PDA

Ver Versão Completa : Ameaça e "desameaça" do mecânico durante troca de óleo



Motaro
14-03-14, 16:29
Galera, fui trocar o óleo da minha moto hoje e o mecânico, depois de começar a escoar o óleo, perguntou se a moto estava fumando. Já me caguei todo e respondi que não e ele disse q o motor estava com menos de um litro de óleo e q deveria ter mais. Expliquei pra ele q eu seguia o manual, mas geralmente trocava de 4 em 4 mil km o óleo (o manual diz 5mil) Ele disse que não e tal, que trocava da Twister dele de 1 em 1mil, etc.

Fiquei meio assim com essa baixa de óleo. Eu nunca o verifico pois acredito q se eu uso os componentes corretos, não deveria dar problema. Depois disso, ele trocou o óleo e tal, deixamos esquentar e cortamos o giro. Saiu fumaça preta, que ele disse que era normal, uma espécie de carbonização mesmo, e acabou dizendo q o motor tava de boa. Fiquei com o pé atrás agora. O que acham?

jehanvideo
14-03-14, 16:53
Caramba de 4 em 4 mil? Acho que é muito.

Olha tenho a minha twister a 13 anos e nunca tive nenhum problema com ela, eu sempre troco com 1.500km, ou as vezes até antes, quando sinto que o cambio ta ficando meio duro.
E a cada 500km verifico o nivel do óleo, a minha twister já deve estar beirando os 90.000km,

Acho que por isso que minha tutu nunca deu problema.
Fica a dica.

luis_sbo
14-03-14, 17:02
a minha é uma cb300 mas eu troco a cada 4mil tambem, verifico o nivel de oleo uma vez por mes, ja que ela é nova e não tem o porque ela estar gastanto oléo, mas se ela fosse mais velha eu verificaria com mais frequencia.

sobre a quantidade de óleo, na twister 2007 vai exatos 1,5 litros de óleo (1,5 na troca de oleo e filtro ou 1,8 se o motor for aberto), se tinha menos de 1 litro como o mecanico falou realmente estava bem abaixo do normal

Diey
14-03-14, 17:11
Não acho muito não. Eu troco de 3 em 3 mil, segundo o manual da Factor. Nunca tive problemas e a moto está como nova. Motor redondinho.
Mas aí tem uma coisa importante:
É preciso completar o nível quando o óleo baixa!

Um pequeno consumo de óleo é normal, mas se voce não conferir de tempos em tempos o nível pode ficar baixo demais e prejudicar o motor.
Quando é preciso completar, o óleo novo dá uma "sobrevida" ao antigo, o que torna possível atingir os 3 ou 4 mil km.
Abs!

Inforplay
14-03-14, 17:17
Pode ficar de boa... ja tive Titan, Twister e agora CB300. Sempre troquei o oleo de 4000 em 4000km. Nunca tive problemas.... como ja citado.... observe o nivel do oleo a cada mes ou 2000km. Quanto a fumaça preta é normal, resultado da combustão da gasola. Se a fumaça for branca é que é sinal da combustão de óleo lubrificante e essa sim é realmente preocupante.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Defeacer
14-03-14, 18:35
Até onde eu saiba, qualquer moto baixa óleo, independente de ser nova ou velha, usar tudo original ou paralelo. Eu completo a minha a cada 2 semanas, a minha só entra 800 ml, aí sobra 200 ml na garrafa que eu uso pra ir completando. Tem que verificar sim.

Troco o óleo de 3 em 3 meses, não sei ao certo se passou de 3 mil kms, porque eu não fico marcando, mas existe aquela margem de 1 mil kms pra cima.

luis_sbo
14-03-14, 18:42
Até onde eu saiba, qualquer moto baixa óleo, independente de ser nova ou velha, usar tudo original ou paralelo. Eu completo a minha a cada 2 semanas, a minha só entra 800 ml, aí sobra 200 ml na garrafa que eu uso pra ir completando. Tem que verificar sim.

Troco o óleo de 3 em 3 meses, não sei ao certo se passou de 3 mil kms, porque eu não fico marcando, mas existe aquela margem de 1 mil kms pra cima.


a minha se abaixa é coisa imperceptivel, porque todas a vezes que eu vou conferir o oleo esta sempre na mesma marca, nunca precisei completar óleo, e só troco o óleo a cada 4 mil KM, atualmente ela ta com um poco mais de 10000KM, completar oleo a cada 2 semanas eu acho que ja é demais não é nao O.o?

dbastos
14-03-14, 19:16
Todo motor consome óleo, o problema é o quanto esta consumindo. Quando novas consomem quase nada, ate imperceptível, mas a medida que a moto vai ficando mais rodada, a tendencia é consumir mais.

Na intruder eu troco de 2 em 2 mil, a depender de 3 em 3. Está com quase 38 mil, e não consome muito, na verdade não consome quase nada de óleo. Nem sinal de fumar.

Sempre troco o filtro de óleo quando troco o óleo, e verifico sempre o estado do filtro de ar, observação que usei na maioria dessa km o filtro de papel, agora que coloquei de volta o de espuma.

tom crazy
14-03-14, 20:03
Pode trocar conforme o manual manda, porém sempre verificando o nivel. Da yes troco a cada 3 mil km, é oq o fabricante diz e o que sigo, por hora quase 60 mil km sem problemas.

pedromartins
14-03-14, 20:09
Troco meu oleo de 1000 em 1000 e quando sai ja sai ruim, imagine com 4.000

Uma moto de 125 sofre mais pra chegar a 100km/h ou seja ela tem que rodar 2,5 mais que uma 250 pra alcancar a mesma velocidade, entao imagine o sofrimento que o oleo passa.

R$ 13,00 de 2 em 2 meses nao mata ninguem, prefiro nao arriscar, doque ficar completando juntando oleo bom com ruim.

Caique
14-03-14, 20:27
Não querendo ser ignorante,não me entendam mal,mas quem já leu o manual da moto?

dibars
14-03-14, 20:33
O óleo da xistezete eu troquei com 3 mil kms como manda o manual. Para minha surpresa, saiu só uns 800ml!! Na minha intruder trocava com 3 mil kms e nunca baixou um pingo...Agora a cada mil kilômetros eu vou conferir e completar o óleo, afinal é normal o motor sumir com uns ml de óleo.

Rafael Sakai
14-03-14, 23:05
Troco meu oleo de 1000 em 1000 e quando sai ja sai ruim, imagine com 4.000

Uma moto de 125 sofre mais pra chegar a 100km/h ou seja ela tem que rodar 2,5 mais que uma 250 pra alcancar a mesma velocidade, entao imagine o sofrimento que o oleo passa.

R$ 13,00 de 2 em 2 meses nao mata ninguem, prefiro nao arriscar, doque ficar completando juntando oleo bom com ruim.

Faço a mesma coisa, a cada 1.000 km troco o óleo e a cada 2 o filtro de óleo. Minha Bros KS agora bateu 22.000km e não baixa nada de óleo.

Enviado de meu LT26i usando Tapatalk

chiccoli
14-03-14, 23:10
Eu troco com 3 mil como manda o manual porém uso lubrax 20w50 sl, de vez em nunca vejo o nivel do oleo. Ja tentei 10w30sl, mas num gostei não.

jehanvideo
14-03-14, 23:20
Amigo, vai por mim, o quanto mais cedo vc trocar o óleo melhor, pra mim no máximo 2.000km.
E trocando o filtro junto também
Vai por mim, sou usuário de uma moto com mais de 90.000km rodados, 13 anos minha tutu tem.

Mais vc quem sabe.

chrystian.hernandes
14-03-14, 23:26
Troco a cada 5000 km como manda o manual ( troco sempre filtro junto ), sem problemas!!! Nossa cultura manda trocar aos 1000, mas e so seguir o procedimento que diz o manual e ja era....

magrao tk
14-03-14, 23:38
Eu queria entender é de onde brota óleo na minha moto que a minha vida toda eu usei ela e sempre na hora de trocar não tinha nem 1mm abaixo do nível. E o mais estranho é que ela começou a dar uma leve fumada nas últimas vezes, e nem assim, troquei o óleo esses dia e tava bem no mesmo nível que coloquei de óleo. Detalhe é que troco geralmente entre 1500 a 2500km +/- não tem muita precisão de intervalos.

marcel0
15-03-14, 01:21
sempre troquei de 1000 em 1000 kms porém estou pensando em usar pelos menos 2 mil kms. mais vale a pena trocar o cambio fica muito macio obs faço isso em uma tw e sempre fiz em todas outras motos que tive.

- - - Updated - - -

só o oleo mobil

Edim silva
15-03-14, 03:53
A Fazer de um parceiro meu, é feita a troca de 3 em 3 mil, só q ele usa a moto pra fazer entrega, tdo dia, senão seria numa quilometragem maior!

