PDA

Ver Versão Completa : Volante do Motor



CG96
22-04-14, 20:36
Eae galera, o volante do motor serve para estabilizar o motor, tem a ver com giro e tal. Andei pesquisando sobre aliviar volante, mas será que tem como colocar o de outra moto :confused: ??? Colocar o de Rd em uma Cg, ou algum mais leve de outra moto? Valeu

irai
22-04-14, 22:37
Dá pra tornear o original, ou fazer um de alumínio, acho que o original da RD não é dos mais leves, pois alterar o volante é uma modificação comum nas RDs. Até onde sei, não muda muito a potência final, mas diminui a inércia do conjunto, deixando as respostas mais rápidas.

coreanas
22-04-14, 22:56
O ganho é quase nenhum. E o que se ganha em potência se perde mais em torque e vibração, que rouba potência. Bobagem das grandes. Bota um comandinho e acerta a carburação, se quiser algo melhor dá uma otimizada blueprinting no cabeçote que vc ganha muito mais.

https://www.youtube.com/watch?v=l64qbk3QEIY

chiccoli
23-04-14, 09:14
eu vi uma vez num video, a diferença de um carro do msm jeito original e depois de aliviado as peças do motor. o arranque era outro. mas pra andar de boa não prestava, fritava muita embreagem pra sair.

Stone
23-04-14, 14:00
Se ganha de um lado mas se perde em outro. Eu particularmente não gosto de aliviar muito o volante,

Fazendo isso configuramos o motor a render um pouco mais em altas rotações, mas na maioria dos casos todo o resto do conjunto é configurado para médias rotações, então é uma coisa que não vale a pena, a não ser que se trabalhe todo o conjunto pra altas rotações.

Como por exemplo uma CRF 250R, o volante dela deve pesar 10x menos que de uma CG, mas o motor todo é feito pra render em alta, aí sim o troço funciona bem!

Já uma CRF 230 o povo tem a mania de aliviar o volante e muitas vezes até o virabrequim, mas a configuração do motor todo é pra torque, pra baixa e média rotação, aí não funciona legal...

Tem que trabalhar o conjunto todo com harmonia pra se ter um bom rendimento

chiccoli
23-04-14, 14:34
Se ganha de um lado mas se perde em outro. Eu particularmente não gosto de aliviar muito o volante,

Fazendo isso configuramos o motor a render um pouco mais em altas rotações, mas na maioria dos casos todo o resto do conjunto é configurado para médias rotações, então é uma coisa que não vale a pena, a não ser que se trabalhe todo o conjunto pra altas rotações.

Como por exemplo uma CRF 250R, o volante dela deve pesar 10x menos que de uma CG, mas o motor todo é feito pra render em alta, aí sim o troço funciona bem!

Já uma CRF 230 o povo tem a mania de aliviar o volante e muitas vezes até o virabrequim, mas a configuração do motor todo é pra torque, pra baixa e média rotação, aí não funciona legal...

Tem que trabalhar o conjunto todo com harmonia pra se ter um bom rendimento

tratando o tópico como preparação agora..,
o que seria o ideal pra se tornar um motor de alta ?

redução do peso do magneto, virabrequim, ver o que da pra se tirar do pitão e um comando ?

Stone
23-04-14, 14:45
Motor de alta tem que ter... comando bastante forte, válvulas grandes, dutos grandes, carburador grande, ignição que adiante bastante o ponto, pistão grande, pouco curso, taxa alta, e um conjunto leve, mas não é só aliviar o volante, tem que ser tudo leve inclusive molas de válvulas, válvulas, magneto, pistão, biela, etc. Se o motor tiver bastante curso, ou pistão quase do mesmo tamanho do curso já não é um motor de alta, portanto não adianta querer fazer com que seja um motor de alta se não trabalhar todo o conjunto. Um dos caras top que correm no veloterra por aqui na categoria 150 diminuiu o curso do vira e aumentou o pistão pra permanecer as 150cc, fazendo isso e trabalhando o resto do conjunto ele fez um motor de alta, escutando de longe parece uma 250r andando!

irai
23-04-14, 18:14
bah, ótima explicação, Stone. Eu entendo bem pouco de mecânica e preparação, então é sempre bom prestar atenção em quem entende.

Stone
23-04-14, 18:38
Eu não sou nenhum expert em preparação, mas já li muito a respeito, artigos, livros, apostilas, participo de fóruns internacionais, etc. Em toda preparação que faço, faço diversos cálculos, isso até hoje sempre funcionou e tem me dado ótimos resultados!

coreanas
23-04-14, 18:45
Motor de alta tem que ter... comando bastante forte, válvulas grandes, dutos grandes, carburador grande, ignição que adiante bastante o ponto, pistão grande, pouco curso, taxa alta, e um conjunto leve, mas não é só aliviar o volante, tem que ser tudo leve inclusive molas de válvulas, válvulas, magneto, pistão, biela, etc. Se o motor tiver bastante curso, ou pistão quase do mesmo tamanho do curso já não é um motor de alta, portanto não adianta querer fazer com que seja um motor de alta se não trabalhar todo o conjunto. Um dos caras top que correm no veloterra por aqui na categoria 150 diminuiu o curso do vira e aumentou o pistão pra permanecer as 150cc, fazendo isso e trabalhando o resto do conjunto ele fez um motor de alta, escutando de longe parece uma 250r andando!

Por isso que APzeiro prefere 1.8 e até 1.6 do que 2.0 pra preparar (dizem que os primeiros passat 1.5 eram os melhores).

Já a CRF é de longo curso, característica herdada da Strada (sim a CRF230 tem um motor de Strada melhorado) é um raro exemplo de curso maior que o diâmetro, seu negócio é torque em baixa, imagino usaram esse motor para saídas de curva e retomada.

Stone
23-04-14, 19:21
Bem isso!

Vi um motor de 230 que o cara aliviou o magneto e o virabrequim tudo que dava e colocou um pino cursado e colocou um comando de alta. Ficou uma bomba, metade do motor preparado pra alta e metade pra torque....