PDA

Ver Versão Completa : Duas motos custam menos de se manter do que uma



DOUGLAS 00
08-01-14, 10:59
Na minha recente experiência de estar novamente com duas motos, se desfaz uma das falácias que o pessoal geralmente diz, ao menos na minha situação:

Ter duas motos, se paga muito imposto.

Pois bem, aqui no RS, minhas DUAS MOTOS (CB 400 e Strada 200) Vão sair mais em conta: A CB sai 350 pilas e a Strada 417 pilas.

UMA CB 300 2012 DE UM AMIGO MEU SAIRÁ 895 MANGOS. Qualquer 250 ou 300 anda nessa faixa.

E tenho reparado de que "repartir" as quilometragens entre duas motos está diminuindo a frequência de manutenção (Apesar que apareceram algumas coisas pequenas a se fazer na CB).

Sem falar que as duas me custaram para adquirir mais ou menos o valor de uma CG 125 zero...

jatobá
08-01-14, 11:40
895 mangos!!!
Mais caro que meu carro.
Minha vontade de subir de cilindrada tá diminuindo...

Lampada
08-01-14, 12:00
Da Cb esta mais barato que por aqui mas a strada esta meio salgado. Aqui em Mg só o depvat é 290 + 76 Licenciamento fora o Ipva Intruder 47 e Bandit 180.
Ter duas motos pode sair mais barato desde que se usa moto para dia a dia e lazer, pois no dia a dia uma 125 já esta de bom tamanho mas uma moto maior para o lazer pode sair muito caro no dia a dia. Sempre optei por ter duas e acho que sai mais em conta, mas no começo do ano dói no bolso.

Motaro
08-01-14, 12:30
Só sai mais em conta ter duas motos em dois casos:

Se vc roda mais de 2500 km por mês
Se uma das motos tem manutenção cara (seja antiga ou 600 cilindradas pra cima)

Mas existe uma coisa que ter duas motos proporciona: a moto de passeio raramente pegará chuva, sol toda hora, etc. Ter uma moto sempre 0 pra passear é um prazer impagável. Eu só tenho minha Fazer e já cansei de sair com ela toda suja, com algumas partes desgastadas e etc, mas só tenho ela pra chinelar todo dia. Não acredito ainda que rodei 30 mil km em menos de um ano.

queiroga
08-01-14, 12:43
Bom,

comprei minha segunda moto no final de novembro (uma CB450 Nelson Piquet), agora no início do ano vai ser osso, pq tem 2 DPVAT de R$292!!!!!!!

A Lander está com 55k rodados e faço revisões de 5k em 5k, única coisa que troquei nela (fora itens de desgaste natural) foram as buchas da balança que coloquei com graxeira, fica bem melhor que a original.

A CB é para passear, mas como os passeios estão escassos, vou com ela 1x por semana para o trabalho, pois moto parada dá muito problema.

A Cb tb é um backup, qdo a Lander estiver fora de combate, pois aqui no Rio ir de Realengo para a Barra, depois que acabaram as Vans é só de busum catacorno! 2horas no mínimo de viagem.... de moto dá 40min....

abs!

dibars
08-01-14, 12:47
Sempre tive duas motos e garanto que á longo prazo sai mais barato.

Exemplo atual:

XTZ125 pro dia-a-dia: R$60 gasosa por mês, zero manutenção. Revisão eu que faço e peças como pastilhas e pneus são baratos.
XT660 pra passeios e viagens: A moto se mantem nova, um jogo de pneus dura mais de dois anos. Óleo eu troco a cada 6 meses.

Quando usei a XT no dia a dia só de gasosa gastava cerca de R$160 por mês. Fora a raiva que passava no trãnsito com uma moto pesada e que esquenta a perna. Ainda tinha o risco de tombar, ser batido etc, e o preço pra consertar seria estratosférico. Na xtz é tudo baratinho.

Sempre digo isso:
Se é pra ter apenas uma moto, escolha uma 250cc que vai andar na cidade e na estrada gastando pouco.
Se tiver uma 600cc, providencie tb uma 125cc pra usar no dia-a-dia pois os gastos serão menores ao longo do tempo.

Schao.gs
08-01-14, 13:00
Bom,

Qualquer um sabe que o IPVA é calculado sobre o valor do veículo, logo, é ÓBVIO que o IPVA de um veículo mais antigo e de menor valor será muito menor que um veículo mais novo de maior valor. Veja bem, estou falando do IPVA e não do total (IPVA + Seguro Obrigatório + Taxa de expedição).

Mas ainda tem outro detalhe, só acredito vendo que o imposto dessa CB 300 ficou em R$ 892,00. Um amigo meu tem uma 2013/2014 e ficou em R$ 564,00 se não me engano, e também somos do RS!

