PDA

Ver Versão Completa : Dafra Laser



hbrasil
12-01-14, 18:23
Olá amigos,

Estou com a possibilidade de pegar uma Dafra Laser que está parada a 3 anos. Negócio "de pai pra filho".

Lá vai a pergunta: quais são as primeiras providências? Vale à pena, ou nem de graça?

Um abraço!

Ivan RJ
12-01-14, 19:45
Se vc pegar esse scooter, é provavel que fique parado por mais 3 anos.
Se for dado é caro. Infelizmente esse modelo não deu certo.
Qualquer coisa basta me telefonar que eu lhe explico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

hbrasil
12-01-14, 20:00
Se vc pegar esse scooter, é provavel que fique parado por mais 3 anos.
Se for dado é caro. Infelizmente esse modelo não deu certo.
Qualquer coisa basta me telefonar que eu lhe explico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan,

Obrigado pela resposta.

Bom, navegando por aí achei uma lista de peças compatíveis. O post é meio antigo (2012), mas veja:





PEÇAS E PREÇOS DAFRA E DE OUTRAS MOTOS....


CDI.....DAFRA R$398,00////É O MESMO DA TITAN 150CC R$34,00


PASTILHA DE FRIO DAFRA...R$98,00 O PAR///TITAN ESPORT 150CC R$19,00


LONA DO TAMBOR(FREIO)TRAZEIRO DAFRA R$99,90//YBR,TDR,RX180,RD135,RDZ125,DT180,..A MAIORIA YAMAHA...EM TORNO DE R$22,00 DE BOA QUALIDADE...E AINDA TEM A GENÉRICA...POR R$13,00


LAMPADA TRAZEIRA 2 POLOS DAFRA R$8,00...UMA//OUTRAS R$0,50...E PHILIPS R$1,50


LAMPADA H4 DAFRA R$45,00///OUTRAS ALOGENA R$5,00..COMUM...E PHILIPS COMUM R$7,00


LAMPADA DE PAINEL(CAMARAO)DAFRA R$6,00...//OUTRAS R$0,50....


FILTRO DE COMBUSTIVEL DAFRA R$35,00//TITAN 150,YBR,E OUTRAS R$4,50...


VELA E CABO NGK DAFRA R$89,90..//TITAN E OUTRAS R$18,00


RETIFICADOR(MEGATRON)DAFRA R$245,00....//OUTRAS COMPATÍVEIS FALCOM400 R$90,00(É A MAIS CARA P/ XENON)....E OUTRAS QUE SERVEM TIPO ORIGINAL>>>MEGATRON RETIFICADOR 0705 R$23,00......


RETROVISOR DAFRA R$45,00(CADA)///IDENTICO NA LOJA COM ADAPTADOR(FURAÇAO) E DE MELHOR QUALIDADE E MATERIAL....R$37,00 O PAR


SENSOR DE FREIO(NA MANETE DAFRA R$35,00///TITAN ,YBR, FAN,TURUNA R$7,00


.......RODA 13´´DAFRA LASER R$380,00...//SUNDOWN FUTURE CABE CERTINHO R$150,00


PNEU PIRELLI 13´´ DAFRA R$189,90//PNEU(MAIA COPACABANA) 13´´ R$90,00 E MAIS ALTO E RESISTENTE COM VÁRIOS DESENHOS E TIPOS..


BAULETO GOW 33LTS DAFRA R$ 180,00//BAULETO GOW 33LTS EM LOJAS R$89,90


ÓLEO SELENIA DAFRA R$15,00// ÓLEO MOTUL R$14,50...E SELENIA R$12,90


CABO DE AÇO...FREIO DAFRA R$39,90//OUTROS R$8,00(MOTO FLIP)


Entre outras

Detalhe que quando a moto parou, estava funcionando.

Mesmo assim não vale à pena? O negócio é da China mesmo.

mdorigon
12-01-14, 20:18
Esse scooter era um dos mais imponentes quando saiu. Acho ele bonito até hoje...mas é como o Ivan falou... não deu certo. Li varios foruns sobre scooters atras de uma opinião sobre esse tipo de veiculo e voce acaba lendo sobre varios modelos. E esse é um dos mais odiados. Não sei como um negocio desse pode dar tanto problemas para quem comprou. O que voce vai pegar ja esta parada ha 3 anos...imagine o porque. E vai vir quase de graça... pense bem.

hbrasil
12-01-14, 20:37
Esse scooter era um dos mais imponentes quando saiu. Acho ele bonito até hoje...mas é como o Ivan falou... não deu certo. Li varios foruns sobre scooters atras de uma opinião sobre esse tipo de veiculo e voce acaba lendo sobre varios modelos. E esse é um dos mais odiados. Não sei como um negocio desse pode dar tanto problemas para quem comprou. O que voce vai pegar ja esta parada ha 3 anos...imagine o porque. E vai vir quase de graça... pense bem.

