duro que quando fui pro salão duas rodas me doeu um bocado de tempo os dedos da mão esquerda.

Carlos Henrique
12-12-13, 09:20
Obrigado aos que responderam.
Blaugusto, eu sinto a minha Fazer vibrar no guidão acima do esperado, mas não sei o motivo. parece aquelas vibrações que sentimos nos pedais de motos 125 quando estão sendo esgoeladas. O curioso é que só sinto isso a noite. Faz algum sentido isso? Um colega mencionou a caixa, por isso pensei em dar uma olhada nela.
Na injeção eu acho que não vou mexer, só se o cara indicar. Vou dar uma olhada no cabo de embreagem. Está tão duro que quando fui pro salão duas rodas me doeu um bocado de tempo os dedos da mão esquerda.
Essa da vibração pode ser o Pneu ou os pesinhos do guidão!

halvaro
12-12-13, 09:34
Na injeção eu acho que não vou mexer, só se o cara indicar. Vou dar uma olhada no cabo de embreagem. Está tão duro que quando fui pro salão duas rodas me doeu um bocado de tempo os dedos da mão esquerda.

Se ta tudo ok, não mecha mesmo, é totalmente desnecessário, o tanto que vc já andou sem problemas, comprova o menor custo de manutenção da injeção eletrônica

A vela eu trocaria, aliás, já teria trocado antes, é bom e é barato

Elcio
12-12-13, 09:56
Na manutenção, a Vela de Ignição é importante. Não sei como está seu consumo de combustível, mas se a Vela estiver ruim, pode estar gastando mais combustível do que deveria. Neste link, falam alguma "coisinha" sobre as Velas http://www.endurohp.eng.br/mecanica/vela/vela.html

Overboost
12-12-13, 19:58
Estado das minhas velas depois de 13000km

http://i34.photobucket.com/albums/d116/Seninha/Ninja%20300/_MG_8159.jpg

Troquei pelas de iridium, agora é ver o quanto vai durar.

Com o manual de serviço, você tem ideia do que fazer nas manutenções, e dependendo, você mesmo faze-la.

Banduleiro
13-12-13, 08:28
Procure uma boa oficina e faça o orçamento(como o Blau fez), talvez saia bem mais barato. Se você tiver conhecimento de mecânica, pode fazer a maioria dos serviços, a troca de fluido hidráulico das bengalas requer um pouco mais de conhecimento, mas não é bicho de sete cabeças.
Se você usa vela convencional, há grandes chances de ela estar no limite de uso, e velas com folga do eletrodo(e eletrodo com superfície abaulada) acima do especificado provoca um aumento do consumo e força bem mais a bobina de ignição.

- - - Updated - - -


Estado das minhas velas depois de 13000km

http://i34.photobucket.com/albums/d116/Seninha/Ninja%20300/_MG_8159.jpg

Troquei pelas de iridium, agora é ver o quanto vai durar.

Com o manual de serviço, você tem ideia do que fazer nas manutenções, e dependendo, você mesmo faze-la.

Você mediu a folga dos eletrodos?

Overboost
13-12-13, 09:04
Você mediu a folga dos eletrodos?

A folga/abertura estava nos parâmetros, mas o desgaste dele estava no limite, não vale a pena economizar nisso.

renanperim
13-12-13, 17:18
Minha ex fazer eu fiz uma revisão daquelas tb logo que comprei, ela tinha 30k, e tive que trocar aquelas coisas da injeção, limpar os bicos, troquei óleo das bengalas e muito mais, nao lembro de tudo.
Tudo isso em um mecânico de confiança, que hoje cuida da minha tenere.
Eu lembro que gastei uns 800, com o pneu Sport dragon traseiro.

Defeacer
14-12-13, 15:41
Aproveitando o tópico, minha Crypton tá com uns 20 mil rodados, a ultima revisão foi com 15 mil, e nessa revisão foi feita a troca da vela.

Mês que vem vou trocar o óleo + filtro de óleo, e penso em mandar fazerem uma revisão básica nela, até porque ela não tá apresentando problema algum. Seria jogar dinheiro fora? já que a cc aqui cobra 95 pela revisão básica na Crypton + 18 do Yamalube + 30 do filtro de óleo. Não gosto de esperar a moto implorar por manutenção pra então fazer alguma coisa, mas se uma revisão não for necessária no momento, então eu deixo pra depois. E essa semana eu fiquei feliz, ao encontrar facilmente o cabo do velocímetro pra minha moto, eu NUNCA achei nenhuma peça paralela pra ela, e pela primeira vez eu achei na primeira loja que eu fui :D a única coisa fácil pra comprar pra ela era lâmpada e pneu, agora eu descobri o cabo também :P

Bandit
14-12-13, 16:30
Tanto a minha Tw como agora a Falcon, assim que comprei troquei oleo + filtro, vela, filtro de ar e regulagem do carburador, ambas viraram outra moto...

