PDA

Ver Versão Completa : Motos e pneus com e sem câmara



Motaro
09-02-14, 19:28
Turma, meu pneu furou esses dias e eu só percebi um tempão depois. Mandei um cara consertar e tal, saiu 10 reais e me explicaram que era pq era sem câmara e etc, pq se fosse com câmara tinha estourado e eu teria que comprar outra câmara, etc etc.

Pergunto a vocês, quais motos de baixa cilindrada (CGs, Bros, Intruder, YES, Factor, Fazer 150, etc) tem pneu com câmara? Pneu trail é sempre com câmara ? Sempre comprei moto sem câmara só por saber que era melhor, mas nunca dei muita atenção a isso.

dbastos
09-02-14, 20:05
Motaro, rodas raiadas são sempre com câmera de ar. E a maioria das rodas de liga usam pneu sem câmera. A intruder por exemplo usa pneu com câmera. Gsr e yes, sem.

A vantagem dos pneus sem câmera é que eles demoram mais a esvaziar em comparação com os que usam câmera. O reparo também acho que é mais simples pois se não me engano não é preciso tirar a roda, já com câmera é necessário retirar a roda, tirar o pneu e depois a câmera, a depender do furo não é necessário trocar, basta fazer o reparo, ou fazer a "força".

O problema disso é que muitos borracheiros são uns ogros, e é muito fácil de danificarem algo. Já tive que trocar o varão do freio traseiro pois o cara em vez de usar a chave de boca, usou um alicate pra folgar, resultado: espanou a rosca daquele parafuso que regula o freio.

Ivan RJ
09-02-14, 21:59
Muitas motos, como a Intruder, usam câmara de ar e eu tenho visto muitos motociclistas alargarem o furo no aro de liga para colocarem a válvula e usarem pneu sem câmara. Nosso irmãozinho Anderson Cesar fez isso e até o momento nenhum problema, está usando os MT65 sem câmara.
Um grande abraço a todos os irmãos.

dbastos
09-02-14, 22:46
Muitas motos, como a Intruder, usam câmara de ar e eu tenho visto muitos motociclistas alargarem o furo no aro de liga para colocarem a válvula e usarem pneu sem câmara. Nosso irmãozinho Anderson Cesar fez isso e até o momento nenhum problema, está usando os MT65 sem câmara.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Verdade, tem esse detalhe, mas essa é uma alteração que eu não me arrisco a fazer. Os aros que usam pneu sem câmera tem um desenho interno diferente, especifico para usar pneu sem câmera, nunca reparei o da intruder como é.

Motaro
10-02-14, 05:43
Mas pelo visto então não é nenhum bicho de 7 cabeças um pneu com câmara, visto que, por exemplo, quase todas as CGs, Lander, XRE, Tenere, XTZ 125, entre outras, tem esse pneu então, correto?

TudiBão
10-02-14, 06:39
Quando panhei minha pequena ela usava camaras nas duas rodas, depois de passar raiva 3 vezes com a demora que é pra concertar isso, na troca de pneus que eu fiz coloquei logo sem Camara. furo uma vez. fui no borracheiro em 5 minutos estava resolvido

Diey
10-02-14, 08:50
É isso, rodas raiadas vão com câmara. Até mesmo as BMW GS da vida têm.

Eu já passei raiva demais com pneu com câmara na minha Factor. E sei bem que ainda vou passar.
A última vez que furou, eu estava proximo dos 100km/h, na BR 040, chegando em BH. A moto sambou violentamente, quase fui pro chão.
Detalhe: eram 21h do dia primeiro de janeiro - feriado nacional - nenhum guincho ou amigo que pudesse me ajudar.
Não teve jeito: tive que pilotar mais de 30 km com o pneu furado mesmo até chegar em casa. A camara virou farinha e quase perco o pneu também.

