PDA

Ver Versão Completa : seguir carreira no mundo das motos.



jorgetfs
03-02-14, 20:47
então.. estou fazendo agora o terceiro ano do ensino médio e estou começando a pensar na carreira que vou seguir. faculdade e tudo mais.
eu quero seguir na área das motos, o que eu gosto mesmo é a parte de preparação, porem não sei qual faculdade ou curso devo fazer.
alguem pra iluminar meu caminho?

XxUNOxX
03-02-14, 20:51
Não existe faculdade para esta área....mas acho que uma engenharia seria bem interessante...por causa dos cálculos, saber como cada peça trabalha e etc....
Acho que seria a ideal!

Lampada
03-02-14, 22:13
Faça um técnico em mecânica de motos, se quer mexer com algo mais exclusivo como customização seria legal fazer também o técnico em solda e pintura.
Faculdade para mexer em moto é a oficina, só na pratica mesmo.

jorgetfs
03-02-14, 22:24
Não existe faculdade para esta área....mas acho que uma engenharia seria bem interessante...por causa dos cálculos, saber como cada peça trabalha e etc....
Acho que seria a ideal!

esse é o problema, porque não existe um ideial, é tipo um tiro no pe.

- - - Updated - - -


Faça um técnico em mecânica de motos, se quer mexer com algo mais exclusivo como customização seria legal fazer também o técnico em solda e pintura.
Faculdade para mexer em moto é a oficina, só na pratica mesmo.

sim... eu já andei atras de um, porem eu tava me perguntando esses dias. os caras que trabalham na honda e yamaha da vida. que faculdade esses caras fizeram ?

Diey
03-02-14, 22:28
Recomendo voce fazer engenharia mecânica.
O curso é apaixonante e fica ainda mais se você seguir pela enfase automotiva.
Procure por professores envolvidos no setor motociclístico - faça projetos com ele e se inteire do meio e das particularidades do assunto.
É uma pena que a UFMG não tem nenhum professor que mexe com motos, senão eu teria grudado nele rs.
Abraços e lute pelo seu sonho.

Cachorro
03-02-14, 23:16
...eu tava me perguntando esses dias. os caras que trabalham na honda e yamaha da vida. que faculdade esses caras fizeram ?

Os engenheiros fizeram engenharia mecânica, os mecânicos fizeram curso técnico em motos no SENAI.

Abs,

magrao tk
04-02-14, 01:25
Te aconselho trocar uma ideia com o Stone, o Lima e o Ivan. Eles saberão te dizer melhor do que a gente dos passos certos a seguir, das dificuldades e tudo mais o que precisa pra chegar lá tambem.

Schao.gs
04-02-14, 09:14
Como já falaram, acho que depende do que exatamente você desejar trabalhar...

Se for mais na área de preparação como você falou, uma engenharia seria muito bem vinda, sem contar que se futuramente quiser trabalhar em alguma boa empresa uma engenharia é sempre uma engenharia em um currículo!

Mas aprender mesmo você vai aprender na prática, trabalhando com alguém que realmente entenda do assunto!

faloowwwww

jatobá
04-02-14, 09:44
Eu sou técnico mecânico e me arrependo muito de não ter feito engenharia quando era mais novo.
Se quer mexer com motores faça engenharia mecânica, depois existe pós graduação em engenharia automobilística.
Estudar é sempre a melhor escolha.

Diey
04-02-14, 13:11
Estudar é sempre a melhor escolha.

Concordo plenamente.

jorgetfs
06-02-14, 21:22
Recomendo voce fazer engenharia mecânica.
O curso é apaixonante e fica ainda mais se você seguir pela enfase automotiva.
Procure por professores envolvidos no setor motociclístico - faça projetos com ele e se inteire do meio e das particularidades do assunto.
É uma pena que a UFMG não tem nenhum professor que mexe com motos, senão eu teria grudado nele rs.
Abraços e lute pelo seu sonho.

então... eu tenho uma certa dificuldade com calculos matematicos. talvez seja falta de pratica mesmo, mas quando você fala com professores sobre cursar engearia mecanica 100% dos comentarios são "gosta de matematica? vai ter que gostar"

- - - Updated - - -


Os engenheiros fizeram engenharia mecânica, os mecânicos fizeram curso técnico em motos no SENAI.

Abs,

planejando assim em geral, para montar uma oficina de customização/preparação/concerto.
eu faria técnico em motos no senai, administração, e para completar uma curso sobre solda e pintura.
certo?

- - - Updated - - -


Te aconselho trocar uma ideia com o Stone, o Lima e o Ivan. Eles saberão te dizer melhor do que a gente dos passos certos a seguir, das dificuldades e tudo mais o que precisa pra chegar lá tambem.

sim, vou trocar uma ideia com eles quando puder
obrigado

jorgetfs
06-02-14, 22:52
Como já falaram, acho que depende do que exatamente você desejar trabalhar...

Se for mais na área de preparação como você falou, uma engenharia seria muito bem vinda, sem contar que se futuramente quiser trabalhar em alguma boa empresa uma engenharia é sempre uma engenharia em um currículo!

Mas aprender mesmo você vai aprender na prática, trabalhando com alguém que realmente entenda do assunto!

faloowwwww

estive pensando nisso, o valor da engenharia no curriculo, porem eu curto mais a area de preparação, é algo que eu aprendo com mais facilidade.
porem qualquer viciado em motos quer seguir carreira numa montadora de nome, como honda ou yamaha. então é complicado escolher exatamente entende?
até porque eu conheço um dos preparadores de maior nome daqui, que preparava até as rd e rx 2t que corriam no autodromo,então se eu aprender tudo com ele, posso me tornar um otimo preparador, porem é algo que soa um pouco como opção muito direta, com poucas chances de sucesso. entende?