Aí é que tá. O dono é meu amigo e largou a moto aqui porque foi morar na Espanha. Por isso que ela tá parada a três anos

mdorigon
13-01-14, 07:19
Hum...e vai custar qto essa brincadeira pra vc ? Eu faria o seguinte...se pegar por valor irrisório mesmo, reativa ela, deixa em ordem gastando o menos possivel e vende ela tendo um lucrinho... e toca a vida.

hbrasil
13-01-14, 08:31
Hum...e vai custar qto essa brincadeira pra vc ? Eu faria o seguinte...se pegar por valor irrisório mesmo, reativa ela, deixa em ordem gastando o menos possivel e vende ela tendo um lucrinho... e toca a vida.

A proposta dele foi: PODE LEVAR. Kkkkkkk

mdorigon
13-01-14, 09:13
Po... assim é facil kkk. Reativa ela, deixa em ordem, ve qto tem de documento, ve qto custa em media no mercado e faz um preço que tenha um lucro e venda facil. Eu faria assim.

hbrasil
13-01-14, 10:50
Po... assim é facil kkk. Reativa ela, deixa em ordem, ve qto tem de documento, ve qto custa em media no mercado e faz um preço que tenha um lucro e venda facil. Eu faria assim.Não dá. O combinado foi o seguinte: de dois em dois anos ele vem passar o Natal e o Ano Novo com a família (um ano ele vem, no outro a família vai). Quando ele estiver aqui, durante 1 semana a cada dois anos, a scooter fica com ele. No mais, eu fico usando a moto e deixando em condições de uso.

DOUGLAS 00
13-01-14, 11:07
Acho que até vale a pena, mas se rodar pouco. Se botar no malho, na primeira visita do teu amigo, ele vai estar praticamente desintegrado kkkkk

mdorigon
13-01-14, 13:42
Ah se é assim deixa quieto hbrasil. Se voce andar com ela e ela apresentar todos os defeitos que o pessoal relata por ai, voce vai gastar um grana razoavel pra manter algo que não é seu. Eu deixava quieto, agradeceria ele e reclinava a proposta kkk

hbrasil
13-01-14, 15:56
Como eu não entendo lhufas de mecânica, acho que vou pegar, porque aí eu aprendo! KKKKKKK

As peças, vou adquirindo as compatíveis e se não achar compatível, compro na China. Se ele dissesse que a moto estava ruim, eu não pegaria. Mas como quando ela parou estava funcionando, acho que vou pegar e ver qual é. Qualquer coisa eu devolvo.

wilson forps
13-01-14, 16:03
Amigo como voce mesmo disse é de gratis e nada que um pouco de boa vontade e alguns poucos reais para que fique no minimo utilizavel vide muitas motos antigas com platinado e condençador que são colocadas de volta a ativa !!!!!

hbrasil
13-01-14, 16:58
Amigo como voce mesmo disse é de gratis e nada que um pouco de boa vontade e alguns poucos reais para que fique no minimo utilizavel vide muitas motos antigas com platinado e condençador que são colocadas de volta a ativa !!!!!

Pois é, a idéia é essa. Se vocês entrarem no aliexpress e procurarem por GY6 parts, vão achar muita coisa. Ainda tem o ebay e outros sites especializados.

A Dafra Laser é um projeto Chinês que se alastrou por boa parte do mundo. Então acho que um pouco de boa vontade e bom senso pra não moer a motinho (odeio "a motinho", mas fazer o que?) dá pra levar na boa.

Além de todas as peças compatíveis, ainda tem a Sundown Future, que usa a mesma mecânica.

Aos poucos vou compartilhando minhas dúvidas, curiosidades e observações aqui no forum.

Mas ainda restou uma pergunta: qual o checklist inicial?

1) Bateria
2) Trocar o óleo
3) Trocar a gasolina
4) Verificar pneus
5) Limpeza de carburador

6) ver se pega

É isso mesmo?

