PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas de um novato



SwordSaint
29-01-14, 12:52
E ai galera, beleza?Comprei minha Factor semana passada, usadinha. Sou um total cabaço em conhecimentos gerais e afins. Gostaria de compartilhar minhas duvidas para que possam me ajudar.Primeiramente, é sobre a manutenção da moto. Pesquisei em alguns sites da internet e vi algumas dicas de manutenção e acabei montando um planilha, falando e processo e de quantos em quantos kms devo fazer. Gostaria da opinião de vocês, saber se tá certo o que fiz, se tenho que adicionar mais alguma coisa ou se devo tirar algo. Abaixo o link da imagem:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/43/9vtv.png

Bem, outra duvida minha é, a parte da frente do banco está um pouco solta, assim como uma das carenagens laterais (acredito que seja carenagem galera, não sei ao certo). A carenagem, quando passo de 80km/h ela solta a parte da frente, meu medo é que ela saia e provoque o acidente por causa do susto, já que pego estrada todo dia. Fiz um vídeo mostrando, link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B2hTKZ6Lz_m3MTluNXJNRVAwMHM/edit?usp=sharing (https://drive.google.com/file/d/0B2hTKZ6Lz_m3MTluNXJNRVAwMHM/edit?usp=sharing)

Agora, sobre peças. Dei uma lida em uns tópicos de outro fórum e vi que alguns usuários falavam muito bem da vela de Iridium (acredito ser isso), que ela mudava o desempenho da moto e etc. Vale a pena trocar?Bem, galera é isso ai. Não achei um tópico voltado apenas para dúvidas, então criei o meu. Agradeço a atenção desde já.

TudiBão
29-01-14, 15:56
Amigo primeiro só queria te pedir, para melhor visualização de nós aqui do PN crie uma conta no imageshack que fica mais facil pra voce postar as fotos e usa o parametro [ IMG ] "SEM OS ESPAÇOS" [ /IMG ] e coloca o link da sua foto entre o parametro. :)

SwordSaint
29-01-14, 20:22
Amigão, já arrumei a imagem. Porém os links que coloquei são do meu Google Drive, são seguros amigo.

Dih_Xavier
29-01-14, 22:09
Providência o reparo das carenagens logo cara,e tua planilha tá boa ! agora tem que ver o teu uso,se tu usa todo dia,quantos KMs por dia,velocidade,qualidade das vias,etc...porque algumas coisas podem mudar para uma quilometragem menor ! verificar os pneus por exemplo,faça isso sempre que for sair ou chegar em casa,pois pode ter alguma coisa presa no pneu que possa furar ele,fluido tu pode conferir sempre,até porque esta bem acessível ! e não se esqueça do Óleo ! sempre verificar ele,pois evita danos maiores ao coração da motoca ! sempre de olho na elétrica e nas luzes,pois quase levei uma multa por estar com farol queimado,queimou quando eu estava andando de dia e não vi,só não me ferrei porque na época eu era militar e o guarda deu colher de chá,mas passei logo em uma oficina e troquei ! e sempre,sempre respeite sua moto ! isso é uma dica de motociclistas com 40 anos de pilotagem que me passaram ;) felicidades com a motoca !

SwordSaint
30-01-14, 12:17
Pelas minhas contas ando na faixa de uns 50~60km por dia.

Como eu disse, a carenagem tá um pouco frouxa, não tem nada que eu possa fazer pra arrumar em casa?

E sobre a planilha, foi fácil montar, o problema são os processos, só troquei o óleo uma vez da moto do meu pai, algumas dicas ou vídeos sobre os processos? Tipo, o que devo verificar nas pastilhas de freio, e etc.