- - - Updated - - -

é uma 2007

renanperim
15-03-14, 07:34
Minha fazer e tenere o oleo vencia antes por tempo do que km(6 meses) e trocava filtro uma troca sim outra nao.
Na factor vou de mil em mil(indicacao do mecanico) e pelo que ja usei ela em 2 mese vou rodar esses mil)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk (http://tapatalk.com/m?id=1)

Ivan RJ
15-03-14, 09:27
O tópico chato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Já debatemos isso milhares de vezes. Não se troca óleo com 1.000km, é absurdo, parem de poluir o planeta que é meu também!!!!!!!
Troquem o óleo como manda o manual do fabricante, óleo tem que sair sujo, preto, para que o motor fique limpo. Entenderam?
Baixar um pouco, é normal, principalmente no anda e para dos grandes centros urbanos. O óleo de nossas motos só atinge a temperatura ideal de funcionamento após +/- 30minutos de estrada, bem como os pneus para atingirem a temperatura ideal.
Completem o óleo quando necessário, apenas isso e mais nada.
Alguma dúvida.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Inforplay
15-03-14, 10:34
O tópico chato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Já debatemos isso milhares de vezes. Não se troca óleo com 1.000km, é absurdo, parem de poluir o planeta que é meu também!!!!!!!
Troquem o óleo como manda o manual do fabricante, óleo tem que sair sujo, preto, para que o motor fique limpo. Entenderam?
Baixar um pouco, é normal, principalmente no anda e para dos grandes centros urbanos. O óleo de nossas motos só atinge a temperatura ideal de funcionamento após +/- 30minutos de estrada, bem como os pneus para atingirem a temperatura ideal.
Completem o óleo quando necessário, apenas isso e mais nada.
Alguma dúvida.
Um grande abraço a todos os irmãos.


Assinado. Podem fechar o tópico. :)

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

somniu
15-03-14, 10:40
é igual carro.. vc olha pra ver se o nv esta baixo.. se estiver baixo completa.. ai quando der a km do manual vc troca.. acredito que baixar ate uns 10% é normal.. mais que isso tem que dar uma olhada. A minha titan eu prefiro trocar a cada mil.. já que vai apenas 1L.. e demoro em media 3 meses pra rodar isso. agora tem gente que roda isso em uma semana.. ai tem já é mais gasto

dibars
15-03-14, 10:43
Não adianta muito falar pra seguir o manual.

Troca de mil em mil se tornou uma lenda popular brasileira e vai continuar assim por muitas gerações.

pedromartins
15-03-14, 11:22
Não se troca óleo com 1.000km, é absurdo, parem de poluir o planeta que é meu também!!!!!!!
Troquem o óleo como manda o manual do fabricante, óleo tem que sair sujo, preto, para que o motor fique limpo. Entenderam?

E nao poluo o planeta jogando oleo no lixo, guardo todos os meus vasos e depois levo pra um posto da ANP que tem aqui.

Óleo nao é tão caro assim que justifique andar 3, 4 ou 5mil km sem que eu troque.

Na minha concepção, se sai sujo é porque o motor da moto também esta, e o filtro nao cumpriu seu papel; a funcao do oleo nao é lubrificar partes do motor que sofrem atrito? pois, quanto mais novo melhor e do jeito que vejo sair do motor eu nao usaria mesmo por mais de 1000km.

dibars
15-03-14, 11:47
Viu só, não adianta argumentar. Futebol, religião e troca de óleo não se discute :D

somniu
15-03-14, 11:51
não sei se é verdade.. mais na loja onde eu troco.. eles vão jogando o oleo velho em barril.. ai os caras vem buscar.. ai recicla pra fazer sei la o que. Pelo menos é isso que o dono da loja falo.. não sei se tem.. mais deveria ter alguma lei semelhante ao dos pneus..

dibars
15-03-14, 11:53
As lojas de moto acumulam em um barrilzão e depois vendem para uma empresa que recicla e faz o mobil preto.

jehanvideo
15-03-14, 12:07
E nao poluo o planeta jogando oleo no lixo, guardo todos os meus vasos e depois levo pra um posto da ANP que tem aqui.

Óleo nao é tão caro assim que justifique andar 3, 4 ou 5mil km sem que eu troque.

Na minha concepção, se sai sujo é porque o motor da moto também esta, e o filtro nao cumpriu seu papel; a funcao do oleo nao é lubrificar partes do motor que sofrem atrito? pois, quanto mais novo melhor e do jeito que vejo sair do motor eu nao usaria mesmo por mais de 1000km.

Concordo plenamente pedromartins

É que os caras acreditam muito em manual, nem tudo no manual agente deve seguir, se foce assim não existiria oficinas de motos sem ser as das concessionárias, por que o manual manda fazer todas as revisões na concessionária.

Olha eles falam no manual que é pra trocar com 3.000 , 4.000 , 5.000km, por que a moto não da problema durante o período da garantia por causa do óleo, por que a troca de óleo não da problema na moto num curto prazo, vai dar problema na moto a longo prazo, tipo quando a moto passar dos 50.000km, ai que vamos ver a diferença do motor de um cara que trocava óleo com 1.500km e do outro que trocava só com 4.000km.

Olha, minha twister foi a 3º twister a ser vendida na concessionária que comprei, ano 2001, praticamente não existe mais twister da mesma época que a minha, pelo menos eu nunca mais vi já a ums 5 anos.

E vcs acham, que foi sorte minha? Não, é justamente por que eu nunca troquei o óleo com mais de 1.500km, ou até antes se sentir que o cambio ta ficando duro, mesmo o manual mandando eu trocar com 3.000km.

Minha moto ta com quase 90.000km rodados, nunca tive nenhum problema, a única coisa que troquei foi a corrente de comando e tensor, por desgaste natural.

Montei agora a pouco um kit 293cc, mais só por que queria dar uma potência maior a ela, por que o motor ta perfeito.

Agora se é uma pessoa que compra a moto e passa ums 2 ou 3 anos com a moto e vende, ai não faz diferença, quem vai se dar mal é o segundo dono, que vai herdar a moto com manutenção ruim, e ele que vai ter que mandar fazer o motor.

Mais cada um faz o que quer, e acredita no quer quer.

Fica a dica.

chiccoli
15-03-14, 12:28
Viu só, não adianta argumentar. Futebol, religião e troca de óleo não se discute :D

Não existe assuntos que não se discutem, existem pessoas que não se discute ..

cesar DH
15-03-14, 12:54
cara, o certo é de 3.000 pra cima.. quando se troca o oleo com até 2 mil, na hora do escoamento dá pra se notar que o oleo ainda está bom... a honda indica 4.000 pras motos menores (cg, etc..) e 3.000 pras motos com filtro como twister, cb300, cre, etc..

luis_sbo
15-03-14, 12:57
cara, o certo é de 3.000 pra cima.. quando se troca o oleo com até 2 mil, na hora do escoamento dá pra se notar que o oleo ainda está bom... a honda indica 4.000 pras motos menores (cg, etc..) e 3.000 pras motos com filtro como twister, cb300, cre, etc..

na verdade a honda recomenda 4000 tanto pra CG tanto pra CB300 (pelo menos nas atuais), alem de recomendar que se troque o filtro de oleo a cada 12000KM o que realmente eu acho muita coisa

tom crazy
15-03-14, 13:05
Interessante, agora seguir o que o fabricante fala é manutenção ruim, se for pra trocar o oleo quando começar a ficar preto acho que precisam trocar antes então, dá um olhada na cor do oleo depois de rodar 500 km e vai ver que vai estar preto da mesma forma.

Isac-RJ
15-03-14, 13:08
Fiz uma conta e na minha moto,uma Titan 150,é melhor trocar o óleo na km recomendada e fazer o motor depois de um tempo do que trocar com 1000km.A moto tem 58000km e troco a cada 3000km por causa do câmbio,já paguei uma retífica com a economia no óleo e o motor não bateu ainda(uso Lubrax de R$10).
Quem quiser um motor eterno é só trocar o óleo com 500km rodados rsrsrs

mdorigon
15-03-14, 13:23
Interessante, agora seguir o que o fabricante fala é manutenção ruim, se for pra trocar o oleo quando começar a ficar preto acho que precisam trocar antes então, dá um olhada na cor do oleo depois de rodar 500 km e vai ver que vai estar preto da mesma forma.
Falou tudo...digo até mais. Troca o oleo e anda o dia inteiro e vai ver no fim do dia a cor que ele esta...
Qdo o Ivan falou de poluir o planeta, não é somente a questão do descarte do lubrificante usado...mas toda a cadeia que envolve a fabricação de um lubrficante novo e a reciclagem do usado. E outra...muita gente aqui fala que la no futuro em altas km o motor pode apresentar problema antes se trocado com um intervalo maior...mas acho que poucos ficam com uma moto com mais de 50 mil km hj em dia...vai conservar pro quarto ou quinto dono do motor, só pode.
E antes de mais alguma coisa : Prazer pessoal...Marcio Dorigon dono de uma yes com 94 mil km trocados de 3000 e 3000 mil, sempre usando viscosidades 10w40 e 15w40 (usei 10w30 duas vezes e 20w50 só nas duas primeiras revisões). E nos ultimos 25 mil km com Br TOP Turbo, Ursa TDX premium e Br Extra turbo no carter... e alguns rolezinhos de 600 km em um dia com esses lubrificantes citados. Acho que se meu motor tivesse fundir, embreagem acabar, cambio dar problema ja teria acontecido.

fernandofhr
15-03-14, 13:36
Tenho uma CG FAN 125 ano 2006 e troco o oleo a cada 1000km a risca. Sempre coloco 1 litro e 200ml pois sei q sempre q vou trocar abaixa 400 ml de óleo.
Imagino que isso seja normal pois ela está com 60 mil km e ando sempre a 100km em estradas.

