PDA

Ver Versão Completa : Gentileza no Trânsito



leandrodomi
20-03-14, 10:16
Bom dia a todos, hoje eu acordei meio puto da vida, mais isso me fez pensar justamente ao contrário do que eu deveria. Porque a maioria dos cidadãos quando pega num volante ou sobe numa moto vira um Sete Peles? um Cramunhão? um Excomungado? Cara ser gentil no trânsito é algo que sinceramente me dá de retorno uma sensação muito boa, fazer algo por alguém que eu nunca vi na vida... sem esperar nada em troca, simples assim, algo que muitas vezes não vai te atrasar nem 30 segundos.

Eu já vi alguns motovlogs e na maioria das vezes o que eu vejo é uns caras andando igual um marginal, sim! igual um marginal! alem de querer chegar rápido acho que ele quer também matar alguém de tabela... só pode ser um marginal... não existe uma razão ou explicação plausível pra isso, andar a milhão nos corredores ou dentro da cidade...não pensar que pode passar algum bicho perdido ali, uma criança que algum pai descuidou... é uma total falta de responsabilidade, respeito e consideração para com a vida das pessoas a sua volta e com a própria vida.

Existe muito motociclista bom por aqui na PN e por ai a fora também, totalmente oposto do que eu descrevi aqui em cima, hoje mesmo eu tava lendo um artigo aqui e vi o cidadão falando que uma "tia" bateu nele com o carro e saiu falando que "odeia essa raça de MOTOQUEIRO", eu tava pensando porque não juntamos forças pra fazer diferente e conscientizar essa galera que tá indo pro lado errado? Ficar cortando giro na orelha dos cara que ta preso no trânsito já faz uma hora num calor sinistro também não é nada agradável pra ninguém. Pelo menos se nós formos MOTOCICLISTAS eles não vão estar falando da gente certo? haha.

Sei que tem muito motoqueiro por ai, mais sei que tem muito motociclista também... é muito utópico isso eu sei,"todos serem conscientes" pff, com essa população ignorante que temos nesse pais abençoado que tem um câncer chamado corrupção é tudo mais complicado! Apesar de tudo eu não me importo! Eu faço minha parte, não sou igual eles e nem vou ser, se todo mundo fazer o seu, o transito ia fica bem dahora!

Creio que essa conscientização não tem que fica presa aqui somente entre os motociclistas não! tem que ir pro transito em geral, algo para todos, seja motorista, caminhoneiro e etc.

cleverton.lima
20-03-14, 10:27
Tú tem toda a razão. A educação tem que embarcar junto, no banco do passageiro ou na garupa da moto.
Enquanto que as provocações podem ter efeitos imprevisíveis e incontroláveis, uma gentileza pode desarmar um motorista estressado.

TudiBão
20-03-14, 14:23
Acabei de ver que não é só que se sente bem quando para numa faixa de pedestre pra dar passagem ou para num esquina e deixa o outro carro ou moto passar :) sensação ótima

CkOFan
20-03-14, 15:02
Gentileza gera gentileza. Sou um cavalheiro no trânsito, dou espaço pro cara me ultrapassar, agradeço quando um carro sai do meio do corredor. Faço isso pois sei que ficar irritado ou sair xingando todo mundo não vai melhorar nada, mas vai piorar muito!
Se todos tivessem a mesma paciência no trânsito, as coisas seriam bem diferentes.
Esses dias estava no corredor e um carro tava atravessado no meio da faixa, impedindo que eu passasse. Dei uma buzinada leve, só pro cidadão dar o lado, e foi o que ele fez. Mas quando passei ao lado do carro, a senhora que estava no carro ao lado (não tinha nada haver com a história) tava me xingando. Aí eu me pergunto: Pra que isso???
Tem gente que não tem preparo psicológico para andar no trânsito.

As motos são criminalizadas pq são o elo mais frágil do trânsito. Ninguém reclama que os ricos sonegam impostos das suas empresas e com isso roubam milhões dos cofres públicos, mas se o neguin da favela rouba um mercado, logo ele é acorrentado no poste e julgado por todos. É muito mais fácil crucificar o mais fraco do que julgar o mais forte. Assim como as motos que são rotuladas como sendo o maior problema no trânsito, sendo que ninguém vê o motorista que não usa a seta, ou o caminhoneiro que não sabe o que é espelho retrovisor.

