PDA

Ver Versão Completa : Óleo 2 tempos no cárter de motor 4 tempos - Consequências?



morion
14-12-13, 09:04
Pessoal,

Quais as consequências, a curto e longo prazo, de um motor 4 tempos rodar com óleo 2 tempos no cárter?

gearhead
14-12-13, 10:49
A embreagem pode patinar.

corsani
14-12-13, 11:21
Morion, tem 2 motivos pra não por.
o primeiro é porque até nas 2t o óleo de caixa é o mesmo das 4t.
o segundo vai demorar um pouco a explicação mas presta atenção pra entender. vou explicar sem usar numeros de óleo e etc . vou usar a palavra '' grosso e fino'' pra vc entender melhor.
o motor 4t tirando as motos especiais de cross usa o óleo 4t pra lubrificar todo o motor e caixa. ele é mais grosso que o 4t e com o aquecimento normal do motor que é em torno de 90 graus ele fica mais fino, mas dentro das normas de uso. isso pelo fato de o motor 4t trabalhar com o óleo mais quente que o 2t e aer um ciclo de retorno no proprio motor.
agora vamos pro 2t. o óleo 2t tem composição totalmente diferente do 4t. ja é fino pelo fato de que ele só lubrifica partes frias do motor. o unico contato com o calor é quando ele é comprimido na camara de combustão onde não tem mais a função de lubrificar , depois é expelido e não mais aproveitado pelo motor como no 4t. ele trabalha misturado com a gasolina e passa por velocidade tão grande pela parte de baixo do motor que essas partes ficam bem frias ao contrario do motor 4t.
então se vc usar 2t no carter de um 4t ele ficaria mais fino ainda, baixaria mais cedo, perderia parte muito grande de sua eficiencia e o pior patinaria a embreagem porque não tem composição pra trabalhar aí. como ja disse que até um 2t usa óleo de 4t na caixa.
como citei não é uma explicação técnica mas facil de alguem mais leigo entender.

morion
14-12-13, 11:47
corsani, tecnicamente sei bem a diferença dos dois óleos.

O problema é que aconteceu um pequeno acidente. Meu pai, hoje com mais de 1/2 século de vida rsrs, resolveu aventurar no mundo das motos e sempre gostou de fazer as coisas por conta própria. Então ensinei a ele coisas bem básicas, como trocar o óleo e que na moto dele (uma YBR 2007) o óleo tem que ser pra motor 4 tempos. Recomendei o Lubrax Essencial API-SL 20w50 que tem um ótimo preço. Só que da última vez que ele trocou, a inexperiência dele cobrou seu preço.

Ontem ele me ligou dizendo que a moto estava ruim pra pegar, então fui ajudar ele. Depois me muito conversar entendi a c*agada que fizeram. O frentista vendeu pra ele 2 frascos de óleo 2t 500ml, dizendo que podia por e não tinha problema, pois 2t+2t=4t. Meu pai, inexperiente nisso como já disse, acreditou, voltou pra casa e trocou o óleo.

Já corrigi o problema e coloquei o óleo certo. Mas estou mesmo preocupado é com os danos que isso pode trazer pra esse motor. Ela rodou 1 mês com esse óleo, aproximadamente uns 500km. Hoje ele me disse que a moto pegou de primeira. Espero mesmo que não haja mais problemas. Mas queria saber se isso traz alguma consequência mais grave pra eu poder ficar esperto.

emerson merighi
14-12-13, 12:05
ee...2t+2t=4t....pelo menos a matematica ta bem certinha...

magrao tk
14-12-13, 12:15
2 frascos de 2t... 2t+2t = 4t. Perfeito! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Frentista genius esse!

Seguindo esse raciocínio, vou começar a por só meio frasco de óleo 4t por vez no reseravtório das minhas 2 tempos.
1 frasco de óleo 4t dividido em 2... 4t \ 2 = 2t! eeeeeeee! pensa que economia! \o/

Carlos Henrique
14-12-13, 12:19
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk caralh0 que frentista ignorante fdpp kkkkkkkkkkkkk

Schao.gs
14-12-13, 12:40
Que geeeeeeeeeeeeeeeeeenio esse cara, minha nossa, não dá pra acreditar nisso, sério mesmo!

aehahhhaehaehaehehaehhaeae

faloowwww

corsani
14-12-13, 13:40
vamos fazer um abaixo assinado para indicar esse frentista ao PRÊMIO NOBEL DA MATEMÁTICA.
pede pro seu pai sempre usar o Yamalube 4t na YBR trocando conforme indica a Yamaha que ele vai ter motor pra bem mais de 100 mil km.

morion
14-12-13, 14:04
Pelo menos o camarada se garante na soma né hehe. Mas essa foi uma boa lição pro meu pai, pois já cansei de falar pra ele tomar cuidado com frentista de posto e que alguns não sabem diferenciar gasolina de álcool.
Agora só espero que não aconteça nada demais com o motor.

corsani
14-12-13, 16:00
ainda bem que esse frentista não disse pro teu pai que o papai noel existe.
brincadeirinha... só pra animar o tópico

morion
14-12-13, 16:06
ainda bem que esse frentista não disse pro teu pai que o papai noel existe.
brincadeirinha... só pra animar o tópico

rsrsrs... pois é... fazer o que né... meu pai também foi bem ingênuo... Mas depois dessa, certeza que ele aprendeu, da pior forma mas aprendeu.

