PDA

Ver Versão Completa : "Futuro" do Brasil?



Defeacer
21-03-14, 19:52
Hoje presenciei uma cena deprimente:Uma moto com dois ocupantes, ambos usando chinelo, o piloto usando capacete com viseira espelhada (mesmo que seja permitido), escape barulhento, veio uma viatura da Companhia Municipal de Trânsito e parou atrás da moto, o semáforo deve ter demorado mais de 2 minutos pra abrir e os rapazes não fizeram nada.Pergunto: seria obrigação deles ao menos aplicar uma multa? Pergunto de novo: eles só podem multar em blitz e em situações de estacionamento irregular ou coisas parecidas?Pergunto por último: eles não costumam trabalhar com metas de multas?Infelizmente não pude tirar foto, já que eu estava de frente para os "guardinhas" e tirar uma foto poderia resultar em alguns problemas para minha pessoa :P

Ivan RJ
21-03-14, 20:01
O uso de chinelo é proibido tanto para moto como para carro, sendo que na moto a proibição se estende ao garupa.
Um grande abraço.

jufel
21-03-14, 20:03
Deixa os moleques Defeacer (http://www.pequenasnotaveis.net/members/24883-Defeacer) os guardinhas não tao nem aí.

Cachorro
21-03-14, 20:03
Em que cidade foi isso?

Aqui onde moro era multa na hora, em cidades do Norte e Nordeste principalmente isso é extremamente comum.

Tu mora no interior de SP, né?

Embora o Código de Trânsito seja nacional, a aplicação e cobrança do mesmo varia muito de local p/ local.

Abs,

chiccoli
21-03-14, 20:07
vai no amazonas que la nem a policia usa capacete ^^

Defeacer
21-03-14, 20:10
Moro em Goiás, na região metropolitana.

Desculpem ai pelo texto ter ficado zuado, não sei o que aconteceu.

Ivan, justamente, caberia multa aí pelo fato de ambos estarem de chinelos.

- - - Updated - - -


Em que cidade foi isso?

Aqui onde moro era multa na hora, em cidades do Norte e Nordeste principalmente isso é extremamente comum.

Tu mora no interior de SP, né?

Embora o Código de Trânsito seja nacional, a aplicação e cobrança do mesmo varia muito de local p/ local.

Abs,

Mas aqui eles multam, quando o cara estaciona em área azul, área pra idoso ou deficiente, estaciona com a moto toda torta, multa e guincha e blitz por estar de chinelo, viseira aberta. Achei estranho os caras pararem atrás deles, virem claramente que eles estavam cometendo ao menos duas infrações e não fazerem absolutamente p... nenhuma.

Lembrando que não era escape modificado, e sim escape com uma penca de furos pra fazer mais barulho e provavelmente sem filtro de ar.

Cachorro
21-03-14, 20:10
Moro em Goiás, na região metropolitana.

Já trabalhei nessa região, mais especificamente em Senador Canedo.

Abs,

Diey
21-03-14, 23:49
Desrespeitar a lei é muito fácil aqui no Brasil. A fiscalização é precária, em sua maioria. Há muita omissão tbm.
Me irrito com motoristas falando no celular ou sem usar o cinto. Isso não é tão grave quanto rodar sem capacete?
Precisamos de mais fiscalização, mas mais que isso: uma fiscalização que eduque.

E ainda temos que aguentar matérias hipócritas e toscas como essa do G1, "ensinando" a convivência no trânsito.
http://g1.globo.com/carros/dicas-de-motos/noticia/2014/03/buzinar-pode-dar-multa-e-nao-faz-o-carro-sua-frente-derreter.html

Ok, sou a favor demais da gentileza no trânsito, do bem comum e de um trânsito mais humano.
Mas isso tem que ser bilateral e não somente da parte dos motociclistas.

luis_sbo
22-03-14, 00:38
e o que que tem de mais em usar viseira espelhada '-'?

sempre usei no meu quanto saio de dia, ajuda muito quando pego o sol de frente ou quando ta aquele solzão do meio dia.
quando saio a noite simplesmente volto com a viseira transparente, não vejo nada de mais nisso

pedromartins
22-03-14, 09:03
e o que que tem de mais em usar viseira espelhada '-'?

sempre usei no meu quanto saio de dia, ajuda muito quando pego o sol de frente ou quando ta aquele solzão do meio dia.
quando saio a noite simplesmente volto com a viseira transparente, não vejo nada de mais nisso

Leste todo o relato?

A viseira nao tem anda a ver, mas O CHINELO TEM.

Schao.gs
22-03-14, 09:12
Vou dar a minha opinião, a lei está aí e é para ser cumprida, nisso eu concordo plenamente...

Mas se tratando de Brasil, não acho nada tão absurdo isso, visto que escape barulhento e viseira espelhada tem por todo lado, eu mesmo tenho os dois e uso! Já o chinelo... bom, esse não deve ser utilizado de maneira nenhuma!

Mas o que dizer da cena que EU PRESENCIEI a pouco tempo, também parado em um sinal um rapaz de moto visivelmente embriagado, mal conseguia ficar equilibrado em cima da moto e do lado dele uma viatura da brigada militar com dois guardinhas observando e rindo da situação... acho que andar de chinelo não é nada perto disso!

faloowwww

Emillani
22-03-14, 09:22
acho que andar de chinelo não é nada perto disso!




kkkk, também concordo, mas domingo passado me aconteceu algo parecido, machuquei o pé e não conseguia calçar tenis ou sapato, tive que sair e lá vai o "chinelão no pé", pensei antes de sair de casa, "nunca usei chinelo pra dirigir carro ou moto, hoje que preciso vai ter uma blitz no meu caminho" , e não é que logo adiante eu vejo os cones no meio da pista, por sorte tinha um ônibus na minha frente, encostei o máximo na traseira do ônibus e passei batido... :D

somniu
22-03-14, 09:38
Aqui em SP (isso na grande SP não no interior).. já acho a coisa meio relaxada.. mais pelo menos todo mundo anda de capacete.. pelo menos com o minimo de segurança. Uma vez por ano vou ate o Rio de Janeiro.. e cara como a coisa la é bagunçada. Imagina vc ver 3 pessoas em uma moto sem capacete em uma marginal a 100Km. Esse tipo de coisa é comum se ver la, e nada de bairros afastados, em qualquer lugar. Se vc for para o interior mesmo, la no norte.. a coisa é pior ainda.. chove moto sem placa.