Enviado de meu XT918 usando Tapatalk

jatobá
15-03-14, 13:49
Não devemos nunca seguir o manual.
No manual existem mentiras que os engenheiros contam, para vc detonar a sua moto e por tabela destruir a reputação da marca.
Kkkk

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Overboost
15-03-14, 13:55
Eu fiz uma viagem e a troca foi feita depois de 3000km rodados em 1 semana, o óleo tava com cor de novo ainda.

dibars
15-03-14, 14:44
Daqui a pouco esse tópico vai alcançar 300 páginas e ninguém vai mudar de opnião. ehehehehhe

Não sei pra quê as fábricas insistem em colocar manual nas motos. O cara pode até ler, mas não segue nada do que tá escrito lá.

nando correa
15-03-14, 15:31
Cara, se o manual indica 5000 não existe problema em respeita-lo. mas existe a ressalva do uso severo.eu considero uso severo o uso urbano, pois o motor gira muito mais a cada km pelas marchas mais baixas ea refrigeração eh menor.. Então eu acho que 4000 está muito bom, eu não me preocuparia em diminuir.apenas fique atento ao nível em menores intervalos..eu verifico (e geralmente completo) o nível a cada 360 km, pois só rodo em rodovias e nesse regime o óleo tem que baixar mesmo..e outra coisa, se a fumaça saiu preta, tranquilo..agora se saísse azulada, alerta!

corsani
15-03-14, 15:35
se a moto não tiver nenhum problema ou modificação trocar a cada 1000km é jogar dinheiro fora, ou acham que um fabricante vai dizer que pode fazer a troca a cada 3000 com o óleo especificado por ele e arrebentar o motor pra difamar seu nome??? a tecnologia de óleos avançaram assim como tudo no mundo.
outra coisa, claro que a cada 500, 1000, 2000, 3000km o óleo vai ficando de cor diferente e as vezes com aspecto sujo. ele varia de temperatura direto, passa por uma temperatura muito alta lubrificando o pistão e por aí em diante.
o óleo pode até ta bonito na hora da troca, mas suas propriedades funcionais ja estão indo pro espaço.
o pessoal tem que parar com esse negocio de que carro é fusca, ta com dor de cabeça toma um chá e uma sopinha que passa, melhor wIndows é o XP e etc.
as coisa evoluem gente

nando correa
15-03-14, 15:41
Nem tudo no manual eh taxativo..para desmistificar os tabus, como trocar a cada 1000 faz o motor durar mais hkkkkkk pelo amor de deus, que ilusão. A minha eu devo trocar a cada 3000, então eu sempre espero os 3000..se passar um pouquinho, nada demais,o óleo da minha nunca saiu parecendo água..o manual eh taxativo quando atenta para não exceder o rpm máximo, agora me diz aí...quem respeita isso? Isso sim irá fazer o motor durar muito mais..mas o povo dos 1000 em 1000 km geralmente arregaça suas 125 , sempre andando no limite, e quando pega um descidão, extrapolam, achando qo motor ta protegido por óleo novo..o resultado eh um monte de cg nas oficinas com o pistão furado..

mdorigon
15-03-14, 17:28
Nem tudo no manual eh taxativo..para desmistificar os tabus, como trocar a cada 1000 faz o motor durar mais hkkkkkk pelo amor de deus, que ilusão. A minha eu devo trocar a cada 3000, então eu sempre espero os 3000..se passar um pouquinho, nada demais,o óleo da minha nunca saiu parecendo água..o manual eh taxativo quando atenta para não exceder o rpm máximo, agora me diz aí...quem respeita isso? Isso sim irá fazer o motor durar muito mais..mas o povo dos 1000 em 1000 km geralmente arregaça suas 125 , sempre andando no limite, e quando pega um descidão, extrapolam, achando qo motor ta protegido por óleo novo..o resultado eh um monte de cg nas oficinas com o pistão furado..

Tem essa também, bem lembrado. Conheço uns dois amigos que mandaram seus motores pro espaço com menos de 30 mil km, que andavam feito loucos, mas achavam que trocando o oleo de 1000 em 1000 tavam com o motor no modo indestrutivel.

Rafael Sakai
15-03-14, 17:43
A troca em certa km tbm depende do uso da moto.
Se exige menos do motor troca em um intervalo maior, se exige mais troca mais cedo.

Nos dois casos vc tem desgastes das peças móveis trocando mais cedo vc deixa o motor com menos ''pó metálico'' dentro dele.

Já analisei um oleo usado de carro com 10.000 km rodado e o tanto de partícula metálica q tem é mto

Enviado de meu LT26i usando Tapatalk

corsani
15-03-14, 19:00
óleo recomendado pelo fabricante é uma coisa, agora tem uns óleos de 9 reais por aí que se por na moto eu aconselho por favor não passar 1metro dos 1000km

Motaro
15-03-14, 19:12
Turma, abri o tópico apenas pq fiquei mto receoso. O cara primeiro deu uma sentença de pré-morte pra minha motoca, mas depois meio que voltou atrás. Eu particularmente vou ter que continuar trocando com km alta, em torno de 3500 a 4000, pois não tem como trocar a cada 1000, já que rodo 100 por dia, eu iria a falência. Quando ele veio com esse papo, cheguei até a pensar em cair de cilindrada de novo, mas acho que foi desespero na hora.

Pelo que vi, meu vacilo foi não medir o óleo da moto e completar e não ter associado o cambio que estava horrível a baixa de óleo, coisa que foi corrigida depois da troca.
Hoje subi a serra para SBC e correu tudo bem. O motor está com 66k rodados e vamos ver até onde ele chega. Lembrando que eu rodei já cerca de 35 mil em um ano e pouco. Ah, detalhe: o cara disse que o motor da minha moto já foi aberto. Achei estranho, pois peguei a moto com uma km condizente, nada demais, nada de menos. De qq forma, n tenho tido problemas. O consumo, velocidade e tudo mais está de acordo com todas as outras Fazers que conheço.

Stone
15-03-14, 19:43
O Corsani sabe bem quanto dura o óleo no motor, se me lembro bem, se deixar o óleo sem trocar por mais de 17 mil KM o motor funde!

Na verdade, eu desisti de discutir o assunto da troca de óleo do motor, tá cheio de gente por aí que sabe muito mais do que os engenheiros das montadoras, o que eu com alguns anos de motociclismo e oficina vou querer discutir...

A única coisa que ainda digo é pros amigos seguirem o manual da moto e verificarem o nível a cada 500km e se precisar completem, pois é normal um motor baixar até 15% da quantidade de óleo durante o período da troca. Motor que não baixa óleo provavelmente o brunimento da camisa já se foi

chiccoli
15-03-14, 19:52
que ano que é a fazer ? foi 2005 e 06 que teve aqueles problemas de biela ?

corsani
15-03-14, 20:01
O Corsani sabe bem quanto dura o óleo no motor, se me lembro bem, se deixar o óleo sem trocar por mais de 17 mil KM o motor funde!

Na verdade, eu desisti de discutir o assunto da troca de óleo do motor, tá cheio de gente por aí que sabe muito mais do que os engenheiros das montadoras, o que eu com alguns anos de motociclismo e oficina vou querer discutir...

A única coisa que ainda digo é pros amigos seguirem o manual da moto e verificarem o nível a cada 500km e se precisar completem, pois é normal um motor baixar até 15% da quantidade de óleo durante o período da troca. Motor que não baixa óleo provavelmente o brunimento da camisa já se foi

kkkkkkkkkk me entregasse, sim foi preguiça mesmo. foi na factor, depois que fiz a troca com 20.000km não troquei mais e foi até 37.000 e deu só uma travada no pistão onde precisou de uma retifica e pistão novo.
por isso digo eu afirmo a yamaha diz que com o yamalube pode fazer a troca a cada 3000 na factor pode fazer tranquilo e sem medo porque se o yamalube aguentou até 17000 quer dizer que 3000 é café pequeno.
e eu andava rapido no que ela dava direto só que não extrapolava no excesso de giros. andava igual a qualquer piazão anda.

magrao tk
15-03-14, 20:05
é normal um motor baixar até 15% da quantidade de óleo durante o período da troca. Motor que não baixa óleo provavelmente o brunimento da camisa já se foi
Hããã?? É o meu caso! :eek: Comentei antes que a minha moto nunca na vida baixou sequer 1mm do nível, mesmo agora que começou levemente a querer fumar.
Esperei que alguem fosse dizer algo a respeito, mas aí virou nessa palhaçada de disputa entre tempo de troca. Explica isso aí melhor Stone! Agora me preocupei, achei que tava numa vantagem por não baixar óleo :sad:

Stone
15-03-14, 20:22
Como todos sabem, o brunimento são "arranhões", nesses "arranhões" acumula uma pequena quantidade de óleo que serve para lubrificar os anéis, e essa pequena quantidade é queimada com a combustão, por isso é normal todo motor baixar óleo (até 15%). Quando o brunimento gasta e o cilindro fica espelhado essa pequena quantidade de óleo já não lubrifica mais os anéis e também não é queimada.
Mas isso é só quando o cilindro fica espelhado, quando ele gasta devido a sujeira, causando arranhões ele começa a gastar mais óleo pois uma quantidade maior fica acumulada nas partes arranhadas.

