PDA

Ver Versão Completa : Soluçao para raios nao enferrujar.



Razr
13-12-13, 12:23
Olá povo, como vou montar aros com raios, e ando boa parte no sítio, em estradas de chao, e sempre passo em poças de água, ou até mesmo enfrento lama, entao pensei: Se eu montar aros raiados, eles irao enferrujar fácilmente, entao conversando com meu mecanico, ele me disse q uma soluçao seria comprar raios cromados e envernizar-los depois de montados. Aí venho perguntar ao povo daqui:
Alguem ja envernizou os raios? será q fica bom, será q amarela? Envernizando nao irá mesmo enferrujar ou ainda enferrujam?
abçs

Schao.gs
13-12-13, 12:25
Nunca ouvi falar dessa de envernizar raios...

Mas coloca de inox que não enferruja não. Quando meu pai reformou a Sahara dele todinha ele colocou os cromados e não duraram um ano, daí ele trocou por inox e até a última vez que eu vi a moto ainda estavam muito bons!

faloowwww

jatobá
13-12-13, 12:42
Compra raios de inox.

Razr
13-12-13, 13:04
Compra raios de inox.

Nunca ouvi falar dessa de envernizar raios...

Mas coloca de inox que não enferruja não. Quando meu pai reformou a Sahara dele todinha ele colocou os cromados e não duraram um ano, daí ele trocou por inox e até a última vez que eu vi a moto ainda estavam muito bons!

faloowwww
Entao, pensei nisso, mas ouvi falar q pra nao perder o brilho, tem q sempre tar polindo, e q quebram muito fácil, e como as estradas aqui sao cheias de buracos e pedras, creio q eles podem nao aguentar o "Tranco".
Os da Sahara do seu pai perdem o brilho fácil ou ficam sempre brilhosos? ele reclamou de algum deles quebrar?

Schao.gs
13-12-13, 13:16
Entao, pensei nisso, mas ouvi falar q pra nao perder o brilho, tem q sempre tar polindo, e q quebram muito fácil, e como as estradas aqui sao cheias de buracos e pedras, creio q eles podem nao aguentar o "Tranco".
Os da Sahara do seu pai perdem o brilho fácil ou ficam sempre brilhosos? ele reclamou de algum deles quebrar?

Ele não tem mais a moto, quando ele colocou esses raios logo em seguida ele a vendeu. Por isso que eu falei "a última vez que vi" estavam bons.

De fato o inox não tem tanto brilho como os cromados, mas eu acho bonito mesmo assim, sem a necessidade de ficar polindo toda hora. Sobre quebrar acho que isso só é válido para quem realmente pratica off-road e motocross por que nunca vi nenhum quebrar em uso normal, um amigo meu tinha na Titan dele, outro em uma Bros, eu tive na minha primeira Titan, meu pai na Sahara, meu tio tem na XLX dele...

faloowww

chiccoli
13-12-13, 13:17
raio de inox ou zincado de qualidade. (só conheço ddl e eninco)

magrao tk
13-12-13, 13:36
Não põe cromado não! A não ser que tu tenha tempo e paciencia de ficar limpando um por um sempre depois de chegar em casa após pegar uma chuva ou barro. Digo isso porque morava no interior e via barro sempre, passei por isso mesmo quando tinha raios cromados na minha moto. Duraram uns 5 anos, mas quando tirei os da dianteira principalmente já tava uns 70% marrom de ferrugem. Dá muito trabalho cuidar! Coloquei zincado depois, só dei uma polida com massa antes de montar e de vez em quando limpo bem com querosene. Não tem tanto brilho mas pelo menos ficam com carinha de novos por muito mais tempo se cuidar, não ficam enferrujados que é pior ainda.

Ah sobre enverzinar não rola na minha opinião, primeiro porque é quase impossível pintar um raio cromado sem escorrer verniz, e outra é porque qualquer pedrinha que as jodas jogarem nos raios vai descascar e quando for ver tá lá a ferrugem. Então ou pega inox que tem uma aparencia melhor ou pega zincado que não é tão brilhoso mas cuidando não fica feio, se passar uma cera de vez em quando dá um brilho até bacana!

jatobá
13-12-13, 13:44
Entao, pensei nisso, mas ouvi falar q pra nao perder o brilho, tem q sempre tar polindo, e q quebram muito fácil, e como as estradas aqui sao cheias de buracos e pedras, creio q eles podem nao aguentar o "Tranco".
Os da Sahara do seu pai perdem o brilho fácil ou ficam sempre brilhosos? ele reclamou de algum deles quebrar?
Eu trabalho com usinagem e sou formado em mecânica, e posso dizer, que os aços inoxidáveis de uma maneira geral são bem mais resistentes, que os aço carbono comuns.
Mas se quer um cromado de qualidade, tem que mandar cromar,
Esses cromos que vem nos raios tem uma camada muito fina por isso enferrujam rápido.

wilson forps
13-12-13, 16:04
E se passar bombril ou lavar com solupam ativado limpa pedra detergente acido ai que nunca mais volta a brilhar !!!!!

irai
13-12-13, 17:28
Tudo depende da qualidade do aro e dos raios. Aros de alumino muito finos trabalham bastante, bem mais do que os raios de inox suportam, nesse caso os raios podem quebrar, mas usando aros e raios bons, dura uma vida.

