PDA

Ver Versão Completa : Óleo e filtro na Bandit 650!!



Mostarda_69
08-03-14, 01:13
Galera, seguinte. Peguei a 6 meses um B650 com o óleo recém trocado. Agora chegou a vez de trocar e to com uma coisa encucada.. Só queria uma opinião!!

Normalmente o óleo dela seria para 3milkm junto com o filtro, e levando-se em conta que tem uma validade de 6 meses.
Bom, o óleo lubrifica, refrigera e carrega as impurezas para filtro.. até aí blz..

Fiz 950km em 6 meses..

Será que há uma necessidade da troca do filtro? Pois na próxima troca sei que será antes do 2milkm, que foi a km projetada para usar o filtro (3milkm).

Qual opinião de vocês?

Diey
08-03-14, 10:22
O filtro de óleo é muito caro?
Se não for muito, compensa fazer as duas trocas.

nil_bad
08-03-14, 10:59
Eu sempre troco o filtro junto com o óleo, no filtro sempre fica 350ml +- que no meu ponto de vista contamina o óleo novo.

Lampada
08-03-14, 12:03
O filtro da bandit da para trocar de 6 em 6 mil, já o óleo depende de como você anda, se for só estrada eu troco da minha com 1500 a 2000 ( na lateral da para ver a cor do óleo) se uso diário 1000km ele já esta bem escurinho e deve ser trocado.
Se trocar só o óleo coloque 3300ml se trocar o filtro 3500.

Inforplay
08-03-14, 12:26
1000 em 1000? No manual..... putz... jamais terei uma Bandit.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

nil_bad
08-03-14, 12:36
1000 em 1000? No manual..... putz... jamais terei uma Bandit.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk


O manual recomenda a troca a cada 3.000km e é assim que faço independente do uso.

Lampada
08-03-14, 12:59
O manual recomenda a troca a cada 3.000km e é assim que faço independente do uso.
No manual da minha manda 6000Km, mas você já viu o óleo recomendado (10W-40) e em que temperatura ambiente que ele deve ser usado, até 30C? Nos estamos num pais que o clima chega a mas de 40C, usamos um óleo para temperaturas mais altas como o 20W-50 (segundo o manual da bantid). O tempo que estamos parado no transito andando mais lento, também contam para o desgaste do óleo, não devemos troca-lo só pensando na quilometragem. Roda 1000km só no transito e olha a cor que o óleo da sua moto vai estar, vale a pena arriscar?
Não sei se o seu manual é o mesmo dos que davam no ano da minha mais o motor é o mesmo, então imagino que as informações sejam as mesmas.

- - - Updated - - -


1000 em 1000? No manual..... putz... jamais terei uma Bandit.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

No manual da minha fala de 6000 em 6000, mas é cheio de poreis.

nil_bad
08-03-14, 13:30
No manual da minha manda 6000Km, mas você já viu o óleo recomendado (10W-40) e em que temperatura ambiente que ele deve ser usado, até 30C? Nos estamos num pais que o clima chega a mas de 40C, usamos um óleo para temperaturas mais altas como o 20W-50 (segundo o manual da bantid). O tempo que estamos parado no transito andando mais lento, também contam para o desgaste do óleo, não devemos troca-lo só pensando na quilometragem. Roda 1000km só no transito e olha a cor que o óleo da sua moto vai estar, vale a pena arriscar?
Não sei se o seu manual é o mesmo dos que davam no ano da minha mais o motor é o mesmo, então imagino que as informações sejam as mesmas.

- - - Updated - - -



No manual da minha fala de 6000 em 6000, mas é cheio de poreis.

É pq a sua bandit ainda não era fabricada no brasil, o manual era baseado no modelo da europa.

O meu manual do modelo da minha bandit recomenda Shell 20w/50w e a troca a cada 3.000km.

Inforplay
08-03-14, 14:43
Falei isso pq se até um motor de uma 125cc refrigerado a ar, simples tecnologia, o óleo é trocado a cada 4mil km, imagina um motor de 650cc, relativamente moderno, refrigerado a água ser trocado a cada 1000km, Na Minha opinião é um puro desperdicio.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Lampada
08-03-14, 16:13
É pq a sua bandit ainda não era fabricada no brasil, o manual era baseado no modelo da europa.

O meu manual do modelo da minha bandit recomenda Shell 20w/50w e a troca a cada 3.000km.

É realmente ela é importada. Seu manual vem em 7 línguas que para falar a verdade nem sei quais são ( Nederlands, Deutsch, Svenska, English, Français, Espanol e Italiano), eu sempre consulto no em espanhol, que por curiosidade se chama o óleo de aceite para motor.

