PDA

Ver Versão Completa : Trocar pinhão da moto somente na viagem



crazydaniel
22-02-14, 01:55
Oi, galera.
Surgiu uma dúvida, então resolvi perguntar a vocês, visto que não achei nada relacionado exatamente a isso na busca hehe.
Caso eu fosse trocar o pinhão da titan 150, vale a pena trocar somente pra viagem e, quando voltar, voltar ao original ou não? (muito trabalho ou algum outro motivo)
Pois minha namorada está estudando numa cidade a 300 km da onde eu moro. Fui uma vez e pretendo ir mais.
E, apesar de ser uma pergunta velha, como já estou aqui, vou perguntar do mesmo jeito: vale a pena aumentar o pinhão? Acho que o original é 16, colocaria o 17. Minha intenção é deixar o motor andando em rodovia com rotação um pouco mais baixa. Ou será que perco muita força e não vou conseguir manter meus 100/ 110 km/h de painel em quinta?

irai
22-02-14, 09:14
O original da CG, se não me engano é 15 dentes, tu pode até usar um 16, vai gritar um pouquinho menos e perder muito pouco em retomada, já o 17 é muito longo para um motor "stock", falta força para empurrar na rodovia, até se usa o 17, mas em motos com alguma preparação. Sobre voltar para o original, não acho que compense ficar fazendo a troca, dá pra ficar bem com o 16, eu fiz essa mesma troca na minha GSR, que tem um pouco menos de torque que a Tatan 150 e estou bem satisfeito com o pinhão de 1 dente a mais.

acarloscf
22-02-14, 12:36
por onde vc vai viajar tem muitas subidas? se vc colocar um piao maior acredito sua moto vai cair muito a velocidade e ou te forçar a reduzir marchas... pode se tornar ate meio perigoso.mas se o trajeto for mais de retas nao tem pro. nao compensa vc ficar trocando toda vez p viajar...

crazydaniel
23-02-14, 03:34
Então, o trajeto é mais de retas mesmo. Mas não compensa ficar trocando por que? É difícil? Eu não poderia fazer eu mesmo em casa?

irai
23-02-14, 07:10
Da pra trocar em casa tranquilo, não é dificil, mas ainda assim penso que o prejuizo em desempenho por alongar ou encurtar em 1 dente a relação é tão pequeno que não justifica o trabalho. Além disso, e acho que mais importante, é a questão do desgaste, misturar peças da relação (seja pinhão, coroa ou corrente) novas com outras ja velhas, acaba aumentando o desgaste de todas elas, o ideal é trocar o kit inteiro e deixar que ele se desgaste por igual.

SpeedBit
23-02-14, 11:01
Troca ai e nos fala como ficou, tire fotos como você trocou.

Talvez o mais difícil sera realizar a regulagem da corrente.

O de 13, 16 e 17 dentes, no mercado livre está uns R$10,00 reais.

Acho que valeria a pena a experiencia.

wilson forps
24-02-14, 00:45
Amigo se voce tirar um pinhão ou coroa, e não marcar um ponto de fixação entre eles e a corrente quando voce voltar o original vai perder o assentamento da relação e vai acontecer o seguinte, ela vai ficar com pontos mais tensos ( esticados ) e pontos mais frouxos, mesmo com a relação estando correntamente ajustada, voce vai perder a relação rapidamente com isto pois quando colocar mais peso na moto a parte mais tensa vai forçar mais a corrente e o desgaste vai ser mais rapido, coloque uma coroa uns 2 dentes menor que o resultado vai ser melhor e não vai ter que ficar trocando ou ter um prejuizo a curto prazo !!!