Seria mais ou menos isso

magrao tk
15-03-14, 20:28
Como todos sabem, o brunimento são "arranhões", nesses "arranhões" acumula uma pequena quantidade de óleo que serve para lubrificar os anéis, e essa pequena quantidade é queimada com a combustão, por isso é normal todo motor baixar óleo (até 15%). Quando o brunimento gasta e o cilindro fica espelhado essa pequena quantidade de óleo já não lubrifica mais os anéis e também não é queimada.
Mas isso é só quando o cilindro fica espelhado, quando ele gasta devido a sujeira, causando arranhões ele começa a gastar mais óleo pois uma quantidade maior fica acumulada nas partes arranhadas.

Seria mais ou menos isso
Stone, te lembra que há uns 2 anos atrás desmontei o motor da Titan pra fazer uma revisão, que tu até estranhou que tava tão limpinho por dentro mesmo usando Mobil preto na época? Pois bem, acho que tava mesmo meio espelhado o cilindro dela, apenas montei tudo conforme tu me deu as manhas inclusive. A princípio deu uma fumadinha leve, depois normalizou. Só que de uns tempos pra cá tá começando a fumar um pouco. Será que apenas trocando os anéis e brunindo antes de se agravar não resolveria o problema? Não ando quase com ela, na verdade tá um tempão parada, por isso nem tava a fim de gastar com retífica, só sanar esse problema de fumar de leve. O que tu me diz? Ela tá com uns quase 60 mil km... 58000 e uns quebrados mas sempre bem cuidada, nunca fui cupim de ferro.

dibars
15-03-14, 20:34
Vivendo e aprendendo. Nunca tinha ouvido falar desse tal brunimento.

Stone
15-03-14, 20:35
Se a camisa ainda estiver dentro da medida só uma brunida e anéis resolve.
Se ela fumar só quando está fria são os retentores das válvulas que estão ressecados.

No seu caso, eu deixaria como está, a hora que piorar você faz uma retífica e deixa tudo zerado!

magrao tk
15-03-14, 20:44
Se a camisa ainda estiver dentro da medida só uma brunida e anéis resolve.
Se ela fumar só quando está fria são os retentores das válvulas que estão ressecados.

No seu caso, eu deixaria como está, a hora que piorar você faz uma retífica e deixa tudo zerado!
Hum. Tem esse lado. Evito de abrir mais de uma vez, fazer tudo de uma vez é melhor. O brabo é aturar fedor de fumaça de 4 tempos... blerghh!! Prefiro minhas fumacentas 2 tempos! Fumaça por fumaça são bem mais cheirosas :p Valeu!

Rafael Sakai
15-03-14, 20:54
Se usar um óleo um pouco mais grosso não resolve?

Enviado de meu LT26i usando Tapatalk

magrao tk
15-03-14, 21:31
Se usar um óleo um pouco mais grosso não resolve?

Enviado de meu LT26i usando Tapatalk
Já pensei nisso. Mas um óleo mais grosso poderia trazer um desgaste mais rápido, ou não? Nesse caso prefiro ir usando o óleo recomendado e repondo conforme baixar. Apesar de que como já expliquei nem agora que começou a fumar ela não baixou! Não entendo essa moto...

cesar DH
16-03-14, 10:46
na verdade a honda recomenda 4000 tanto pra CG tanto pra CB300 (pelo menos nas atuais), alem de recomendar que se troque o filtro de oleo a cada 12000KM o que realmente eu acho muita coisa

não não cara, a honda recomenda 3.000 pra uso severo (dia a dia, ir e voltar do trabalho, onde o oleo tem um aquecimento e seguido um resfriamento por exemplo..) , e se deve trocar filtro e oleo, a cada 12 mil se troca o filtro de motos maiores como hornet, nova cb500, etc..

allan gouveia
16-03-14, 11:21
Rapaz, estes dias minha moto fumaçou, levei no mecânico demos umas barrufadas e quando a aceleração chegava ao máximo uma fumaça preta aparecia, abrimos o motor e a camisa estava arranhada. Tive que fazer o motor.
Segundo ele a moto tava apenas queimando óleo, mas preferi fazer o motor p não ter dor de cabeça mais p frente.

Leva a moto no mecânico e pede p ele abrir, fumaça nenhuma é normal.

luis_sbo
16-03-14, 11:32
não não cara, a honda recomenda 3.000 pra uso severo (dia a dia, ir e voltar do trabalho, onde o oleo tem um aquecimento e seguido um resfriamento por exemplo..) , e se deve trocar filtro e oleo, a cada 12 mil se troca o filtro de motos maiores como hornet, nova cb500, etc..

o dos 3000 mil eu nao sabia >.< bom saber, mas sobre o filtro de oleo ela recomenda a cada 12 mil sim, esta no manual, pelo menos dos modelos 2012 pra frente...
http://i.imgur.com/UqVOOLd.jpg

Stone
16-03-14, 11:54
Rapaz, estes dias minha moto fumaçou, levei no mecânico demos umas barrufadas e quando a aceleração chegava ao máximo uma fumaça preta aparecia, abrimos o motor e a camisa estava arranhada. Tive que fazer o motor.
Segundo ele a moto tava apenas queimando óleo, mas preferi fazer o motor p não ter dor de cabeça mais p frente.

Leva a moto no mecânico e pede p ele abrir, fumaça nenhuma é normal.

Fumaça preta é de excesso de combustível ou da carbonização que tem dentro do escape, quase toda moto que você acelerar até o talo vai sair fumaça preta. Fumaça de óleo é fumaça azulada, e fumaça branca é vapor de água

cesar DH
16-03-14, 12:11
o dos 3000 mil eu nao sabia >.< bom saber, mas sobre o filtro de oleo ela recomenda a cada 12 mil sim, esta no manual, pelo menos dos modelos 2012 pra frente...
http://i.imgur.com/UqVOOLd.jpg

nossa, vou procurar saber mais sobre isso kkkk, trabalho numa cc da honda, e no nosso manual de serviço tive uma impreção de ter visto a cada 3 ou 4, vou questionar o pessoal, se for a cada 12 mesmo vale muito a pena colocar filtro original!

allan gouveia
16-03-14, 12:29
Fumaça preta é de excesso de combustível ou da carbonização que tem dentro do escape, quase toda moto que você acelerar até o talo vai sair fumaça preta. Fumaça de óleo é fumaça azulada, e fumaça branca é vapor de água

Eu ja tinha visto isso antes Stone, achei estranho, tiramos o escape e a moto continuou soltando fumaça preta, mas do que o habitual. Dai tivemos que abrir, não detectamos defeito algum a não ser a camisa com um desgaste ate que grande. Carburador estava OK.

OBS: O antigo dono da moto não trocou os filtros de ar e de óleo desde que comprou a moto, que é 2006 :shock:
Fiz o motor e troquei os filtros, a moto está como se fosse nova, chega da gosto! ate mais forte ela ficou.

Stone
16-03-14, 12:38
Acelera ela parada até cortar giro pra ver se sai fumaça

Motaro
16-03-14, 12:47
Gente segue o video. A fumaça sai, mas diminui com o tempo de moto ligada. Quando ponho a mao no escape, minha mao fica suja. Outra coisa, isso foi logo de manhã, depois ela pra de soltar qualquer coisa.

Mais um detalhe: quando eu fico fazendo isso de manhã, de ficar acelerando parada sem estar com a moto quente, ela morre se eu ficar forçando, pq cai o giro


http://www.youtube.com/watch?v=MTuPIBIOT3g&amp;feature=youtu.be

corsani
16-03-14, 13:30
Gente segue o video. A fumaça sai, mas diminui com o tempo de moto ligada. Quando ponho a mao no escape, minha mao fica suja. Outra coisa, isso foi logo de manhã, depois ela pra de soltar qualquer coisa.

Mais um detalhe: quando eu fico fazendo isso de manhã, de ficar acelerando parada sem estar com a moto quente, ela morre se eu ficar forçando, pq cai o giro


http://www.youtube.com/watch?v=MTuPIBIOT3g&amp;feature=youtu.be
parece ta fumando, a fumaça ta azulada, agora na fazer não tem retifica, tem que trocar cilindro e pistão, mas ja ouvi falar que as vezes dependendo do desgaste da pra trocar só o pistão e anéis.
ser tiver fumando mesmo essa é a primeira fazer que vejo fumar desde que foi criada

- - - Updated - - -


Gente segue o video. A fumaça sai, mas diminui com o tempo de moto ligada. Quando ponho a mao no escape, minha mao fica suja. Outra coisa, isso foi logo de manhã, depois ela pra de soltar qualquer coisa.