TudiBão
30-01-14, 13:31
Amigão, já arrumei a imagem. Porém os links que coloquei são do meu Google Drive, são seguros amigo.
;) agora sim. Quanto a troxatroca de óleo nenhum segredo. Olhe no manual da sua pequena qual a recomendação de quantos em quantos km deve se realizar a troca de acordo com o óleo que você usa. Depois só abrir a valvula em baixo do motor com uma chave de boca e abrir a de cima onde vai a varetavareta tudo isso com o motor frio ( de uma volta e espere esfriar) depois espera todo o óleo queimado escorrer feche a valvula de baixo e coloco o óleo novo ( coloque a quantidade especificada no manual)

brunobros
30-01-14, 14:51
cara uma coisa q eu axei comum (visto que a do pai, tio, primos e amigo ) todas elas soltaram uma borrachinha que fica no encaixe da carenagem a qual vc mostrou o video, ve se não é isso porq se for custa ai no máximo uns 2,00 o par.
e o banco é assim mesmo pode fica tranquilo.

TudiBão
30-01-14, 15:56
A carenagem você faz igual o amigo de cima citou só trocar as borrachinhas com o tempo elas pode ressecar e quebrar ou não ter pressão suficiente pra segurar a carenagem :)
Voce Mesmo pode fazer a troca é simples

SwordSaint
30-01-14, 16:11
Ok, hoje vou ir em umas lojas aqui comprar aquele óleo Motul para corrente, e acho que vou comprar algumas partes da carenagem, porque tem umas que estão manchadas. Verei o retrovisor também, cai com a moto hoje quando tava descendo um lugar com muitas pedras. Que eu vi, só o retrovisor foi afetado. Enfim, melhor não cortar mais o pedágio por esse lugar. kkkkk

E estou pensando em levar na concessionária, pelo menos agora que acabei de comprar, para eles darem uma olhada.

TudiBão
30-01-14, 17:25
O pedágio aqui Pra quem precisa passar por ele todo dia tem um corredor pra passar e paga tudo no fim do mês com débito em conta e com descontos ai nem compensa cortar volta. Enfim e a questao da cc. La é tudo caro o bom seria se vc tivesse um um mecânico de confiança

SwordSaint
30-01-14, 18:40
Poxa, não sabia dessa, vou para um dia no pedágio e perguntar. É que o esquema de cortar aqui é bem simples, ando 1 minuto a mais pra contar, o problema é que passo por uma rampa de terra cheia de pedras e buracos, e hoje dei uma derrapada e acho que me desesperei um pouco, tentei salvar a moto até o último momento, basicamente cai com ela parada, então os danos foram mínimos. Mas mesmo assim, não tô afim de cair de novo, então até dá pra pensar em pagar o pedágio. hehe'

Amanhã vou ir pro centro de SP, ai vou dar uma passada em algum lugar pra ver as carenagens ou as borrachinhas.

lucask
30-01-14, 20:19
cara a troca de óleo do motor vai depender da marca e modelo, motos de baixa cc dependendo do óleo são recomendados a troca a cada 1000km.

SwordSaint
30-01-14, 20:43
Sim, eu tenho que mudar isso, já li a parte sobre o óleo no manual, troca de mil em mil mesmo, com o óleo da Yamalube. Já comprei o óleo, vou trocar esse fds.

E tenho que comprar um capacete pra mim, acabei de lembrar, vi um Shox bem bonito, na faixa de duzentinho.

E estou atrás de peças originais da moto, retrovisor e carenagens,é difícil achar?

Dih_Xavier
30-01-14, 21:21
Esse esquema de trocar óleo a cada 1.000 é lenda urbana ! basta ler o manual e ter um pouco de noção de mecânica,a Fan 150 por Exemplo,a recomendação é trocar a cada 3.000,eu troco entre 2.000 e 2.500 ! o óleo que se troca em 1.000 KM é o óleo que vem nela quando comprada zero ! pois é o óleo de amaciamento,cheio de rebarbas de metais do motor amaciando,depois disso é de 4.000 em 4.000,porem tem questões como óleo abaixando devido a queima dele (normal neh) e ele ficar velho,! o seu manual tem aquela planilha com marcações de 1.000,4.000,8.000,12.000,16.000 ? se tiver presta atenção na marcação do Oleo em 1.000 e em 4.000,depois tu vai ver que só tem em 8.000 ! :)

TudiBão
31-01-14, 08:18
Sim, eu tenho que mudar isso, já li a parte sobre o óleo no manual, troca de mil em mil mesmo, com o óleo da Yamalube. Já comprei o óleo, vou trocar esse fds.