Outro amigo que pegou uma XJ6 zero ano passado vai pagar mais ou menos isso aí que você falou, com certeza tem coisa errada aí no imposto dessa CB!

O da minha Twister 2008 deu R$ 398,21.

falooowww

magrao tk
08-01-14, 13:13
Alem do valor diminuir, e o desgaste das 2 diminuirem, ter 2 estilos de motos é bom demais!

Minha RX sai por 335,33 e a Titan por 446,35 reais.

Tudo bem, são motos pequenas. Mas aí entra em jogo tambem o custo de manutenção baixo.
E pra finalizar quem conhece sabe que uma moto 2t faz o que uma moto maior com tudo mais caro faz em desempenho. Mas entra em questão o gosto e o gasto de mecanica que não tenho pois faço tudo em casa.

Enfim, pra ''MEU'' caso essa situação tá ótima! Não quero saber de moto de cc maior e nova de jeito nenhum!!! Essa realidade me atende bem.

E ainda tem a TDR180 que não coloquei junto porque ainda falta resolver os documentos, aí vão ser 3 motos! Nesse caso não é viável, mas é que aí eu que sou louco mesmo kkkkk.

emerson merighi
08-01-14, 13:44
bom, no meu caso ter duas motos e quase uma obrigacao, visto que uma gsx1300r pra uso diario nao rola, e muito caro, e nada pratico...e uma outra moto de baixa/media cc e altamente necessaria...
agora, ter duas motos de 500cc pra baixo, eu acho que e desnecessario e nao tras nenhuma diminuicao de custo...so acho que vale a pena ter uma moto pra suporte utiliario se a outra tiver mais de 600cc e 4 cilindros ou qualquer modelo muito caro.

DOUGLAS 00
08-01-14, 14:04
Bom,

Qualquer um sabe que o IPVA é calculado sobre o valor do veículo, logo, é ÓBVIO que o IPVA de um veículo mais antigo e de menor valor será muito menor que um veículo mais novo de maior valor. Veja bem, estou falando do IPVA e não do total (IPVA + Seguro Obrigatório + Taxa de expedição).

Mas ainda tem outro detalhe, só acredito vendo que o imposto dessa CB 300 ficou em R$ 892,00. Um amigo meu tem uma 2013/2014 e ficou em R$ 564,00 se não me engano, e também somos do RS!

Outro amigo que pegou uma XJ6 zero ano passado vai pagar mais ou menos isso aí que você falou, com certeza tem coisa errada aí no imposto dessa CB!

O da minha Twister 2008 deu R$ 398,21.

falooowww

De fato, achei meio demais esses 895, mas já ouvi de outros que as 250 ou 300 mais novas andam por ai, nessa faixa de imposto.

Ser Gaúcho tá se tornando cada vez mais difícil...

emerson merighi
08-01-14, 14:07
895,!!...tem multa ai no meio e o cara n quis dizer.....

Schao.gs
08-01-14, 14:12
895,!!...tem multa ai no meio e o cara n quis dizer.....

Com certeza, to dizendo que uma 13/14 deu menos de R$ 600,00. Como uma 2012 vai ser R$ 892,00, isso é imposto de moto 600cc semi-nova!

faloowww

eumemopq
08-01-14, 14:28
minha fazer eh 2005/06 e o ipva dela deu 103 reais

Emillani
08-01-14, 15:40
Acabei de colaborar com o Estado: Moto - Yamaha Fazer 250 13/13
valores:

IPVA : R$166,04
SEGURO OBRIGATÓRIO : R$ 292,01 (o mais doloroso)
TAXA DE LICENCIAMENTO: R$75,19

mdorigon
08-01-14, 15:50
Minha intruder 2001 250cc ficou 101 reais o ipva. Mais os 292 de dpvat da 393, fora a yes que veio 63 reais mais o maldito dpvat de 292. Essa cb300 ta com multa, ipva, dpvat, licença e mais algo hein.

O que desanima realmente é o dpvat... isso deveria ser repensado e cobrado um valor só em cima do condutor...e claro menos abusivo. Até concordo em manter ipva e licenciamento, mas o dpvat deveria ser no condutor e ponto final. No quesito manutenção realmente a moto que anda só de fds ou ainda só qdo o cara sai pra viajar vai raramente dar manutençã igual aquela do dia a dia. Dependendo de como o cara anda, ele vende a moto sem trocar pneus e relação.

Schao.gs
08-01-14, 16:08
O que desanima realmente é o dpvat... isso deveria ser repensado e cobrado um valor só em cima do condutor...e claro menos abusivo. Até concordo em manter ipva e licenciamento, mas o dpvat deveria ser no condutor e ponto final. No quesito manutenção realmente a moto que anda só de fds ou ainda só qdo o cara sai pra viajar vai raramente dar manutençã igual aquela do dia a dia. Dependendo de como o cara anda, ele vende a moto sem trocar pneus e relação.

