PDA

Ver Versão Completa : Relação x Economia



Zanca
07-04-14, 10:15
Pessoal como tiver que trocar o cubo da minha moto e para não ficar parado coloquei um aro que tinha em casa de uma Hunter 125, a coroa dela é 39 dente ai coloquei o pinhão também de 15 dentes fiquei com o pé atras de deixar o 14 dentes, e para minha surpresa a moto fez 33 km/l antes na relação original não passava dos 24 km/l essa economia tem mesmo a ver com a relação, alem do mais a moto bateu na descida "claro" 140 km/l sendo que antes chegava só a 130 km/l, to pensando em colocar um relação reduzida nela o problema que na subida tem que reduzir se não não sobe.

FELIPEOLIVEIRA
07-04-14, 10:53
Acho que tem a ver siim, pelo que parece a modo roda mais "livre" forçando menos pistão/valvulas e assim diminuindo o gasto ( se eu estiver errado alguém me corrija quero aprender)

RDSantos
07-04-14, 19:35
No caso, o que vc fez foi "alongar" a relação da moto, fica mais econômica em rodovias ou áreas planas, mas em compensação fica mais fraca principalmente em subida ou se tiver garupa, ai vc terá de esguelar a bixinha, ai vai acabar bebendo mais.

TudiBão
07-04-14, 20:09
Basta se imaginar em uma bicicleta, todas as suas perguntas sobre relação serão respondidas assim

irai
07-04-14, 23:07
Dependendo do teu estilo de pilotagem, do percurso que tu faz, e das características da moto, o resultado de alongar ou reduzir a relação pode ser diferente. Na GSR eu notei uma timida melhora no consumo, ja na XT o melhor resultado de consumo foi com a relação encurtada, penso que porque acabei usando menos a quarta marcha, e mais a quinta.

Zanca
08-04-14, 07:24
é tipo meu trajeto mais rodovia tem uma subida onde percebo que ela pena para subir mas não forço não, mas como os dentes não batia com a corrente antiga troquei voltei a original porem não sabia a original das 99 tem coroa 43 e tava com 44 dentes, vamos ver como vai reagir agora pois ganhei a relação não posso jogar fora