E tenho que comprar um capacete pra mim, acabei de lembrar, vi um Shox bem bonito, na faixa de duzentinho.

E estou atrás de peças originais da moto, retrovisor e carenagens,é difícil achar?
Que nada Acha facil dificil seria uma Dayun ou dafra da vida

- - - Updated - - -


Esse esquema de trocar óleo a cada 1.000 é lenda urbana ! basta ler o manual e ter um pouco de noção de mecânica,a Fan 150 por Exemplo,a recomendação é trocar a cada 3.000,eu troco entre 2.000 e 2.500 ! o óleo que se troca em 1.000 KM é o óleo que vem nela quando comprada zero ! pois é o óleo de amaciamento,cheio de rebarbas de metais do motor amaciando,depois disso é de 4.000 em 4.000,porem tem questões como óleo abaixando devido a queima dele (normal neh) e ele ficar velho,! o seu manual tem aquela planilha com marcações de 1.000,4.000,8.000,12.000,16.000 ? se tiver presta atenção na marcação do Oleo em 1.000 e em 4.000,depois tu vai ver que só tem em 8.000 ! :)

Depende do caso, tem moto que o fabricante recomenda 1000 em 100 tem motos 2500 a 2500 ja a dele parece ser 1000 em 1000 mesmo( depende muito tbm do tipo do óleo pq tem cada porcarias por ai ) e generalizar 1000 em 1000 é lenda urbana mesmo.

gabriel1988
31-01-14, 08:40
Que nada Acha facil dificil seria uma Dayun ou dafra da vida

- - - Updated - - -



Depende do caso, tem moto que o fabricante recomenda 1000 em 100 tem motos 2500 a 2500 ja a dele parece ser 1000 em 1000 mesmo( depende muito tbm do tipo do óleo pq tem cada porcarias por ai ) e generalizar 1000 em 1000 é lenda urbana mesmo.


Tudibão, tenho uma dafra e vou te falar que realmente é díficil achar peças e quando se encontra o preço é abusivo.
Cheguei a encomendar peças de Minas Gerais para São Vicente e saiu mais barato que comprar na loja.

Quanto ao óleo... Eu mesmo troco a cada 1.000 Km, cf manual. É um custo irrisório.

TudiBão
31-01-14, 08:51
Pois então o que não me anima muito na Dafra é o pós vendo ( peças e serviços ) mas acho que a moto é de boa qualidade o que me diz?

gabriel1988
03-02-14, 08:32
Pois então o que não me anima muito na Dafra é o pós vendo ( peças e serviços ) mas acho que a moto é de boa qualidade o que me diz?


Tudibão... Desculpe a demora, mas só li a msg hj...
Realmente a moto é excelente, não tenho reclamações quanto a parte mecãnica, até pq tenho um profissional de confiança que faz a manutenção e a parte básica eu mantenho.

O pós venda, aqui no litoral de SP e acredito que em todo Brasil (relatos de amigos do fórum dafra motos) é péssimo.
As peças como carenagens são caríssimas em comparação às marcas lideres por assim dizer.

Todavia a mecânica é padrão e tenho amigos cujos motores já viraram sem maiores problemas. Um inclusive foi até a Bolívia com a motoca sem problemas.

Então face tudo isso, é uma boa moto sim.