É mais ou menos isso que eu penso, acho que o Seguro até poderia ser esse valor, mas deveria ser cobrado por condutor, independente de ter uma, duas, três ou 20 motos.

Ou se quisessem continuar cobrando por motos deveria reduzir o valor, isso é um abuso, eu pagar R$ 292,00 de Seguro na Twister é até ACEITÁVEL por que ando muito dentro da cidade, estradas, viajo de vez em quando... mas e minha namorada que tem uma Biz que usa pra ir e voltar do serviço a 30 kms/h e não roda nem 1000 kms por ano??? Ela gasta MUITO mais de Seguro do que de combustível e manutenção juntos!

faloowww

somniu
08-01-14, 16:29
fico meio puto com isso.. não importa se vc tem uma moto grande ou uma pequena.. o seguro é o mesmo e quebra as pernas.. Já o IPVA não varia tanto (ate umas 500cc). A minha titan 2014 fico com 120 o IPVA deste ano.. e um outra 2004 que tenho aqui fico 65 (4 reais mais caro que o ano passado digase de passagem).. ai se for somar tudo a diferença quase não chega a 60 reais.

Emillani
08-01-14, 16:54
fico meio puto com isso.. não importa se vc tem uma moto grande ou uma pequena.. o seguro é o mesmo e quebra as pernas.. Já o IPVA não varia tanto (ate umas 500cc). A minha titan 2014 fico com 120 o IPVA deste ano.. e um outra 2004 que tenho aqui fico 65 (4 reais mais caro que o ano passado digase de passagem).. ai se for somar tudo a diferença quase não chega a 60 reais.


Também não concordo com o valor do DPVAT e ainda, nunca vi, nem ouvi falar de alguém que tivesse danos cobertos pelo DPVAT.

Schao.gs
08-01-14, 16:57
Também não concordo com o valor do DPVAT e ainda, nunca vi, nem ouvi falar de alguém que tivesse danos cobertos pelo DPVAT.

Eu conheço muita gente, meu pai mesmo recebeu em um acidente que sofreu. O que acontece é que a maioria das pessoas desconhece esse seguro e não faz o requerimento, que por sinal é muito simples de ser feito!

falooowww

emerson merighi
08-01-14, 17:18
por isso que todo ano eu atraso um mes o licenciamento da gs500...ela e placa zero...rodo sem pro ate final de novembro....pago uma multa de 15,00 por atraso e me livro do dpvat de 292,00 ....o emplacamento dela saiu 359,00...

LuisTitan
08-01-14, 18:03
A minha titan 2014 ficou 111 de ipva, 48 de licenciamento e 292 de seguro... uns 450 total...

Estou pensando em comprar uma mirage 250 para viajar pra cidade da namorada... será que vale? Seria só para viajar mesmo, pois rodar pro trabalho.

magrao tk
08-01-14, 18:05
Acho que é unanime que o DPVAT é um abuso! E palhaçada ser um valor fixo tanto pra uma 100cc quanto pra um 1100cc.

E já que DPVAT é pra gastos com acidentes, deveria ser taxado pelo histórico do condutor, isso sim! Todo dia vários motoqueiros se estrepando Brasil afora justificando esse valor... aí o cara usa raramente a moto, pilota defensivamente sem ter se envolvido em acidente nenhum durante a sua vida toda e paga o mesmo valor de DPVAT que o vida loka que vive quebrado no hospital!

E preparem-se quem vai tirar carteira!!! pra nova maravilha extatora de cédulas do povo: o simulador de direção. Pelo absurdo que é o valor de uma CNH no Brasil, essa máquina não deveria acrescentar 1 centavo a mais no custo pro povo, mas vai vendo... vai vendo a facada....

FRANGOPUNK
08-01-14, 18:13
eu tenho uma titan ano 2005 e de documentação da cg eu pago 354,13 'lembrando que motos até 150cc não pagam IPVA em SC'
e também tenho uma sahara 350 e vou pagar de documentos dela 403, 46. A sahara é só pra passear com a dona patroa e a cg é pra ir trampar!
No final das contas vale a pena manter essas duas motos, apesar da sahara tem manutenção mais cara, mas sempre vou tá de moto, dificilmente corro o risco de ficar a pé!

emerson merighi
09-01-14, 03:36
cilindrada e valor da moto nao deve ter nada a ver com dpvat..e de fato nao tem..o que me irrita e que motoristas que sao cuidadosos e nao tem historico de acidentes a 27 anos como e nao tem nenhum desconto, pagam o mesmo que esses cornos que caem e batem todo mes...