Elcio
14-12-13, 18:35
Ainda bem que agora, a ybr normalizou o funcionamento. Eu tive um problema parecido...fui no médico (pra ajudar um amigo meu), kkkkkkk, e contei que esse meu amigo tinha saido com uma gatinha, mas, depois começou aparecer umas manchinhas aqui e ali. Perguntei pro médico se aquilo era perigoso... sabe como é né?? temos que ajudar nossos amigos.... brincadeirinha ---- só pra animar o tópico...kkkkkk

Limabl
14-12-13, 21:26
cara vc me desculpa,mas essa tua pergunta chega a ser estupida !!!

Defeacer
14-12-13, 21:36
Né por nada não, mas isso me parece aquelas histórias constrangedoras que acontecem, e a pessoa vai lá e inventam um pai, um amigo, um parente pra por a culpa.

Igual aquela história "o vizinho do irmão do meu amigo tá com herpes, será que ele pode beijar a namorada?" HAHAHA

Não consigo acreditar que um frentista disse uma merda dessas, todo frentista que eu conheco, diz ser treinado pra trocar corretamente óleos, eles podem não saber ao certo qual o melhor óleo pro veículo em questão, mas sabem diferenciar muito bem um 2t de 4t, mas....

corsani
15-12-13, 01:13
Né por nada não, mas isso me parece aquelas histórias constrangedoras que acontecem, e a pessoa vai lá e inventam um pai, um amigo, um parente pra por a culpa.

Igual aquela história "o vizinho do irmão do meu amigo tá com herpes, será que ele pode beijar a namorada?" HAHAHA

Não consigo acreditar que um frentista disse uma merda dessas, todo frentista que eu conheco, diz ser treinado pra trocar corretamente óleos, eles podem não saber ao certo qual o melhor óleo pro veículo em questão, mas sabem diferenciar muito bem um 2t de 4t, mas....
pior que existe. por aqui ainda vejo quando se fala de ybr e xtz tem gente que diz assim. '' pena que é yamaha, tem que por óleo e a fumaça''. nem se quer os caras conhecem a moto e ja falam isso. tem aqueles outros que nem conhecem o YPVS da DT 200 e da RD 350 e dizem assim '' quando ela abre o segundo estagio do carburador vira o bicho''. tem aqueles que com todas as mudanças da cg até hoje insiste em dizer '' CG boa eram mesmo aquelas do tanque redondo essas de hoje são descartaveis.'' teve um carinha que vende motos e quase deu na minha cara insistindo que a xtz 125 com carburador eletronico a vacuo era injeção eletronica por causa da luzinha do painel que pisca ao virar a chave e assim vai indo.
tem frentista que achava que minha factor era fazer 250, e por mais acostumados fechar tanque de motos colocavam a tampa da fazer 250 ao contrario e tina que arrebentar o tanque pra tirar.
nunca duvidem da capacidade de alguem.

Elcio
15-12-13, 10:26
pior que existe. por aqui ainda vejo quando se fala de ybr e xtz tem gente que diz assim. '' pena que é yamaha, tem que por óleo e a fumaça''. nem se quer os caras conhecem a moto e ja falam isso. tem aqueles outros que nem conhecem o YPVS da DT 200 e da RD 350 e dizem assim '' quando ela abre o segundo estagio do carburador vira o bicho''. tem aqueles que com todas as mudanças da cg até hoje insiste em dizer '' CG boa eram mesmo aquelas do tanque redondo essas de hoje são descartaveis.'' teve um carinha que vende motos e quase deu na minha cara insistindo que a xtz 125 com carburador eletronico a vacuo era injeção eletronica por causa da luzinha do painel que pisca ao virar a chave e assim vai indo.
tem frentista que achava que minha factor era fazer 250, e por mais acostumados fechar tanque de motos colocavam a tampa da fazer 250 ao contrario e tina que arrebentar o tanque pra tirar.
nunca duvidem da capacidade de alguem.

