PDA

Ver Versão Completa : Ferrugem aparecendo em alguns locais, o que passar?



rodz
19-01-14, 15:02
E aí galera!
Bom, sou novato ainda com motos, então tudo que vai aparecendo nela pela primeira vez é um aprendizado novo que adquiro.
Tenho uma Bros 2012/13 completando este mês um ano de uso... Agora notei que tem uns lugares com a ferrugem querendo dar as caras, tipo nesse parafuso que tem no motor (clique para ampliar):
http://s10.postimg.org/lu8jeqshx/photo.jpg (http://postimg.org/image/lu8jeqshx/)

O que me recomendam passar para evitar o avanço da ferrugem?

Fagner
19-01-14, 15:39
onde esta a ferrugem é onde esta a vela agora eu te pergunto vc ja trocou a vela alguma vez?

bom para tirar ferrugem só lixando e passando massa de polir maxxi ruber

magrao tk
19-01-14, 16:09
Mora em litoral né?

- - - Updated - - -

Abri a foto pra ver, aparentemente é só na vela. Como já disseram provavelmente tu nunca trocou ela né? Então compre uma vela nova e troque, antes que a moto te deixe a pé no caminho. Já deve de ter passado e muito do tempo de fazer a troca.

Sobre alguns outros pontos de ferrugem pra tirar o grosso só com esponja de aço com querosene por exemplo, só que vai em seguida voltar. Pra evitar que volte tem de passar desengripante tipo um wd 40 ou se não morar em lugar empoeirado até um paninho com óleo de motor novo tu pode passar nessas partes. É isso ou trocar as peças com ferrugem, ou se não pintar.

rodz
19-01-14, 17:08
onde esta a ferrugem é onde esta a vela agora eu te pergunto vc ja trocou a vela alguma vez?

bom para tirar ferrugem só lixando e passando massa de polir maxxi ruber

Então, nunca troquei hehe... Bom, fiz todas as revisões certinho e eles nunca me falaram sobre precisar trocar a vela...



Mora em litoral né?

- - - Updated - - -

Abri a foto pra ver, aparentemente é só na vela. Como já disseram provavelmente tu nunca trocou ela né? Então compre uma vela nova e troque, antes que a moto te deixe a pé no caminho. Já deve de ter passado e muito do tempo de fazer a troca.

Sobre alguns outros pontos de ferrugem pra tirar o grosso só com esponja de aço com querosene por exemplo, só que vai em seguida voltar. Pra evitar que volte tem de passar desengripante tipo um wd 40 ou se não morar em lugar empoeirado até um paninho com óleo de motor novo tu pode passar nessas partes. É isso ou trocar as peças com ferrugem, ou se não pintar.

Fiquei até assustado com a sua pergunta, porque não moro não. A situação da vela tá tão feia assim? Hahah
Vou o quanto antes pedir pra verificar a vela... Vlw aí!

pedromartins
19-01-14, 18:58
Tu leste o manual da sua moto? não né? la saberias que velas devem ser trocadas em uma determinada kilometragem. Se essa vela quebra a ceramica do isolamento dentro do motor voce terá serios problemas.

PoWeReD69
19-01-14, 19:02
pelas marcas no cilindro do motor, essa vela enferrujou devido a produtos corrosivos que vc usou pra lavar o motor, o ideal é trocar essa vela

rodz
19-01-14, 20:40
Tu leste o manual da sua moto? não né? la saberias que velas devem ser trocadas em uma determinada kilometragem. Se essa vela quebra a ceramica do isolamento dentro do motor voce terá serios problemas.

Não me condenem haha... Eu li sim, tem a tabela com as quilometragens e as peças que precisam ser verificadas em cada período, mas eu pensava que as revisões servissem justamente para isso, para eles verificarem exatamente essas peças todas e conferir se tá tudo ok ou precisa trocar algo, por isso fiquei tranquilo e não me importava tanto de acompanhar essa tabela ou ficar olhando as peças, não foi por desleixo... Mas depois disso, vou ficar mais atento e revisar a moto toda com frequência, e não ficar dependendo só das revisões...



pelas marcas no cilindro do motor, essa vela enferrujou devido a produtos corrosivos que vc usou pra lavar o motor, o ideal é trocar essa vela