A tempo, e não menos importante, acho besteira esses rótulos "motociclista" e "motoqueiro". Como diz o Câncer Jack "Sou motoqueiro, po**a!!" kkkkk
Tudo vai do teu comportamento e não é um rótulo que muda isso. Meu tio que diz que "motociclista" é coisa de viado kkkkk Na época dele eram todos motoqueiros e não tinham essas frescuras.

Abraço!

emerson merighi
20-03-14, 15:03
gentileza aqui em Joao Pessoa ta em baixa...pra alguem te dar uma brecha pra entrar..etc...demora...o povo fica nervoso e vai enfiando o carro na marra..todo dia tem um monte de batida por isso.

leandrodomi
20-03-14, 15:14
Bem, como você se considera é questão de opinião, motoqueiro ou motociclista, só usei o termo pra frizar a diferença de atitudes do bom moqueiro pro mal motoqueiro. Não adianta ser mais um "cavalo" em cima de uma moto ou atrás de um volante, uévale mais apena ser paciente só acho. A negócio é proliferar isso ai que nem coelho haha, seilá, o que que nós podemos fazer pra mudar esse quadro?

TudiBão
20-03-14, 15:35
Agora que moro em cidade que vive do verão e ainda por cima a beira mar só pra sair de casa é uma batalha pra andar na cidade nem se fala nem corredor sobra espaço ai sim é consideravel vc querer passar na frente aqui no verão pra andar 10 Km é uma Luuuuuuuuuuuuuuuuuuuuta pior que SP em dia de Pico

cleverton.lima
20-03-14, 15:39
Outro dia, de carro, segurei o trânsito para uma moçoila atravessar a rua. Em agradecimento, mandou-me um beijinho. Só não viu a patroa no banco do carona (ou não ligou) . Foi muito engraçado!!
Então, fica a dica: Quem é feio, tem que ser ao menos educado. kkkkk

Fiote
20-03-14, 16:58
Pow, post muito bacana...
Eu deixo minha magrela no estacionamento de rua todo dia quando venho trabalhar. Tipo, cabem umas 150 motos enfileiradas. Em um ano já quebraram meu retrovisor 3 vezes (sorte que é baratinho...). No máximo, os caras pegam ele quebrado no chao e colocam no painel... :mad:
OUtro dia fui em que quebrei o retrovisor do cara quando ia sair (o bau de 46L esbarrou). Dai fui numa loja em frete e peguei papel e caneta e deixei meu contato no painel do cara. Deu 5 minutos ele ligou e eu lhe dei um retrovisor novo. O cara nem acreditou que alguem poderia fazer isso nos dias atuais...hehehe..
É como o amigo disse, fazer gentileza faz bem!

Liberato RJ
20-03-14, 17:39
Eu sempre fiz minha parte no trânsito, meu pai me ensinou a dirigir quando criança (8 anos) em um lugar deserto numa fiat 147, auto escola foi uma mera burocracia, sempre fui aficionado por condução, só dirigi de verdade aos 18 e hoje em dia, tanto no carro quanto na moto continuo fazendo minha parte.
Já me xingaram muito por dar passagem aos outros, pra mim é natural, educação vem de berço.

Enviado usando Tapatalk no MotoX

Darci
20-03-14, 17:46
Falou tudo Liberato, comigo aconteceu o mesmo, do que eu aprendi com 12, e acho isso certo, pelo que eu vejo na pratica os meus amigos que os pais nunca deixaram chegar perto de um carro até os 18, e depois da carteira dão um carro, costumam ser bem mais imprudentes, e tem logica, priva da liberdade por um baita tempo, e depois deixa por conta, e realmente, CFC e nada, melhor nada, pelo menos não aprende errado, como meu instrutor de moto que disse que eu não podia usar o freio traseiro, deu vontade de rir da cara do cara.

Sent from my Lumia 900 using Tapatalk

cleverton.lima
20-03-14, 18:15
Meu instrutor disse que só usasse os freios traseiros. Os "da frente" desequilibram a moto. Então tá.