Mais um detalhe: quando eu fico fazendo isso de manhã, de ficar acelerando parada sem estar com a moto quente, ela morre se eu ficar forçando, pq cai o giro


http://www.youtube.com/watch?v=MTuPIBIOT3g&amp;feature=youtu.be
parece ta fumando, a fumaça ta azulada, agora na fazer não tem retifica, tem que trocar cilindro e pistão, mas ja ouvi falar que as vezes dependendo do desgaste da pra trocar só o pistão e anéis.
ser tiver fumando mesmo essa é a primeira fazer que vejo fumar desde que foi criada

emerson merighi
16-03-14, 13:39
todos os motores de combustao interna baixam oleo..uns mais e outros menos que a gente nao chega a perceber...mas, todos baixam pois não existe anéis raspadores perfeitos , cilindros perfeitos e nem folga igual a zero entre partes mecanicas móveis...então, por melhor que seja o conjunto, alguma coisa sempre passa pra camara de combustão

- - - Updated - - -

essa fazer aí ta parecendo uma mistura..tipo..excesso de combustivel e fumando (fumaca branca) ..dando essa fumaca cinza....e , com certeza normal isso aí não é... nunca vi uma fazer fumar desde que foram lancadas, esse motor 250cc da yamaha é um monstro da resistencia..aguenta demais...
pode ser desgaste do pistao e aneis, pode ser que tenha entrado alguma sujeira e riscado a camisa de revestimento ceramico...se a camisa não tiver riscos, é só trocar pistao e aneis de segmento que fica bom!

bruno almeida
16-03-14, 13:47
essa fumaça ai é de óleo queimando mesmo

_D10_
16-03-14, 14:17
Olá pessoal n tenho o manual da minha Biz C100 2004 e tbm eh minha primeira moto, de quanto em quanto vc's acham q devo trocar o óleo?

emerson merighi
16-03-14, 14:40
Olá pessoal n tenho o manual da minha Biz C100 2004 e tbm eh minha primeira moto, de quanto em quanto vc's acham q devo trocar o óleo?

minha noiva tinha uma biz 100 igual a sua ano 2002...o manual mandava trocar oleo a cada 1500 km , oleo jaso ma API SF ou melhor

Kirisute Gomen
16-03-14, 15:17
kkkkkkkkkk me entregasse, sim foi preguiça mesmo. foi na factor, depois que fiz a troca com 20.000km não troquei mais e foi até 37.000 e deu só uma travada no pistão onde precisou de uma retifica e pistão novo.
por isso digo eu afirmo a yamaha diz que com o yamalube pode fazer a troca a cada 3000 na factor pode fazer tranquilo e sem medo porque se o yamalube aguentou até 17000 quer dizer que 3000 é café pequeno.
e eu andava rapido no que ela dava direto só que não extrapolava no excesso de giros. andava igual a qualquer piazão anda.

Sabia , eu sempre pensei que os engenheiros sempre colocam uma marca alta de segurança, no caso se os caras colocam no manual que é 4.000 com certeza é muito mais. Mas não sabia que era tanto assim. mais de 10.000 de margem de segurança.
Quando li o topico de oleo nem ia entrar mas valeu por ler seu depoimento corsani, logico que cada caso é um caso, mas uma coisa é certa a margem é grande. E tem neguinho que se caga porque passou 100 metros dos 1.000Km.

_D10_
16-03-14, 15:30
minha noiva tinha uma biz 100 igual a sua ano 2002...o manual mandava trocar oleo a cada 1500 km , oleo jaso ma API SF ou melhor

VLw Manin..

Stone
16-03-14, 17:25
Sabia , eu sempre pensei que os engenheiros sempre colocam uma marca alta de segurança ... uma coisa é certa a margem é grande. E tem neguinho que se caga porque passou 100 metros dos 1.000Km.

Ótima citação, melhor impossível!!

Motaro
16-03-14, 19:01
Amigos, amanhã vou até uma mecanica pra ver o que é e talvez um orçamento. Supondo e que fique em 1mil reais, vcs me aconselhariam fazer o motor e ficar com a moto ou trocá-la (no caso, pela Fazer 150 que já andei vendo). Não sei quanto dura um motor dps das peças trocadas. Dura mto? Vale a pena manter a moto?

Seja como for, óleo vou reduzir a troca pra menos km. E ficar mais atento ao nível de óleo.

O que pode acontecer se eu não fizer nada na moto mas manter as manutenções mais atenciosas? Terei algum problema?

dbastos
16-03-14, 19:27
Amigos, amanhã vou até uma mecanica pra ver o que é e talvez um orçamento. Supondo e que fique em 1mil reais, vcs me aconselhariam fazer o motor e ficar com a moto ou trocá-la (no caso, pela Fazer 150 que já andei vendo). Não sei quanto dura um motor dps das peças trocadas. Dura mto? Vale a pena manter a moto?

Seja como for, óleo vou reduzir a troca pra menos km. E ficar mais atento ao nível de óleo.

O que pode acontecer se eu não fizer nada na moto mas manter as manutenções mais atenciosas? Terei algum problema?


Cara, se vc tem uma oficina realmente de confiança, ate arriscaria a fazer o motor se fosse o caso, mas se não tem nenhuma, na minha opinião, valeria a pena a troca por uma zero, no seu caso que roda muito com a moto e depende dela.

Imagina a situação, vc faz o serviço a depois a moto fica dando problema por serviço mal feito. Tendo que deixar moto em oficina, complicado.

Motaro
16-03-14, 19:45
Cara, se vc tem uma oficina realmente de confiança, ate arriscaria a fazer o motor se fosse o caso, mas se não tem nenhuma, na minha opinião, valeria a pena a troca por uma zero, no seu caso que roda muito com a moto e depende dela.

Imagina a situação, vc faz o serviço a depois a moto fica dando problema por serviço mal feito. Tendo que deixar moto em oficina, complicado.

Isso de serviço de motor mal feito é frequente cara? Tenho uma mecânica que sempre levo aqui perto de casa, pois moro no centro da cidade. É uma oficina "de nome", então nunca me preocupei com mau serviço e eles fazem tudo na minha moto, menos a troca de óleo, fora que eles devem me dar garantia tbm.

Stone
16-03-14, 20:10
Fique de olho no nível do óleo, olhe a cada 500km e se precisar vc completa. Se não deixar faltar óleo o motor vai longe.
Baixar óleo não é problema sério, o ruim é quando começa a bater, aí tem que fazer pra não se incomodar

dbastos
16-03-14, 20:28
Isso de serviço de motor mal feito é frequente cara? Tenho uma mecânica que sempre levo aqui perto de casa, pois moro no centro da cidade. É uma oficina "de nome", então nunca me preocupei com mau serviço e eles fazem tudo na minha moto, menos a troca de óleo, fora que eles devem me dar garantia tbm.

Só vai depender de quem for fazer o serviço, se o cara seguir o manual não é para ter problemas.

Mas pode fazer o que o Stone falou, o cara tem muita experiencia.

allan gouveia
16-03-14, 20:31
Amigos, amanhã vou até uma mecanica pra ver o que é e talvez um orçamento. Supondo e que fique em 1mil reais, vcs me aconselhariam fazer o motor e ficar com a moto ou trocá-la (no caso, pela Fazer 150 que já andei vendo). Não sei quanto dura um motor dps das peças trocadas. Dura mto? Vale a pena manter a moto?

Seja como for, óleo vou reduzir a troca pra menos km. E ficar mais atento ao nível de óleo.

O que pode acontecer se eu não fizer nada na moto mas manter as manutenções mais atenciosas? Terei algum problema?

Gastei R$440,00 p fazer o motor da minha TW.
kit pistão com anéis
kit superior
óleo
filtro de óleo
junta do tuche
filtro de ar
retentor de válvula
Retifica de cilindro
Mão de obra.

A moto ta MUITO boa! mais forte, responde melhor, até o barulho do motor mudou. Acho que fizeram um trabalho excelente.
Se tua moto estiver inteira, eu aconselho a fazer o motor e passar um bom tempo com ela :)

giro racing
16-03-14, 20:58
O maunal Fala 5mil mas deve-se ver o nivel a cada 1mil kms e complet-lo se estiver fora do nivel especificado

- - - Updated - - -

E o manual da twister fala trocar a cada 3mil e verificar a cada 1mil corrigindo os 5 mil q falei antes

- - - Updated - - -


Isso de serviço de motor mal feito é frequente cara? Tenho uma mecânica que sempre levo aqui perto de casa, pois moro no centro da cidade. É uma oficina "de nome", então nunca me preocupei com mau serviço e eles fazem tudo na minha moto, menos a troca de óleo, fora que eles devem me dar garantia tbm.


com minha experiencia como mecanico acredito q nao esteja fundindo ainda tente trocar oleo corretamente e conferir a cada mil antes de tomar uma descisao equivocada aqui na minha oficina aconselho meus cliente a trocar oleo a cada mil mesmo o manual indicando 3mil pois o motor da tw mesmo tendo radiador aquece muito e oleo é muito barato e aumeta muito a vida util do motor trocando-o na hora certa e mais e normal motor baixar ate uns 300ml por causa da alta temperatura o oleo evapora um pouco q fica na camisa para lubrificar o pistao e os aneis é queimado junto com o combustivel

Carlos Henrique
16-03-14, 22:45
Fique de olho no nível do óleo, olhe a cada 500km e se precisar vc completa. Se não deixar faltar óleo o motor vai longe.
Baixar óleo não é problema sério, o ruim é quando começa a bater, aí tem que fazer pra não se incomodar
Poisé Stone, acho que vou ter que fazer o motor da minha Lander, olha o barulho que ela ta fazendo, quase certeza que é saia de pistão batendo :(

http://www.youtube.com/watch?v=JheJ-RB5jlw
OBS: Este vídeo é de uma Ténéré, mas a minha Lander está assim também!
E ai Stone, o que me indica, queria aproveitar e aumentar a cilindrada com um kit de bom custo x beneficio e que desse pra fazer retífica depois tipo 0,25, 0,50 etc, não precisa ser forjado e talz, só precisa ser bom e não tão caro! Me indica alguma coisa?
Vlw!