Schao.gs
09-01-14, 08:23
Acho que é unanime que o DPVAT é um abuso! E palhaçada ser um valor fixo tanto pra uma 100cc quanto pra um 1100cc.

E já que DPVAT é pra gastos com acidentes, deveria ser taxado pelo histórico do condutor, isso sim! Todo dia vários motoqueiros se estrepando Brasil afora justificando esse valor... aí o cara usa raramente a moto, pilota defensivamente sem ter se envolvido em acidente nenhum durante a sua vida toda e paga o mesmo valor de DPVAT que o vida loka que vive quebrado no hospital!

E preparem-se quem vai tirar carteira!!! pra nova maravilha extatora de cédulas do povo: o simulador de direção. Pelo absurdo que é o valor de uma CNH no Brasil, essa máquina não deveria acrescentar 1 centavo a mais no custo pro povo, mas vai vendo... vai vendo a facada....

Aqui o simulador vai custar R$ 215,00 a mais na CNH! Legal né?!

faloowww

luis_sbo
09-01-14, 09:16
onde que o IPVA total da CB300 é tudo isso? O__O só se o cara tinha alguma coisa nque não foi quitada ainda, ipva do ano anterior ... sei la

tenho uma CB300 2013 e deu exatamente isso:

IPVA: 207,13
DPVAT: 292,01
Taxa de licenciamento: 69,12
Postagem de CRLV: 11,00

TOTAL: 579,26

Emillani
09-01-14, 09:42
por isso que todo ano eu atraso um mes o licenciamento da gs500...ela e placa zero...rodo sem pro ate final de novembro....pago uma multa de 15,00 por atraso e me livro do dpvat de 292,00 ....o emplacamento dela saiu 359,00...

Como assim? o valor do DPVAT se não for recolhido no ano corrente simplesmente expira? Não fica pendente?

somniu
09-01-14, 09:53
lembrando que quem não pagar o IPVA vai ter o nome nos cadastros de restrição ao credito... se vc somar todo os documentos.. vc vai ver que nem da tanta diferença assim dos documentos do carro.. já que o licenciamento e seguro é bem mais barato. Acho que uma ideia boa seria fazer o seguro por condutor não por veiculo.. e dar desconto pra cada ano que o sujeito fica sem causar um acidente.. ate mesmo pra quem nunca toma multa.. seria um incentivo a mais.. faz o maior sentido.. já que o seguro não cobre danos materiais não tem pq pagar seguro sobre cada veiculo que vc tem

Emillani
09-01-14, 10:13
lembrando que quem não pagar o IPVA vai ter o nome nos cadastros de restrição ao credito... se vc somar todo os documentos.. vc vai ver que nem da tanta diferença assim dos documentos do carro.. já que o licenciamento e seguro é bem mais barato. Acho que uma ideia boa seria fazer o seguro por condutor não por veiculo.. e dar desconto pra cada ano que o sujeito fica sem causar um acidente.. ate mesmo pra quem nunca toma multa.. seria um incentivo a mais

Esta sugestão é simplesmente maravilhosa, agora, poderíamos neste ano de eleição identificar um político que abrace esta causa e que também tenha força para aprovar alguma lei do tipo.

eumemopq
09-01-14, 13:40
Como assim? o valor do DPVAT se não for recolhido no ano corrente simplesmente expira? Não fica pendente?

tbm nao entendi essa.

Schao.gs
09-01-14, 14:17
Como assim? o valor do DPVAT se não for recolhido no ano corrente simplesmente expira? Não fica pendente?

Posso estar absolutamente enganado, mas acho que seguro se estiver atrasado só deve ser pago o último. Por ex, se tiver com três anos de tudo atrasado vai ter que pagar um seguro e os três IPVA!

faloowwww

Carlos Henrique
09-01-14, 14:31
No Brasil é assim, é tudo mal esclarecido e mau divulgado, a gente nunca fica sabendo de nada!
Até hoje não sei se paga todos os seguros atrasados ou só o último como nosso amigo Schao.gs disse..

mdorigon
09-01-14, 15:48
Pelo que me lembro...sempre paga os dois ultimos anos, tanto de ipva como de dpvat. Tipo...vc tem um veiculo com 10 anos sem fazer nenhum tipo de pagamento de taxas e impostos, pra regularizar, pelo menos aqui em sp, voce teria que pagar os dois ultimos ipva´s, os dois seguros obrigatórios e o licenciamento do ano e ponto. Isso eu ouvi de um despachante a uns 5 anos, qdo estava com umas ideias de pegar um carro de um conhecido...não sei se mudou...mas não duvido de nada mais. Ah claro...paga os dois ultimos anos de ipva de ele não tiver mais de 20 anos...

nil_bad
09-01-14, 19:04
Na minha opinião só vale a pena manter 2 motos, no caso uma 125cc e outra só pra passeios 600cc pra cima.