Sent from my Lumia using Tapatalk

Darci
20-03-14, 19:08
Opa, agora que eu vi que eu escrevi errado, mas era isso que tu disse Cleverton, ele me falou
pra usar do o traseiro, mas o traseiro não para a moto



Sent from my Lumia 900 using Tapatalk

Daud
21-03-14, 00:09
Cara a sensação é boa mesmo, mas vai dizer isso pros motoqueiros cortadores de giro pra ver, é complicado mesmo. Parece que é bonito sair fazendo barulho e encomodando meio mundo, aí a imagem da galera boa que anda de moto praticamente não existe, só por causa de meia dúzia de imbecis!

Pow, post muito bacana...
Eu deixo minha magrela no estacionamento de rua todo dia quando venho trabalhar. Tipo, cabem umas 150 motos enfileiradas. Em um ano já quebraram meu retrovisor 3 vezes (sorte que é baratinho...). No máximo, os caras pegam ele quebrado no chao e colocam no painel... :mad:
OUtro dia fui em que quebrei o retrovisor do cara quando ia sair (o bau de 46L esbarrou). Dai fui numa loja em frete e peguei papel e caneta e deixei meu contato no painel do cara. Deu 5 minutos ele ligou e eu lhe dei um retrovisor novo. O cara nem acreditou que alguem poderia fazer isso nos dias atuais...hehehe..
É como o amigo disse, fazer gentileza faz bem!

Muito boa sua atitude, e muito rara por sinal... Com a minha mother já aconteceu algumas vezes de ela ir trabalhar e quando chegar na moto pra vim embora o pisca-alerta estar "broxado" por causa de um non-sense que não sabe colocar a moto direitinho ao lado, e fica bem quietinho ainda.

nando correa
21-03-14, 04:20
Gentileza gera gentileza...sabe eu viajo muito, de carro e de moto, mas MUITO mais de moto,e acho bacana o código de conduta dos caminhoneiros veteranos..se eu dou passagem para um caminhão embalado na descida, e na subida são muitos deles q retribuem.. A comunicação eh por buzininha hehehe.... Acho bacana porque como dizia o profeta GENTILEZA gera GENTILEZA!!!!

e o contrário também....depende de cada um neh......

nando correa
21-03-14, 04:25
Meu instrutor disse que só usasse os freios traseiros. Os "da frente" desequilibram a moto. Então tá.

Sent from my Lumia using Tapatalk

Hahaha.. O meu também...mas eu entendo, ele dizia q isso deveria ser feito só no exame, que eh mais fácil pra um novato manter o equilíbrio...fora da moto escola a conversa era outra ...

leandrodomi
21-03-14, 08:19
... acho bacana o código de conduta dos caminhoneiros veteranos..se eu dou passagem para um caminhão embalado na descida, e na subida são muitos deles q retribuem...

conte-me mais sobre esse código de conduta dos caminhoneiros... comé que é? tem em algum lugar pra da uma lida?

allan gouveia
21-03-14, 09:46
Minha opinião é que falta educação tanto para os motoristas quanto para os motociclistas.
Minha critica segue aos motociclistas pois este é um fórum sobre motos:

O que mais vejo são motociclistas geralmente de baixa cc andando como loucos, saem dos sinais como loucos, se um carro ta manobrando quer passar na primeira brecha que tiver, acham que podem passar em qualquer lugar.
Aqui onde vivo vejo muito essas coisas. Sou totalmente contra andar rápido no transito, estamos rodeados de pessoas, tanto eu quanto vcs e os motoristas somos sujeitos a erros e vacilos e quando isso acontece nós que andamos de moto sempre levamos a pior. Não adianta querer competir com carros.
Quer andar um pouco mais, sai no final de semana, pega uma BR e tal.

Um caso que acontece corriqueiramente aqui em minha cidade é o camarada ta manobrando um carro, o cara vem na moto e coloca p contra mão (muitas vezes sem visão de quem vem no sentido oposto), pq não pode esperar a manobra do carro terminar? Eu vinha no carro do meu pai e o cara fez exatamente isso, quando cruzei com o carro manobrando veio um louco sem camisa e descalço numa 125 que nem louco na contra mão, livrei mas ele bateu no carro que vinha logo depois do meu.

Sei que acidentes acontecem mas na minha concepção 90% são provocados por pressa/imprudência.