Ivan RJ
17-03-14, 03:06
jehanvideo (http://www.pequenasnotaveis.net/members/27914-jehanvideo), pedromartins (http://www.pequenasnotaveis.net/members/18854-pedromartins), Vamos lá:
A galera do PN esqueceu de me dar os parabéns pelo meu aniversário, 28/02, mas a idade, 56 anos, não é importante e sim os 44anos de motociclismo que completei.
Nunca, em todos esses anos eu perdi um motor de moto, logo, acho que sei o que estou falando. Não é porque resolvi fazer mecânica cobrando. Sempre fiz mecânica em motos para os amigos, somente depois fui fazer cursos para me especializar. Se eu estou dizendo para seguir o manual, é porque faço isso a 44 anos e nunca deu errado.
Não adianta somente descartar o óleo em local correto, pois, a própria produção do mesmo gera poluição.
Vamos usar a cabeça, pensar não dói.
pedromartins (http://www.pequenasnotaveis.net/members/18854-pedromartins), totalmente errado o seu pensamento, o óleo sai sujo para que o motor fique limpo. Outra, existem locais onde a sujeira não deve sair, vc sabia? É verdade, pois a mesma mantém a folga correta da peça evitando o desgaste.
Vcs não devem seguir a cabeça de mecânicos inescrupulosos e ávidos por ganhar dinheiro vendendo ou trocando óleo. Vcs tem excelentes mecânicos no PN que atendem a todos gratuitamente e de extrema inteligência. Qualquer dos mecânicos do PN poderiam ser executivos de qualquer empresa, como eu fui a vida inteira, morei fora do Brasil, entretanto tenho paixão por mecânica e agora pude realizar esse sonho.
Não pensem que todos os mecânicos são iguais, burros, sem instrução e desonestos, pois vcs tem como prova nós do PN.
Sigam as nossas instruções e sejam felizes, se não quiserem segui-las... paciência, o azar é de vcs. Nossa consciência está tranquila, fizemos o melhor que pudemos.
chiccoli, (http://www.pequenasnotaveis.net/members/8367-chiccoli) Dibars, nesses anos todos como moderador do PN aprendi que MODERADOR não deve debater, não adianta, quando o saco enche trancamos ou deletamos o tópico, desta forma um novato que entre não irá aprender coisas erradas.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Motaro
17-03-14, 06:59
jehanvideo (http://www.pequenasnotaveis.net/members/27914-jehanvideo), pedromartins (http://www.pequenasnotaveis.net/members/18854-pedromartins), Vamos lá:
A galera do PN esqueceu de me dar os parabéns pelo meu aniversário, 28/02, mas a idade, 56 anos, não é importante e sim os 44anos de motociclismo que completei.
Nunca, em todos esses anos eu perdi um motor de moto, logo, acho que sei o que estou falando. Não é porque resolvi fazer mecânica cobrando. Sempre fiz mecânica em motos para os amigos, somente depois fui fazer cursos para me especializar. Se eu estou dizendo para seguir o manual, é porque faço isso a 44 anos e nunca deu errado.
Não adianta somente descartar o óleo em local correto, pois, a própria produção do mesmo gera poluição.
Vamos usar a cabeça, pensar não dói.
pedromartins (http://www.pequenasnotaveis.net/members/18854-pedromartins), totalmente errado o seu pensamento, o óleo sai sujo para que o motor fique limpo. Outra, existem locais onde a sujeira não deve sair, vc sabia? É verdade, pois a mesma mantém a folga correta da peça evitando o desgaste.
Vcs não devem seguir a cabeça de mecânicos inescrupulosos e ávidos por ganhar dinheiro vendendo ou trocando óleo. Vcs tem excelentes mecânicos no PN que atendem a todos gratuitamente e de extrema inteligência. Qualquer dos mecânicos do PN poderiam ser executivos de qualquer empresa, como eu fui a vida inteira, morei fora do Brasil, entretanto tenho paixão por mecânica e agora pude realizar esse sonho.
Não pensem que todos os mecânicos são iguais, burros, sem instrução e desonestos, pois vcs tem como prova nós do PN.
Sigam as nossas instruções e sejam felizes, se não quiserem segui-las... paciência, o azar é de vcs. Nossa consciência está tranquila, fizemos o melhor que pudemos.
chiccoli, (http://www.pequenasnotaveis.net/members/8367-chiccoli) Dibars, nesses anos todos como moderador do PN aprendi que MODERADOR não deve debater, não adianta, quando o saco enche trancamos ou deletamos o tópico, desta forma um novato que entre não irá aprender coisas erradas.
Um grande abraço a todos os irmãos.


IvanRJ, como vc diagnosticaria minha pequena que mostro no vídeo?

edynho leal
17-03-14, 08:09
O manual recomenda a minha a cada 4 mil,mas eu troco a cada dois,com o filtro,claro.
Nunca baixou uma gota de óleo.que continue assim.

Motaro
17-03-14, 09:51
Fui na mecânica hj. 800 reais a primeira vista, pode ser mais como pode ser menos. Eles demoram mais ou menos três. Agora nem sei o que EU faço. Três dias sem ir trabalhar vai ser complicado.

O mecânico me disse q fica bom, novinho e tal, mas que era pra eu andar na manha. Não sei se é pq vai estar meio que amaciando o motor de novo, não entendi direito, mas ok. Ele disse q se eu ficar andando no talo, vai abrir a parte que não será trocada.

Agora não sei se faço mesmo ou se pego uma Fazer 150.

EDITADO:
Outra dúvida, gente: O motor vai consumir mais gasolina? Li isso em alguns fóruns. Se for, já não compensa pra mim.

Overboost
17-03-14, 10:10
Queria saber se trocariam óleo a cada 1000km de uma esportiva, onde o manual manda trocar a cada 6000km ou mais... Mas usando óleo sintético de 50 reais o litro, pelo menos 3 litros mais filtro de uns 100 reais...

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Stone
17-03-14, 11:30
Motaro, a moto não vai gastar mais combustível, só se você querer aumentar a cilindrada. Pra amaciar é só durante um período, 1000km mais ou menos, depois anda normal.

dá uma conversada com o mecânico, se pegar aquele kit da romaq é só tirar um e colocar o outro, se não precisar fazer outros serviços (como trocar guia de válvula, etc.) quem sabe ele deixa pronto no mesmo dia

allan gouveia
17-03-14, 13:25
Fui na mecânica hj. 800 reais a primeira vista, pode ser mais como pode ser menos. Eles demoram mais ou menos três. Agora nem sei o que EU faço. Três dias sem ir trabalhar vai ser complicado.

O mecânico me disse q fica bom, novinho e tal, mas que era pra eu andar na manha. Não sei se é pq vai estar meio que amaciando o motor de novo, não entendi direito, mas ok. Ele disse q se eu ficar andando no talo, vai abrir a parte que não será trocada.

Agora não sei se faço mesmo ou se pego uma Fazer 150.

EDITADO:
Outra dúvida, gente: O motor vai consumir mais gasolina? Li isso em alguns fóruns. Se for, já não compensa pra mim.

Cara, aqui na cidade que eu vivo tem uma oficina que o pessoal das cidades vizinhas vem fazer serviços e comprar peças. São 5 mecânicos, Geralmente tem fila de espera. Combinei com ele e ele falou ''vem logo cedo que vc não pega fila'', foi tudo muito rápido, a moto entrou e saiu no mesmo dia.
Não sei se é por ser Yamaha, mas achei 800 reais caro, é quase o dobro do que eu gastei p fazer o da TW.

Motaro
17-03-14, 16:33
Cara, aqui na cidade que eu vivo tem uma oficina que o pessoal das cidades vizinhas vem fazer serviços e comprar peças. São 5 mecânicos, Geralmente tem fila de espera. Combinei com ele e ele falou ''vem logo cedo que vc não pega fila'', foi tudo muito rápido, a moto entrou e saiu no mesmo dia.
Não sei se é por ser Yamaha, mas achei 800 reais caro, é quase o dobro do que eu gastei p fazer o da TW.