Acrescentaria tambem, lubrificar a caixa de direçao e rolamentos da roda...
Nao sei como é em motos injetadas, mas dependendo da km não e necessario verificar a injeção e limpar os bicos ?

Motaro
14-12-13, 20:58
Essa parte de injeção nem vou mexer. Se eu ver que ta dando algum problema ou ela fizer uma km um pouco mais alta, eu checo, pq quando comprei, a moto estava desativada e os caras tiveram q revisar toda a injeção dela pra poder me vender e etc, e ela checada na yamaha também, antes de eu comprar.

Hoje levei na minha mecânica de confiança. O que eu fiz:

Troquei disco e pastilhas dianteiras (Meu disco estava comido e as pastilhas gastas. O barulho de rangido e a tremedeira vinham dai. Problema resolvido)
Troquei a vela.
Troquei cabo de embreagem (O meu antigo me doía as mãos. Agora ta uma manteiga. O cabo antigo estava totalmente enferrujado)
Dei um grau na relação, mas fui informado de que precisarei trocar, pois está gasta. Não achei tão gasta e rodei só 10mil km com ela (marca Riffel). Pretendo trocá-la no início do ano que vem, quando começar a paulera pra ir trabalhar. Certeza que a próxima será com retentor e D.I.D.
Gastei 298 dilmas.

Falta:
Regular válvulas
Trocar Filtro de Ar
Trocar óleo


Farei tudo semana que vem. Acho que ai a moto já vai estar semi restaurada. Minhas carenagens novas devem chegar em breve, vou trocar tbm (aba direita do tanque danificada quando esquivei de um ciclista retardado de madrugada numa pista).
Meu pneu traseiro continua indestrutivel com mais de 30 mil rodados e todos que olham dizem " ainda está mto bom ", rs

Elcio
15-12-13, 10:12
Hoje levei na minha mecânica de confiança. O que eu fiz:

Troquei disco e pastilhas dianteiras (Meu disco estava comido e as pastilhas gastas. O barulho de rangido e a tremedeira vinham dai. Problema resolvido)
Troquei a vela.
Troquei cabo de embreagem (O meu antigo me doía as mãos. Agora ta uma manteiga. O cabo antigo estava totalmente enferrujado)
Dei um grau na relação, mas fui informado de que precisarei trocar, pois está gasta. Não achei tão gasta e rodei só 10mil km com ela (marca Riffel). Pretendo trocá-la no início do ano que vem, quando começar a paulera pra ir trabalhar. Certeza que a próxima será com retentor e D.I.D.
Gastei 298 dilmas.

Falta:
Regular válvulas
Trocar Filtro de Ar
Trocar óleo

está mto bom ", rs
Fez bastante coisas e gastou o suficiente para uma Fazer 250. E eu que tive uma pedrica de nada no para-brisa do gol e troquei imediatamente - R$ 240,000 com gravação chassi no vidro. 4 horas de serviço, pois é colado. Já pensou se eu dou uma revisada em Vela, Cabo de Embreagem, Pastilha e Disco de Freio......nã nã não.

Banduleiro
15-12-13, 16:28
Aproveitando o tópico, minha Crypton tá com uns 20 mil rodados, a ultima revisão foi com 15 mil, e nessa revisão foi feita a troca da vela.

Mês que vem vou trocar o óleo + filtro de óleo, e penso em mandar fazerem uma revisão básica nela, até porque ela não tá apresentando problema algum. Seria jogar dinheiro fora? já que a cc aqui cobra 95 pela revisão básica na Crypton + 18 do Yamalube + 30 do filtro de óleo. Não gosto de esperar a moto implorar por manutenção pra então fazer alguma coisa, mas se uma revisão não for necessária no momento, então eu deixo pra depois. E essa semana eu fiquei feliz, ao encontrar facilmente o cabo do velocímetro pra minha moto, eu NUNCA achei nenhuma peça paralela pra ela, e pela primeira vez eu achei na primeira loja que eu fui :D a única coisa fácil pra comprar pra ela era lâmpada e pneu, agora eu descobri o cabo também :P
Se ela só tem 20.000 km rodados, o que você já precisou comprar pra ela de peças e não encontrou?

Defeacer
15-12-13, 17:43
Se ela só tem 20.000 km rodados, o que você já precisou comprar pra ela de peças e não encontrou?

Filtro de ar, filtro de óleo, esticador de corrente, soquete da lâmpada, protetor de escapamento, manete original, por enquanto só esses.

Sem contar que soquete, cabo do velocímetro e protetor do escape, só na fabrica e pode demorar meses, o resto só original na cc e ainda assim encomendado.

Overboost
15-12-13, 20:02
Filtro de ar, filtro de óleo, esticador de corrente, soquete da lâmpada, protetor de escapamento, manete original, por enquanto só esses.

Sem contar que soquete, cabo do velocímetro e protetor do escape, só na fabrica e pode demorar meses, o resto só original na cc e ainda assim encomendado.

Ainda bem que é assim, quando você começar a achar peças dela no "paralelo", significa que começaram a roubar moto desse seu modelo...