Defeacer
22-03-14, 10:53
e o escape furadao tambem... e viseira espelhada, fume, verde, chama atencao de policiais e guardas de transito, se a pessoa nao conhecer a lei, acaba tomando multa.

Carlos Henrique
22-03-14, 13:13
Sempre andei de chinelo, a vida toda, dentro da cidade, e NUNCA me atrapalhou em nada, mas sei que se eu cair ele vai ser o primeiro a se ferrar.
Só acho que somos livres para fazermos nossas escolhas e sofrer a consequência das mesmas, vejo muita coisa pior no trânsito do que piloto de chinelo e escape barulhento(este por sinal da mais segurança ao piloto, pois ele fica mais "visível" no trânsito), vejo muita gente simplesmente sem o mínimo de noção de trânsito andando nas cidades, muita gente fazendo cagada! Acho que coisas assim, que oferecem risco a vida das pessoas que deveriam ser punidas!
Se for pra andar de calça, colete, luva, sapato e essas coisas todas vai acabar o tesão em andar de moto..
Se isso tudo fosse obrigatório eu não andaria mais de moto, o Brasil tem um câncer contra moto, nunca vi tanta implicância com moto... Se o cara quer andar pelado de moto, que ande, mas ele sabe que vai virar um queijo ralado se cair..
Queria que o governo investisse em escolas de pilotagem, pra ensinar o cara a frenar, andar na chuva, fazer um curva, reflexo e todas essas coisas EXTREMAMENTE necessárias a todos os motociclistas.. Mas o governo prefere remediar ao invés de tratar a "doença".
Abs!

Emillani
22-03-14, 13:58
mas ele sabe que vai virar um queijo ralado se cair..


Queijo ao molho pardo...kkkkk

Cachorro
22-03-14, 14:20
Sempre andei de chinelo, a vida toda, dentro da cidade, e NUNCA me atrapalhou em nada, mas sei que se eu cair ele vai ser o primeiro a se ferrar.

Só acho que somos livres para fazermos nossas escolhas e sofrer a consequência das mesmas,

Não concordo contigo sabe por que?

Porque o DPVAT que eu pago serve pra isso: pagar indenização pra quem se acidentou e detonou o pé ralando no asfalto.

Todo o custo do teu tratamento no SUS vai ser pago pelo trabalhador honesto que se ferra pagando os impostos em dia.

A consequência vai além do teu pé, ela impacta no meu bolso também.

Abs,

CONKER
22-03-14, 16:28
vai no amazonas que la nem a policia usa capacete ^^

Opa, só retificando o que voce disse. Aqui cada pm do policiamento motorizado recebeu um capacete na cor branca estilo "robocop" para uso individual quando na implantação do Ronda no Bairro. Se não tiver com o capacete nem sobe na moto e vai tirar o serviço na viatura 4 rodas padrão FIFA rsrsrsrs. Abs.

http://s2.glbimg.com/V85F9yv2lKXsRfEDC-7Osid9iqjjDRVRudusez-1fwhIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/12/26/img_4612.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-ZNGoI47OjGA/T0JJVCXcz9I/AAAAAAAACJY/bygLSoszUnU/s1600/RONDA%20NOS%20BAIRROS%20=%20115.JPG

Diey
22-03-14, 21:33
So um adendo.
Nao acho que rodar todo equipado tira o tesão de andar de moto.
Pelo contrario, ao se sentir seguro voce aproveita bem mais o caminho. Eu penso assim.
Pra ir na padaria eu vou todo equipado. O asfalto é duro e machuca pra caramba. Nao escolhe cilindrada, velocidade ou trajeto que voce ta fazendo.
Eu que ja deu um abraco no asfalto uma vez, quero evitar isso ao maximo desde entao.
Abracos.

Edim silva
22-03-14, 23:04
kkkk, também concordo, mas domingo passado me aconteceu algo parecido, machuquei o pé e não conseguia calçar tenis ou sapato, tive que sair e lá vai o "chinelão no pé", pensei antes de sair de casa, "nunca usei chinelo pra dirigir carro ou moto, hoje que preciso vai ter uma blitz no meu caminho" , e não é que logo adiante eu vejo os cones no meio da pista, por sorte tinha um ônibus na minha frente, encostei o máximo na traseira do ônibus e passei batido... :D


kkkkkk parece até algo divino, quando finalmente os bons saem da linha, a punição os espera virando a esquina de casa!

Rodolfo Henrique
23-03-14, 01:43
concordo com o cara ali em cima

quando eu saio de camiseta calça jens sem luva ....nossa da uma sensação ruim isso que ainda estou de TENIS fechado....

agora quando saio de calça de andar de moto mesmo, jaqueta luva e bota rapaz
é muito mais gostoso da um prazer a mais na coisa...sendo que vc é muito mais respeitado na pista
parece que nao, mas as pessoas te julgam menos kkkk sabe eles sabem que aquele ali nao é chiko loko !!!!1 é um
motociclista é legal isso
para em um posto de GAS todo equipado pra ver o tratamento é outro kkkkkkkkk
ate os PM te respeitam te cumprimentam

Carlos Henrique
23-03-14, 10:54
Andar equipado pra viajar é uma coisa, agora andar equipado pra ir cortar o cabelo, pra ir numa balada, pra ir numa cachoeira no final de semana é simplesmente chato e tira todo o prazer de andar na moto..
Quando tenho que fazer alguma viagem é óbvio e evidente que vou mais equipado, calça, jaqueta e calçado fechado..
Sinceramente, se fosse pra andar igual um Robocop pra fazer TUDO isso que eu disse ai eu simplesmente venderia minha moto e andaria de carro(pelado!) kkkkkkkkk

- - - Updated - - -


Não concordo contigo sabe por que?

Porque o DPVAT que eu pago serve pra isso: pagar indenização pra quem se acidentou e detonou o pé ralando no asfalto.

Todo o custo do teu tratamento no SUS vai ser pago pelo trabalhador honesto que se ferra pagando os impostos em dia.

A consequência vai além do teu pé, ela impacta no meu bolso também.