- - - Updated - - -


Eu sou técnico mecânico e me arrependo muito de não ter feito engenharia quando era mais novo.
Se quer mexer com motores faça engenharia mecânica, depois existe pós graduação em engenharia automobilística.
Estudar é sempre a melhor escolha.

no colegio que estou fazendo o terceiro ano, posso fazer pre vestibular (preparatario para enem) ou tecnico (administração ou informatica) estou em duvida...

Diey
07-02-14, 07:57
O bom da engenharia é o que o mundo abre para você. Tanto em questao de emprego quanto em descobertas e conhecimento.
Eu recomendo muito. Se esforce e lute pelo seu sonho.

jatobá
07-02-14, 08:14
Vc pode fazer um técnico e ser feliz nessa profissão.
Mas pense na sua carreira como uma escada, quanto maior a sua formação, mais alto vc poderá subir nela.
Com o técnico fosse sobe até uma certa altura e não pode ir além.

Acho que todo mundo quer ir mais longe possível na carreira.
Por exemplo: O mais longe que um preparador de moto poderia ir, seria ser chefe dos mecânicos de uma equipe de moto GP, e para isso não importa o quão bom vc seja, vc tem que ser engenheiro.

Schao.gs
07-02-14, 10:24
e para isso não importa o quão bom vc seja, vc tem que ser engenheiro.

Mais ou menos isso que eu iria dizer, mas de forma mais abrangente.

É fato que diploma não determina conhecimento de ninguém, mas 99 % dos bons cargos em grandes empresas necessitam de um bom currículo com diplomas e formações!

Não vamos longe, tenho um amigo que trabalha embarcado, ganha muito bem. Faz uns 5 anos que ele está na empresa e subiu muito rapidamente, mas agora o chefe dele chegou pra ele e disse: aqui acabou, ou você me apresenta um diploma de engenharia ou não sobe mais! A formação atual dele é técnico em eletrônica.

falooowwww

Stone
07-02-14, 16:29
Eu acho que tudo depende até aonde você quer chegar.
Quer trabalhar numa equipe de moto gp ou algo parecido da honda por ex. terá que cursar engenharia.
Quer ser chefe de oficina em alguma cc ou oficina grande, vai ter que fazer vários cursos de mecânica, elétrica, IE, etc. e trabalhar em uma oficina boa pra pegar prática.
Quer ter uma oficina de preparação faça o item acima e ao invéz de fazer faculdade compre equipamentos do tipo dinamômetro e bancada de fluxo
Customização, faça curso de mecânica, solda, pintura, torneiro, frezador, funilaria, etc. e compre os equipamentos.

Estudo é o mais importante, mas só estudo não é nada, tem que ter força de vontade e focar em alguma coisa. Não adianta fazer curso de engenharia pra trabalhar trocando kit corrente. Um emprego em uma empresa que te dê chances de crescer tbm é muito importante, nem que comece como lavador de motos.

Na minha opinião primeiro tens que trabalhar na área e depois correr atrás pra consolidar sua carreira. Primeiro tem que ter noção, não adianta se formar em engenharia e nunca ter pego uma chave de fenda na mão. No papel é tudo fácil, mas muitas vezes na prática é completamente diferente, por isso tem que ter noção do que se está fazendo ou aonde está querendo chegar

jorgetfs
11-02-14, 13:49
O bom da engenharia é o que o mundo abre para você. Tanto em questao de emprego quanto em descobertas e conhecimento.
Eu recomendo muito. Se esforce e lute pelo seu sonho.

sim.. andei pesquisando mais sobre engenharia mecanica, é incrivel como abrange muita coisa, eu desde muito novo sempre gostei desse tipo de coisas, maquinas e mecanismos, eu era a criança que pegava as chave de fenda do pai pra desmontar os brinquedo e montar de novo só pra saber como funcionava...

- - - Updated - - -


Vc pode fazer um técnico e ser feliz nessa profissão.
Mas pense na sua carreira como uma escada, quanto maior a sua formação, mais alto vc poderá subir nela.
Com o técnico fosse sobe até uma certa altura e não pode ir além.

Acho que todo mundo quer ir mais longe possível na carreira.
Por exemplo: O mais longe que um preparador de moto poderia ir, seria ser chefe dos mecânicos de uma equipe de moto GP, e para isso não importa o quão bom vc seja, vc tem que ser engenheiro.

meus plano atuais são, aproveitar esse no para fazer um pré vestibular, tentar o enem e ufrj talvez a uerj, e se não passar em nenhum... fazer o curso tecnico pra tentar de novo no ano seguinte.
abs!

Diey
11-02-14, 15:49
sim.. andei pesquisando mais sobre engenharia mecanica, é incrivel como abrange muita coisa, eu desde muito novo sempre gostei desse tipo de coisas, maquinas e mecanismos, eu era a criança que pegava as chave de fenda do pai pra desmontar os brinquedo e montar de novo só pra saber como funcionava...

Eng. Mecânica é realmente apaixonante.
Eu amo essa profissão.
Bom, se voce já tem esse desejo desde criança, vai se dar mundo bem.
Se esforce, estude que voce chega lá.
Um abraço!