Bem, então... Quando eu morava em casa térrea e eu mesmo lavava ela, eu nunca usei nada abrasivo/corrosivo ou qualquer coisa que pudesse danificar ali, usava só detergente mesmo, purinho, nada mais... Mas há alguns meses eu me mudei para apartamento e ficou inviável eu ficar lavando, então eu passei e levá-la na concessionária/oficina da Kawasaki, que me recomendaram fazer um bom serviço de lavagem (lavam a corrente e tudo, coisa que a concessionária da Honda não faz)... Pode ser que eles usem algum produto, mas eu confiei de levar lá justamente por eles fazerem lavagem naquelas Ninjas cujos donos são muito exigentes, pensei que poderia ser seguro mandar lavar lá (até porque, só apareceu mais é aí nesse parafuso da vela, teria aparecido em outro lugar ali perto)... Mas pode ser que não seja culpa deles, e essa ferrugem tenha sido causada por qualquer outra coisa. Quando trocar a vela, vou continuar levando lá só pra ter certeza.

Amanhã mesmo vou levar na oficina e mandar trocar a vela! :shock: *assustado*

Fagner
19-01-14, 21:09
E vc acredita nas revisões da CC....São poucas que escapam do serviço bem feito....agora vc esta esperto aqui no. PN da pra vc aprender a mecher na sua moto tem vários topicos ensinando sobre quase tudo e fora os mecânicos otimos que.temos a disposição para fazer perguntas.

Enviado de meu GT-I9070 usando Tapatalk

rodz
19-01-14, 21:18
Hahaha pois é, Fagner, eu pensei que podia confiar!
Vou passar a frequentar mais o fórum, e aprender tudo o que eu puder!
Só tenho receio de parecer muito noob por às vezes ter dúvidas que são muito óbvias ou bobas pra quem já entende, ou então ficar parecendo chato de tanto perguntar haha... Mas vou ler bastante os tópicos por aqui.

Também já tô vendo aí com uns colegas mais experientes que conheço um mecânico de confiança, pq aí eu posso tirar todas as minhas dúvidas tb =)
Vlw aí!

rodz
20-01-14, 13:23
Aí, só pra dar um update, fui à oficina da Honda hj logo cedo, o cara da oficina abriu e viu a vela, disse que está tudo ok, porque a oxidação não atingiu a vela em si, apenas esse parafuso externo, e falou que a troca dela é feita nos 12.000KM...
Bom, realmente eu vi a vela na hora e não há nada suspeito nela, está limpinha... por enquanto estou mais tranquilo... :)

somniu
20-01-14, 13:26
não é o ideal.. mais eu estava com uma moto que fica um bom tempo parada.. ai ela acabo pegando bastante ferrugem.. meu tio fez uma mistura de querosene e sabão.. coloco em um daqueles borrifador.. passo pela moto.. deixo um tempo, depois veio com uma mangueira de alta pressão.. motor fico novinho. como a turma falo.. só ta na vela, aproveita e troca, para não passar pro resto da moto

wilson forps
20-01-14, 17:33
Pa combater a ferrugem existe um produto comprado em casas de ferragens ou casas de tintas para pintura residencia se chama ferrox tubo transparente ou armatec tubo amarelo eles removem a ferrugem e cria uma camada isolante protetora pode usar tranquilo !!!!
http://www.construvolts.com.br/produtos/487.jpghttp://loja.najimi.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/265x265/17f82f742ffe127f42dca9de82fb58b1/f/e/ferrox.jpg

Carleetos
20-01-14, 19:07
Mora em litoral né?

- - - Updated - - -

Abri a foto pra ver, aparentemente é só na vela. Como já disseram provavelmente tu nunca trocou ela né? Então compre uma vela nova e troque, antes que a moto te deixe a pé no caminho. Já deve de ter passado e muito do tempo de fazer a troca.

Sobre alguns outros pontos de ferrugem pra tirar o grosso só com esponja de aço com querosene por exemplo, só que vai em seguida voltar. Pra evitar que volte tem de passar desengripante tipo um wd 40 ou se não morar em lugar empoeirado até um paninho com óleo de motor novo tu pode passar nessas partes. É isso ou trocar as peças com ferrugem, ou se não pintar.

Exatamente o que eu ia recomendar.

Inclusive peguei uma moto nova e junto com ela comprei um WD40 de 500ml, custou R$27. É meio caro mas é o melhor que já usei até agora.

Depois da lavagem, antes de ir pra praia, uma vez a cada 15 dias pelo menos... Nessas situações você dá uma borrifada em cima dos parafusos.