Abs,
Exatamente por isso não ligo de andar assim, ja pago um DPVAT caro pra caramba, e esse DPVAT nunca foi barato, sempre foi caro..
Andar de moto é uma Arte e essas coisas fazem parte, cair, morrer etc, se tem medo é melhor andar de carro.. Ai vai de cada um querer ou não se equipar..
Vai ver em outros países pra ver se o DPVAT é caro assim e se as pessoas andam equipada..
Não adianta, o DPVAT não é caro pq as pessoas não andam equipadas, o DPVAT é caro pq o Governo tem implicância com quem anda de moto, o Governo não gosta de moto, se pudessem proibiam a venda delas.. E digo mais, eles não gostam de moto não é pq os caras caem e se matam não, eles não gostam de moto pois no trânsito a maioria dos pilotos são mal educados, não da a preferência, se não tem espaço pra passar eles xingam, vivem quebrando os retrovisores, arranham os carros com a ponta do guidão e outras coisas que fazem os engravatados que estão dentro de seus corollas e captivas não gostarem de nós..

chiccoli
23-03-14, 12:27
Opa, só retificando o que voce disse. Aqui cada pm do policiamento motorizado recebeu um capacete na cor branca estilo "robocop" para uso individual quando na implantação do Ronda no Bairro. Se não tiver com o capacete nem sobe na moto e vai tirar o serviço na viatura 4 rodas padrão FIFA rsrsrsrs. Abs.

http://s2.glbimg.com/V85F9yv2lKXsRfEDC-7Osid9iqjjDRVRudusez-1fwhIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/12/26/img_4612.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-ZNGoI47OjGA/T0JJVCXcz9I/AAAAAAAACJY/bygLSoszUnU/s1600/RONDA%20NOS%20BAIRROS%20=%20115.JPG


Vlw pela informação, mas pra que lado ai pra cima que tem cidade que ninguém usa capacete ?, vi a matéria na TV uma vez. num faz nem 5 anos.

prp.prp
23-03-14, 14:27
Kkkk eu só ando de moto com chinelo havaiana
Poxa calorao do norte de minas não dÁ para usar calça todos os dias.

Aqui o uso de chinelo e bermuda é comum. Em fins de semana raramente se vê geral usando calça e sapato fechado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

prp.prp
23-03-14, 14:29
Em blits possivelmente os guardas de trânsito irão te multar, mas no dia a dia isso não vai acontecer


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

LucasPinda
23-03-14, 16:49
Mas a polícia Municipal, pode aplicar multas de trânsito??

Aqui os guardas municipais não tem autonomia de aplicar multas, apenas os marronzinhos e a polícia militar..

Por aí é diferente?

Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

Defeacer
23-03-14, 18:20
Mas a polícia Municipal, pode aplicar multas de trânsito??

Aqui os guardas municipais não tem autonomia de aplicar multas, apenas os marronzinhos e a polícia militar..

Por aí é diferente?

Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

Pois é, essa é minha grande dúvida. Já vi os guardinhas aqui aplicando multas em situações irregulares de estacionamento e em blitz, aonde a polícia ordena a paragem e os guardas fazem abordagem e multam/recolhem o veículo caso necessário. Mas eles andam numa viatura com sirene, mas não andam armados, creio que por isso eles não fazem abordagem no trânsito em movimento, pois caso tenha um doido no veículo pronto pra puxar o gatilho eles não tem como se defender.

-----

Pra ir na padaria ou lugares pertos, eu nem ligo a moto, vou a pé ou de bike. Já fui da turma do chinelão e bermudão, tanto que criei um tópico há algum tempo atrás sobre isso. Hoje em dia só ando equipado, e sempre sempre sempre viseira fechada, mesmo que esteja calor, quando eu paro no semáforo eu abro a viseira. Um dia eu estava a mais de 80 km/h e uma mosca bateu bem embaixo do meu olho, entendi aquilo como um recado e desde então não saio com viseira aberta, pode chover, fazer sol, noite, dia, neve, neblina, chuva de canivete :P que a viseira tá sempre fechada.

Agora usar jaqueta de couro e luva, sempre, pra mim é dificil, só uso quando o frio ajuda. Mas sempre estou com uma jaqueta de nylon mais fina que ainda assim esquenta.

pedromartins
23-03-14, 18:59
Sobre a autoridade municipal multar ou nao, depende de projeto junto a cidade.

Se o transito for municipalizado, eles multam e a multa vale..

FRANGOPUNK
23-03-14, 22:13
Eu ando de moto camiseta e bermuda e TENIS que alias sobre a vestimenta do piloto a exigencia do CTB é só o capacete e um calçado fechado.
"mas só ando assim dentro da cidade e de antenas ligadas... se eu for para outra cidade ou pegar rodovia msm ai eu vou de jaqueta, calça e botas"

prp.prp
23-03-14, 22:27
Sobre a autoridade municipal multar ou nao, depende de projeto junto a cidade.

Se o transito for municipalizado, eles multam e a multa vale..
Isso, e também depende da lei municipal. Aqui só quem pode multar é o orgão de trânsito do município, a guarda municipal não pode multar, pois a lei municipal veda. Já em algumas cidades os guardas municipais acumulam função, tanto de agente de transito quanto de guarda patrimonial.

CONKER
24-03-14, 08:57
Vlw pela informação, mas pra que lado ai pra cima que tem cidade que ninguém usa capacete ?, vi a matéria na TV uma vez. num faz nem 5 anos.

Ai concordo com você. Se afastando da capital e entrando nas cidades interioranas, capacete fica morfando nas prateleiras das lojas e se for vilarejos moto roda sem placa e algumas nunca viram o que é o ipva e seguros pagos desde o emplacamento e quando a fiscalização chega na cidade, um espalha para o outro e as motos somem até o pessoal ir embora. Sem contar que há muita moto roubada, furtada ou alienada da capital rodando livre nesses confins do Brasil. Abs.

allan gouveia
24-03-14, 09:48
Sempre andei de chinelo, a vida toda, dentro da cidade, e NUNCA me atrapalhou em nada, mas sei que se eu cair ele vai ser o primeiro a se ferrar.
Só acho que somos livres para fazermos nossas escolhas e sofrer a consequência das mesmas, vejo muita coisa pior no trânsito do que piloto de chinelo e escape barulhento(este por sinal da mais segurança ao piloto, pois ele fica mais "visível" no trânsito), vejo muita gente simplesmente sem o mínimo de noção de trânsito andando nas cidades, muita gente fazendo cagada! Acho que coisas assim, que oferecem risco a vida das pessoas que deveriam ser punidas!
Se for pra andar de calça, colete, luva, sapato e essas coisas todas vai acabar o tesão em andar de moto..
Se isso tudo fosse obrigatório eu não andaria mais de moto, o Brasil tem um câncer contra moto, nunca vi tanta implicância com moto... Se o cara quer andar pelado de moto, que ande, mas ele sabe que vai virar um queijo ralado se cair..
Queria que o governo investisse em escolas de pilotagem, pra ensinar o cara a frenar, andar na chuva, fazer um curva, reflexo e todas essas coisas EXTREMAMENTE necessárias a todos os motociclistas.. Mas o governo prefere remediar ao invés de tratar a "doença".
Abs!