Diey
24-02-14, 20:10
Amigo se voce tirar um pinhão ou coroa, e não marcar um ponto de fixação entre eles e a corrente quando voce voltar o original vai perder o assentamento da relação e vai acontecer o seguinte, ela vai ficar com pontos mais tensos ( esticados ) e pontos mais frouxos, mesmo com a relação estando correntamente ajustada, voce vai perder a relação rapidamente com isto pois quando colocar mais peso na moto a parte mais tensa vai forçar mais a corrente e o desgaste vai ser mais rapido, coloque uma coroa uns 2 dentes menor que o resultado vai ser melhor e não vai ter que ficar trocando ou ter um prejuizo a curto prazo !!!

Putz, então toda vez que eu tirar a roda traseira tenho que marcar a coroa pra não perder o "assentamento"?
Cara é a primeira vez que leio isso...
A relação original durou 29 mil km e eu nunca fiz esse esquema aí.
A lubrificação é muito mais determinante da durabilidade do conjunto.

Sobre a dúvida do nosso colega, eu recomendo a troca do pinhão (muito mais fácil e barato que trocar a coroa) também, até um dente. Dois dentes que o original a mais já parece muito.
Na Factor eu não faço: aqui em BH te muito morro e quando viajo, as estradas também têm - MG voce já viu...
E a Factor é fraca, isso é fato.

Abraços!

crazydaniel
24-02-14, 20:53
Amigo se voce tirar um pinhão ou coroa, e não marcar um ponto de fixação entre eles e a corrente quando voce voltar o original vai perder o assentamento da relação e vai acontecer o seguinte, ela vai ficar com pontos mais tensos ( esticados ) e pontos mais frouxos, mesmo com a relação estando correntamente ajustada, voce vai perder a relação rapidamente com isto pois quando colocar mais peso na moto a parte mais tensa vai forçar mais a corrente e o desgaste vai ser mais rapido, coloque uma coroa uns 2 dentes menor que o resultado vai ser melhor e não vai ter que ficar trocando ou ter um prejuizo a curto prazo !!!
O pior é que a minha corrente, com 10mil km, está começando a ficar com essa diferença, apesar de eu manter lubrificada.
Até pouco tempo, só mandava lubrificar na concessionária toda semana, mas agora comecei a limpar a corrente e depois lubrificar-la com óleo 90.

Putz, então toda vez que eu tirar a roda traseira tenho que marcar a coroa pra não perder o "assentamento"?
Cara é a primeira vez que leio isso...
A relação original durou 29 mil km e eu nunca fiz esse esquema aí.
A lubrificação é muito mais determinante da durabilidade do conjunto.

Sobre a dúvida do nosso colega, eu recomendo a troca do pinhão (muito mais fácil e barato que trocar a coroa) também, até um dente. Dois dentes que o original a mais já parece muito.
Na Factor eu não faço: aqui em BH te muito morro e quando viajo, as estradas também têm - MG voce já viu...
E a Factor é fraca, isso é fato.

Abraços!
Então cara, eu sei que o pinhão um dente maior vai me trazer economia na rodovia, queria saber se acontece como o amigo lá em cima, o irai, falou: desgastar muito mais a relação se eu ficar alternando pro pinhão maior nas viagens e depois voltar. Pois então não compensaria eu trocar e obter economia nas minhas eventuais viagens, mas consumir mais e/ou perder força na cidade.

Diey
24-02-14, 21:17
Então cara, eu sei que o pinhão um dente maior vai me trazer economia na rodovia, queria saber se acontece como o amigo lá em cima, o irai, falou: desgastar muito mais a relação se eu ficar alternando pro pinhão maior nas viagens e depois voltar. Pois então não compensaria eu trocar e obter economia nas minhas eventuais viagens, mas consumir mais e/ou perder força na cidade.