Lave a moto com certa frequência, ao menos 15 dias. Não precisa ser uma lavagem pesada, joga uma água com pressão (não muita) em cima dela, esfrega com um sabão neutro depois enxágua até tirar o sabão todo... Faz isso na sombra. Depois seca direitinho e passa o WD40. Isso vai prevenir bastante o aparecimento desses pontinhos de ferrugem.

Stone
20-01-14, 19:35
Isso aí é por lavar a moto com selopam, solupam, limpa-baú ou seilá como chamam em sua região. Olhe o cilindro do motor dela, está todo esbranquiçado. Aposto com você que em pouco tempo (se ainda não está) os raios, parafusos, eixos, etc. começarão a enferrujar.
Pra diminuir esses sintomas compra uma lata de óleo desengripante e passa nela inteira após cada lavagem, se querer pode passar até na pintura e plásticos, mas o principal é no motor, rodas e partes metálicas sem pintura

rodz
21-01-14, 15:43
Isso aí é por lavar a moto com selopam, solupam, limpa-baú ou seilá como chamam em sua região. Olhe o cilindro do motor dela, está todo esbranquiçado. Aposto com você que em pouco tempo (se ainda não está) os raios, parafusos, eixos, etc. começarão a enferrujar.
Pra diminuir esses sintomas compra uma lata de óleo desengripante e passa nela inteira após cada lavagem, se querer pode passar até na pintura e plásticos, mas o principal é no motor, rodas e partes metálicas sem pintura

Bom, o motor desde quando eu mesmo lavava ela usando somente detergente sempre foi meio esbranquiçado, pode não ser pelo uso desses produtos aí que ficou assim... Rodas, raios não estão com essa ferrugem não, notei hoje um outro parafuso aqui que está assim...

Vou dar um jeito hoje de mandar dar uma olhada geral (ou na Honda ou algum mecânico).

Como eu nunca fiz nenhum desses procedimentos que indicaram, prefiro não arriscar a tentar fazer algo e eu acabar estragando ainda mais... Vou pedir pra alguém que entenda olhar pra mim...

rodz
21-01-14, 19:01
Continuação da novela...

Levei mais uma vez na Honda (hoje levei uma CC diferente da primeira vez), porque a primeira vez eu tinha pedido pra ver só o da vela e agora notei que tem uns outros dois ou três parafusos que estão com ferrugem tb, queria tirar de vez a pulga de trás da orelha... O mecânico e o atendente da oficina olharam e falaram que de fato onde lavei podem ter usado algum produto, por causas de umas manchas (não ferrugem, manchas somente) no pedal do freio... Também falaram que não preciso me preocupar com essa ferrugem pq tá só no parafuso (não são todos, só o da vela e uns outros 3)...

Eles falaram que nas próximas vezes eu posso mandar lavar lá na Honda, porque eles são proibidos de usar produtos agressivos, será que confio? Haha

Também sugeriram que eu mande cromar esses parafusos, que além de remover a ferrugem também protege de aparecer de novo, o que acham? Me parece uma boa ideia essa...

XxUNOxX
21-01-14, 21:19
Com produtos forte realmente aparecem pontos de ferrugem, jamais utilize produtos como Solupan ou Limpa Pedra( Ativado) são muito fortes e agridem muito a moto


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

rodz
22-01-14, 13:36
Ainda bem que descobri a tempo de evitar algum prejuízo grande...
O ruim é que, impossibilitado de lavar no condomínio, vou continuar dependendo do serviço dos outros para lavar a moto =/

Stone
22-01-14, 17:00
Na verdade, lavar com limpa-baú (ou outro) é o de menos, o problema maior é que enxaguando não se consegue retirar todo o produto, e esse pouco que fica é o que vai corroendo as peças, principalmente quando pega sol ou quando esquenta.
Vejam um teste que fiz a um tempo...
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/36181-Teste-simples-com-Limpa-Ba%C3%BA!

Ao dono do tópico, se só alguns parafusos enferrujaram, compra novos e troca, simples e barato. Mandar cromar parafusos não é muito bom, ele lasca muito fácil, o certo é galvanizar ou zincar

rodz
22-01-14, 21:31
Pois é, também posso comprar outros...
Espero que eu consiga encontrar os parafusos certos, porque uma vez precisei substituir um dos parafusos que seguram o para-lama da frente e a própria cc. não tinha (quem diria, um simples parafuso e a Honda não tinha)...
Vou levar a moto sábado pra lavar lá na Honda (sim, isso mesmo) e vejo se tem os parafusos pra substituir (vou torcer pra que tenha)...