Olha, cara, realmente não sei, mas na questao preço, acho q está na média. Um outro cara disse, que se eu perdesse o motor todo (não é o caso) alguns lugares cobrariam 3000 reais. Essa minha mecanica disse 1800 na pior da pior das hipoteses, mas falaram q nao é o caso tbm

- - - Updated - - -


Cara, aqui na cidade que eu vivo tem uma oficina que o pessoal das cidades vizinhas vem fazer serviços e comprar peças. São 5 mecânicos, Geralmente tem fila de espera. Combinei com ele e ele falou ''vem logo cedo que vc não pega fila'', foi tudo muito rápido, a moto entrou e saiu no mesmo dia.
Não sei se é por ser Yamaha, mas achei 800 reais caro, é quase o dobro do que eu gastei p fazer o da TW.

Olha, cara, realmente não sei, mas na questao preço, acho q está na média. Um outro cara disse, que se eu perdesse o motor todo (não é o caso) alguns lugares cobrariam 3000 reais. Essa minha mecanica disse 1800 na pior da pior das hipoteses, mas falaram q nao é o caso tbm

Schao.gs
18-03-14, 15:32
Isso de serviço de motor mal feito é frequente cara? Tenho uma mecânica que sempre levo aqui perto de casa, pois moro no centro da cidade. É uma oficina "de nome", então nunca me preocupei com mau serviço e eles fazem tudo na minha moto, menos a troca de óleo, fora que eles devem me dar garantia tbm.

Eu peguei uma Titan 2005 na troca da minha Tornado, o motor da Titan a recém tinha sido feito (40 mil kms). Andei um mês com a moto e começou a fumar (muuuuuuuito), ACREDITO EU na minha ignorância que foi serviço mal feito...

faloowwww

halvaro
18-03-14, 16:30
Não entendi nada desse topico, quando eu li o titulo, Ameaça, desmeaça, eu pensei algo totalmente diferente, o mecânico ter feito alguma cagada, o autor do topico ameaçando, vai entender esses topicos.

No mais, é seguir o manual, discutir isso é totalmente inutil

Stone
18-03-14, 17:43
Eu peguei uma Titan 2005 na troca da minha Tornado, o motor da Titan a recém tinha sido feito (40 mil kms). Andei um mês com a moto e começou a fumar (muuuuuuuito), ACREDITO EU na minha ignorância que foi serviço mal feito... faloowwww Defeito clássico de titan 150, na oficina onde eu trabalhava eles mandavam fazer a retífica num cara que era comum dar isso, retífica muito folgada, isso quando não fumava já depois de montar...

Schao.gs
18-03-14, 19:25
Defeito clássico de titan 150, na oficina onde eu trabalhava eles mandavam fazer a retífica num cara que era comum dar isso, retífica muito folgada, isso quando não fumava já depois de montar...

Não sabia que era comum isso...

Mas de certa forma foi falha de quem fez o serviço, certo?

falooowww

Stone
18-03-14, 19:32
Certo, falha da retífica, ao menos nos casos que eu peguei foi

Schao.gs
18-03-14, 19:58
Certo, falha da retífica, ao menos nos casos que eu peguei foi

Foi o pior negócio da minha vida, vendi uma Tornado 2006 único dono (eu era o segundo) com 9200 kms IMPECÁVEL, moto que tenho saudade até hoje e nunca me deu problemas nos dois anos que fiquei com ela. Peguei aquela bost* daquela Titan com motor fumando e ainda por cima com uma multa que eu tive que pagar... pra completar entreguei e Titan e peguei outra bost*... a Twister que tenho hoje, que já gastei uns 50 % do que ela vale em peças e reparos!

falooowwww

dibars
18-03-14, 21:25
Caramba Nescau, é assim mesmo em algum momento da nossa vida motociclística a gente faz uma merda.

emerson merighi
18-03-14, 21:36
o povinho tem mania de cortar logo a camisa...muitas vezes um brunimento com troca de pistao e aneis resolve perfeito...

- - - Updated - - -

e eu falo sempre isso..tem gente q gosta de trocar de moto , so por causa de ano e etc...eu prefiro ficar com uma usada show que nao te da problema do que trocar por uma nova ....minha cg 99 era show, troquei uma strada200 e paguei caro...tive um arrependimento daqueles...a cg era perfeita....a strada uma merda.

dibars
18-03-14, 21:47
Eu não gosto da XT mas a bichinha não quebra, nem dá trabalho. Eu tenho medo de trocar ela por uma bomba.

Schao.gs
18-03-14, 21:47
e eu falo sempre isso..tem gente q gosta de trocar de moto , so por causa de ano e etc...eu prefiro ficar com uma usada show que nao te da problema do que trocar por uma nova ....minha cg 99 era show, troquei uma strada200 e paguei caro...tive um arrependimento daqueles...a cg era perfeita....a strada uma merda.

Concordo plenamente, eu só troquei na época por que precisava da moto para trabalhar e a Tornado era excessivamente alta pra minha estatura (e também por motivos financeiros)... mas como já falei: me arrependi!

faloowww

Stone
19-03-14, 07:43
e eu falo sempre isso..tem gente q gosta de trocar de moto , so por causa de ano e etc...eu prefiro ficar com uma usada show que nao te da problema do que trocar por uma nova ....minha cg 99 era show, troquei uma strada200 e paguei caro...tive um arrependimento daqueles...a cg era perfeita....a strada uma merda.

Também concordo plenamente!

Há um tempo atrás eu estava pensando em trocar minha bros numa zero, mas aí pensei melhor e desisti. A minha está zerada, nunca me incomodou em nada, nenhum ferrugem, motor bom, econômica, não tem nenhuma bomba pra queimar e me deixar na mão, só os plásticos que estão um pouco feios, mas isso é o de menos. Resumindo, eu iria gastar e perder bastante dinheiro e a moto faria exatamente o mesmo serviço, me levar do ponto A ao ponto B, e talvez não me passasse tanta confiança como minha antiguinha!

Banduleiro
19-03-14, 08:06
o povinho tem mania de cortar logo a camisa...muitas vezes um brunimento com troca de pistao e aneis resolve perfeito...

- - - Updated - - -

e eu falo sempre isso..tem gente q gosta de trocar de moto , so por causa de ano e etc...eu prefiro ficar com uma usada show que nao te da problema do que trocar por uma nova ....minha cg 99 era show, troquei uma strada200 e paguei caro...tive um arrependimento daqueles...a cg era perfeita....a strada uma merda.

Exatamente, tenho um conhecido que trabalhou durante anos com preparação e manutenção de carros e motos na Alemanha. Conversando com ele a respeito de retifica e tal, ele ficou até surpreso com o hábito nacional de já levar na retífica. Segundo ele, o mais comum no caso de "fumar", é trocar os anéis de segmento, retífica só em último caso. Não é atoa que os motores lá duram quilometragens altíssimas pelo que ele me falou.

Quanto a trocar de moto, concordo com você, trocar apenas por consumismo e pra mostrar pra os vizinhos que tem algo novo é de doer. Mas, vamos concordar em discordar da Strada, kkkkk, a minha está ótima, considerando a falta de atenção minha para com ela. Certamente você teve azar com a sua, mas isso acho que já falamos.


Agora respondendo ao tópico e ao autor do mesmo;

Amigão, seguir o manual pela metade não dá, pra seguir o manual você deve trocar o óleo na quilometragem certa e conferir periodicamente o nível, se estiver baixo, completar, simples assim. Oléo baixa mesmo, como já disseram muitos aqui, mas, principalmente se você roda em velocidades e rotações altas.

Espero ter contribuído, Abraço.

allan gouveia
19-03-14, 09:24
esse negocio de motor e tenso...

wilson forps
19-03-14, 09:43
Amigos oque muita gente não sabe, é que a maioria das montadoras especifica troca de aneis em uma certa quilometragem, tanto em motos como em carros, normalmente em carros a cada 100 mil rodados e motos a cada 50 mil, mas muitos dos proprietarios acham um serviço cara e desnecessario até a hora em que tudo explode e tem que fazer o motro inteiro !!!

No caso das 150 eu tenho trocado kit por outro zero standard fica barato e não da dor de cabeça, retifica de 150 aqui até hoje não vi uma que fica perfeita !!!!

Motaro
19-03-14, 10:02
Esse negócio de retífica não sei se me passa tanta confiança. Ainda estou pensando no que fazer. São 3500 de volta numa Fazer 150 e 7000 numa 250, gastos consideráveis. Até sexta feira preciso resolver o que fazer, que é quando terei o buraco de 3 dias no trabalho para fazer o motor.

jatobá
19-03-14, 10:04
Eu como profissional da área de usinagem, posso dizer que a retífica cilíndrica, ao contrário da retífica plana, é um trabalho muito complicado, e não é qualquer um que consegue manter as tolerâncias especificadas, tanto no diâmetro, quanto na concentricidade,
A maioria deixa o furo meio "oval"

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Schao.gs
19-03-14, 10:08
Esse negócio de retífica não sei se me passa tanta confiança. Ainda estou pensando no que fazer. São 3500 de volta numa Fazer 150 e 7000 numa 250, gastos consideráveis. Até sexta feira preciso resolver o que fazer, que é quando terei o buraco de 3 dias no trabalho para fazer o motor.

Já que isso aqui é um fórum, vou dar MINHA opinião.

Eu no seu lugar passava adiante essa moto antes que comecem os gastos e comece a aparecer mais e mais problemas... digo isso por experiência própria!