Grande Corsani!!!! Assim que comprei minha picega (fan ks 125), fui a concessionária fazer a troca óleo 500km e já pedi pra colocarem um cavalete... O mecânico treinado na escola onda, fez a requisição e o estoque entregou e foi instalado na picega. Achei estranho...fiquei "oiando" "beservando" e perguntei: essa ponta do cavalete não está encostando na corrente??? êle "oiô" "beservo" ficou na dúvida e --- de repente --- falou: Cara! Instalei o cavalete da 150!!!! vou ter que desmontar tudo de nôvo --- e foi o que aconteceu... Já imaginou se fosse na oficina "bôca de porco"? - aquela onde pedi pra centrar a roda e o cidadão fez dois "lanhaços" na roda -- ferrou meu cromo em dois lugares e bem ferrado!! Você tem razões de sobra pra desconfiar.

magrao tk
15-12-13, 11:50
Eu concordo! O ser humano pode surpreender dos jeitos mais absurdos possíveis! Quando me contam uma história totalmente insana como essa, mesmo que o cara esteja de zuação, a minha primeira reação é pensar... eu não duvido disso! kkkkkkk

Defeacer
15-12-13, 17:47
pior que existe. por aqui ainda vejo quando se fala de ybr e xtz tem gente que diz assim. '' pena que é yamaha, tem que por óleo e a fumaça''. nem se quer os caras conhecem a moto e ja falam isso. tem aqueles outros que nem conhecem o YPVS da DT 200 e da RD 350 e dizem assim '' quando ela abre o segundo estagio do carburador vira o bicho''. tem aqueles que com todas as mudanças da cg até hoje insiste em dizer '' CG boa eram mesmo aquelas do tanque redondo essas de hoje são descartaveis.'' teve um carinha que vende motos e quase deu na minha cara insistindo que a xtz 125 com carburador eletronico a vacuo era injeção eletronica por causa da luzinha do painel que pisca ao virar a chave e assim vai indo.
tem frentista que achava que minha factor era fazer 250, e por mais acostumados fechar tanque de motos colocavam a tampa da fazer 250 ao contrario e tina que arrebentar o tanque pra tirar.
nunca duvidem da capacidade de alguem.

O frentista dizer que 2t + 2t forma um 4t, num merece nem o ar que respira, um cara desse num sabe nem a diferença de etanol pra gasolina se brincar, eu me recuso a acreditar que exista alguém assim.

Uma coisa é ser leigo, outra é ser incrivelmente burro, o que é o caso do suposto frentista.

E outra, o pai desse rapaz nunca andou num veículo motorizado se quer, porque mesmo que ele tivesse 100000 km rodados só de carro, num é possível que ele não saiba que 2t + 2t faz um óleo 4t, ele pode não saber o que é 2t e 4t.

halvaro
16-12-13, 07:52
2 frascos de 2t... 2t+2t = 4t. Perfeito! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Frentista genius esse!

Seguindo esse raciocínio, vou começar a por só meio frasco de óleo 4t por vez no reseravtório das minhas 2 tempos.
1 frasco de óleo 4t dividido em 2... 4t \ 2 = 2t! eeeeeeee! pensa que economia! \o/

morro e não vejo tudo, essa foi de matar mesmo

- - - Updated - - -


tem aqueles que com todas as mudanças da cg até hoje insiste em dizer '' CG boa eram mesmo aquelas do tanque redondo essas de hoje são descartaveis.''

Aqui mesmo no forum tem vários desses, já cheguei a ler aqui que o quadro da CG bolinha era mais resistente que das atuais, que foi modificado e reforçado várias vezes com o passar dos anos.

corsani
16-12-13, 09:56
morro e não vejo tudo, essa foi de matar mesmo

- - - Updated - - -



Aqui mesmo no forum tem vários desses, já cheguei a ler aqui que o quadro da CG bolinha era mais resistente que das atuais, que foi modificado e reforçado várias vezes com o passar dos anos.
isso é igual a cara que compra um carro todo seco e diz assim:'' vidro elétrico, ar condicionado??? isso são só mais coisas pra encomodar''. desculpas de quem não tem dinheiro pra comprar e quer desfazer o que os outros tem melhor.

Schao.gs
16-12-13, 10:28
isso é igual a cara que compra um carro todo seco e diz assim:'' vidro elétrico, ar condicionado??? isso são só mais coisas pra encomodar''. desculpas de quem não tem dinheiro pra comprar e quer desfazer o que os outros tem melhor.

Exatamente, e tem também os que se contentam com pouco.

Tenho visto nos últimos tempos muito se falar do ABS e Airbag que serão obrigatórios nos zero km em breve, muita gente diz: Pra que isso, isso não faz falta!

Aí depois reclamam das porcarias de carros que temos aqui no Brasil, pra que as montadoras vão trazer carros melhores se o povinho se contenta com pouco e ainda acha bom!

falooowww

halvaro
16-12-13, 11:18
isso é igual a cara que compra um carro todo seco e diz assim:'' vidro elétrico, ar condicionado??? isso são só mais coisas pra encomodar''. desculpas de quem não tem dinheiro pra comprar e quer desfazer o que os outros tem melhor.