magrao tk
09-01-14, 19:05
É isso que tambem da nojo, nooooojo desssa bosta de Detran! Cada estado é de um jeito, nunca se sabe ao certo como as coisas são. Alem desse estupro ao bolso que é o DPVAT com eu já tinha comentado. Com certeza deveria ser sim sobre o condutor esse imposto!!! To de saco cheio de andar raras vezes de moto sem nunca ter dado 1 centavo de despesas e todo ano ter que desembolsar uma babilonia de dinheiro pra pagar cagada dos outros! Sei que é um pensamento egoísta, só que eu não me negaria de pagar se tivessem VANTAGENS pra quem anda cetinho, e que ferrem quem faz as cagadas, simples! Sempre o bonzinho paga pelos maus, chega disso tambem!

Elcio
09-01-14, 21:07
É isso que tambem da nojo, nooooojo desssa bosta de Detran! Cada estado é de um jeito, nunca se sabe ao certo como as coisas são. Alem desse estupro ao bolso que é o DPVAT com eu já tinha comentado. Com certeza deveria ser sim sobre o condutor esse imposto!!! To de saco cheio de andar raras vezes de moto sem nunca ter dado 1 centavo de despesas e todo ano ter que desembolsar uma babilonia de dinheiro pra pagar cagada dos outros! Sei que é um pensamento egoísta, só que eu não me negaria de pagar se tivessem VANTAGENS pra quem anda cetinho, e que ferrem quem faz as cagadas, simples! Sempre o bonzinho paga pelos maus, chega disso tambem!
É isso que você disse: paga pros outros usarem. Se tivessem vontade de verdade, estudariam o pagamento do primeiro DPVAT integral. Depois, no próximo, se você não tivesse acidente nenhum, teria um desconto e no próximo mais um desconto e dai estabilizava. ----- Acidentou......paga Integral de nôvo........ ---- sei lá.... esse é o tipo de Idéia que os Orgãos Públicos odeiam.

somniu
09-01-14, 23:31
sem falar que isso incentiva as pessoas andarem com mais responsabilidade.. mais é que nem os equipamentos de segurança.. tinha um deputado querendo zerar os impostos sobre equipamentos de segurança para motos.. o que o governo ia perder em imposto ia economizar nos hospitais.. e aposentadorias por invalidez... só que mais uma vez o projeto não foi pra frente..... ai vem os caras com umas ideia de ridículas.. como moto sem garupa.. com placa na cabeça.. com limitador de velocidade.. parece que esse povo tem preguiça de pensar.. só sabe exigir e nos extorquir todos os dias

emerson merighi
10-01-14, 01:17
seguro so paga o ultimo que e o do ano corrente, do presente...ninguem pode sofrer acidente no ano passado, o seguro nao pode ser cobrado e disso eu tenho certeza absoluta porque...faco atraso todo ano exatamente por isso...e a multa por atraso aqui na PB e 15,00 reais...

rafajllesc
10-01-14, 05:00
Cg 125 94/94 nao anda!!!

Enviado de meu LG-E612f usando Tapatalk

rafajllesc
10-01-14, 05:01
Desculpa errei o post hehe

Enviado de meu LG-E612f usando Tapatalk

eumemopq
10-01-14, 08:21
Pelo que me lembro...sempre paga os dois ultimos anos, tanto de ipva como de dpvat. Tipo...vc tem um veiculo com 10 anos sem fazer nenhum tipo de pagamento de taxas e impostos, pra regularizar, pelo menos aqui em sp, voce teria que pagar os dois ultimos ipva´s, os dois seguros obrigatórios e o licenciamento do ano e ponto. Isso eu ouvi de um despachante a uns 5 anos, qdo estava com umas ideias de pegar um carro de um conhecido...não sei se mudou...mas não duvido de nada mais. Ah claro...paga os dois ultimos anos de ipva de ele não tiver mais de 20 anos...

minha mae tem um kadett 93, esse ano ele faz 21 anos, porém veio ipva de mais d 100 pra pagar, num era pra ser isento?!

Schao.gs
10-01-14, 08:23
minha mae tem um kadett 93, esse ano ele faz 21 anos, porém veio ipva de mais d 100 pra pagar, num era pra ser isento?!

Veio IPVA ou Seguro? IPVA é pra ser isento sim, mas seguro continua pagando!

falowww

Emillani
10-01-14, 08:45
Posso estar absolutamente enganado, mas acho que seguro se estiver atrasado só deve ser pago o último. Por ex, se tiver com três anos de tudo atrasado vai ter que pagar um seguro e os três IPVA!

faloowwww


Então, no inicio do ano, se pagar só o IPVA e a taxa de licenciamento vc recebe o documento no caso 2014 normalmente?