TudiBão
03-02-14, 11:45
Ah então ela promete o propósito dela, ser uma moto boa e barata, o ruim vai ser quando vc querer fazer um up de moto e precisar vender ela, mas fora isso bons Km's de alegria :)

gabriel1988
03-02-14, 11:56
Ah então ela promete o propósito dela, ser uma moto boa e barata, o ruim vai ser quando vc querer fazer um up de moto e precisar vender ela, mas fora isso bons Km's de alegria :)

Mano, paguei na época: junho/2011 R$ 5000. Hj o preço de revenda é R$2.300.
Não comprei pensando em vender e realmente não penso nisso. Pretendo virar motor, fazer motor e continuar com ela.

Mas se a pessoa é do tipo que sempre vai trocando de moto, aí é fria. Tudo desvaloriza-se quando sai da loja, isso é fato, mas uma marca digamos alternativa em um Brasil de hondas e yamahas tem menos valor ainda quando da revenda.

Abço!

SwordSaint
03-02-14, 12:45
Troquei o óleo dele e já marquei a kilometragem, vou trocar de mil em mil como diz o manual. E com a ajuda do meu pai dei uma esticada na corrente, regulamos o freio, e para não deixar a corrente totalmente seca passei graxa azul. Pela primeira vez, tirei as carenagens cinzas da moto e tirei o banco. Vi que tinha uns parafusos com cabeça espanada, vou comprar eles depois. c:

Falta comprar o lubrificante de corrente ainda, um capacete e uma capa de chuva, mas estou tendo umas despesas com um dente que quebrei.

Vida de estagiário é dura. e.e

TudiBão
03-02-14, 12:59
Troquei o óleo dele e já marquei a kilometragem, vou trocar de mil em mil como diz o manual. E com a ajuda do meu pai dei uma esticada na corrente, regulamos o freio, e para não deixar a corrente totalmente seca passei graxa azul. Pela primeira vez, tirei as carenagens cinzas da moto e tirei o banco. Vi que tinha uns parafusos com cabeça espanada, vou comprar eles depois. c:

Falta comprar o lubrificante de corrente ainda, um capacete e uma capa de chuva, mas estou tendo umas despesas com um dente que quebrei.

Vida de estagiário é dura. e.e
Sei como é, até ano passado eu era estagiário rsrssr, se vc reparar bem na capa da corrente tem uma explicaçãozinha sobre o aperto, se não me engano tem que deixar 25mm de folga, ve ai na sua moto quanto que é, isso prolonga a vida da relação e evita a quebra da corrente

gabriel1988
03-02-14, 13:16
Troquei o óleo dele e já marquei a kilometragem, vou trocar de mil em mil como diz o manual. E com a ajuda do meu pai dei uma esticada na corrente, regulamos o freio, e para não deixar a corrente totalmente seca passei graxa azul. Pela primeira vez, tirei as carenagens cinzas da moto e tirei o banco. Vi que tinha uns parafusos com cabeça espanada, vou comprar eles depois. c:

Falta comprar o lubrificante de corrente ainda, um capacete e uma capa de chuva, mas estou tendo umas despesas com um dente que quebrei.

Vida de estagiário é dura. e.e

Lubrificante para corrente é assunto que rende. Existem os mais diversos produtos, métodos, mágicas e vai de cada usuário.
Eu utilizo óleo queimado mesmo, e às vezes graxa branca.
Se liga pq de vez em quando tem que limpar ela.
Ajustar corrente é algo que acho chato, prefiro pagar R$4, R$5 para um mecânico fazer, o cara tem as ferramentas certa, o jeito, a prática e ainda lubrifica. É baratinho assim mesmo, só deixar o café do mano.

SwordSaint
03-02-14, 13:35
No manual da moto diz pra deixar entre 20 a 30mm.

Eu vou usar aquele Motul Chain Lube, que a galera fala bem pra caramba.

TudiBão
03-02-14, 14:49
Eu uso o bom e velho óleo de carro mesmo, aquele que o pessoal do posto deixa uma bombinha pra galera que quer lubrificar (aquelo óleo vem de restos das trocas de óleos dos carros)

SwordSaint
03-02-14, 16:09
Alias, foi até bom eu ter lembrado. A Factor tem filtro de óleo? Não achei nada sobre no manual, e meu pai disse pra mim procurar saber.