Fiote
21-03-14, 09:55
É verdade cara... muitos caminhoneiros, que geralmente têm fama de brutão, são bem responsáveis na estrada.

CkOFan
21-03-14, 11:04
O problema maior é a falta de humanização. As pessoas quando estão dentro de seus carros, de vidros fechados, ou montados em sua moto, com capacete, parece que esquecem que no fim todos que estão ali no trânsito são seres humanos. São vidas, pessoas com familia esperando em casa, sonhos e planos...
Ontem aqui em Porto Alegre, duas meninas foram mortas atropeladas por ônibus quando andavam de bicicleta. Uma na manhã e uma no fim da tarde...
Essas meninas tinham sonhos, ambas estavam na faculdade, com uma vida inteira pela frente, mas a cegueira humana que existe na batalha sem fim que chamamos de Trânsito acabou com elas.
Temos que lembrar sempre que a vida não tem volta e quando estamos dirigindo somos responsáveis pelas vidas a nossa volta.
O que me parece é que cada vez mais a vida humana perde valor, sendo apenas mais um número nas estatísticas...

TheUnderlost
21-03-14, 12:57
Complicado. Pior quando a gente para e da preferencia, para um pedestre, por exemplo, e o que ta atras vem buzinar e xingar. Confere essa historia de que em alguns países desenvolvidos, os carros param para as pessoas atravessarem a rua, não importando se e na faixa ou não?

nando correa
21-03-14, 13:18
conte-me mais sobre esse código de conduta dos caminhoneiros... comé que é? tem em algum lugar pra da uma lida?

rapaiz... se tem pra ler eu nao sei, mas quem viaja sabe que muitos caminhoneiros agem com harmonia.. é polemico falar de caminhoneiro, muita gente xinga, chama de maluco, porque realmente alguns fazem umas loucuras.. mas se levarmos em conta que aquilo é o ganha pao deles, e que na maioria das vezes os coitados tem data e hora pra chegar no destino (senão patrão fo** eles), acho que dá pra se colocar no lugar deles e tentar entender o motivo de muitos caminhoneiros serem apressadinhos.. enfim, sao coisas que acontecem, quem viaja sabe que isso nao eh sonho.. existe..

- - - Updated - - -


Complicado. Pior quando a gente para e da preferencia, para um pedestre, por exemplo, e o que ta atras vem buzinar e xingar. Confere essa historia de que em alguns países desenvolvidos, os carros param para as pessoas atravessarem a rua, não importando se e na faixa ou não?

COM CERTEZA!!! isso tambem existe.. nao adianta, pedestre tem preferencia, mesmo com sinal verde.. se ele pisou na faixa tem q esperar e nao adianta espernear..

e gente, e os apressadinhos q passam pela gente com uma pressa danada, depois chegam no semáforo vermelho e ficam esperando o dobro do tempo.. hahaha nao compensa andar com pressa.. gasta mais, corre mais risco por alguns minutos ou mesmo nada..

Defeacer
21-03-14, 20:21
Rapaz, um dia eu estava descendo uma avenida a mais de 80 km/h e do meu lado tinha um senhor na mesma velocidade com o descanso lateral não recolhido, cara na hora eu fiquei buzinando igual um doido pro senhor e apontado pro descanso, ele olhou e levantou ele, quando chegou no semaforo ele parou a moto, e veio me agradecer. Poucas vezes na vida eu me senti tão bem fazendo uma coisa tão simples.

Aí tu sai a noite, e o boyzin no carrinho do papai e fica colado na sua traseira pra ultrapassar e quando ultrapassa fica tirando fino. Tenho vontade de ter um revolver essas horas e dar uns tiros na lataria e no pneu do babaca pra aprender a andar igual gente.

magrao tk
21-03-14, 20:55
Existe uma falha que vejo muito na conduta do brasileiro, em muitos mesmo! Que é o jeito se comportar e de reagir a críticas.

Por exemplo: Alguem vai e comenta que todo motoqueiro é marginal.
Qual a reação que a gente ve nos motoqueiros? Chingam, ofendem, criticam, ameaçam, quebram o retrovisor... isso é jeito de se defender???? Estão exatamente justificando tudo que falam sobre eles ora essa!!! O cara que comentou vai ter certeza que é isso mesmo e que ele tava certo. Quem ver o diálogo de fora vai pensar a mesma coisa.