Quando um camarada cai de moto, vai para o hospital publico e fica internado, tudo está sendo pago com dinheiro publico que vem do nosso bolso. O índice de acidentes com motos no Brasil é algo assustador, o que gera um gasto muito elevado com a classe dos motociclistas, por isso pegam tanto no nosso pé.

Nós que andamos de forma prudente e mais protegidos, pagamos pela imprudência dos outros (motociclistas).
Eu particularmente me sinto muito mais seguro ao andar com casaco, tênis, calça, luvas e capacete. Para pequenas distancias (coisas que resolvo perto de casa), já que vivo em uma pequena cidade do interior, saio muitas vezes sem equipamentos, apenas com capacete, isso pq quase não tem transito rsrsrs...
Quando a cidade é maior e o transito mais perigos, ai o negocio é diferente, alguma proteção alem do capacete é o mais sensato.

LucasPinda
24-03-14, 09:54
Mais mesmo assim tendo muitos acidentes.... vi uma matéria semana passada sobre motos, o número de motos no Brasil atualmente é de 40 000 000 (milhões) agora faça isso vezes o nosso seguro o obrigatório R$ 297,00 , chegou a um número de trilhão??? Vcs realmente acham necessário esse valor, mesmo com quantidade de acidentes???

Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

allan gouveia
24-03-14, 10:14
É o que eu vivo falando, o brasileiro ta acostumado com tudo isso, paga muito por carros, motos, roupas, eletrônicos, impostos e nada é feito. Tem um monte de gente protestando contra a copa, quando deveriam estar protestando contra os altos impostos que pagamos em todos os bens materiais e de consumo.
De que adianta protestar por salario melhor se logo depois as coisas aumentam e ficamos na mesma?
Se esse dinheiro não fosse p copa, iria para o bolso dos políticos, ou vcs acham que o brasil não tem condições de investir em saúde? Não investem pq não querem.
Sou contra a copa, mas sou muito mais contra os abusos que sofremos todos os dias. Tem gente que fala em pagar mais de 20.000 em uma CB500? isso ta justo? salário minimo ta justo? combustível ta justo? impostos como ipva e muitos outros são justos? a família de um condenado ganhar mais que um trabalhador assalariado, ta justo?
Foi preciso gastar um mar de dinheiro em uma copa p fazer uma pequena parte dos brasileiros acordarem, o resto não ta nem ai...

Carlos Henrique
24-03-14, 10:21
Quando um camarada cai de moto, vai para o hospital publico e fica internado, tudo está sendo pago com dinheiro publico que vem do nosso bolso. O índice de acidentes com motos no Brasil é algo assustador, o que gera um gasto muito elevado com a classe dos motociclistas, por isso pegam tanto no nosso pé.

Nós que andamos de forma prudente e mais protegidos, pagamos pela imprudência dos outros (motociclistas).
Eu particularmente me sinto muito mais seguro ao andar com casaco, tênis, calça, luvas e capacete. Para pequenas distancias (coisas que resolvo perto de casa), já que vivo em uma pequena cidade do interior, saio muitas vezes sem equipamentos, apenas com capacete, isso pq quase não tem transito rsrsrs...
Quando a cidade é maior e o transito mais perigos, ai o negocio é diferente, alguma proteção alem do capacete é o mais sensato.
Vc não paga pelo atendimento do outro, vc paga o seu DPVAT e eu pago o meu DPVAT, tanto é que se vc cair o meu DPVAT não paga o seu tratamento..
Não culpe a gente que não tem como comprar equipamentos caríssimos pra andar 100% do tempo equipado, culpem o governo que não reduz os impostos e não dão o devido treinamento para se conduzir uma moto em situações reais do trânsito e da estrada..
Quem aqui sabe frenar uma moto corretamente? E os seus amigos, quantos deles sabem? Quem aqui sabe o que é contra-esterço? E os seus amigos, quantos deles sabem? Pare e olhe ao redor e verás que o problema não está diretamente nos equipamentos de segurança, os equipamentos são apenas um auxílio..
Vc acha que um sistema de Auto-Escola que não coloca o aluno, que vai tirar a CNH A, no trânsito e nem mesmo cobra o uso do retrovisor, não ensina como frenar entre muitas outras coisas, vc acha que uma pessoa que passa nessa prova está realmente capacitada pra usar uma moto?

- - - Updated - - -


É o que eu vivo falando, o brasileiro ta acostumado com tudo isso, paga muito por carros, motos, roupas, eletrônicos, impostos e nada é feito. Tem um monte de gente protestando contra a copa, quando deveriam estar protestando contra os altos impostos que pagamos em todos os bens materiais e de consumo.
De que adianta protestar por salario melhor se logo depois as coisas aumentam e ficamos na mesma?
Se esse dinheiro não fosse p copa, iria para o bolso dos políticos, ou vcs acham que o brasil não tem condições de investir em saúde? Não investem pq não querem.
Sou contra a copa, mas sou muito mais contra os abusos que sofremos todos os dias. Tem gente que fala em pagar mais de 20.000 em uma CB500? isso ta justo? salário minimo ta justo? combustível ta justo? impostos como ipva e muitos outros são justos? a família de um condenado ganhar mais que um trabalhador assalariado, ta justo?
Foi preciso gastar um mar de dinheiro em uma copa p fazer uma pequena parte dos brasileiros acordarem, o resto não ta nem ai...

Concordo com vc!

allan gouveia
24-03-14, 10:51
Vc não paga pelo atendimento do outro, vc paga o seu DPVAT e eu pago o meu DPVAT, tanto é que se vc cair o meu DPVAT não paga o seu tratamento..
Não culpe a gente que não tem como comprar equipamentos caríssimos pra andar 100% do tempo equipado, culpem o governo que não reduz os impostos e não dão o devido treinamento para se conduzir uma moto em situações reais do trânsito e da estrada..
Quem aqui sabe frenar uma moto corretamente? E os seus amigos, quantos deles sabem? Quem aqui sabe o que é contra-esterço? E os seus amigos, quantos deles sabem? Pare e olhe ao redor e verás que o problema não está diretamente nos equipamentos de segurança, os equipamentos são apenas um auxílio..
Vc acha que um sistema de Auto-Escola que não coloca o aluno, que vai tirar a CNH A, no trânsito e nem mesmo cobra o uso do retrovisor, não ensina como frenar entre muitas outras coisas, vc acha que uma pessoa que passa nessa prova está realmente capacitada pra usar uma moto?

- - - Updated - - -



Concordo com vc!
Todo o dinheiro publico gasto direta ou indiretamente vem do nosso bolso.
Amigo, sabes qual o custo de uma cirurgia e de permanência no hospital? é muito mais que o DPVAT que nós pagamos.

Não culpo vcs que não tem condições de comprar equipamentos caríssimos (pois também não tenho), culpo quem comete imprudência. Um calçado mais resistente, um casaco que te proporcione o minimo de proteção, um capacete, uma luva não precisam ser TOP, mas de qualquer material que proteja sua pele, mesmo que pouco mas proteja. Pense em você e seus familiares.

frenar uma moto corretamente depende muito do tipo de moto, tamanho e tipo de freio, não teria como uma auto-escola ensinar, mas deveriam, ao menos com a moto que fazemos os testes.
Temos escolas para quem quer aprender mais, basta cada um procurar e melhorar suas técnicas de pilotagem.

contra-esterço é usado por uma pequena quantidade de motociclistas, sendo realmente necessário em entrada de curvas de alta, que gerem melhor entrada de angulo para fazer a mesma. Isso não influencia em nada na segurança do piloto, influencia o desempenho.

Sistema de auto escola deixa muito a desejar, principalmente com as motos e sem falar no custo. Esse é só mais um item que pode ser agregado ao meu post anterior sobre protestos.
Ai eu concordo com vc plenamente, alem de sugarem nosso R$, não ensinam nada.

Piccoli
24-03-14, 11:10
O melhor a fazer para a motoqueirada "enquadrar" e ter mais cuidado com tudo, até com o que veste para andar de moto, seria adotar o que a Previdência Social está começando a fazer: se o cara foi julgado culpado de um acidente, a União pode processá-lo para reaver todas as despesas do SUS com as vítimas. E já está acontecendo isso em alguns casos.
Ou seja, quer andar de chinelo, ande, mas em caso de acidente, provado que você estava usando vestimentas que infringem o Código de Trânsito, você sofreria um processo judicial de cobrança pela Previdência Social de tudo que foi gasto com você em despesas médicas, do simples esparadrapo até a mais sofisticada UTI. Aí, meu caro, a coisa ficaria feia, se não pagar, você entra na dívida ativa da União e se ferra direitinho.
Eu sou plenamente a favor da liberdade com responsabilidade. Por exemplo: você quer andar de moto sem capacete, tudo bem. Mas você vai obrigatoriamente assinar um documento que ficará registrado no DETRAN da sua cidade, em que você abre mão de qualquer atendimento médico do SUS que não seja aquele emergencial do SAMU. Então, os primeiros socorros vão lhe atender, depois você se vira, vai acionar sua assistência médica particular ou de convênio empresarial, ou vai conversar com o pessoal do setor de internação do hospital.

Carlos Henrique
24-03-14, 13:18
Todo o dinheiro publico gasto direta ou indiretamente vem do nosso bolso.
Amigo, sabes qual o custo de uma cirurgia e de permanência no hospital? é muito mais que o DPVAT que nós pagamos.

Não culpo vcs que não tem condições de comprar equipamentos caríssimos (pois também não tenho), culpo quem comete imprudência. Um calçado mais resistente, um casaco que te proporcione o minimo de proteção, um capacete, uma luva não precisam ser TOP, mas de qualquer material que proteja sua pele, mesmo que pouco mas proteja. Pense em você e seus familiares.

frenar uma moto corretamente depende muito do tipo de moto, tamanho e tipo de freio, não teria como uma auto-escola ensinar, mas deveriam, ao menos com a moto que fazemos os testes.
Temos escolas para quem quer aprender mais, basta cada um procurar e melhorar suas técnicas de pilotagem.

contra-esterço é usado por uma pequena quantidade de motociclistas, sendo realmente necessário em entrada de curvas de alta, que gerem melhor entrada de angulo para fazer a mesma. Isso não influencia em nada na segurança do piloto, influencia o desempenho.

Sistema de auto escola deixa muito a desejar, principalmente com as motos e sem falar no custo. Esse é só mais um item que pode ser agregado ao meu post anterior sobre protestos.
Ai eu concordo com vc plenamente, alem de sugarem nosso R$, não ensinam nada.
Quanta hipocrisia...
Não existe ninguém que NUNCA andou de sandália ou de bermuda de moto, isso é absolutamente normal..
E o contra-esterço é muito útil pra se livrar de um buraco ou de um cachorro por exemplo, agiliza muito mais as manobras!
Agora vou me vestir estilo Robocop pra ir dar uma volta com a namorada na rua, ir nos barzinhos etc..
Enfim, não vou ficar debatendo aqui de quem é a culpa do DPVAT caro ou de como deveria ser o sistema de Auto Escolas, ja dei minha opinião e está bem clara de quem é a culpa e de como poderia ser melhorado..

emerson merighi
24-03-14, 13:51
essa lei do chinelo e uma palhacada sem tamanho, pois descalco e permtido!..
o futuro do Brailzeco, pais dos fuleco, e negro..muito pior de que esta...aquela desgracada dilma figa tem 42% dos intencoes de votos, comprou os votos baratos dos vagabundos com bolsa vagabundagens..entao, vai piorar, piorar muito!

allan gouveia
24-03-14, 14:22
Quanta hipocrisia...
Não existe ninguém que NUNCA andou de sandália ou de bermuda de moto, isso é absolutamente normal..
E o contra-esterço é muito útil pra se livrar de um buraco ou de um cachorro por exemplo, agiliza muito mais as manobras!
Agora vou me vestir estilo Robocop pra ir dar uma volta com a namorada na rua, ir nos barzinhos etc..
Enfim, não vou ficar debatendo aqui de quem é a culpa do DPVAT caro ou de como deveria ser o sistema de Auto Escolas, ja dei minha opinião e está bem clara de quem é a culpa e de como poderia ser melhorado..

Não vou discutir pois cada um sabe o que é melhor p si, de chinelo ou não o problema é de quem está pilotando.

Em relação ao Contra Esterço, vc esta redondamente enganado:
A principal função do Contra Esterço é de maximizar a sua performance nas curvas, principalmente as de alta velocidade e fechadas, fazendo com que a motocicleta rapidamente deite-se em direção a curva.
O que não ajuda em nada na segurança, pelo contrário, se feito de forma errada pode causar um tombo.

magrao tk
24-03-14, 14:24
Um pouco do que falaram ali de andar de chinelo, pelado, que a vida é do cara... as vezes penso se não seria melhor que as leis de transito fossem no estilo: cada um paga o seu! Ficam enfiando leis, regras, isso e aquilo e quando acontecem os acidentes tem a justificativa que o cara que anda certinho paga o tratamento do vida loka que se ralou por estar errado. Pois então que cada um arcasse com o prejuízo! Quer andar pelado em cima da moto? Ande! Mas se se quebrar ou morrer o governo que não de 1 centavo pra ajudar. Duvido que não iam pensar 2 vezes, e tambem se envolveu outros que pague tambem. Só assim acabava com essa merda de arrecadação alta chamada DPVAT, que pagasse um taxinha de IPVA e de resto que se vire andando como quiser. É meio radical, mas sabe lá. Enfim, falo porque sei que não aconteceria mesmo.

Schao.gs
24-03-14, 14:45
Um pouco do que falaram ali de andar de chinelo, pelado, que a vida é do cara... as vezes penso se não seria melhor que as leis de transito fossem no estilo: cada um paga o seu! Ficam enfiando leis, regras, isso e aquilo e quando acontecem os acidentes tem a justificativa que o cara que anda certinho paga o tratamento do vida loka que se ralou por estar errado. Pois então que cada um arcasse com o prejuízo! Quer andar pelado em cima da moto? Ande! Mas se se quebrar ou morrer o governo que não de 1 centavo pra ajudar. Duvido que não iam pensar 2 vezes, e tambem se envolveu outros que pague tambem. Só assim acabava com essa merda de arrecadação alta chamada DPVAT, que pagasse um taxinha de IPVA e de resto que se vire andando como quiser. É meio radical, mas sabe lá. Enfim, falo porque sei que não aconteceria mesmo.

Mais ou menos isso o Picolli falou e eu concordo plenamente!

O problema desses políticos é que eles se preocupam demais com a vida alheia, se o cara quer andar sem capacete, deixa andar, mas não vai ter assistência pelo SUS se cair... e assim sucessivamente!

faloowwww

Carlos Henrique
24-03-14, 15:11
Não vou discutir pois cada um sabe o que é melhor p si, de chinelo ou não o problema é de quem está pilotando.

Em relação ao Contra Esterço, vc esta redondamente enganado:
A principal função do Contra Esterço é de maximizar a sua performance nas curvas, principalmente as de alta velocidade e fechadas, fazendo com que a motocicleta rapidamente deite-se em direção a curva.
O que não ajuda em nada na segurança, pelo contrário, se feito de forma errada pode causar um tombo.

"Nao ajuda em nada na segurança" ta "serto"...
Amigo, dê uma lida neste link aqui, pois acho que não fui bem claro quando expliquei pra que serve o contra-esterço..
http://motite.blogs.sapo.pt/68307.html

somniu
24-03-14, 15:46
andar sem capacete ainda vai.. mais tem uns caras que andam com a moto em um estado deplorável. Como os caras conseguem andar com moto sem freio.. já vi cara andando com motor aberto. Poh é tão caro uma lona? Ai um cara desse atropela uma tia sua não é problema só dele. Se esta andando em uma via publica tem que se ter o minimo de segurança. Não é só DPVAT e custo com hospital. Se ele perde uma perna fica encostado pelo INSS.. mesmo se a desgraça morrer a esposa recebe

LucasPinda
24-03-14, 16:46
andar sem capacete ainda vai..

:what::what::what: como assim ainda vai????

Hehehe sem capacete é pedir para morrer caso venha a cair



Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

somniu
24-03-14, 16:49
:what::what::what: como assim ainda vai????

Hehehe sem capacete é pedir para morrer caso venha a cair



Enviado de meu LG-E405f usando o Tapatalk 2

sim.. mais a cabeça é do cara.. a menos que ele tenha uma cabeça mais dura que um capacete pra matar alguem

emerson merighi
24-03-14, 23:41
eu sou contra todas essas leis que obrigam..capacete, chinelo, oculos protecao....tudo devia ser opcional, afinal so quem pode ser prejudicado e a propria pessoa, devia ser no estilo usa quem quer...se quiser subir num predio e pular, tb pode..ou seja, isso e o livre arbitrio..vale pro cinto de seguranca..outra bosta ser obrigatorio...
agora, coisas que prejudicam o proximo deveria ser punido exemplarmente..bebidas, drogas ao volante, andar na contramao....excesso de velocidade e outra porcaria q nao devia existir, cada um anda do jeito que quer...

prp.prp
24-03-14, 23:49
Não é bem assim Emerson.

Aqui no Brasil não é só o cara que se lasca ao andar de capacete. Se o caboclo cair e ficar aleijado o resto da vida quem vai bancar o paspalho somos nós, somos nós que vamos pagar mais impostos para manter os bonitões com "livre arbítrio" no hospital.

Já nos EUA isso já não ocorre, se o cara cair sem capacete e não tiver dinheiro para pagar um hospital ele fica lá mesmo, no meio da estrada só esperando os abutres virem come-lo. As outras pessoas não bancam os imbecis que se acham fodoes ao andar sem capacete.

Schao.gs
25-03-14, 08:44
eu sou contra todas essas leis que obrigam..capacete, chinelo, oculos protecao....tudo devia ser opcional, afinal so quem pode ser prejudicado e a propria pessoa, devia ser no estilo usa quem quer...se quiser subir num predio e pular, tb pode..ou seja, isso e o livre arbitrio..vale pro cinto de seguranca..outra bosta ser obrigatorio...
agora, coisas que prejudicam o proximo deveria ser punido exemplarmente..bebidas, drogas ao volante, andar na contramao....excesso de velocidade e outra porcaria q nao devia existir, cada um anda do jeito que quer...

Em uma coisa concordo contigo, acho exatamente o mesmo!

faloowww

---EDIT---

Mas também concordo contigo prp.prp, uma coisa depende da outra!

faloowww

Carlos Henrique
25-03-14, 09:51
eu sou contra todas essas leis que obrigam..capacete, chinelo, oculos protecao....tudo devia ser opcional, afinal so quem pode ser prejudicado e a propria pessoa, devia ser no estilo usa quem quer...se quiser subir num predio e pular, tb pode..ou seja, isso e o livre arbitrio..vale pro cinto de seguranca..outra bosta ser obrigatorio...
agora, coisas que prejudicam o proximo deveria ser punido exemplarmente..bebidas, drogas ao volante, andar na contramao....excesso de velocidade e outra porcaria q nao devia existir, cada um anda do jeito que quer...
Concordo com vc..
O pessoal acha que o governo ta fazendo um favor pra gente em nos dar o tratamento médico, é mais que obrigação do Estado! Ta na constituição, é nosso direito!

allan gouveia
25-03-14, 10:03
Já vi vários caírem cometendo loucuras dentro da cidade, bate a cabeça e acaba aposentado.
Quem paga a conta do ''paspalho'' sem capacete, O estado? de onde vem o dinheiro arrecadado pelo estado? Acredito que todos aqui sabem correto?


Mas em alguns pontos concordo plenamente que a lei é estupida.


Resumindo a história toda, pagando a conta do ''paspalho'' ou não, o governo vai continuar a sugar nosso dinheiro.
Bens materiais ou de consumo caros, saúde ruim, vias esburacadas, maiores impostos do mundo, salario minimo de miséria, segurança zero, etc.... etc.... etc...
No final de tudo pagamos de uma forma ou de outra.

Schao.gs
25-03-14, 10:09
Já vi vários caírem cometendo loucuras dentro da cidade, bate a cabeça e acaba aposentado.
Quem paga a conta do ''paspalho'' sem capacete, O estado? de onde vem o dinheiro arrecadado pelo estado? Acredito que todos aqui sabem correto?


Mas em alguns pontos concordo plenamente que a lei é estupida.


Resumindo a história toda, pagando a conta do ''paspalho'' ou não, o governo vai continuar a sugar nosso dinheiro.
Bens materiais ou de consumo caros, saúde ruim, vias esburacadas, maiores impostos do mundo, salario minimo de miséria, segurança zero, etc.... etc.... etc...
No final de tudo pagamos de uma forma ou de outra.

Verdade, não adianta mudar uma coisa, o Brasil precisa de uma reforma total!

falooowww

Carlos Henrique
25-03-14, 12:08
Já vi vários caírem cometendo loucuras dentro da cidade, bate a cabeça e acaba aposentado.
Quem paga a conta do ''paspalho'' sem capacete, O estado? de onde vem o dinheiro arrecadado pelo estado? Acredito que todos aqui sabem correto?


Mas em alguns pontos concordo plenamente que a lei é estupida.


Resumindo a história toda, pagando a conta do ''paspalho'' ou não, o governo vai continuar a sugar nosso dinheiro.
Bens materiais ou de consumo caros, saúde ruim, vias esburacadas, maiores impostos do mundo, salario minimo de miséria, segurança zero, etc.... etc.... etc...
No final de tudo pagamos de uma forma ou de outra.
Verdade...

Diey
25-03-14, 18:54
Acho que o principal nem é essa obrigatoriedade do uso de equipamentos de segurança - que no meu ver tem que ter sim.

Mas a raiz do problema é a falta de uma formação adequada de condutores, tanto de carros quanto de motos.
Daria pra escrever mil linhas aqui sobre o que está errado. Mas acho que uma linha já mostra o caminho do certo.
As autoridades têm que focar na Educação, na direção defensiva, na proteção indivual e coletiva para que o trânsito não seja a causa de morte de 60 mil pessoas por ano!!!

(60 mil é um número frio. Prefiro imaginar um Mineirão lotado em dia de clássico. Todos os torcedores mortos por causa do trânsito. É muito chocante. E muito triste.)
Nós aqui do PN, só de discutirmos sobre isso já estamos fazendo um bem para o trânsito. Agora é fazer nossa parte na hora de subir numa moto.
Abraços

FHNT
26-03-14, 08:35
Um esclarecimento aos colegas: Para multar não basta ser polícia, é necessário que o policial seja também Agente de Trânsito com curso e habilitação para poder aplicar multas, e têm de estar a serviço e uniformizado, caso não seja ele têm que chamar outro que o possa fazer, mas como isso vai dar um pouco de chateação eles preferem ignorar, e além do mais quem vai prender o chinelo nos pedais e tomar um senhor arregaço e rachar a cabeça sem capacete é o infeliz.... Acabo de voltar de uma viagem a Alagoas, terra de ninguém, sem lei, lá o pessoal faz isso e muito mais na frente da polícia em pleno centro de Maceió! O que me deixa chateado é que esse povinho *** que nem sequer é habilitado, ao se envolver em acidentes entram para as estatísticas de acidentes com motos, e graças a essa gente o nosso DPVAT é um absurdo... Sem contar a conta do SUS que todos pagamos... Solução? Proponho pegar esse povo de porrada, não têm outro jeito!

prp.prp
26-03-14, 09:06
Kkkk boa solução


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

halvaro
26-03-14, 09:12
O melhor a fazer para a motoqueirada "enquadrar" e ter mais cuidado com tudo, até com o que veste para andar de moto, seria adotar o que a Previdência Social está começando a fazer: se o cara foi julgado culpado de um acidente, a União pode processá-lo para reaver todas as despesas do SUS com as vítimas. E já está acontecendo isso em alguns casos.
Ou seja, quer andar de chinelo, ande, mas em caso de acidente, provado que você estava usando vestimentas que infringem o Código de Trânsito, você sofreria um processo judicial de cobrança pela Previdência Social de tudo que foi gasto com você em despesas médicas, do simples esparadrapo até a mais sofisticada UTI. Aí, meu caro, a coisa ficaria feia, se não pagar, você entra na dívida ativa da União e se ferra direitinho.
Eu sou plenamente a favor da liberdade com responsabilidade. Por exemplo: você quer andar de moto sem capacete, tudo bem. Mas você vai obrigatoriamente assinar um documento que ficará registrado no DETRAN da sua cidade, em que você abre mão de qualquer atendimento médico do SUS que não seja aquele emergencial do SAMU. Então, os primeiros socorros vão lhe atender, depois você se vira, vai acionar sua assistência médica particular ou de convênio empresarial, ou vai conversar com o pessoal do setor de internação do hospital.

Amigo, está havendo um equivoco nisso tudo, o dinheiro do DPVAT, NÃO É DINHEIRO PUBLICO, o DPVAT é um seguro que vc contrata junto a uma seguradora, é um contrato particular entre vc e a empresa seguradora, então, como o outro amigo falou, se vc cair e se machucar ou machucar alguem, o seu seguro vai pagar a conta, e não a dos outros.
A única diferença para os demais seguros é que ele é obrigatorio, mas ele não é um imposto ou taxa.

Carlos Henrique
26-03-14, 10:03
Amigo, está havendo um equivoco nisso tudo, o dinheiro do DPVAT, NÃO É DINHEIRO PUBLICO, o DPVAT é um seguro que vc contrata junto a uma seguradora, é um contrato particular entre vc e a empresa seguradora, então, como o outro amigo falou, se vc cair e se machucar ou machucar alguem, o seu seguro vai pagar a conta, e não a dos outros.
A única diferença para os demais seguros é que ele é obrigatorio, mas ele não é um imposto ou taxa.
:clap::clap::clap:

emerson merighi
27-03-14, 09:11
o problema e que avaliacao do seu risco como condutor nao e feita, vc nao tem perfil, so pode fazer com essa seguradora ladrona maldita...um monte de coisas erradas e injustas...no EUA, voce tem varias seguradoras, voce tem seu perfil de risco avaliado com base no numero de acidentes sofridos nos ultimos 10 anos, idade, tempo de habilitacao, pontos na habilitacao...uma coisa justa!....ne essa bosta que e aqui nesse brasilzeco, fuleco, de bolo, tudo misturado....

Carlos Henrique
27-03-14, 09:14
o problema e que avaliacao do seu risco como condutor nao e feita, vc nao tem perfil, so pode fazer com essa seguradora ladrona maldita...um monte de coisas erradas e injustas...no EUA, voce tem varias seguradoras, voce tem seu perfil de risco avaliado com base no numero de acidentes sofridos nos ultimos 10 anos, idade, tempo de habilitacao, pontos na habilitacao...uma coisa justa!....ne essa bosta que e aqui nesse brasilzeco, fuleco, de bolo, tudo misturado....
Seria bom demais se fosse assim! Mas aqui é Brasilis né, país maravilhoso!!!!!!!!!!!

somniu
27-03-14, 09:34
o problema e que avaliacao do seu risco como condutor nao e feita, vc nao tem perfil, so pode fazer com essa seguradora ladrona maldita...um monte de coisas erradas e injustas...no EUA, voce tem varias seguradoras, voce tem seu perfil de risco avaliado com base no numero de acidentes sofridos nos ultimos 10 anos, idade, tempo de habilitacao, pontos na habilitacao...uma coisa justa!....ne essa bosta que e aqui nesse brasilzeco, fuleco, de bolo, tudo misturado....

justamente isso.. conheço gente que pago DPVAT a vida toda e nunca uso.. nunca sofreu acidente.. esse tipo de pessoa deveria ter uma redução. Agora tem maluco que se acidenta todo ano e paga a mesma coisa.
Sem falar que vc é obrigado é pronto.. não tem nem direito de procurar outra seguradora.. sem concorrência é facil

Schao.gs
27-03-14, 14:34
Amigo, está havendo um equivoco nisso tudo, o dinheiro do DPVAT, NÃO É DINHEIRO PUBLICO, o DPVAT é um seguro que vc contrata junto a uma seguradora,

Até aí até concordo!


é um contrato particular entre vc e a empresa seguradora, então, como o outro amigo falou, se vc cair e se machucar ou machucar alguem, o seu seguro vai pagar a conta, e não a dos outros.

Aí você também tem razão, quem paga a conta é a seguradora.

Mas o que define o valor do seguro? A quantidade montante de acidentes, se tem os vidas lokas por aí se acidentando a toda hora, é por causa deles que pagamos um seguro tão alto, se ninguém se acidentasse a seguradora não precisaria pagar nada para ninguém e o valor seria muito menor!

Logo, não de forma direta, mas indiretamente pagamos sim a conta dos outros!

faloowww

allan gouveia
27-03-14, 14:37
Até aí até concordo!



Aí você também tem razão, quem paga a conta é a seguradora.

Mas o que define o valor do seguro? A quantidade montante de acidentes, se tem os vidas lokas por aí se acidentando a toda hora, é por causa deles que pagamos um seguro tão alto, se ninguém se acidentasse a seguradora não precisaria pagar nada para ninguém e o valor seria muito menor!

Logo, não de forma direta, mas indiretamente pagamos sim a conta dos outros!

faloowww
Finalmente :clap:

emerson merighi
28-03-14, 01:13
alem de pagarmos a conta dos outros, e todo mundo fazer parte do mesmo balaio de gato, ja que nao tem perfil, o valor desse maldito seguro eu tenho certeza que e muito injusto, super faturado ate a alma, porque o DPVAT e privado,.... mas porque nao tem outras seguradoras concorrentes? quem verifica a contabilidade e fiscaliza essa seguradora? o governo? o cheiro de podre que isso tudo exala da ate nojo...ta na cara que o roubo e monstruoso!

Carlos Henrique
28-03-14, 08:35
alem de pagarmos a conta dos outros, e todo mundo fazer parte do mesmo balaio de gato, ja que nao tem perfil, o valor desse maldito seguro eu tenho certeza que e muito injusto, super faturado ate a alma, porque o DPVAT e privado,.... mas porque nao tem outras seguradoras concorrentes? quem verifica a contabilidade e fiscaliza essa seguradora? o governo? o cheiro de podre que isso tudo exala da ate nojo...ta na cara que o roubo e monstruoso!
Poisé, put@ "paíszinho" de merd@!