PDA

Ver Versão Completa : 8,000 Km Verificar Porcas, parafusos e fixações, Ajuda sobre manutenção



Vailson_Silva
29-01-14, 08:47
Olá galera, essa pergunta é meio noob eu sei, mas como qualquer apaixonado por moto e q realmente gosta de cuidar de sua motoca vai querer saber como proceder em qualquer tipo de manutenção.
No manual do Usuário está que em 8 mil km vc tem que verificar Porcas, parafusos e fixações, até ai tudo bem, mas agora vem a noobice, rsrs Como eu faço isso? Pegando minhas ferramentas e apertando tudo? Em que lugares na moto eu tenho que fazer isso? e por ultimo, Posso fazer esse serviço em casa... Peço desculpas pela pergunta boba... E agradeço a quem puder me ajudar... :D

Bruno Rafael
29-01-14, 08:56
Se vc mandar fazer a revisão na concessionaria supostamente eles desmontão tudo e lubrificam o necessário.
Verifique se não tem nenhum plastico batendo, se os parafusos que vão no quadro estão todos firmes.

juanxyah
29-01-14, 08:57
Olá galera, essa pergunta é meio noob eu sei, mas como qualquer apaixonado por moto e q realmente gosta de cuidar de sua motoca vai querer saber como proceder em qualquer tipo de manutenção.
No manual do Usuário está que em 8 mil km vc tem que verificar Porcas, parafusos e fixações, até ai tudo bem, mas agora vem a noobice, rsrs Como eu faço isso? Pegando minhas ferramentas e apertando tudo? Em que lugares na moto eu tenho que fazer isso? e por ultimo, Posso fazer esse serviço em casa... Peço desculpas pela pergunta boba... E agradeço a quem puder me ajudar... :D

O certo mesmo seria levar na CC, pois possuem ferramentas próprias, já que cada parafuso deve receber uma força diferente ao ser apertado.
Porém, como hoje em dia fica inviável e difícil confiar até mesmo nas CC's, faça normalmente em sua casa. Ou então leve a um mecânico de confiança e ACOMPANHE o processo, pra saber como fazer por conta própria da próxima vez.

Abraço!

Lampada
29-01-14, 10:34
Da para fazer em casa, mas tem que ter um pouco de maldade pois alguns componentes se apertados demais podem danificar as peças, principalmente partes plásticas e peças que tem a transição de metal para borracha, como algumas setas.

cerejaderodinha
30-01-14, 21:07
ou 1 coisa baixe o manual de serviços da moto na net
2 compre algumas ferramentas tipo chave biela joguinho de chave combinada chave catraca com pitos e um torquímetro de vareta grana disso tudo dependendo da situação sai o preço de uma revisão geral ...detalhes as ferramentas são suas pra sempre.....e sempre respeite o torque do parafuso
3 preste atenção na ilustração do manual

Irmão
30-01-14, 21:20
É meio complicado fazer isso em casa pois cada parafuso tem um valor de torque (força de aperto) diferentealém disso tem o plano de manutenção que vem no manual de serviço da moto, regular válvulas, freios, lubrificarbalança, e outras coisas. A menos que vc tenha todas as ferramentas e um torquimetro e o plano de manutençãoda moto.

Vailson_Silva
31-01-14, 14:11
Não tem jeito mesmo....Sem Duvida é mais viável ir na cc e pedir pra eles revisarem...Até porq não disponho de todas essas ferramentas, e muito menos um torquimetro.. :).Mas vcs sabe a media que fica essa revisão em uma cc ou mesmo em um mecânico?

Stone
31-01-14, 15:30
Não sei como é onde você mora, mas por aqui já cansei de pegar eixo emperrado, enferrujado mesmo, que não sai devido a falta de lubrificação, e o pior, em motos com todas as revisões na cc em dia.

A dica que te dou é que você leve em algum mecânico de confiança e mande lubrificar tudo (tudo mesmo... rolamento de rodas, freios, coluna de direção, cabos, balança, suspensão traseira, trocar o filtro de ar, regular as válvulas, verificar a vela, lavar a moto sem as carenagens e passar um spray de óleo, dar uma geral na elétrica, plugs, etc., dar uma geral na carburação ou injeção, verificar o aperto dos raios, e apertos gerais)

Se você fazer isso uma vez por ano ou a cada 10 mil km você nunca terá surpresas e nem dores de cabeça com a moto

Bandit
01-02-14, 18:58
Em questao de manutençao ainda chega o dia que vou fazer tudo em casa, quando é seu, voce faz o negocio bem acabado de boa, nas oficinas ficam coisas pra fazer pra tras, o cara faz a sua e mais umas juntas, no geral, ele da um trato na moto, mas nao é 100% nunca...