PDA

Ver Versão Completa : Empeno de aro na XTZ125



Ratoeira450
02-04-14, 10:22
Bom dia galera.

Minha mãe sempre disse para não pegar coisas xos outros emprestada, mas como bom filho que sou peguei a XTZ125 de um amigo pra ir trabalhar um dia em que estava atrasado.

Devia ter ouvido os conselhos, pq não foi 1km e tomei uma fechada de uma caminhonete que provavelmente até agora não sabe que eu estaba lá. Resultado: fui com tudo pra cima do meio-fio. Alias, era tão alto que estava mais para um "fio-inteiro"! imagino que se eu estivesse com qualquer moto baixa eu teria me ferrado seriamente e nem estaria aqui pra escrever isto. Talvez nem vivo estovesse.

Mas enfim, consegui não cair da moto que absorveu todo o impacto. Vamos aos danos:





E então, tem salvação ou eu tenho que comprar aros novos? Será que pode ter afetado a suspa também?

https://24.media.tumblr.com/313b9b1dfd07c370b0d5a594b2d81454/tumblr_n3en9icPnH1sgeya6o1_1280.jpg

- - - Updated - - -

A traseira também foi afetada:

https://31.media.tumblr.com/8e64eed6b98408f76a4489d81e5a7ca4/tumblr_n3en9icPnH1sgeya6o2_1280.jpg

- - - Updated - - -

Um detalhe adicional: ela está vibrando muito, mas não fica bamba. Culpa dos amassados ou sinal de desalinhamento/dano na suspensão?

Bruno Rafael
02-04-14, 10:30
caramba..... mta sorte não ter caido ou dar de frente com um muro, sorte tbm dos pneus não terem sido cortados pelo visto nem a câmara de ar furou, mas pelo pouco que conheço de moto acredito que os dois aros estão mortos, pode até aparecer um "profissional" que desamasse eles, mas a estabilidade da moto não será a mesma.

beralde
02-04-14, 10:33
Tem que ver se a bengala não está torta/vazando, ver mesa, caixa de direção... Dependendo da força da porrada é isso, apesar que eu acho que deva estar tudo inteiro... A vibração deve ser só do aro mesmo...

cleverson80
02-04-14, 10:34
Como deu quina acredito que tenha que trocar. Quanto a suspensão eu pediria um mecânico para conferir, pelo empeno na roda podem ter empenado um pouco o cilindro interno.

Enviado usando meu 3310 usando o Tapatalk.

somniu
02-04-14, 11:00
caramba.. ainda foi os dois.. sou meio ogro pra pilotar por isso vivo empenando aro (não tanto como o seu hehe).. tem uma oficina aqui perto de casa que tem uma maquina que recupera o aro.. deixa alinhadinho, já levei pra recuperar duas vezes. Eles cobrão 30 reais cada um. Mais não são todas oficinas que fazem este serviço..

Ratoeira450
02-04-14, 11:15
caramba..... mta sorte não ter caido ou dar de frente com um muro, sorte tbm dos pneus não terem sido cortados pelo visto nem a câmara de ar furou, mas pelo pouco que conheço de moto acredito que os dois aros estão mortos, pode até aparecer um "profissional" que desamasse eles, mas a estabilidade da moto não será a mesma.

Não peguei muro nenhum pq aconteceu em uma rotatória, devo ter decolado mais de 3 metros. Imagino que aterrisar na grama tenha me salvado em parte também. Talvez o fato dos pneus serem novos contribui para sobreviverem o impacto.

- - - Updated - - -


Tem que ver se a bengala não está torta/vazando, ver mesa, caixa de direção... Dependendo da força da porrada é isso, apesar que eu acho que deva estar tudo inteiro... A vibração deve ser só do aro mesmo...

Bengala vazando não está, mas o paralama não está na mesma linha da roda... desalinhamento explicaria ou é caso de problema na mesa? Comoeu verifico a caixa de direção?
Tenho medo dessa brincadeira sair absirdamente cara!

- - - Updated - - -


caramba.. ainda foi os dois.. sou meio ogro pra pilotar por isso vivo empenando aro (não tanto como o seu hehe).. tem uma oficina aqui perto de casa que tem uma maquina que recupera o aro.. deixa alinhadinho, já levei pra recuperar duas vezes. Eles cobrão 30 reais cada um. Mais não são todas oficinas que fazem este serviço..

Ainda vou caçar uma oficina que faça isso nesta cidade. O problema é que a cidade tem nem 10mil habitantes, então fica difícil!

- - - Updated - - -


Como deu quina acredito que tenha que trocar. Quanto a suspensão eu pediria um mecânico para conferir, pelo empeno na roda podem ter empenado um pouco o cilindro interno.

Enviado usando meu 3310 usando o Tapatalk.

Amigo, você que é de Itabirito sabe se tem mecânico pra isso na região de Ouro Branco?

Eduardo Toda
02-04-14, 11:19
Melhor trocar. Se quiser ir adiantando compra os raios também, senão o mecânico vai ter de desmontar um por um os niples dos raios, se estiverem encardidos e emperrados o cara vai chiar pra caramba. Se tiver raios novos o cara bate um alicate e corta os raios, coloca o raio e o aro novo, dá uma ajustada para ver se não ficou ovalizada ou desbalanceada 2X (frente e atrás) e pronto, o serviço demora....

Diey
02-04-14, 11:32
Melhor trocar. Cada aro deve estar por volta dos 100. Mais a mao de obra para desmontar as rodas antigas e montar as novas.
Além dos possíveis problemas nas suspensões.