Exatamente, e nas motos tb, partida elétrica ? só pra incomodar depois, prefiro pedal, Injeção eletrônica, quando der problema é caro, prefiro carbador, e poraí vai a ladainha

morion
16-12-13, 12:38
Gente, são sei de onde vocês são e isso tampouco me interessa. Mas vocês tem que por na cabeça que o Brasil não são 8milhões de km² de região metropolitana ou urbanizada não, com todo tipo de recursos disponíveis como treinamento adequado pra um frentista. O Brasil é muito mais rural e interiorano do que parece. Aqui no interior não é difícil de achar frentista que enche tanque de carro à gasolina com álcool, por mais absurdo que vocês achem, por mais mentiroso que vocês pensem que sou, é a realidade. O povo aqui é simples e muitas vezes despreparado pra certas coisas. Junta um frentista cabaço com um motoqueiro cabaço que nem meu pai a chance de dar esse tipo de merda não é pequena. Tenho certeza que onde muitos frequentadores do PN vivem deve ser uma maravilha, cheio de recursos e concessionárias, gasolina de qualidade e marca pra escolher uma diferente pra cada dia da semana, mecânico bom por perto e por aí vai. Não moro no meio da roça (se bem que se pudesse morava) mas a cidade onde moro, por ser interiorzão de MG, sofre muito com falta de recurso, treinamento profissional, educação, preparo, e nem de perto tem nada daquilo que citei antes.

Pensem bem nisso: enquanto muitos aqui às vezes choram igual recém-nascido porque aquele novo modelo daquela marca top não veio com uma tampa do tanque com aquele detalhe cromado; ou a nova 150cc não tem os sonhados 200cv e não vence a barreira do som; ou o farol veio redondo demais, muita gente daqui tá preocupado se a moto vai andar e se vai gastar pouco, SÓ ISSO, muito simples. Antigamente o povo aqui comprava RD 135 e não sabia que tinha que colocar óleo 2 tempos (nem eram informados por quem deveria fazer isso, o pessoal da concessionária). Resultado: a moto tomou fama de ruim porque quebrava por falta de óleo. Ninguém nasce sabendo, nem o pessoal aqui do fórum.

Mas depois dessa o velho aprendeu.

Mas o propósito da minha dúvida é disso gerar alguma borra e ferrar com a bomba ou ter desgastado a embreagem em excesso. Acho que riscar camisa não tem problema porque se tivesse que acontecer já tava ferrado.

magrao tk
16-12-13, 13:35
Gente, são sei de onde vocês são e isso tampouco me interessa. Mas vocês tem que por na cabeça que o Brasil não são 8milhões de km² de região metropolitana ou urbanizada não, com todo tipo de recursos disponíveis como treinamento adequado pra um frentista. O Brasil é muito mais rural e interiorano do que parece. Aqui no interior não é difícil de achar frentista que enche tanque de carro à gasolina com álcool, por mais absurdo que vocês achem, por mais mentiroso que vocês pensem que sou, é a realidade. O povo aqui é simples e muitas vezes despreparado pra certas coisas. Junta um frentista cabaço com um motoqueiro cabaço que nem meu pai a chance de dar esse tipo de merda não é pequena. Tenho certeza que onde muitos frequentadores do PN vivem deve ser uma maravilha, cheio de recursos e concessionárias, gasolina de qualidade e marca pra escolher uma diferente pra cada dia da semana, mecânico bom por perto e por aí vai. Não moro no meio da roça (se bem que se pudesse morava) mas a cidade onde moro, por ser interiorzão de MG, sofre muito com falta de recurso, treinamento profissional, educação, preparo, e nem de perto tem nada daquilo que citei antes.

Pensem bem nisso: enquanto muitos aqui às vezes choram igual recém-nascido porque aquele novo modelo daquela marca top não veio com uma tampa do tanque com aquele detalhe cromado; ou a nova 150cc não tem os sonhados 200cv e não vence a barreira do som; ou o farol veio redondo demais, muita gente daqui tá preocupado se a moto vai andar e se vai gastar pouco, SÓ ISSO, muito simples. Antigamente o povo aqui comprava RD 135 e não sabia que tinha que colocar óleo 2 tempos (nem eram informados por quem deveria fazer isso, o pessoal da concessionária). Resultado: a moto tomou fama de ruim porque quebrava por falta de óleo. Ninguém nasce sabendo, nem o pessoal aqui do fórum.


Perfeito!!! :clap::clap::clap::clap::clap:

Elcio
16-12-13, 14:35
Perfeito!!! :clap::clap::clap::clap::clap:
Eu fiz minha brincadeira, mas gostei do que ele escreveu e tô junto nas palmas:clap::clap::clap:

magrao tk
16-12-13, 19:50
Eu fiz minha brincadeira, mas gostei do que ele escreveu e tô junto nas palmas:clap::clap::clap:
Pois é, o pessoal critica, mas esquece de reparar que cada caso é um caso.