Vende ela e pega uma Fazer 250 mesmo só que SEMI-NOVA, daquelas que o cara andou poucos meses e praticamente nada de km e não conseguiu pagar ou se apertou e precisa vender. Aqui mesmo a poucos dias tinha uma 2012 branca linda com 450 kms rodados por R$ 10.500,00...

faloowwww

jefferson.santiago
19-03-14, 11:25
Peguei uma fazer 2010/11 com menos de 5 mil rodados ano passado, com revisões feitas somente na yamaha. Embora tenha tido uns gastos meio bobos e inesperados valeu porque paguei apenas 8500 em uma moto de mulher bem conservada e com toda a documentação paga para esse ano.
É impressionante mas com um pouco de paciência acha muita coisa assim por aí

Carlos Henrique
19-03-14, 12:13
Se tivesse com a Next estaria mil vezes mais satisfeito, mas foi cair no papo de que só Honda ou Yamaha que presta, e foi cair nessa de que a Fazer é um tanque de guerra, que nao quebra nunca e blablabla..
Desculpe mas tive que falar, afinal, naquele tópico recomendei várias vezes vc trocar a sua Fazer pela Next, que estava nova e muito menos rodada..
Mas não se preocupe, estamos na mesma barca, tbm acho que vou ter que fazer o motor da minha Lander, ela parece que está batendo saia de pistão :(
Só que se eu precisar fazer eu vou colocar logo o kit Romaq 290cc completo com camisa em cromo duro, pistão forjado e anéis!
Sai mais barato e fica mais potente, e tem boa qualidade!
Abs!

Motaro
19-03-14, 13:03
Se tivesse com a Next estaria mil vezes mais satisfeito, mas foi cair no papo de que só Honda ou Yamaha que presta, e foi cair nessa de que a Fazer é um tanque de guerra, que nao quebra nunca e blablabla..
Desculpe mas tive que falar, afinal, naquele tópico recomendei várias vezes vc trocar a sua Fazer pela Next, que estava nova e muito menos rodada..
Mas não se preocupe, estamos na mesma barca, tbm acho que vou ter que fazer o motor da minha Lander, ela parece que está batendo saia de pistão :(
Só que se eu precisar fazer eu vou colocar logo o kit Romaq 290cc completo com camisa em cromo duro, pistão forjado e anéis!
Sai mais barato e fica mais potente, e tem boa qualidade!
Abs!
Po, amigo, a moto é boa e resistente sim, eu q vacilei e nao olhei o nível de óleo, ne? Não culpo a Yamaha por isso. Foi imprudência minha. Se fosse outra moto já tinha aberto o bico, explodido comigo em cima, sei la kkkkkk. Na verdade, se fosse outra moto, eu nao iria confiar no motor e iria trocar o óleo com mais frequencia.

A Fazer 0km aqui ta 10990. A 150 7390.
Uma semi sai por 9, por ai, ano 2012 ou 2013.

Carlos Henrique
19-03-14, 13:17
Po, amigo, a moto é boa e resistente sim, eu q vacilei e nao olhei o nível de óleo, ne? Não culpo a Yamaha por isso. Foi imprudência minha. Se fosse outra moto já tinha aberto o bico, explodido comigo em cima, sei la kkkkkk. Na verdade, se fosse outra moto, eu nao iria confiar no motor e iria trocar o óleo com mais frequencia.

A Fazer 0km aqui ta 10990. A 150 7390.
Uma semi sai por 9, por ai, ano 2012 ou 2013.
Então, vc tem razao sim, eu também trocava o óleo conforme o manual, porém agora só to trocando pela metade, de 2 em 2 mil, ja vi mt motor abrir o bico por causa de óleo velho e nível baixo..
Motor de moto trabalha num giro muito alto, o dobro ou mais que um carro normalmente anda..
Pelo preço ai, acho que vale mais a pena uma Fazer 250 semi nova!

Tem um cara aqui na minha cidade que tem uma Next branca, acho que 2012 ou 2013, vou lá da uma olhadinha nela, se eu gostar vou fazer uma oferta pra ele, de trocar pau a pau na minha Lander!

Schao.gs
19-03-14, 13:33
Po, amigo, a moto é boa e resistente sim, eu q vacilei e nao olhei o nível de óleo, ne? Não culpo a Yamaha por isso. Foi imprudência minha. Se fosse outra moto já tinha aberto o bico, explodido comigo em cima, sei la kkkkkk. Na verdade, se fosse outra moto, eu nao iria confiar no motor e iria trocar o óleo com mais frequencia.

A Fazer 0km aqui ta 10990. A 150 7390.
Uma semi sai por 9, por ai, ano 2012 ou 2013.

R$ 10.990,00 uma fazer 250cc zero km? :o Pooooxa, estão quase dando de presente!

Aqui SE NÃO ME ENGANO ta uns R$ 13.500,00!

falooowww

corsani
19-03-14, 13:41
Se tivesse com a Next estaria mil vezes mais satisfeito, mas foi cair no papo de que só Honda ou Yamaha que presta, e foi cair nessa de que a Fazer é um tanque de guerra, que nao quebra nunca e blablabla..
Desculpe mas tive que falar, afinal, naquele tópico recomendei várias vezes vc trocar a sua Fazer pela Next, que estava nova e muito menos rodada..
Mas não se preocupe, estamos na mesma barca, tbm acho que vou ter que fazer o motor da minha Lander, ela parece que está batendo saia de pistão :(
Só que se eu precisar fazer eu vou colocar logo o kit Romaq 290cc completo com camisa em cromo duro, pistão forjado e anéis!
Sai mais barato e fica mais potente, e tem boa qualidade!
Abs!

na lander e fazer é normal dar essas batidas porque o pistão forjado tem a saia muito curta e como a camisa é de revestimento ceramico tem menos dilatação e com o tempo as folgas não se ajustam mais como as de aço. isso é uma das reclamações dos donos dessas motos depois de um tempo de uso. mas pode observar que ela não baixa óleo.
minha lander tambem da essas batidas e não uma nem baixa oleo. mas que é um barulhinho desconfortavel é.

Motaro
19-03-14, 13:42
É galera, quando eu defendo Yamaha aqui é pq na minha região é mta vantagem. CB 300 13500 aqui, pfvr neh.

Ah, olhem o q achei: http://santos.olx.com.br/yamaha-ys-fazer-250-2012-iid-617269282#
Mandei e-mail pro cara. Vamo ver. Simulei até o financiamento vendendo minha moto abaixo do preço, a volta sairia em 12x296

eumemopq
19-03-14, 14:28
falando no assunto oleo..

troco da minha fazer de 5 em 5 mil km. (ando uns 60km/dia)
uso o yamalube, o cambio fica duro mesmo...

eh uma 2005/06, tah qse com 90 mil km.

Tive q gastar em muitas coisas, menos no motor..

unico problema q continua são as mangueiras do radiador, q estão vazando oleo

Motaro
19-03-14, 16:12
Querem ouvir uma história engraçada?
Fui levar em mais dois mecanicos, mecanicos onde meus amigos arrumam suas motos aqui no municipio onde trabalho. Todos falaram que a moto está apenas com carbonização e que uma inspeção de funcionamento (filtro de ar, limpeza de bicos e etc) deixaria ela sem a fumaça. Disseram só pra eu verificar o nível de óleo com mais frequencia e ponto. Segundo eles, a fumaça é sujeira de escapamento mesmo.

Agora to revoltado: fuma, não fuma...
Complicado isso...

Já tinha até ido ver o preço do emprestimo pra moto nova. Acho que vou por a "indestrutibilidade" da Yamaha a prova e continuar com manutenções periódicas, uma revisãozinha e só e ver até onde vai isso.

Carlos Henrique
19-03-14, 16:43
Querem ouvir uma história engraçada?
Fui levar em mais dois mecanicos, mecanicos onde meus amigos arrumam suas motos aqui no municipio onde trabalho. Todos falaram que a moto está apenas com carbonização e que uma inspeção de funcionamento (filtro de ar, limpeza de bicos e etc) deixaria ela sem a fumaça. Disseram só pra eu verificar o nível de óleo com mais frequencia e ponto. Segundo eles, a fumaça é sujeira de escapamento mesmo.

Agora to revoltado: fuma, não fuma...
Complicado isso...

Já tinha até ido ver o preço do emprestimo pra moto nova. Acho que vou por a "indestrutibilidade" da Yamaha a prova e continuar com manutenções periódicas, uma revisãozinha e só e ver até onde vai isso.
Eu particularmente acho que isso é um sinal pra vc trocar de moto, mas vai da cabeça de cada um, se vc ta se sentindo seguro então mete bala!

Isac-RJ
19-03-14, 18:07
A vela está suja de óleo?Motor fumando talvez suje a vela.

Kirisute Gomen
26-03-14, 12:57
Eu como profissional da área de usinagem, posso dizer que a retífica cilíndrica, ao contrário da retífica plana, é um trabalho muito complicado, e não é qualquer um que consegue manter as tolerâncias especificadas, tanto no diâmetro, quanto na concentricidade,
A maioria deixa o furo meio "oval"

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Baralho, tem isso também? eu pensava que não tinha como isso acontecer rsrsrsrs