Como sugere o nome "SEGURO OBRIGATÓRIO"... to na dúvida

- - - Updated - - -


É isso que tambem da nojo, nooooojo desssa bosta de Detran! Cada estado é de um jeito, nunca se sabe ao certo como as coisas são. Alem desse estupro ao bolso que é o DPVAT com eu já tinha comentado. Com certeza deveria ser sim sobre o condutor esse imposto!!! To de saco cheio de andar raras vezes de moto sem nunca ter dado 1 centavo de despesas e todo ano ter que desembolsar uma babilonia de dinheiro pra pagar cagada dos outros! Sei que é um pensamento egoísta, só que eu não me negaria de pagar se tivessem VANTAGENS pra quem anda cetinho, e que ferrem quem faz as cagadas, simples! Sempre o bonzinho paga pelos maus, chega disso tambem!


O Estado tira dinheiro onde está mais fácil, pra que correr o risco de perder arrecadação.

eumemopq
10-01-14, 08:46
Veio IPVA ou Seguro? IPVA é pra ser isento sim, mas seguro continua pagando!

falowww


veio os dois.. pouco mais d 100 conto cada.

Elcio
10-01-14, 09:37
veio os dois.. pouco mais d 100 conto cada.
Aki no Paraná, recebemos 03 cobranças: ---- (1) IPVA (Imposto Propriedade Veículo Automotores - 2.5% sobre o valor do automóvel ou moto) que é pago no ínicio do ano e pode ser parcelado ou a vista com desconto. ---- (2) Seguro Obrigatório que é um valor fixo para todo tipo de carro - mas, é mais caro para motos (3) Taxa de Licenciamento do Detran (que é o custo da emissão daquele "papelzinho" verde que você tem que andar sempre com êle no carro) e é pago de acordo com o final da Placa, começando geralmente em outubro.
------Então, no Paraná, são 3 valores ---- Talvez você tenha recebido sómente o valor do Seguro Obrigatório e da Taxa de Licenciamento ------ IPVA é para estar isento porque o veículo já tem 20 anos.
----- Ligue para um despachante qualquer, que será esclarecido como funciona aí em São Paulo. Ok?

eumemopq
10-01-14, 12:40
Aki no Paraná, recebemos 03 cobranças: ---- (1) IPVA (Imposto Propriedade Veículo Automotores - 2.5% sobre o valor do automóvel ou moto) que é pago no ínicio do ano e pode ser parcelado ou a vista com desconto. ---- (2) Seguro Obrigatório que é um valor fixo para todo tipo de carro - mas, é mais caro para motos (3) Taxa de Licenciamento do Detran (que é o custo da emissão daquele "papelzinho" verde que você tem que andar sempre com êle no carro) e é pago de acordo com o final da Placa, começando geralmente em outubro.
------Então, no Paraná, são 3 valores ---- Talvez você tenha recebido sómente o valor do Seguro Obrigatório e da Taxa de Licenciamento ------ IPVA é para estar isento porque o veículo já tem 20 anos.
----- Ligue para um despachante qualquer, que será esclarecido como funciona aí em São Paulo. Ok?

Olá Elcio, aqui tbm é a mesma coisa..
o q eu estou falando eh q o kadett da minha mae já tem mais de 20 anos (ele é d 1993), sempre ouvi dizer que carro acima de 20 anos o ipva é isento, porém, o carro da minha mae, q tem 21 anos, veio o ipva de mais d 100 reais..

Aqui em SP a gente tbm tem as mesmas 3 cobranças (ipva, dpvat e licenciamento).


Era uma curiosidade pra ver se minha mae tem direito de ir atras para não pagar o valor do ipva, já q o carro tem mais d 20 anos (ou será que o mes do carro tbm conta, sendo assim, o ipva só será isento o ano q vem?!)


vlw.

halvaro
10-01-14, 14:18
A comparação é interessante mas o problema é que foi feita com 2 motos antigas de baixo valor, que pagam pouco IPVA contra outra nova que paga bastante IPVA, já que o IPVA é proporcional ao valor da moto, enquanto o DPVAT e licenciamente são fixos.
Se fossem 2 motos desse porte novas, a conta seria bem outra.

kaiokold
10-01-14, 15:04
O valor do IPVA é tranquilo , mesmo sem ter pistas descentes , é tranquilo. O que ferra é o DVPAT , se eu pudesse apertar um botão que explodisse os criadores do DVPAT , eu apertava na hora , bando de corno filho #@%%$ rsrs.

Depois fala que é por causa de acidentes blá blá blá.