Não se pode esperar que um cara que mora num local remoto onde mal mal tem uma farmácia, um armazem e nem mesmo internet vá querer uma moto ou um carro completasso, sendo que o seu zé da mecanica amigo dele não vai saber testar uma injeção (voce que está parando de ler aqui e pensando: que blá blá blá, continue!) ou um sensor eletronico qualquer... ou uma moto que se pifar alguma coisa vai ter que esperar mais de um mes sem ela porque a peça tem que ser encomendada por um, quem vem e outro e de outro fornecedor, até chegar as mãos do seu zé pra trocar.

É nesses casos que vem o blábláblá que tantos de voces detestam, de que fulano prefere carburador que injeção... de que beltrano não quer ar nem vidro elétrico no carro... a grande maioria dessa gente que tem condições de pegar uma coisinha ou pouco melhor vai estar muitas vezes saindo de um Fusquinha, um Chevette, uma Brasília, uma CG antiga... já estão acostumados com aquela realidade! E qualquer refinamento em excesso não será vantagem, será prejuizo na hora da manutenção por conta disso tudo!

Alem disso tem aqueles entusiastas que curtem fazer a própria manutenção, não gostam de ficar nas mãos de mecanicos por conta de qualquer problema. Pra esses tambem quanto mais simples melhor! Eu mesmo me encaixo nesse perfil do faça voce mesmo, apesar de ter total consciencia de que um carro ou moto nova tem muito mais segurança, recursos, confiabilidade, conforto, etc que outros veículos antigos. Isso é questão de gosto!!! De hobby, de prazer de consertar as coisas até pela praticidade de resolver em casa em poucas horas a esperar pelo tempo, boa vontade e capricho de alguns ''profissionais'', alem de pagar por isso.

Tá errado? Depende do ponto de vista oras!!!

Assim como depende do perfil de vida da pessoa. Pra aqueles que o trabalho é frenético, levantam cedo, mal tem tempo de se sentar pra comer algo no almoço, depois chega de noite em casa ou faz curso, etc etc, e precisa unicamente do veículo a disposição em perfeitas condições lógico que ele vai querer um veículo zero pra não dar manutenção e vai entregar nas mãos de outros até pra apertar um parafusinho, pela falta de tempo que essas pessoas tem. Eu não posso julgar essa pessoa por não saber nem pra que lado se aperta um parafuso, assim como ninguem pode me criticar por gostar de moto velha sem tecnologia, cada um na sua!!!

Não sei por que isso irrita tanta gente, sendo que há tanta variedade de veículos pra pessoa escolher, principalmente nas metrópoles. Basta cada um escolher o que deseja e ser feliz, cada um com o seu, cada um com sua realidade, afinal como foi dito o Brasil é gigantesco e a realidade não é uma só, mas milhares diferentes.

bruno almeida
16-12-13, 19:55
depois desse comentário do grande Magrão, podem fechar o tópico...:clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Limabl
16-12-13, 21:47
Gente, são sei de onde vocês são e isso tampouco me interessa. Mas vocês tem que por na cabeça que o Brasil não são 8milhões de km² de região metropolitana ou urbanizada não, com todo tipo de recursos disponíveis como treinamento adequado pra um frentista. O Brasil é muito mais rural e interiorano do que parece. Aqui no interior não é difícil de achar frentista que enche tanque de carro à gasolina com álcool, por mais absurdo que vocês achem, por mais mentiroso que vocês pensem que sou, é a realidade. O povo aqui é simples e muitas vezes despreparado pra certas coisas. Junta um frentista cabaço com um motoqueiro cabaço que nem meu pai a chance de dar esse tipo de merda não é pequena. Tenho certeza que onde muitos frequentadores do PN vivem deve ser uma maravilha, cheio de recursos e concessionárias, gasolina de qualidade e marca pra escolher uma diferente pra cada dia da semana, mecânico bom por perto e por aí vai. Não moro no meio da roça (se bem que se pudesse morava) mas a cidade onde moro, por ser interiorzão de MG, sofre muito com falta de recurso, treinamento profissional, educação, preparo, e nem de perto tem nada daquilo que citei antes.

Pensem bem nisso: enquanto muitos aqui às vezes choram igual recém-nascido porque aquele novo modelo daquela marca top não veio com uma tampa do tanque com aquele detalhe cromado; ou a nova 150cc não tem os sonhados 200cv e não vence a barreira do som; ou o farol veio redondo demais, muita gente daqui tá preocupado se a moto vai andar e se vai gastar pouco, SÓ ISSO, muito simples. Antigamente o povo aqui comprava RD 135 e não sabia que tinha que colocar óleo 2 tempos (nem eram informados por quem deveria fazer isso, o pessoal da concessionária). Resultado: a moto tomou fama de ruim porque quebrava por falta de óleo. Ninguém nasce sabendo, nem o pessoal aqui do fórum.

Mas depois dessa o velho aprendeu.