E ao abrir as carenagens dela, fui ver o filtro de ar também (curiosidade mesmo, pra aprender mais sobre a moto) e não tinha nada lá, tá vazio. Então, terei que comprar um filtro de ar. Mas assim, é só chegar lá e pedir? Tem algo que eu tenho que verificar? Alguma marca que seja melhor que outras?

Quem sabe já compro hoje mesmo.

TudiBão
04-02-14, 06:48
Tem marcas ótimas e marcas porcarias por ai, e da pra saber se a moto ta ou não com filtro pelo som, se ela tem o barulho só do escape a factor quase não faz barulho. pergunta a um bom mecanico a melhor marca. e Filtro de óleo se não me engano sua moto só tem uma telinha do lado direito do motor, fica na direção do pedal do freio, mas ai ja é com o mecanico, manda ele fazer o serviço e fica observando como faz, da próxima faça vc mesmo :)

SwordSaint
04-02-14, 12:25
Vou ver se acho o Filtro Original dela, não deve ser caro. E não tem Filtro de Óleo mesmo, como você disse, é uma tela.

E já achei uns capacetes que me agradaram bastante, mas ambos de uma marca que nunca vi, Shox.

http://imageshack.com/a/img571/6094/9i1g.jpg
http://imageshack.com/a/img839/3017/ls89.jpg

Não sei se a marca é boa, mas pelo preço deve ser (na faixa de 250~280).
Ainda estou escolhendo entre eles, combinam muito com a Factor Vermelhinha. kkkk

TudiBão
04-02-14, 14:49
Amigo eu ja usei um Shox igualzinho o ultimo ai muito lindo o meu era Branco uma beleza de conforto eu recomendo, e na chuva só embaçou 1 vez comigo ( detalhe 57 km de Chuva)..

Olha que Lindeza http://warrior.com.br/image/cache/data/race-corp-black-1-1000x1000.jpg

SwordSaint
08-02-14, 11:09
Galera, venho aqui mais uma vez pedir ajuda.

http://imageshack.com/a/img31/674/pcq7.jpg

Tá vendo essa mangueirinha ai da imagem? Fica pingando gasolina dela. Um amigo disse que é um respiro e que é normal pingar.

Porém, hoje de manhã, assim que acordei fui lavar a moto, parei a moto e tava pingando, e pelo que vi, não para, sempre fica pingando. É normal?

TudiBão
10-02-14, 07:39
Não é normal ficar sempre pingando, uma hora ou outra ela vai pingar sim, mas ficar toda hora ta errado, a menos que vc empine sua moto, tinha uns louco aqui na cidade que colocavam uma garrafinha daquelas de 200 ml na ponta da mangueira pra reaproveitar a gasosa kkkkkkkk

SwordSaint
10-02-14, 12:16
Bem, eu meio que dei uma verificada, quando tá parada não vaza não, agora, quando eu mexo a moto, sai sim. Quanto mais eu balanço a moto, mais sai.

gabriel1988
10-02-14, 12:24
Uma ocasião parei a moto e ao voltar o chão estava lavado de gasolina, jorrando exatamente por essa mangueirinha. Só não jorrava quando fechava o registro. Empurrei a moto por 4 km até a mecânica mais próxima... Segundo o mecânico, era sujeira na agulha (do pistonete) do carburador. Efetuada a limpeza, sem mais problemas do gênero.

Dá uma confirmada com o pessoal aí... Às vezes pode ser isso.

TudiBão
10-02-14, 14:02
Geralmente é o pistonete mesmo que da problema, mas se ta balançando e ta saindo muita gasosa, leva no mecanico pq se não me engano seu bura é a vácuo e pode ser diafragma trincado

tassioluis
10-02-14, 14:16
SwordSaint (http://www.pequenasnotaveis.net/members/35244-SwordSaint), bem-vindo ao fórum!