Minha família é de Ouro Preto, sei que tem oficina competente lá.
Essa oficina é boa, já comprei e fiz serviços lá.
https://plus.google.com/111498663169035514488/about?gl=br&hl=pt-BR

Abs e boa sorte

beralde
02-04-14, 11:34
Bengala vazando não está, mas o paralama não está na mesma linha da roda... desalinhamento explicaria ou é caso de problema na mesa? Comoeu verifico a caixa de direção?
Tenho medo dessa brincadeira sair absirdamente cara!


Solta os parafusos das mesas, da uma alinhada e reaperta, se não empenou deve ficar ok. A caixa de direção vc vira devagar pros dois lados e ve se tem alguma "resistencia" pra algum dos lados, depois com a roda dianteira fora do chão tenta balançar a direção pra frente e pra tras assim pra ver se tem folga
http://www.clubedasmotocas.com/portal/images/stories/materias/diy/revisao-pos-trilha/revisao-pos-trilha-11.jpg

chriskopsch
02-04-14, 11:55
Por isso não empresto minha moto nem carro pra ngm.....

E os aros é melhor trocar...

Ratoeira450
02-04-14, 12:06
Melhor trocar. Se quiser ir adiantando compra os raios também, senão o mecânico vai ter de desmontar um por um os niples dos raios, se estiverem encardidos e emperrados o cara vai chiar pra caramba. Se tiver raios novos o cara bate um alicate e corta os raios, coloca o raio e o aro novo, dá uma ajustada para ver se não ficou ovalizada ou desbalanceada 2X (frente e atrás) e pronto, o serviço demora....

Imagino que seja mesmo um serviço demorado... Mas alguma idéia do quão demorado?

- - - Updated - - -


Melhor trocar. Cada aro deve estar por volta dos 100. Mais a mao de obra para desmontar as rodas antigas e montar as novas.
Além dos possíveis problemas nas suspensões.

Minha família é de Ouro Preto, sei que tem oficina competente lá.
Essa oficina é boa, já comprei e fiz serviços lá.
https://plus.google.com/111498663169035514488/about?gl=br&hl=pt-BR

Abs e boa sorte

Liguei pra eles, ficaria a 65 o dianteiro, 75 o aro traseiro e 20 Reais cada jogo de raios. Alguém sabe se é por aí mesmo o preço?

- - - Updated - - -


Solta os parafusos das mesas, da uma alinhada e reaperta, se não empenou deve ficar ok. A caixa de direção vc vira devagar pros dois lados e ve se tem alguma "resistencia" pra algum dos lados, depois com a roda dianteira fora do chão tenta balançar a direção pra frente e pra tras assim pra ver se tem folga


Entendi, obrigado! Assim que chegar em casa posto o resultado.

- - - Updated - - -


Por isso não empresto minha moto nem carro pra ngm.....

E os aros é melhor trocar...

Então cara, estou me sentindo mal por ter empenado, mas nem tanto por ter pego emprestado... foi mais um acidente, eu não estava fazendo nada erado.

cleverson80
02-04-14, 12:12
- - - Updated - - -

Amigo, você que é de Itabirito sabe se tem mecânico pra isso na região de Ouro Branco?
Aqui na região não conheço quem faça o esse tipo de serviço, lembro que fiz uma vez quando tinha a CG em uma oficina na Pedro II em BH, especializada em recuperar aros , como não gostei do serviço eu partiria para aros novos.


Enviado usando meu 3310 usando o Tapatalk.

dibars
02-04-14, 13:35
Se fosse a minha XTZ eu aproveitava e colocava um aro de alumínio com aro reforçado. Fala com teu amigo e dividam esse gasto. Pelo menos a moto ficaria top.

Carlos Henrique
02-04-14, 16:17
Dai vem o ditado da XTZ ser guerreira hehehe
XTZ é pau pra toda obra!
Enfim, coloca um aro viper ou three heads de aluminio que sai mais barato que os originais e sao melhores! E agradeça a seu anjo da guarda por vc esta bem e a moto nao ter acontecido nada!

Diey
02-04-14, 16:47
Three Heads não indico.
Os que instalei na minha antiga Factor amassaram só de olhar pra eles.

Ratoeira450
02-04-14, 21:14
Se fosse a minha XTZ eu aproveitava e colocava um aro de alumínio com aro reforçado. Fala com teu amigo e dividam esse gasto. Pelo menos a moto ficaria top.

Então, cheguei a comentar com ele. Mas ele tem a moto só como meio de transporte, e não vê vantagem.

- - - Updated - - -


Dai vem o ditado da XTZ ser guerreira hehehe
XTZ é pau pra toda obra!
Enfim, coloca um aro viper ou three heads de aluminio que sai mais barato que os originais e sao melhores! E agradeça a seu anjo da guarda por vc esta bem e a moto nao ter acontecido nada!

Depois dessa estou mesmo pensando em comprar uma pra mim! É bem verdade que sempre a "pequena notável" que sempre me chamou atenção, mas agora passei a gostar ainda mais.

Carlos Henrique
03-04-14, 08:20
Então, cheguei a comentar com ele. Mas ele tem a moto só como meio de transporte, e não vê vantagem.

- - - Updated - - -



Depois dessa estou mesmo pensando em comprar uma pra mim! É bem verdade que sempre a "pequena notável" que sempre me chamou atenção, mas agora passei a gostar ainda mais.
Vai fazer um otimo negocio, tive uma e foi só felicidades!