Mas o propósito da minha dúvida é disso gerar alguma borra e ferrar com a bomba ou ter desgastado a embreagem em excesso. Acho que riscar camisa não tem problema porque se tivesse que acontecer já tava ferrado.Vc esta certo em alguns pontos,mas a questão básica é a seguinte,cadê a noção básica da coisa??? Falando assim parece que o pessoal do interior são totalmente peso morto sem utilidade e nem conhecimento algum,mas dai vem outra questão ou resposta dependendo do ponto de vista o problema é a cultura e o interesse por coisas fúteis como a vida do visinho,politicagem e outras coisas do gênero,acho que chega a ser estupidez mesmo colocar óleo 2t em motor 4t pelo fato de que as especificações e indicações do lubrificante estão expressas no verso da embalagem creio que vc e o frentista não são analfabetos e tai outro defeito infeliz de brasileiro de não ler manual do proprietário,bula de medicamentos,instruções dos produtos e indicações ,dai vem o ditado maldito "manual é para gente burra" sendo que o fato de vc não conhecer tecnicamente o produto que vc acaba de comprar já uma burrice sem tamanha ,e no caso das rd135 é uma das motos com o manual do proprietários mais completos contendo até o diagrama elétrico,troca de velas,rodas, ajuste de freio além do uso correto do modelo !!


Me desculpe a franqueza,mas nesse caso foi burrice da sua parte !!

morion
16-12-13, 22:25
Bingo magrão! Vc acertou no centro do coração da mosca. Muita gente no interior luta a vida toda pra ter "alguma coisa", tipo meu pai, estudou até 4ª série, teve o primeiro veículo a motor depois dos 50 e tá aprendendo com minha ajuda a mexer na moto não tem a oportunidade que vários aqui tem de realmente conhecer os segredos e diferenças de uma máquina. Ele tá aprendendo aos poucos e curtindo a moto. A história que contei aqui foi uma única, que aconteceu com alguém próximo a mim e que publiquei aqui. Mas e as outras histórias que poucos ficam sabendo? Muita gente acha que tudo é igual no Brasil todo, seja na Avenida Paulista ou no ponto mais remoto do Amazonas. E vai morrer achando.

morion
16-12-13, 23:10
Vc esta certo em alguns pontos,mas a questão básica é a seguinte,cadê a noção básica da coisa??? Falando assim parece que o pessoal do interior são totalmente peso morto sem utilidade e nem conhecimento algum,mas dai vem outra questão ou resposta dependendo do ponto de vista o problema é a cultura e o interesse por coisas fúteis como a vida do visinho,politicagem e outras coisas do gênero,acho que chega a ser estupidez mesmo colocar óleo 2t em motor 4t pelo fato de que as especificações e indicações do lubrificante estão expressas no verso da embalagem creio que vc e o frentista não são analfabetos e tai outro defeito infeliz de brasileiro de não ler manual do proprietário,bula de medicamentos,instruções dos produtos e indicações ,dai vem o ditado maldito "manual é para gente burra" sendo que o fato de vc não conhecer tecnicamente o produto que vc acaba de comprar já uma burrice sem tamanha ,e no caso das rd135 é uma das motos com o manual do proprietários mais completos contendo até o diagrama elétrico,troca de velas,rodas, ajuste de freio além do uso correto do modelo !! Me desculpe a franqueza,mas nesse caso foi burrice da sua parte !!

Limabl, o pessoal do interior não é peso morto, sem utilidade e sem conhecimento. Quem mora num centro urbano deve a comida que tem na mesa ao povo do interior. Só que para algumas coisas mais "técnicas" o povo daqui realmente não tem o mesmo conhecimento que quem mora na capital pode conseguir ter, pela simples falta de oportunidade ou interesse mesmo. É o caso da mecânica, ou de um BOM treinamento pra um frentista. Aqui no interior NUNCA teremos um bom ensino de mecânica como pode se encontrar nas capitais. E encontrar um frentista devidamente treinado aqui está fora de cogitação. Não sei quem vendeu o tal óleo pro meu pai, pode muito bem ser um rapaz que estava no seu primeiro emprego e no primeiro dia de trabalho. Se for isso mesmo, como eu posso exigir desse camarada um conhecimento técnico? Será que ele tem alguma experiência com veículo motorizado? Será que ele está trabalhando de frentista porque quis? Ou porque não achou um emprego que combinasse mais com ele? E por que o dono do posto contratou esse camarada? Será que foi por falta de opção? Outra coisa que tem que ser entendida, é que nem todo mundo gosta de mecânica e tem o interesse que eu ou você temos sobre o assunto.

Quanto a colocar óleo 2t no cárter de uma 4t realmente é estupidez. É estupidez pra quem sabe dessa diferença. Pra quem não sabe é desconhecimento ou até mesmo ignorância.

Agora, espero que você leia de novo a história lá atrás e entenda ela bem, pois acho que você entendeu errado.