- - - Updated - - -


Falei isso pq se até um motor de uma 125cc refrigerado a ar, simples tecnologia, o óleo é trocado a cada 4mil km, imagina um motor de 650cc, relativamente moderno, refrigerado a água ser trocado a cada 1000km, Na Minha opinião é um puro desperdicio.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

No manual da minha intruder 125 fala para trocar a cada 1500km, mas dizem que o óleo da yamaha aguenta ate 4000km. Eu troca da intruder a cada 1000Km, pois é muito barato o óleo usado, então prefiro não arriscar andar mas que isso, o transito de Bh é um caos e a moto sempre esta sendo forçada.

Mostarda_69
08-03-14, 20:22
Engraçado, em uma diz 6milkm em outra 3milkm mas Shell..

E INFORPLAY, a minha é refrigerada a ar e carburada, é uma 650 2007..

Meu manual diz 3milkm a troca sem poréns sempre trocar o filtro e usar LUBRAX ESSENCIAL 20w-50.

Por isso foi minha dúvida em trocar somente o óleo. e o filtro uma sim e uma não. Isso pq estou sem filtro e nãoe stou conseguindo.

Vou esperar ja que rodei menos de 1milkm e 6 meses. Espero uns 15 dias chegar o filtro e troco tudo..

O filtro achei na NET a R$30,00, é o que vocês de bandit pagam?
Óleo pago em uma cooperativa o Lubrax Essencial R$8,80.. Piada de barato o valor!

Lampada
08-03-14, 20:34
Engraçado, em uma diz 6milkm em outra 3milkm mas Shell..

E INFORPLAY, a minha é refrigerada a ar e carburada, é uma 650 2007..

Meu manual diz 3milkm a troca sem poréns sempre trocar o filtro e usar LUBRAX ESSENCIAL 20w-50.

Por isso foi minha dúvida em trocar somente o óleo. e o filtro uma sim e uma não. Isso pq estou sem filtro e nãoe stou conseguindo.

Vou esperar ja que rodei menos de 1milkm e 6 meses. Espero uns 15 dias chegar o filtro e troco tudo..

O filtro achei na NET a R$30,00, é o que vocês de bandit pagam?
Óleo pago em uma cooperativa o Lubrax Essencial R$8,80.. Piada de barato o valor!

Acredito que pode trocar o filtro uma troca sim outra não, pois o manual vem falando a quantidade de óleo com a troca do filtro e sem a troca. Eu faço a troca do filtro a cada 6000 mil se no manual mais ressente manda trocar o óleo a cada 3000km então pode trocar o óleo sem trocar o filtro.

mdorigon
08-03-14, 20:48
Olha no quadro de manutenção do manual da sua moto...vai estar la o que deve ser feito. Siga e seja feliz, claro usando o lubrificante que atenda o que o motor pede. Sendo suzuki...tenho quase certeza que deve estar la troca o filtro a cada duas troca de lubrificante. Se vc puder trocar o filtro toda vez que trocar...com certeza é melhor, mas não acredito que va mudar terrivelmente a durabilidade do motor.

nil_bad
08-03-14, 21:57
É realmente ela é importada. Seu manual vem em 7 línguas que para falar a verdade nem sei quais são ( Nederlands, Deutsch, Svenska, English, Français, Espanol e Italiano), eu sempre consulto no em espanhol, que por curiosidade se chama o óleo de aceite para motor.

- - - Updated - - -



No manual da minha intruder 125 fala para trocar a cada 1500km, mas dizem que o óleo da yamaha aguenta ate 4000km. Eu troca da intruder a cada 1000Km, pois é muito barato o óleo usado, então prefiro não arriscar andar mas que isso, o transito de Bh é um caos e a moto sempre esta sendo forçada.

O manual da minha bandit ja é em português.


Engraçado, em uma diz 6milkm em outra 3milkm mas Shell..

E INFORPLAY, a minha é refrigerada a ar e carburada, é uma 650 2007..

Meu manual diz 3milkm a troca sem poréns sempre trocar o filtro e usar LUBRAX ESSENCIAL 20w-50.

Por isso foi minha dúvida em trocar somente o óleo. e o filtro uma sim e uma não. Isso pq estou sem filtro e nãoe stou conseguindo.

Vou esperar ja que rodei menos de 1milkm e 6 meses. Espero uns 15 dias chegar o filtro e troco tudo..

O filtro achei na NET a R$30,00, é o que vocês de bandit pagam?
Óleo pago em uma cooperativa o Lubrax Essencial R$8,80.. Piada de barato o valor!

Apesar da sua bandit ser 650cc o motor é o mesmo da minha bandit e do Lampada, o manual das bandit mais novas é recomendado Lubrax essencial que é inclusive o que tenho usado.

O preço do filtro é esse mesmo, se eu usasse um K&N ou o próprio original trocaria 1 sim e outra não, mas como é paralelo fran troco sempre junto com o óleo, visto que não é caro.

Mostarda_69
09-03-14, 23:45
Bommmm. Comprei o filtro. Vou esperar uma semana e troco com o óleo, e nas próximas vou cuidando a KM, dai na hora decido se coloco ou não o filtro novo..

Vlw ae galera.. comprei no maruqinho motos por R$23,65 mais 20 de frete.. peguei 3!!