Edit: olha isso:

http://www.scooterparts4less.com/GY6_150cc_Motor_Parts.htm

Não sei se mandam pro Brasil, mas tem sempre conhecidos indo pros Estados Unidos, além de outras formas de receber produtos de lá.

wilson forps
14-01-14, 08:58
Amigo primeiro procedimento:

Retirar carburador e uma bela de uma limpeza, uma agulha da boia com sede nova vai te poupar tempo e dor de cabeça !!!

Retirar a vela e colocar uma nova, aproveita e borrife bastante wd40 ou o desimgripante de sua escolha dentro do cilindro deixe agir alguns minutos e depois gire o motor com uma chave atravez da porca que prende a campana do estator ( nunca de a partida sem fazer este procedimento com o risco de quebra de aneis ou ter que fazer retifica por estar travado )

Trocar e óleo gasolina bem como limpar o tanque com etanol para evitar futuros entupimentos do carburador por sujeira e verificar as mangueiras de combustivel !

Bateria se não segurar carga, coloque uma nova !!

Uma boa revisão da parte eletrica bem como a lubrificação de todos os cabos !!!

Estes procedimentos já são um principio para que a motinha volte a rodar com segurança !!!

hbrasil
14-01-14, 09:59
Wilson, obrigado pela resposta. Prometo que vou estudar isso tudo que você disse com calma e tentar ser o mais fiel a isso possível.

Devo pegar a scooter na quinta feira.

wilson forps
14-01-14, 14:56
Wilson, obrigado pela resposta. Prometo que vou estudar isso tudo que você disse com calma e tentar ser o mais fiel a isso possível.

Devo pegar a scooter na quinta feira.

Por ser uma mecanica mais simples amigo, voce não vai encontrar dificuldade, tenta encontrar um manual de mecânica dela na net pois vai facilitar e muito a realização de todos os procedimentos sem dificuldade e se precisar e so perguntar !!!!!

Segue o link do manual de serviços dela :
http://www.scooterclube.com.br/download/Manual_Servicos_Dafra_Laser_150.pdf

hbrasil
14-01-14, 16:47
Por ser uma mecanica mais simples amigo, voce não vai encontrar dificuldade, tenta encontrar um manual de mecânica dela na net pois vai facilitar e muito a realização de todos os procedimentos sem dificuldade e se precisar e so perguntar !!!!!

Segue o link do manual de serviços dela :
http://www.scooterclube.com.br/download/Manual_Servicos_Dafra_Laser_150.pdf

WILSON, VOCÊ É O CARA!

Obrigado mesmo pela ajuda!

wilson forps
14-01-14, 21:05
Sempre as ordens amigo !!!!!!!!!!

hbrasil
14-01-14, 22:22
Sempre as ordens amigo !!!!!!!!!!

Mais uma vez, meu muito obrigado, cara.

Estava pensando, vou tirar fotos desde o meu primeiro contato com a bichinha, nos reparos, etc., pra galera do forum ir acompanhando a evolução.

hbrasil
15-01-14, 18:38
Sempre as ordens amigo !!!!!!!!!!

Wilson, uma dúvida. Aquela girada no motor "na mão", pra ele ir se soltando, não pode ser no kick bem devagarzinho?

wilson forps
15-01-14, 23:10
Wilson, uma dúvida. Aquela girada no motor "na mão", pra ele ir se soltando, não pode ser no kick bem devagarzinho?


Com certesa que sim amigo, mas não esqueça de retirar a vela e borrificar wd 40 e epserar um pouco, va postando seus avanços na manutenção com fotos se possivel pois vai tronar um guia faça voce mesmo com explicações dadas por voce realizando o serviço e mostrando que é algo que se tendo um pouco de paciencia e o manual de serviços não é nada de outro planeta dar manutenção ou reviver uma motinho da hora amigo !!!

hbrasil
16-01-14, 00:05
Me foi prometido pegar a moto amanhã. Tô cruzando os dedos aqui.

Em breve, fotos.

hbrasil
16-01-14, 17:33
Update: peguei a moto!

Quando eu olhei pra criança, nossa, que estado lastimável.

Resumindo: levei pro mecânico e falei: ARRUMA AÍ! Kkkkkkkk

depois que pegar, vou ver se eu mesmo faço as manutenções. Ou não. Kkkkkk

wilson forps
17-01-14, 06:57
Ok amigo posta umas fotos depois para gente ver como ficou a criança, moto parada muito tempo fica triste de se ver mesmo mas nada que um bom banho e um revisão berm feita não a deixa perfeita de novo !!!

hbrasil
17-01-14, 10:28
As fotos estão no meu celular. Assim que tiver um tempo, posto aqui.