E só te peço respeito. Não por mim nem por meu pai. Mas pelas diferenças das pessoas. Como eu já disse, nem todo mundo gosta de mecânica, ou quer entender nem é obrigado a entender do assunto. Tenho certeza que você é um cara inteligente pelo que já vi você responder sobre questões técnicas de mecânica. E isso deve ter te tomado muito tempo e dedicação. Diferente de mim e do meu pai não tempos o mesmo tempo, dedicação nem oportunidade de atuar na área. Mas se você sabe o que sabe hoje, você foi cabaço um dia, como eu já fui, e como meu pai é. Se insiste em dizer que estou inventando essa história, que sou burro e que foi eu quem fiz a cagada vá em frente. Não vou gastar meu tempo provando nada.

O que eu vim perguntar é: quais as consequências de rodar com óleo 2t no cárter de um motor 4t? Eu já tenho resposta de várias pessoas entendidas antes de ter postado a pergunta aqui no PN. Postei aqui pra ter a opinião de mais pessoas entendidas do assunto, ou alguém que já passou por algo parecido e teve problemas graves.

Mas parece que estão mais preocupados em gastar o tempo me julgando, me acusando do que respondendo a minha pergunta.

Concordo com o bruno. Moderadores, por favor, fechem o tópico porque isso aqui vai virar discussão sem produtividade nenhuma, infelizmente.

Limabl
16-12-13, 23:21
Limabl, o pessoal do interior não é peso morto, sem utilidade e sem conhecimento. Quem mora num centro urbano deve a comida que tem na mesa ao povo do interior. Só que para algumas coisas mais "técnicas" o povo daqui realmente não tem o mesmo conhecimento que quem mora na capital pode conseguir ter, pela simples falta de oportunidade ou interesse mesmo. É o caso da mecânica, ou de um BOM treinamento pra um frentista. Aqui no interior NUNCA teremos um bom ensino de mecânica como pode se encontrar nas capitais. E encontrar um frentista devidamente treinado aqui está fora de cogitação. Não sei quem vendeu o tal óleo pro meu pai, pode muito bem ser um rapaz que estava no seu primeiro emprego e no primeiro dia de trabalho. Se for isso mesmo, como eu posso exigir desse camarada um conhecimento técnico? Será que ele tem alguma experiência com veículo motorizado? Será que ele está trabalhando de frentista porque quis? Ou porque não achou um emprego que combinasse mais com ele? E por que o dono do posto contratou esse camarada? Será que foi por falta de opção? Outra coisa que tem que ser entendida, é que nem todo mundo gosta de mecânica e tem o interesse que eu ou você temos sobre o assunto.

Quanto a colocar óleo 2t no cárter de uma 4t realmente é estupidez. É estupidez pra quem sabe dessa diferença. Pra quem não sabe é desconhecimento ou até mesmo ignorância.

Agora, espero que você leia de novo a história lá atrás e entenda ela bem, pois acho que você entendeu errado.

E só te peço respeito. Não por mim nem por meu pai. Mas pelas diferenças das pessoas. Como eu já disse, nem todo mundo gosta de mecânica, ou quer entender nem é obrigado a entender do assunto. Tenho certeza que você é um cara inteligente pelo que já vi você responder sobre questões técnicas de mecânica. E isso deve ter te tomado muito tempo e dedicação. Diferente de mim e do meu pai não tempos o mesmo tempo, dedicação nem oportunidade de atuar na área. Mas se você sabe o que sabe hoje, você foi cabaço um dia, como eu já fui, e como meu pai é. Se insiste em dizer que estou inventando essa história, que sou burro e que foi eu quem fiz a cagada vá em frente. Não vou gastar meu tempo provando nada.

O que eu vim perguntar é: quais as consequências de rodar com óleo 2t no cárter de um motor 4t? Eu já tenho resposta de várias pessoas entendidas antes de ter postado a pergunta aqui no PN. Postei aqui pra ter a opinião de mais pessoas entendidas do assunto, ou alguém que já passou por algo parecido e teve problemas graves.

Mas parece que estão mais preocupados em gastar o tempo me julgando, me acusando do que respondendo a minha pergunta.

Concordo com o bruno. Moderadores, por favor, fechem o tópico porque isso aqui vai virar discussão sem produtividade nenhuma, infelizmente.Rsrsrs !!!

Acho que vc interpretou mau,eu quis dizer que da forma que vc citou parece que o pessoal do interior são peso morto,bicho do mato ou coisa do tipo e nem estou duvidando ou pedindo provas !!!

Eu morei em zona rural até meus 18 anos parceiro meu pai do mesmo jeito, sem bem como é,e nem por isso foi criado pensando dessa forma,acho que tem coisas que já nasce com a gente e no fim a gente só lapida mesmo,desde que eu me intendo por gente já via meu pai consertando,armas o próprio carro ou motos que ele tinha,maquinas de costuras e até entendia um pouco de eletrônica era praticamente um macgyver rsrs e morou a infância toda na roça !!!

magrao tk
17-12-13, 00:48
Rsrsrs !!!