Fod#@$#$%¨, já pagamos 300 impostos , que inclusive deveriam ir para saúde. Pistas boas que não temos , segurança que não temos. Eu tenho um ódio desse DVPAT que vocês não imaginam. 300 conto de DVPAT ? Se explodissem o senado , nem ligaria , seria a mesma coisa que ler que atropelaram uma garrafa pet pra mim.

nojo , nojo e nojo desse país lixo , tudo errado e quem se ferra somos nós , eu , que trabalhamos quase 24hs pra ter algo bom e se trabalhássemos assim em outros países , seriamos ricos.

Abssssss a todos

emerson merighi
10-01-14, 19:01
eu pago so o licenciamento, ipva, bombeiros do ano de 2013....e recebo o documento de 2013....mas esse documento e valido ate novembro de 2014 porque o final da placa e zero...quando for emplacar 2014, so faco isso em jan de 2015, pra pegar os docs de 2014...me livro sempre do seguro...e sempre atraso o mes de dezembro.

Mostarda_69
10-01-14, 22:35
Pois bem, aqui no RS, minhas DUAS MOTOS (CB 400 e Strada 200) Vão sair mais em conta: A CB sai 350 pilas e a Strada 417 pilas.

UMA CB 300 2012 DE UM AMIGO MEU SAIRÁ 895 MANGOS. Qualquer 250 ou 300 anda nessa faixa.


Muito estranho, pois a fipe da CB ta 10, tenho uma bandit que a fipe é 18 e paguei esse ano R$687,00.. Minha Antiga Fazer que valia 8 de fipe eu pagava pouco menos que R$500..

Ele tem que ter alguma multa!

Edim silva
11-01-14, 20:43
No geral acho bom ter duas motos, no meu caso duas 200cc, mas não é pq são duas pequenas q não compensa tendo em vista q é uma Trail e uma street, ja vi gente q tem bros e Cg, ou msm duas Cg uma antiga e uma nova, vai da situação do proprietariado e o que ele pretende.

O bom é q se vc precisa trocar alguma peça em uma delas não precisa ter q planejar com antecedência a manutenção no mecânico (ou vc msm mexer) na sexta e sábado e ela ter de estar pronta na segunda pra ir ao trabalho, quilometragem aumenta lentamente, óleo demora a trocar das duas, tudo é sem correria e sem pressa, tdo demora o dobro de tempo pra se preocupar! (no caso se forem duas peq) só o DPVAT q estraga!

Como são velhinha é R$420 Strada 2001/02 e R$ 420 arredondando Xr200 98, quase msm fipe se não me engano!

- - - Updated - - -

essa ideia de Dpvat de acordo com histórico do proprietário é excelente, partindo do momento q se tira a carta com valor baixo fixo e aumentando ou se mantendo dependendo do condutor! Brasil tem pensadores pra isso, organizações q poderiam lutar por boas ideias, o difícil é fazer acontecer!

eumemopq
15-01-14, 15:52
seguro so paga o ultimo que e o do ano corrente, do presente...ninguem pode sofrer acidente no ano passado, o seguro nao pode ser cobrado e disso eu tenho certeza absoluta porque...faco atraso todo ano exatamente por isso...e a multa por atraso aqui na PB e 15,00 reais...


No caso, vc roda o ano inteiro com o documento do ano anterior?
tipo, paguei o licenciamento e d DPVAT de 2013 no mes passado (dezembro), pois o final da minha placa é 0.


porém hoje estava lendo atras do documento, e está escrito que o DPVAT tem q ser pago juntamente com o IPVA, agora, no começo do ano...
como nunca fui parado, não tive nenhum problema com o documento..


Se eu deixar pra pagar o DPVAT junto com o Licenciamento em Dezembro de 2014, vou ter algum problema caso seja parado pela policia, por não ter pago o DPVAT e o Licenciamento 2014? (pois o documento consta como 2013, que paguei o mes passado)



flw.

emerson merighi
15-01-14, 16:48
sim, rodo o ano inteiro com o documento do ano anterior, pois ele e valido ate novembro do ano seguinte...ai, faco atrasar mais um mes e me livrar do dpvat de novo!

XING LING
15-01-14, 19:19
sim, rodo o ano inteiro com o documento do ano anterior, pois ele e valido ate novembro do ano seguinte...ai, faco atrasar mais um mes e me livrar do dpvat de novo!

Aí em João Pessoa é uma boa, mas aqui em São Paulo/SP não da para fazer isto, porque o DPVAT tem que ser pago junto com o IPVA, infelizmente!!

hbrasil
15-01-14, 19:29
Já aqui no RJ o DPVAT deve ser pago o do ano corrente e o do ano anterior.