Mas a verdade é que AMARELEI de mexer naquela moto. Preferi deixar no mecânico. Kkkkkk

Carlos Henrique
17-01-14, 11:23
As fotos estão no meu celular. Assim que tiver um tempo, posto aqui.

Mas a verdade é que AMARELEI de mexer naquela moto. Preferi deixar no mecânico. Kkkkkk
hmmmmm cuidado pra não casar com o mecânico hein kkkkkkk

hbrasil
17-01-14, 11:56
hmmmmm cuidado pra não casar com o mecânico hein kkkkkkk

Kkkkkkkk

O cara parece o gordinho suado, do antigo Gordo Freak Show, da MTV! Alguém lembra?

hbrasil
17-01-14, 15:08
Voltando ao assunto, resolvi fazer uma pesquisa aprofundada sobre as peças da Dafra Laser.

A conclusão que cheguei foi: quem se imaginar proprietário de uma Dafra Laser vai ser dar mal. É preciso que se pense: tenho uma GY6 150cc.

Esse projeto chinês (GY6) é exportado para o mundo inteiro, tendo diversos exemplos de scooters iguais. No Brasil, por exemplo, existe, além da Dafra Laser, a Sundown Future, a Garinni 150cc e a Amazonas (se não esqueci de alguma).

Visitando sites gringos, notadamente o ebay e o aliexpress, notei que há uma infinidade de peças a preço de banana. Acabei comprando uma correia da marca BANDO (as mesmas dos carros japoneses da Honda) por US$ 11.25 com frete grátis para o Brasil

http://www.aliexpress.com/item/Japanese-BANDO-835-20-30-Drive-Belt-For-QJ-Keeway-150cc-GY6-Scooter-157QMI-ATV-GO/691200559.html

A peça é original? Não sei, mas chamei o vendedor no chat e ele me disse que era. Por esse preço, resolvi arriscar.

Além disso, ainda devo comprar roletes, que são peças que se desgastam naturalmente e custam muito mais barato no exterior do que aqui.

Enquanto isso, espero a moto ficar pronta pra dar as minhas impressões.

Edit: esqueci de mais 2 brasileiras que se utilizam no projeto GY6: Kasinski e Jonny. Ainda deve ter mais, mas não lembro.

hbrasil
17-01-14, 15:47
Aí estão as fotos da motoca:

http://i.imgur.com/pI49GsW.jpg

http://i.imgur.com/yC2y3vP.jpg

http://i.imgur.com/Uk0AkQn.jpg

hbrasil
18-01-14, 19:18
Amigos,

Apesar deste tópico não ter "bombado", gostaria de tirar uma dúvida: qual o carburador da Dafra Laser?

Alguns lugares dizem que é o PZ27:

http://www.pequenasnotaveis.net/threads/22239-Dafra-Laser

Outros que é o PD24J:

http://buscador.quemprocuraacha.net/uploads/documentos/5.pdf

Então? Qual o carburador dela?

hbrasil
29-01-14, 22:26
Bom, galera, finalmente a Laser ficou pronta e já estou andando com ela há uns 10 dias.

De positivo, o câmbio automático (o melhor dos mundos) e a arrancada.

De negativo: a bicha pula igual a um cabrito, vibra igual a uma britadeira e bebe igual ao Zeca Pagodinho. Fez uns 25 km/l. Nada demais. ;)

A única coisa que precisei substituir foi, além da bateria, a torneira à vácuo, que a gasolina velha destruiu. Coloquei uma torneira da ML no modo aberto e tá funcionando de boa. Já comprei uma torneira à vácuo nova na aliexpress e estou esperando chegar.

Resumindo: apesar de todos os problemas, adorei a scooter e não sei se consigo voltar pra Yes.

BA TA TA
21-12-17, 19:19
Salve Pessoal,novato por aqui....estou com uma dúvida ,perdoem se estou no tópico errado,mas tem a ver com a Laser 150cc....

Seguinte ,estou na dúvida de qnt é a tensão de saida do retificador dela...nessa que estou mexendo fica com 13,8V na marcha lenta,com farois apagados e 12,7 com faróis acesos...em alta 14,11V de faróis apagados e 13,11V com faróis acesos.
Daí a questão, ela tem descarregado a bateria depois de longos percursos em alta (rodovia) ,já foi substituído a bateria, o magneto e retificador(servitec), e revisado parte elétrica...estou achando baixa a carga em alta com faróis acessos(obrigatório) e talvez por isso descarregando a bateria .
Outro detalhe ,no manual de serviço não fala muita coisa ,nem se quer as medidas padrões de medição das bobinas do magneto e nem possui diagrama elétrico....Alguém já se "bateu" nesse problema?Existe algum pulo do gato?