Se alguem me chama de mal educado vou responder com toda a educação possível pra mostrar que ele tá totalmente enganado sobre mim. Se me chamarem de incompetente vou me esforçar pra mostrar minha competencia. Se me disserem que sou arrogante vou ser humilde mesmo que o cara não mereça. Vai mudar a cabeça das pessoas eu ser grosseiro e mandar todo mundo que me criticou a pqp?

Acho que voces aqui entendem como é. Pena que no caso do transito ninguem gosta de levar desaforo pra casa.

leandrodomi
21-03-14, 21:20
Existe uma falha que vejo muito na conduta do brasileiro, em muitos mesmo! Que é o jeito se comportar e de reagir a críticas.

Por exemplo: Alguem vai e comenta que todo motoqueiro é marginal.
Qual a reação que a gente ve nos motoqueiros? Chingam, ofendem, criticam, ameaçam, quebram o retrovisor... isso é jeito de se defender???? Estão exatamente justificando tudo que falam sobre eles ora essa!!! O cara que comentou vai ter certeza que é isso mesmo e que ele tava certo. Quem ver o diálogo de fora vai pensar a mesma coisa.

Se alguem me chama de mal educado vou responder com toda a educação possível pra mostrar que ele tá totalmente enganado sobre mim. Se me chamarem de incompetente vou me esforçar pra mostrar minha competencia. Se me disserem que sou arrogante vou ser humilde mesmo que o cara não mereça. Vai mudar a cabeça das pessoas eu ser grosseiro e mandar todo mundo que me criticou a pqp?

Acho que voces aqui entendem como é. Pena que no caso do transito ninguem gosta de levar desaforo pra casa.

Perfeito! dói um pouco no ego da gente não senta a mão na cara do *** que te tira do sério, mais acredite, tratar com respeito quem te trata mal é bem mais dolorido que qualquer soco...

Diey
22-03-14, 00:17
Cara ser gentil no trânsito é algo que sinceramente me dá de retorno uma sensação muito boa, fazer algo por alguém que eu nunca vi na vida... sem esperar nada em troca, simples assim, algo que muitas vezes não vai te atrasar nem 30 segundos.

Voce mandou bem demais criando esse tópico. E principalmente ao escrever esse trecho.
Concordo muito com voce! Me sinto da mesma forma.

As vezes, nossa atitude de gentileza "salva" o dia da pessoa, a deixa feliz por um momento e isso propaga-se por todo o dia.
Assim também o contrário. Coisa que mais curto é encontrar com motorista educado.

Ultima coisa: assim como tá rolando um tópico aí falando que o PN é o melhor fórum da internet, tópicos como esse corroboram que isso aqui é local para disseminar a amizade e o bem entre os irmãos motociclistas e demais pessoas.
Curti demais!

Grande abraço a todos voces.

cleverton.lima
22-03-14, 09:10
Uma pena as pessoas que pilotam criminosamente e ainda filmam, disseminando a ignorância via YouTube. Uma pena ainda maior é a quantidade de seguidores que conseguem, em geral, pelos comentários, de adolescentes que estão loucos para comprar a motoca e imitar o cara.
Será que se alguém filmasse bons exemplos teria seguidores?
Deixar claro que não estou julgando ninguém. Os caras podem ser trabalhadores, gente boa, humilde, etc. Mas pilotam como criminosos e ainda disseminam essa cultura.