Olha, o desgaste vai existir porque não serão peças "acasaladas". Mas é coisa mínima.
Sobre consumir mais e/ou perder força na cidade depende muito da sua cidade (topografia) e seu moto de pilotar (precisando sempre de retomadas rápidas etc).
Eu acredito que valha a pena fazer a troca eventual, pelo menos para experimentar.
No fundo, acho que, assim como o trabalho e desgaste que voce vai ter, a economia também vai ser pequena.

crazydaniel
24-02-14, 21:49
Olha, o desgaste vai existir porque não serão peças "acasaladas". Mas é coisa mínima.
Sobre consumir mais e/ou perder força na cidade depende muito da sua cidade (topografia) e seu moto de pilotar (precisando sempre de retomadas rápidas etc).
Eu acredito que valha a pena fazer a troca eventual, pelo menos para experimentar.
No fundo, acho que, assim como o trabalho e desgaste que voce vai ter, a economia também vai ser pequena.
Cara, eu tenho dó da titan andando 3 horas ou mais a 100~110 km/h com aquela rotação alta...

Diey
24-02-14, 21:53
Cara, eu tenho dó da titan andando 3 horas ou mais a 100~110 km/h com aquela rotação alta...

Então pronto. Você já tem motivo suficiente pra trocar o pinhão.
Vai ficar menos de 20 reais em menos de 20 minutos.
Abraços!

wilson forps
24-02-14, 21:58
Cara, eu tenho dó da titan andando 3 horas ou mais a 100~110 km/h com aquela rotação alta...

Amigo motor foi feito para isto, em uma 150 eu ja cheguei a andar mais de 100 km em quarta marcha direto, existe uma coisa chamada relação de marcha e relação final, voce mechendo no pinhão voce meche na relação de marcha, e diminuindo a coroa voce meche na relação final, não tem nada a ver subida com coroa menor, alterando o pinhão ai sim a moto vai no popular esgoelar mais para sair, se não quiser mecher em coroa oou pinhão coloca um pneu 100/90 que vai melhorar essa sensação de esgoelar a moto !!!!

- - - Updated - - -


Putz, então toda vez que eu tirar a roda traseira tenho que marcar a coroa pra não perder o "assentamento"?
Cara é a primeira vez que leio isso...
A relação original durou 29 mil km e eu nunca fiz esse esquema aí.
A lubrificação é muito mais determinante da durabilidade do conjunto.

Sobre a dúvida do nosso colega, eu recomendo a troca do pinhão (muito mais fácil e barato que trocar a coroa) também, até um dente. Dois dentes que o original a mais já parece muito.
Na Factor eu não faço: aqui em BH te muito morro e quando viajo, as estradas também têm - MG voce já viu...
E a Factor é fraca, isso é fato.

Abraços!

Amigo ai que voce sem engana, sobre a troca do pinhão tambem moro em minas gerais, minha cidade fica entre 3 morros, e oque eu mais faço aqui é trocar coroa de factor ybr, melhora muito mais que voce trocar o pinhão, pinhão so se meche quando se quer ganhar força ai voe diminui ele, velocidade com menos rotação voce diminui a coroa e aumenta a medida do pneu !!!!

pedromartins
24-02-14, 22:55
Os engenheiros da Honda passaram dias, meses, anos estudando e nós modificamos pra melhor em 20 minutos.

A relação da Titan ja é perfeita, se o motor grita é porque ele nao foi feito pra andar em pistas de alta velocidade, a um tempo ai um deputado estava com ideias de proibir motos de pequenas cilindradas de andar em BR por isso.

Se trocar e por um pinhao maior, vai perder força, a moto ja é fraca, quando voce tiver de reagir a uma situação brusca onde voce vai achar motor pra isso?

Carlos Henrique
24-02-14, 23:15
Faça o seguinte, compre o pinhão, instale e teste! Gostou? Que bom! Não gostou? Volta pro original e pronto! Fazer isso não vai custar nada e vai tirar sua dúvida de uma vez por todas, coisa que aqui vc não vai conseguir tirar 100%, pois cada um fala uma coisa!