Dafra Laser 150cc (2008)

Vulcan
24-12-17, 10:51
Salve Pessoal,novato por aqui....estou com uma dúvida ,perdoem se estou no tópico errado,mas tem a ver com a Laser 150cc....

Seguinte ,estou na dúvida de qnt é a tensão de saida do retificador dela...nessa que estou mexendo fica com 13,8V na marcha lenta,com farois apagados e 12,7 com faróis acesos...em alta 14,11V de faróis apagados e 13,11V com faróis acesos.
Daí a questão, ela tem descarregado a bateria depois de longos percursos em alta (rodovia) ,já foi substituído a bateria, o magneto e retificador(servitec), e revisado parte elétrica...estou achando baixa a carga em alta com faróis acessos(obrigatório) e talvez por isso descarregando a bateria .
Outro detalhe ,no manual de serviço não fala muita coisa ,nem se quer as medidas padrões de medição das bobinas do magneto e nem possui diagrama elétrico....Alguém já se "bateu" nesse problema?Existe algum pulo do gato?


Dafra Laser 150cc (2008)

a voltagem pra carregar a bateria (e manter carregada) seria 13,5V até 14,5V
trocou o magneto mesmo ou estator?

Marvila
24-12-17, 20:05
Bom, só está faltando você dar uma verificada no relê de partida.
Certa vez passei por problema parecido na Titan 150 e o problema foi esse.
Confira e nos dê retorno, ok ?

BA TA TA
30-12-17, 14:02
então...
troquei o estator...havia falado magneto...o relé de partida está ok... notei um detalhe...no manual diz que a bateria é de 12V / 8A e e ela com uma Moura MA9-E que é de 9A...será isso?

Vulcan
31-12-17, 06:50
então...
troquei o estator...havia falado magneto...o relé de partida está ok... notei um detalhe...no manual diz que a bateria é de 12V / 8A e e ela com uma Moura MA9-E que é de 9A...será isso?

negativo. se a voltagem chega a subir, a bateria não é o defeito. a voltagem não se mantém por outro motivo.
pode ser o magneto desmagnetizado (poizé), ou mal contato que cause perda de energia ou ainda alterações elétricas desconhecidas no chicote.

- - - Updated - - -

ah sim, a maioria dos estatores tem que ter medida de resistência inferior a 2 ohm.

BA TA TA
22-01-18, 19:18
negativo. se a voltagem chega a subir, a bateria não é o defeito. a voltagem não se mantém por outro motivo.
pode ser o magneto desmagnetizado (poizé), ou mal contato que cause perda de energia ou ainda alterações elétricas desconhecidas no chicote.

- - - Updated - - -

ah sim, a maioria dos estatores tem que ter medida de resistência inferior a 2 ohm.


Resolvido...
Um detalhes que muitos não sabem...a Laser e Future,basicamente a mesma moto, não utilizam lampadas de 35/35W como a maioria... e sim de 25W...importada...esse era o problema de não carregar a bateria.
Foi solucionado com a troca de todas as lâmpadas por led...carregando normal agora...

Pessoal valeu as dicas ...é um pouco corrido acompanhar muita coisa por aqui...mas na medida do possível pretendo seguir e dividir conhecimento e experiências com vcs...assim como muitos aqui o faz....até galera

- - - Updated - - -


negativo. se a voltagem chega a subir, a bateria não é o defeito. a voltagem não se mantém por outro motivo.
pode ser o magneto desmagnetizado (poizé), ou mal contato que cause perda de energia ou ainda alterações elétricas desconhecidas no chicote.

- - - Updated - - -

ah sim, a maioria dos estatores tem que ter medida de resistência inferior a 2 ohm.


Resolvido...
Um detalhes que muitos não sabem...a Laser e Future,basicamente a mesma moto, não utilizam lampadas de 35/35W como a maioria... e sim de 25W...importada...esse era o problema de não carregar a bateria.
Foi solucionado com a troca de todas as lâmpadas por led...carregando normal agora...

Pessoal valeu as dicas ...é um pouco corrido acompanhar muita coisa por aqui...mas na medida do possível pretendo seguir e dividir conhecimento e experiências com vcs...assim como muitos aqui o faz....até galera