E eu ainda não tomei a vergonha de vacinar os pneus.
Pneu com câmara é uma bomba relógio. Sem vacina, eles VÃO te deixar na mão.

mdorigon
10-02-14, 09:08
A roda raiada da super tenere 1200cc é sem camara...mas ai tb é outra tecnologia o aro dela kkk
Pneu sem camara é a melhor coisa que tem, principalmente pra quem ta todo dia na estrada... e colocando vacina ainda, diminui muito a chance de ficar parado na pista.

chriskopsch
10-02-14, 10:43
Ténéré 1200 e GS 1200 não usam camara de ar, e tem rodas raiadas, mas aí é outra história...

roggarcia
10-02-14, 17:11
Tô louco pra colocar sem câmara na minha trudy, mas vai demorar pra eu fazer a troca de pneus agora, e fico com certo medo (por mais que existam muitas opiniões a favor) =/

plyndagos
12-02-14, 00:44
Aqui na Dafra Riva não tem câmara... O que veio na moto, Pirelli City Demon sem câmara. Tinha uma moto com camara antes e realmente é foda. Já fiquei na mão umas 3 vezes... Até agora na Dafra sem problemas.

blaugusto
12-02-14, 08:13
O tipo de pneu é determinante pra mim.

A moto ideal para o meu uso seria uma T250, mas pneu com camara também nao atende ao meu uso.

Sigo fazendo trilha de Fazer então...

rsrsrs...

Diey
12-02-14, 16:58
Mas nesses 2 anos e 25 mil km rodados na Factor eu percebi que, comigo:

- 100% dos furos foram no pneu traseiro
- Os furos quase sempre ocorriam ou quando o pneu/camara eram (muito) novos ou quando o pneu já tava bem gasto. Quase nunca no meio desse intervalo. (Alguém já ouviu falar da "curva da banheira" (http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUEYAG/trabalho-5porques-curva-banheira)?)
- Nunca usei Vacina de Pneus. E me ARREPENDO de nao ter usado, especialmente pra ter evitado o último furo que me fez passar um aperto danado.
Eu devia ter acreditado nesse tópico do Ivan (http://www.pequenasnotaveis.net/threads/23873-Selante-para-Pneus-(Vacina))

dbastos
12-02-14, 21:15
Alguém já viu isso?

http://www.youtube.com/watch?v=ikKeVNBAmQQ

http://www.ebay.com/itm/Tubeless-kit-for-spoke-rims-Supermoto-Part-Number-354-OUTEX-/301090845812?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item461a69b474&vxp=mtr

Elcio
12-02-14, 21:50
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSodCC_guL9q0LQ5W1NtdFV_W7-6-gZ5zKJBfyM8SBqCU7lYfwi

Essa imagem é de uma roda raiada da BMW, com pneu sem camara. Dá pra ver a cabeça dos raios na lateral da roda pelo lado de fora bem ao lado do pneu.

Diey
12-02-14, 21:51
Muito bacana!!!

Motaro
13-02-14, 11:18
O negócio é pneu sem câmara mesmo então. Já exclui da minha lista de aquisições todas as que tem câmara. A não ser que bata tesão por um modelo trail, rs

dibars
13-02-14, 11:32
Infelizmente as trails de roda raiadas são com câmaras.

O jeito é levar no baú vacina instantânea, câmara reserva e bomba de ar. auhauhauhauhauh

Diey
13-02-14, 17:05
Não só as trail, mas tem umas HD que tem roda raiada tbm...
Nessas custom o pneu é com câmara?

_PACHECO
14-02-14, 14:10
Existem pessoas que mandam colocar camara em pneus que vieram originais sem camara, já vi isso e o motivo é a "preferência"

nando correa
16-02-14, 09:29
eu sempre prefiro sem camara, nao apenas por recomendação.. eu fiz uma viagem de 290km com um prego no pneu. soh fui perceber q estava furado depois de lavar a moto.. a segurança de um pneu sem camara é inquestionavel!

- - - Updated - - -


O negócio é pneu sem câmara mesmo então. Já exclui da minha lista de aquisições todas as que tem câmara. A não ser que bata tesão por um modelo trail, rs
as BMW se preocupam com isso.. os modelos trail usam rodas tubeless, de liga leve, mas sem desabonar a aparencia classica da trail, que é de rodas raiadas.. entao eles usam rodas com desenhos bem discretos, semelhantes às rodas raiadas, nas rodas de liga..