- - - Updated - - -


Amigo motor foi feito para isto, em uma 150 eu ja cheguei a andar mais de 100 km em quarta marcha direto, existe uma coisa chamada relação de marcha e relação final, voce mechendo no pinhão voce meche na relação de marcha, e diminuindo a coroa voce meche na relação final, não tem nada a ver subida com coroa menor, alterando o pinhão ai sim a moto vai no popular esgoelar mais para sair, se não quiser mecher em coroa oou pinhão coloca um pneu 100/90 que vai melhorar essa sensação de esgoelar a moto !!!!
Wilson, explica melhor ai pra gente como funciona esse negócio de que alongar pela coroa não perde força, é isso ou entendi errado?

pedromartins
25-02-14, 10:24
Wilson, explica melhor ai pra gente como funciona esse negócio de que alongar pela coroa não perde força, é isso ou entendi errado?

Força ela nao perde, ganha torque mas sacrifica a velocidade final, Veja a relacao da Bros e da CG, são os mesmo motores e tudo, mais mas a Broz é mais forte em arrancada mas nao não tem final como a CG. A relação da Bros prioriza o terreno misto, ela sobe uma ladeira mais rapido que uma CG.

wilson forps
25-02-14, 10:39
Faça o seguinte, compre o pinhão, instale e teste! Gostou? Que bom! Não gostou? Volta pro original e pronto! Fazer isso não vai custar nada e vai tirar sua dúvida de uma vez por todas, coisa que aqui vc não vai conseguir tirar 100%, pois cada um fala uma coisa!

- - - Updated - - -


Wilson, explica melhor ai pra gente como funciona esse negócio de que alongar pela coroa não perde força, é isso ou entendi errado?

Amigos muitos dizem que não tem nada haver mudar o pinhão, mas tem sim, no caso da coroa voce não vai alongar mas sim encurtar a relação final para que a roda gire mais rapido, é simples coroa menor a roda vai precisar de menos espaço para completar a volta completa e por tanto redendo mais. No site da vaz voce encontra coroas somente com 2 dentes a menos e isto não altera o funcionamento da moto !!!!!!!!!!

Carlos Henrique
25-02-14, 13:21
Pelo que eu sei, alterando a coroa para menor ganha-se elasticidade porém perde-se torque, acontece o mesmo quando AUMENTA o pinhão, e que cada dente do pinhão equivale a 3 da coroa.. O que eu não sabia era que SÓ PERDE FORÇA SE ALTERAR O PINHÃO, se colocar 3 dentes a menos na coroa a moto não perde torque.. Pelo menos foi isso que eu entendi o que o Wilson quis dizer.. Mas oras, não da no mesmo alterar um dente no pinhão ou 3 na coroa???

TudiBão
25-02-14, 13:50
Só reparar uma bicileta com marchas e pronto

- - - Updated - - -

a catraca está para coroa ( da moto ) assim como o pinhão está para a coroa ( da bike )

pedromartins
25-02-14, 15:36
Se alterar qualquer um dos dois itens haverá diferencas de resultado da roda.

wilson forps
25-02-14, 20:17
Existe a desmultilplicação do cambio que termina no pinhão, o tamanho do pinhão e calculado pela redução do cambio, por isto alterar o pinhão vai alterar toda a redução como consequencia ter que se acelerar mais para sair pinhão maior ou acelerar menos pinhão menor, diminuindo a coroa voce reduz somente a relação final entre coroa e roda, mas lembrando que não se deve diminuir mais que 2 dentes não alterando assim a redução do cambio naõ forçando o motor tendo que acelerar mais principalmente em subidas ou emgarupado !!!

crazydaniel
25-02-14, 20:33
Olha, gente. Antes de eu viajar novamente, eu vou comprar e testar o pinhão maior. Se eu não gostar, não sentir diferença, ficar fraca, até como o pedromartins falou da segurança, se eu achar que qualquer um desses pontos ficou ruim, eu não uso mais. Acho que vale a pena a tentativa, não é?