Sent from my Lumia using Tapatalk

J.Marcos
23-03-14, 08:13
Bom sou novato nesse novo mundo de motociclismo, mas antigo para com o uso de carros e sempre tive o hábito de parar nas faixas de pedestre quando estou de 4 rodas e acabei levando esse hábito para o motociclismo. Minha primeira moto foi uma Cb 300 e sentia falta do pisca alerta nesses momentos de parada "rápida e meio brusca" no transito. Tomei o hábito de esticar o braço e em movimento vertical, sinalizava a minha intenção de parar, associado a proximidade da faixa de pedestre, sempre conseguia o meu intento. Como moro em Nova Friburgo, RJ e a avenida principal da cidade não é tão extensa e o trafego complicado o povo acaba "concordando" com a minha parada.
Em uma dessas minha paradas para dar passagem a um senhor, tive a grata satisfação de ganhar um aperto de mão, um muito obrigado e que eu realmente conhecia o direito a cidadania (sic).
Esse senhor, quando estava na metade da faixa, se dirigiu até a minha pessoa e meu deu os parabéns, principalmente por eu ser um "motoqueiro".
Não preciso dizer que meu ego subiu nas estrelas.
Hoje possuo uma CB 500F que já veio com o pisca alerta e nesse caso aciono o mesmo antes mesmo de parar e chegar a faixa.
Quase sempre recebo um sorriso. Mas mesmo quando não recebo, sinto-me muito bem para comigo mesmo.
Ahhh.
Acho que sou um dos poucos que usa na CB 500F um Bauleto e nesse item possuo um pequeno adesivo "Gentileza gera Gentileza", que também está no carro do meu pai e no meu carro.

Defeacer
23-03-14, 18:27
Na boa, quem inventou essa merda de conduta de caminhoneiro?

Isso é utopia ou deve ser 00000.1 % dos caminhoneiros. A maioria dos acidentes envolvendo caminhão x moto, o caminhoneiro estava errado.

Nunca vi um bi-trem andando a 1 km/dia me dar passagem, nunca vi um caminhoneiro embalado na descida piscar o farol ou coisa do tipo, só ficam colado na traseira te obrigando dar passagem, e isso não foi só comigo. Caminhoneiro quando assassina um motociclista ou motorista, a maioria das vezes fogem.

Já vi bi-trem fechando carro ou colando na traseira, em br eles preferem colar na traseira do veículo a frente do que fazer uma ultrapassagem segura pela esquerda, isso pra mim é a maioria. Caminhoneiro só vive de mal humor e com pressa. Já trabalhei com caminhoneiros e posso afirmar isso, já conheci caminhoneiro desse Brasil todo, e dá pra contar os que são simpáticos. Eles só ficam calmos e tranquilos quando estão abastecendo o caminhão, porque nem eles e nem o frentista pode fazer nada pra agilizar o processo.

nando correa
24-03-14, 07:18
Bom sou novato nesse novo mundo de motociclismo, mas antigo para com o uso de carros e sempre tive o hábito de parar nas faixas de pedestre quando estou de 4 rodas e acabei levando esse hábito para o motociclismo. Minha primeira moto foi uma Cb 300 e sentia falta do pisca alerta nesses momentos de parada "rápida e meio brusca" no transito. Tomei o hábito de esticar o braço e em movimento vertical, sinalizava a minha intenção de parar, associado a proximidade da faixa de pedestre, sempre conseguia o meu intento. Como moro em Nova Friburgo, RJ e a avenida principal da cidade não é tão extensa e o trafego complicado o povo acaba "concordando" com a minha parada.
Em uma dessas minha paradas para dar passagem a um senhor, tive a grata satisfação de ganhar um aperto de mão, um muito obrigado e que eu realmente conhecia o direito a cidadania (sic).
Esse senhor, quando estava na metade da faixa, se dirigiu até a minha pessoa e meu deu os parabéns, principalmente por eu ser um "motoqueiro".
Não preciso dizer que meu ego subiu nas estrelas.
Hoje possuo uma CB 500F que já veio com o pisca alerta e nesse caso aciono o mesmo antes mesmo de parar e chegar a faixa.
Quase sempre recebo um sorriso. Mas mesmo quando não recebo, sinto-me muito bem para comigo mesmo.
Ahhh.
Acho que sou um dos poucos que usa na CB 500F um Bauleto e nesse item possuo um pequeno adesivo "Gentileza gera Gentileza", que também está no carro do meu pai e no meu carro.

Eh gratificante não eh irmão? eu acho q devemos encarar os próximos como amigos em potencial, não como rivais de trânsito..ninguém precisa fazer novos inimigos, não eh verdade? Parabéns pelo carácter e toda a sorte do mundo para vc!!!

Aquele abraço.

prp.prp
24-03-14, 07:54
Aqui na minha cidade só existe uma única faixa de pedestre que o povo respeita kkkkk.

Só Freud explica! Kkkk


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk