PDA

Ver Versão Completa : Quantidade de óleo retirada na troca



roggarcia
29-03-14, 15:50
Olá pessoal!

Hoje fui fazer a troca de óleo da minha Trudy! Verifiquei antes e o mesmo ainda estava no nível correto (próximo do low).
Porém, ao escorrer, saiu cerca de 500ml apenas (mesmo eu deixando quase uma hora escorrendo, e balançando bem a moto).

Após colocar os novos 850ml, o nível de óleo no motor voltou próximo ao nível máximo. Alguém saberia me dizer onde que ficou esse óleo fantasma, que não desceu do motor? :shock: (não creio que uma quantidade tão grande assim tenha ficado nas entranhas do motor, já que deixei por um bom tempo escorrendo! e não acho que a diferença do nível mínimo para o máximo no cárter seja de 200ml...)


Abs.

Diey
29-03-14, 16:12
Roggarcia, ha uma diferenca entre o volume do oleo que é trocado do volume total que o motor possui.
Na Factor por exemplo, o volume de troca é 1000ml mas o volume total de oleo do motor é 1200ml.
Esses 200ml ficam dentro do motor e se misturam no oleo novo. É assim mesmo.

Geralmente, esse "oleo fantasma" como voce diz, fica em cavidades que nao conseguem ser drenadas apenas abrindo o bujao e deixando.

Nao é recomendavel mexer, mas se voce quiser tirar mais oleo velho da moto, pode tentar tombá-la, ou girar a roda traseira.
Abraco e fica tranquilo.
Seu motor está normal.

roggarcia
29-03-14, 16:51
Roggarcia, ha uma diferenca entre o volume do oleo que é trocado do volume total que o motor possui.
Na Factor por exemplo, o volume de troca é 1000ml mas o volume total de oleo do motor é 1200ml.
Esses 200ml ficam dentro do motor e se misturam no oleo novo. É assim mesmo.

Geralmente, esse "oleo fantasma" como voce diz, fica em cavidades que nao conseguem ser drenadas apenas abrindo o bujao e deixando.

Nao é recomendavel mexer, mas se voce quiser tirar mais oleo velho da moto, pode tentar tombá-la, ou girar a roda traseira.
Abraco e fica tranquilo.
Seu motor está normal.

valeu Diey!
O estranho é que o volume total da Intruder é de 1300 ml (que é a quantidade que só deve ser trocada quando o motor é aberto, segundo o manual de serviços). Então achei que os 850ml que são trocados em cada troca comum, deveriam sair normalmente (ou pelo menos um valor próximo).

Abs!

dibars
29-03-14, 17:52
No filtro de óleo deve ter ficado uns 100ml.

Cachorro
29-03-14, 22:08
...Verifiquei antes e o mesmo ainda estava no nível correto (próximo do low).

Após colocar os novos 850ml, o nível de óleo no motor voltou próximo ao nível máximo.

Da próxima vez mede a diferença entre o nível mínimo e o máximo da vareta (na hora de colocar o óleo coloca 500ml e mede o nível, depois vai pondo o resto).

Dessa forma tu vai saber quanto sumiu (ou queimou) entre as trocas.

Abs,

Diey
30-03-14, 00:30
A minha Factor em geral baixa 300 ml a cada 1000 km rodado.

roggarcia
30-03-14, 12:51
A minha Factor em geral baixa 300 ml a cada 1000 km rodado.

e mesmo assim na hora da troca recomendada pelo manual (são 3000 p/ a Factor?) o nível estava acima do mínimo?


Abs!!!

dibars
30-03-14, 13:02
A minha xtz tá baixando quase 300ml a cada 1500km. Eu agora tô completando.

dbastos
30-03-14, 19:27
Estranho, quando eu tava trocando o óleo da minha em casa (hj troca na loja mesmo), saia quase tudo, ia uns 800ml de óleo velho +/- Mas também sempre troco o filtro de óleo, mas ainda assim, acho que 500ml muito pouco. Vc disse que o nível estava quase no low, a minha fica sempre próximo ao high, nunca chegou perto do low, naquele visro fica sempre do meio pra cima.

Qual a km da sua? A minha ta com 38 mil e sempre foi assim como descrevi.

nando correa
30-03-14, 21:38
a diferença entre o minimo e o maximo é grande... na yes é em torno de 500ml entre o minimo e o máximo.. e a gente tem que olhar da altura do visor, pq se olhar de cima, parece que nao mas vc se engana.. e mais.. se eu fosse vc, manteria sempre no máximo esse nivel.. nao tem problema, aliás, se vc parar pra pensar, o máximo é muito melhor do que manter no nivel minimo.. e nao adianta olhar com o motor frio, de manha cedo.. a leitura será falsa.. vc tem que aquecer por alguns minutos (2-5min), desligar, esperar mais alguns minutos, nivelar a moto e ler o nivel.. a leitura tem que ser feita com o oleo ainda nas galerias/no cabeçote!! vai por mim!!

é isso.. tomando esse cuidado vc pode trocar de oleo a cada 3000km que nao vai fazer mais mal do que se trocasse a cada 1000km, como a maioria dos mecanicos que ajustam valvulas "no olho" recomendam..

forte abraço

Cachorro
30-03-14, 21:46
A minha Factor em geral baixa 300 ml a cada 1000 km rodado.


K@ráiu, com que km tá essa moto?

300ml em 1000kms é muita coisa!

Abs,

Diey
30-03-14, 21:47
K@ráiu, com que km tá essa moto?

300ml em 1000kms é muita coisa!

Abs,

Sério??
Sempre baixou, desde nova.
Antes eram 200 ml, agora são uns 300 ml.
Ela ta com 43 mil km.

Abs

Cachorro
30-03-14, 22:01
Na boa... eu acho muito sim.

Embora muitos digam que todo motor consome óleo todos sabemos que não é "normal" um motor novo consumir tanto assim.

Mas teus 300mls são justificados pela km da moto, 43k kms já é bastante.

Abs,

pedromartins
30-03-14, 22:46
Sério??
Sempre baixou, desde nova.
Antes eram 200 ml, agora são uns 300 ml.
Ela ta com 43 mil km.

Abs

A minha ta com 33.000 e nao baixa uma gota, to falando serio sai os mesmos 1000ml que ponho.

Diey
30-03-14, 22:51
A minha ta com 33.000 e nao baixa uma gota, to falando serio sai os mesmos 1000ml que ponho.

Pedro, voce tem uma Factor também?

Bom, quando percebi que baixava, fiquei alerta para ver se defeitos iam surgir.
Mas nunca deu nada. Nada em 2 anos. Ela continua redondinha e supereconômica, sem perda do "super" desempenho que tem. kkk

Nao tem a ver uma coisa com a outra, mas na comparação doméstica, o Santana do meu pai baixa 1L a cada 3000km.
Talvez por isso nao acho o fim do mundo quando baixa um pouco no da minha moto.

Só tem que ficar esperto pra nao cair abaixo do mínimo na vareta.
Abs

roggarcia
31-03-14, 13:04
a diferença entre o minimo e o maximo é grande... na yes é em torno de 500ml entre o minimo e o máximo.. e a gente tem que olhar da altura do visor, pq se olhar de cima, parece que nao mas vc se engana.. e mais.. se eu fosse vc, manteria sempre no máximo esse nivel.. nao tem problema, aliás, se vc parar pra pensar, o máximo é muito melhor do que manter no nivel minimo.. e nao adianta olhar com o motor frio, de manha cedo.. a leitura será falsa.. vc tem que aquecer por alguns minutos (2-5min), desligar, esperar mais alguns minutos, nivelar a moto e ler o nivel.. a leitura tem que ser feita com o oleo ainda nas galerias/no cabeçote!! vai por mim!!

é isso.. tomando esse cuidado vc pode trocar de oleo a cada 3000km que nao vai fazer mais mal do que se trocasse a cada 1000km, como a maioria dos mecanicos que ajustam valvulas "no olho" recomendam..

forte abraço

Provavelmente é isso mesmo. Parece que entre High e Low há muito óleo mesmo!! Espero que seja só isso!

- - - Updated - - -


Estranho, quando eu tava trocando o óleo da minha em casa (hj troca na loja mesmo), saia quase tudo, ia uns 800ml de óleo velho +/- Mas também sempre troco o filtro de óleo, mas ainda assim, acho que 500ml muito pouco. Vc disse que o nível estava quase no low, a minha fica sempre próximo ao high, nunca chegou perto do low, naquele visro fica sempre do meio pra cima.

Qual a km da sua? A minha ta com 38 mil e sempre foi assim como descrevi.


A minha tá chegando nos 42 mil!
O antigo dono trocava de mil em mil, agora eu troco de 2.5 a 3 mil mesmo.
Espero que seja o que o Nando Correa citou!!:)

pedromartins
03-04-14, 14:12
Pedro, voce tem uma Factor também?

Bom, quando percebi que baixava, fiquei alerta para ver se defeitos iam surgir.
Mas nunca deu nada. Nada em 2 anos. Ela continua redondinha e supereconômica, sem perda do "super" desempenho que tem. kkk

Nao tem a ver uma coisa com a outra, mas na comparação doméstica, o Santana do meu pai baixa 1L a cada 3000km.
Talvez por isso nao acho o fim do mundo quando baixa um pouco no da minha moto.

Só tem que ficar esperto pra nao cair abaixo do mínimo na vareta.
Abs

Sim, tenho uma Factor ED azul 2009 das primeiras, a Yamaha a descontinuou porque andava como a Fazer 250 devido a cor que é metálica, repare que as novas não são assim. :D

Ela nao baixa nem 10ml de oleo nao fuma nem nada e ta com 33.000 km.

rafinhabastos
04-04-14, 23:07
Só um complemento no assunto, não sei qual a recomendação da Yamaha, mas no manual das Titans, a Honda recomenda completar o nível a cada 1000Km (ao contrário do que muitos dizem, que tem que trocar), por que baixa mesmo, é normal, e a cada 4000Km sim, fazer a troca total do óleo.