Ivan RJ
13-12-13, 18:08
Vamos tentar finalizar:
Coloque raios inox ou cromados e depois basta pinta-los com uma camada de resina cristal. Não é fácil?
O ferrugem (oxidação) precisa de oxigênio para se desenvolver. No momento em que vc isolar a peça do oxigênio, não existirá oxidação.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço a todos os irmãos.

irai
13-12-13, 18:41
Mas diz uma coisa, Ivan. Essa resina cristal será que aguenta bem? Mesmo pinturas resistentes, com o tempo apresentam falhas que dão origem à oxidação, e os raios são componentes muito expostos, pedrinhas que voam na pista, agua, barro... Uma lascada é o bastante para iniciar a ferrugem. Se for para resolver o problema, acho que mais negocio é apelar para o inox mesmo.

magrao tk
13-12-13, 19:27
Mas diz uma coisa, Ivan. Essa resina cristal será que aguenta bem? Mesmo pinturas resistentes, com o tempo apresentam falhas que dão origem à oxidação, e os raios são componentes muito expostos, pedrinhas que voam na pista, agua, barro... Uma lascada é o bastante para iniciar a ferrugem. Se for para resolver o problema, acho que mais negocio é apelar para o inox mesmo.
Foi isso que eu quis dizer ali em cima. Não conheço essa resina, mas se o Ivan recomenda deve ser resistente, fiquei curioso tambem agora. Porque verniz vai ser perda de tempo, a primeira pedrinha que pegar arranca uma lasca do verniz e já era. Quem já viu moto velha de trilha com tinta por cima dos aros e raios sabe como que é, primeiras voltas na trilha e já volta toda picada a pintura.

Razr
13-12-13, 21:48
É, nao tinha pensado nessa parte das pedras mesmo, acho q é bem difícil parar alguma coisa nos raios, ou até mesmo no aro.
Vou de Inox mesmo. abçs a todos

Ivan RJ
13-12-13, 22:18
A resina cristal ou a resina isofitálica que nós usamos para fazer nosso barco, é muito resistente.
Imaginem um raio inox recoberto pela resina cristal que é totalmente transparente.
Acho que seria perfeito. Proteção total.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Razr
13-12-13, 22:27
A resina cristal ou a resina isofitálica que nós usamos para fazer nosso barco, é muito resistente.
Imaginem um raio inox recoberto pela resina cristal que é totalmente transparente.
Acho que seria perfeito. Proteção total.
Um grande abraço a todos os irmãos.
Poxa, se é bem resistente, com os raios cromados, q sao bem brilhosos, iria ficar bom, diz ae, eu dei uma procurada nessa resina na net e nao encontrei, tu pode me indicar onde encontrar ou algum site? Tem alguma marca recomendada tbm? abçs

irai
13-12-13, 22:56
Hum... Já ouvi falar dessa resina, é usada na fabricação de piscinas, parece ser mesmo bem resistente.

somniu
14-12-13, 09:41
na minha moto antiga.. ela sempre ameaçava enferrujar.. dai toda vez que ia lavar a moto eu passava esponja de aço..

magrao tk
14-12-13, 13:00
na minha moto antiga.. ela sempre ameaçava enferrujar.. dai toda vez que ia lavar a moto eu passava esponja de aço..
Só que cada vez mais tu removia a camada de cromo. Cada vez mais ficava fácil de enferrujar. Já fiz isso tambem, mas quando não tinha mais jeito, quando os raios já estavam com ferrugem demais e ia por novos. E quando deixava de passar a esponja de aço a ferrugem vinha em dobro! Isso não se deve fazer em raios novos de jeito nenhum!

sergipe
14-12-13, 13:30
assim que comprei minha Bros, eu comprei um verniz spray da marca suvinil(o vendedor disse que era o melhor) e envernizei os raios das rodas, tirei elas da moto, lavei, sequei passei alcool pra tirar qualquer coisinha, isolei o aro e apliquei o verniz,
ficou legal por um tempo, mas principalmente a roda traseira que suja muito com o óleo da corrente foi ficando feio e encardido, depois de uns 4~5meses tive que tirar, usei thiner com esponja de aço pra remover o verniz, os raios ainda estavam novos como vem de fábrica mas agora ja estão como eles sempre ficam,
resumo... da um trabalhão e não dura muito e finda ficando como ia ficar de qualquer maneira.
o verniz que comprei realmente é bom pois usei ele em outras coisas e estão até hj legais, só não se deu com os raios. valeu.