Diey
27-02-14, 22:42
Olha, gente. Antes de eu viajar novamente, eu vou comprar e testar o pinhão maior. Se eu não gostar, não sentir diferença, ficar fraca, até como o pedromartins falou da segurança, se eu achar que qualquer um desses pontos ficou ruim, eu não uso mais. Acho que vale a pena a tentativa, não é?

Pronto. Faz isso. Você não tem nada a perder e tira suas próprias conclusões.
Depois compartilha aqui com a gente.
Mas pessoas podem ter essa mesma dúvida no futuro. :)
Abs

bruno almeida
27-02-14, 23:56
se fosse trocar o pinhão ou a coroa vai alterar a relação final de toda forma...
se vc não mexeu no motor pra ganhar potencia, não mecha na relação da moto, o tiro vai sair pela culatra.
A titan 150 já tem uma relação um tanto quanto longa e vc quer alongar ainda mais!!??
se vc colocar um pinhão 17 ou diminuir 2 dentes na coroa, sua moto, vai ficar frouxa pra sair vai demorar a ganhar velocidade, e as retomadas vão demorar muito, te obrigando a reduzir marchas e acelerar mais pra encher o motor, tudo isso vai aumentar o consumo ao invés de diminui-lo...

Carlos Henrique
28-02-14, 08:49
se fosse trocar o pinhão ou a coroa vai alterar a relação final de toda forma...
se vc não mexeu no motor pra ganhar potencia, não mecha na relação da moto, o tiro vai sair pela culatra.
A titan 150 já tem uma relação um tanto quanto longa e vc quer alongar ainda mais!!??
se vc colocar um pinhão 17 ou diminuir 2 dentes na coroa, sua moto, vai ficar frouxa pra sair vai demorar a ganhar velocidade, e as retomadas vão demorar muito, te obrigando a reduzir marchas e acelerar mais pra encher o motor, tudo isso vai aumentar o consumo ao invés de diminui-lo...
Deixa ele testar pra ver o que ele acha! É tao barato e simples de fazer que vale a pena testar!

alligator999
28-02-14, 11:28
Amigo motor foi feito para isto, em uma 150 eu ja cheguei a andar mais de 100 km em quarta marcha direto, existe uma coisa chamada relação de marcha e relação final, voce mechendo no pinhão voce meche na relação de marcha, e diminuindo a coroa voce meche na relação final, não tem nada a ver subida com coroa menor, alterando o pinhão ai sim a moto vai no popular esgoelar mais para sair, se não quiser mecher em coroa oou pinhão coloca um pneu 100/90 que vai melhorar essa sensação de esgoelar a moto !!!!


Tudo o que você trocar: Engrenagem de câmbio, Pinhão, Coroa e Altura de Pneu afetará a relação Total ou final.

Engrenagem de Cambio 1 / Engrenagem de Cambio 2
Numero de Dentes da Coroa / Numero de Dentes do Pinhão
Diâmetro do pneu / Diâmetro da Coroa

Estão aí todas as divisões que influenciam na relação de Transmissão.

Como o Torque é inversamente proporcional à velocidade quando você encurta a transmissão ele aumenta e o inverso também é verdade.

Agora, se realmente quiserem trocar ou coroa ou pinhão, o que na minha opinião não deve ser feito, é nunca ceixar essa conta de divisão entre o número de dentes dar exata.

Exemplo (não é um exemplo com números reais): Coroa 40 dentes não deve ser utilizada com pinhão de 20 dentes pois a conta da 2, essa conta sempre deve acabar em dizimas por exemplo 40/19 = 2,10526315789..... isso para que o mesmo dente não fique pegando sempre no mesmo elo de corrente ou outra engrenagem.

roggarcia
28-02-14, 16:36
Aproveitando:

Alguém já aumentou em 1 dente o pinhão de uma Intruder 125? resultado ficou legal na estrada (com mais final) sem perder muita força?

Abs!