Acho que vc interpretou mau,eu quis dizer que da forma que vc citou parece que o pessoal do interior são peso morto,bicho do mato ou coisa do tipo e nem estou duvidando ou pedindo provas !!!

Eu morei em zona rural até meus 18 anos parceiro meu pai do mesmo jeito, sem bem como é,e nem por isso foi criado pensando dessa forma,acho que tem coisas que já nasce com a gente e no fim a gente só lapida mesmo,desde que eu me intendo por gente já via meu pai consertando,armas o próprio carro ou motos que ele tinha,maquinas de costuras e até entendia um pouco de eletrônica era praticamente um macgyver rsrs e morou a infância toda na roça !!!
Meu ''mundo'' é mais ou menos esse tambem Lima. Fui pro interior com 9 anos quando meu pai se aposentou como torneiro mecanico. Vivi lá até agora há uns 4 anos atrás, quando surgiu negócio com uma casa na zona urbana pela nossa chácara. E pela idade dos meus pais e vantagens pra mim tambem, viemos pro centro.

Mas sinto saudades da calmaria, mesmo com as dificuldades e distancia de tudo, era legal pois andava muito mais de moto do que hoje em dia.

Mas ainda sobre meu pai, desde que me conheço por gente meu pai se virava com tudo: foi torneiro, trabalhou em arsenal, estudou eletronica... e graças a todas as façanhas do meu velho ele é conhecido pela cidade toda como Pardal, ou professor Pardal :D me criei vendo ele dar um jeitinho pra tudo sempre.

Depois de muitos anos ele comprou um torno bem pequeno e ruim, ajeitou ele e fazia serviços pequenos, na maioria pra coisas dele mesmo, que ele bolava. Esse ano negociou por um maior. Não precisa de nada disso, mas ele não gosta de ficar parado.

Teve sempre em casa tambem a sua oficininha de eletronica, onde ficava conversando por rádio PX com uma turma daqui e de outros estados.
Hoje em dia ele se dedica mais apenas consertar esses rádios, tem uma clientela bem grande de caminhoneiros principalmente. É bem conhecido nesse ramo.

Vários amigos fez pelo PX, e uns de longe que já conheceu pessoalmente. Temos um grande amigo que mora em Brasília que de 2 em 2 anos aparece por aqui pra nos visitar e a outros antigos PXzeiros daqui.
Enfim, o velho já tá com 75 e não para, tem mais energia e vontade de fazer as coisas do que eu!

Mas enfim, eu tento me espelhar nele, e toda essa mania que eu tenho de querer consertar tudo e gostar de coisa velha, desde aparelhos de som, motos, carros, tudo é culpa dele kkkkkk
Acho que depois desse depoimento talvez voces entendam melhor meu ponto de vista sobre as coisas.

Carlos Henrique
17-12-13, 07:38
Vc esta certo em alguns pontos,mas a questão básica é a seguinte,cadê a noção básica da coisa??? Falando assim parece que o pessoal do interior são totalmente peso morto sem utilidade e nem conhecimento algum,mas dai vem outra questão ou resposta dependendo do ponto de vista o problema é a cultura e o interesse por coisas fúteis como a vida do visinho,politicagem e outras coisas do gênero,acho que chega a ser estupidez mesmo colocar óleo 2t em motor 4t pelo fato de que as especificações e indicações do lubrificante estão expressas no verso da embalagem creio que vc e o frentista não são analfabetos e tai outro defeito infeliz de brasileiro de não ler manual do proprietário,bula de medicamentos,instruções dos produtos e indicações ,dai vem o ditado maldito "manual é para gente burra" sendo que o fato de vc não conhecer tecnicamente o produto que vc acaba de comprar já uma burrice sem tamanha ,e no caso das rd135 é uma das motos com o manual do proprietários mais completos contendo até o diagrama elétrico,troca de velas,rodas, ajuste de freio além do uso correto do modelo !!


Me desculpe a franqueza,mas nesse caso foi burrice da sua parte !!
Tenho que concordar contigo Lima!
A pessoa compra CG 150 2014 e chega no mecânico e fala: "Coloca Mobil Preto" "vou trocar de mil em mil"
A pessoa gasta rios de dinheiro num bem material e nem liga pra ler o manual para saber como cuidar e conservar aquele bem que tanto suou para comprar!
Ai é de matar mesmo, é bem isso ai que vc falou mesmo, o povo ta mais preocupado com a vida do vizinho do que com a política, os vereadores de sua cidade, e por ai vai!
INFELIZMENTE essa é a realidade do nosso Brasil!

jatobá
17-12-13, 08:38
Não julgais, para não serem julgados.

Do que falava o tópico mesmo?