Pra isso dar certo, teria que rodar 1 ano e 1 mês com ele atrasado.

emerson merighi
15-01-14, 20:24
bom, um mes atrasado ja tem um risco...ja, um ano e um mes nem pensar....
mas aqui em joao pessoa, pra evitar isso, eles estao emplacando no maximo ate placa final 7, mesmo q vc compre a moto em dezembro...
mas como a gs e de 2002; ainda n tinha essa sacanagem deles...

somniu
17-01-14, 09:09
Aí em João Pessoa é uma boa, mas aqui em São Paulo/SP não da para fazer isto, porque o DPVAT tem que ser pago junto com o IPVA, infelizmente!!

como assim? todo ano eu pago separado.. o IPVA pego o boleto no site da secretaria da fazenda. E o Seguro com o licenciamento pago só no final do ano no poupatempo

eumemopq
17-01-14, 13:28
Eu tbm achava, tanto q paguei no mes passado, jah q minha placa é 0, porém olha isso.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/01/detran-lembra-que-pagamento-do-dpvat-vence-junto-com-o-do-ipva.html

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1440224


A partir deste ano, o vencimento do DPVAT, seguro obrigatório para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, cairá com o do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que começa a ser distribuído na próxima segunda-feira (http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1439665&tit=IPVA-vai-ser-distribuido-a-partir-do-dia-20) (20). Até então, o pagamento do seguro era feito junto com o licenciamento anual do veículo, no segundo semestre do ano. O contribuinte deve ficar atento que os boletos do DPVAT e do IPVA não serão enviados juntos, apenas o vencimento dos dois impostos será o mesmo.

mdorigon
17-01-14, 14:57
Eu tbm achava, tanto q paguei no mes passado, jah q minha placa é 0, porém olha isso.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/01/detran-lembra-que-pagamento-do-dpvat-vence-junto-com-o-do-ipva.html

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1440224

Mas sempre foi assim...desde que comecei pagar meus impostos qdo adquiri meus carros e motos, sempre li isso la no informativo que vem todo ano...o vencimento do dpvat é junto com a parcela unica ou primeira parcela do ipva e ta la no site do detran. Acontece que sei la pq a fiscalização nunca pegou firme nisso...e o pessoal sempre paga junto com o licenciamento, que varia pelo fim da placa. Em fim...eu não entendo. Sempre paguei tudo junto com o ipva e bola pra frente.

somniu
17-01-14, 16:33
Eu tbm achava, tanto q paguei no mes passado, jah q minha placa é 0, porém olha isso.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/01/detran-lembra-que-pagamento-do-dpvat-vence-junto-com-o-do-ipva.html

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1440224


que merda em.. nem estava sabendo disso

Motaro
26-01-14, 08:51
Ai, galera, revivendo o tópico pra mostrar uma tabelinha que eu fiz aqui, baseado no meu uso da moto:

Comparativo preços moto:

Em 30 mil rodados:



Moto 250 (Honda ou Yamaha)
Moto 125\150 (Honda, Yamaha ou Suzuki e Dafra)


Um conjunto de pneus:
400
270


Kit relação 2x:
400
200


Óleo:
320 (8 trocas)
200 (10 trocas)


Gasolina:
2900 (30kmpor litro)
2175 (40km por litro)

















Total:
4020
2845


Diferença:
1175




OBS: Pastilhas e lonas possuem o mesmo preço. Em caso de queda, os valores sempre aumentam.
OBS2: Foram considerados Kits Relação da mesma marca e com as mesmas especificações (VAZ com RETENTOR)
OBS3: Os óleos considerados foram os indicados pelas respectivas marcas.
OBS4: Pneus, filtros e relações todos comprados em autopeças, sem uso de concessionárias.
OBS5: Em caso de QUEDA, ter duas motos é sempre melhor, principalmente se cair com a 125/150, que tudo é barato. Abas da Factor chegam a custar 70 reais (par). Da Fazer paguei 110 (par). Ambas adesivadas. Painéis e rabetas de motos pequenas também são muito mais baratos (painel da Factor é 90 reais e da Fazer 400 reais)

Conclusão: No meu caso, que rodo 30mil por ano, pode ser que compense, dependendo das escolhas das motos que eu fizer. Se as motos forem muito novas, a vantagem diminui, pois perde-se mais na desvalorização de duas motos ao invés de uma só. O ideal são duas motos usada e não muito novas (ano 2011 pra baixo).

Apesar de pagar dois documentos no fim de ano, o que diminui a economia por quase a metade, você sempre terá uma moto impecável na garagem pra dar o seu rolê. Caso tenha problema com uma moto, sempre terá a outra de reserva.

Se vc roda menos do que eu (menos de 25 mil por ano), não compensa ter duas motos.

O comparativo foi feito entre 125 e 250. Se o assunto for uma 125 e uma 600, sem sombra de dúvida valerá muito a pena, a não ser que você rode POUQUISSIMO (menos de 20km por dia), aí é melhor ter uma moto só mesmo.