Primeiramente, gostaria de dizer que você fez uma bela aquisição. A Factor é uma moto muito confortável, suave e gostosa de pilotar (em comparação com modelos da mesma categoria). Tenho a minha há quase 3 anos e não tenho do que reclamar. Só alegria.

Quanto a algumas dúvidas, como por exemplo o interstício de troca do óleo, no manual diz que é de 3mil em 3mil km. Eu, no mais tardar, troco de 1500 em 1500km. Pago R$14 no óleo e troco em casa mesmo.

Aqui no trabalho não abre as imagens, então não deu pra ver a posição do banco, nem qual carenagem está solta. Mas pelo que li, aquela borrachinha é muito fácil de cair. Caiu na minha com 2mil km. Comprei outra, na própria CC da Yamaha, e nunca mais caiu. Tem um manual de serviços (http://motomecanicaonline.blogspot.com.br/2013/06/manuais-servicos-yamaha.html), que é destinado a mecânicos e explica algumas muitas coisas.

No possível, tô aqui pra ajudar!

SwordSaint
10-02-14, 14:18
Vou ver isso hoje mesmo, espero que o mecânico que eu vou seja bom. Vlw galera.

Edit: Então, fui no mecânico, ele disse que poder ser o carburador e disse que uma limpeza e regulagem podem resolver tal problema. Cobrou 30 pila, vou ir lá amanhã pra ele fazer o processo.

Vou ficar de olho no processo pra ver se aprendo.

SwordSaint
12-02-14, 13:28
Então galera, levei pra fazer a limpeza e tal. Assim que terminou o cara disse que seria bom colocar um filtro de gasolina, porque eles não dão garantia de limpeza de carburador e tal. Tá ai uma foto do filtro que colocaram. Cobraram 5 reais.

http://imageshack.com/a/img855/1364/1mjd.jpg

Diey
12-02-14, 15:58
Mas pelo que li, aquela borrachinha é muito fácil de cair. Caiu na minha com 2mil km. Comprei outra, na própria CC da Yamaha, e nunca mais caiu.

Tassio, voce se lembra quanto pagou pela borrachinha?
A borrachinha que voce tá falando é aquela das asas do tanque?
As minhas duas asas estao sem a borracha e em nenhuma loja que olhei aqui em BH tem...
O recurso vai ser na CC mesmo.

Um abraço cara!
Nosso amigo aí é mais um da turma da Factor no PN! hahaa

SwordSaint
16-02-14, 21:19
E ai galera, boa noite. Finalmente comprei meu capacete, um LS2. Paguei carinho, mas fazer o que, comprar algo de boa qualidade né.

O mecânico cobrou 20 reais pra colocar o filtro de ar, então, acho que por enquanto a motoca tá de boa.

Agora, vou passar ela pro meu nome, só que tenho que ter firma reconhecida. Posso reconhecer firma na cidade que trabalho (Jacareí) e passar a moto pro meu nome na cidade que moro (Guarulhos)? Também pede dois decalques do chassi, onde posso conseguir isso?

tassioluis
25-02-14, 14:36
Diey (http://www.pequenasnotaveis.net/members/22681-Diey), não é a borrachinha do tanque/asa lateral não. É a da tampa lateral (que precisa da chave da moto no lado esquerdo e de uma chave phillips no direito). Paguei R$1,00. Na verdade, eu só tinha R$5,00 na mão e o caixa tava sem troco, aí nem me cobrou. :D

Já essa borracha da asa lateral deve ter na CC também.

Factor! huehueheuheuheuheuhehe

Diey
25-02-14, 18:02
Ah! Entendi então!
As da minha moto ainda estão bem!
Vou ter que ir lá na CC procurar pelas borrachas do tanque/asa do tanque mesmo... Pq ainda não achei em moto peças.
Abraços!