PDA

Ver Versão Completa : Amaciar o motor - o confronto final!



jobarte
23-04-14, 21:24
Boa noite a todos, eu sei que ja existem tópicos sobre o assunto, porém, eu vou fazer diferente desta vez.

Eu pergunto a amigos sobre amaciar o motor e os argumentos dos dois lados são convincentes.

Amaciar o motor acelerando ao máximo logo ao sair da CC
Argumento: Se você não acelerar com tudo, o motor não vai chegar a sua performance máxima e com isto você sempre vai ter um motor meia boca

Amaciar o motor aumentando a velocidade devagar conforme vão passando os km
Argumento: Uma pessoa que acabou de entrar na academia não consegue levantar um peso de 50kg logo de cara, então, ele deve começar com 10kg, 15, 20 e por ai vai, ou seja, o motor tem que ir se acostumando com a velocidade e amaciamento.


Então para fechar de uma forma interessante, vamos fazer assim, quem concorda com o primeiro, apenas coloque "acelerar tudo", quem concordar com o segundo termo, coloque "aumentar velocidade devagar"

Ao final, vou contar o que teve mais votos e pronto :)

O objetivo disto é que estou tentando fechar a negociação para comprar minha Crosser e não estou afim de moto que não consegue nem subir morro direito.

Daud
23-04-14, 21:30
aumentar velocidade devagar
Acredito que o melhor é seguir o manual de quem mesmo fez a moto. EU ficaria até uns 1200km sem "dar pau" no motor, pra deixar ele meio que acostumado como tu mesmo disse e depois acelerar o quanto quiser.

allan gouveia
23-04-14, 21:53
Não fiz nem um nem outro :D
Fiz o motor de minha tw, andei uns 500Km mais ou menos na manha, aos 500 e poucos KM/s troquei o óleo já que a embreagem estava gasta e tive que substituir os discos, depois disso coloquei minha pequena Honda p andar sem pena 130/140km/h com garupa :p, até o momento não tive problemas. Acho que 500 Km já está de bom tamanho, é quase impossível segurar a mão logo que compramos a moto ou fazemos o motor hehehe.

hbrasil
23-04-14, 21:58
Aumentar velocidade devagar.

Kkkkkk

emerson merighi
23-04-14, 22:56
comparar a gente na academia com um motor foi muito engrado...nao tem nada a ver, a gente cansa o motor nao....e apenas uma maquina, um ser humano e uma coisa infinitamente mais complexa, importante, interessante...basta dizer que um e obra do homem, e o outro e obra de Deus.

Cachorro
23-04-14, 23:02
Ferro não amacia, apenas as tolerâncias das folgas se assentam.

Isso ocorre após um pequeno período de uso, tipo algumas horas.

Tem outras coisas assim, depois que acostuma com o movimento pode socar com força uahsuashsa

Abs,

irai
23-04-14, 23:34
Amaciar o motor é facil: Siga o manual. Uma porção de engenheiros trabalhou alguns anos para desenvolver o tal motor, se eles dizem que determinado procedimento deve ser feito daquela forma, é porque realmente deve ser feito daquela forma, eles desenharam o troço, cada parafuso, cada solda, então cabe ao consumidor ser racional e seguir o procedimento indicado pelo fabricante.

Cachorro
23-04-14, 23:58
Amaciar o motor é facil: Siga o manual. Uma porção de engenheiros trabalhou alguns anos para desenvolver o tal motor, se eles dizem que determinado procedimento deve ser feito daquela forma, é porque realmente deve ser feito daquela forma,

Não necessariamente.

Existe um fator de cagaço gigantesco quando se trata desse assunto.

Uma motinho que dá 140km/h no talo tá muito sujeita a quebrar, então, pra minimizar os riscos disso acontecer, recomendam não ultrapassar certas velocidades e rotações.

Abs,

jorgetfs
24-04-14, 00:08
bem, eletroboy tem sua biz100 que quase sempre ta lá dando mais de 100km/h, diz ele comprar a moto com 5k km rodados, e desde então nunca teve dó, a moto nunca deu um problema serio no motor e anda bem... conheço muita gente que amacia dando pau no motor e ta de boa, mas prefiro seguir o manual
abs

coreanas
24-04-14, 00:41
Imagine que tudo foi recém usinado. Existem pequenas rebarbas, resíduos de fabricação como cola, junta, muito metal e sabe-se lá mais o quê por melhor que seja o CQ da montadora. Todo esse material, micropartículas, vão parar no óleo que vai funcionar como um abrasivo. E tem tolerâncias apertadas, peças que não se assentaram, principalmente anéis. Se voce socar de primeira vai agredir esses peças, causar pontos de alta temperatura e até riscos indesejáveis. O normal e rodar beeeemmmm macio, mas não tão devagar a ponto de "martelar" por falta de giro, até 500 km, trocar o óleo e filtro, aí sim com o óleo mais limpo e as peças razoávelemte assentadas ir subindo a as rotações digamos, a cada 100 km. Em todas essas situações alternando a tocada, gira um pouco mais, um pouco menos. Eventualmente pode dar uma giradinhas mais altas alguns segundos.

Esse negócio de 'amaciar no pau" é lenda.

nando correa
24-04-14, 10:18
eu simplesmente nao vejo lógica... o motor vai girar do mesmo jeito.. só que rapido vai dar mais conicidade no cilindro.. ou seja.. se forçar seu motor com óleo cheio de abrasivos ele vai durar menos.. eu nao caia nessa conversa fiada;;

augustothalison
24-04-14, 13:48
Siga o manual, diferente do governo os engenheiros que projetaram sua moto querem a melhor performance pra ela...

somniu
24-04-14, 14:16
no manual da minha vem dizendo pra não passar dos 80Km/h.. se vc mora em uma cidade pequena ate que da pra segurar.. dependendo do lugar que vc for não tem como andar abaixo disso..
Na minha nos primeiros km não deixava passar de 100km/h com o tempo, principalmente depois da primeira troca de oleo fui forçando ela aos poucos..
esse negocio de amaciar o motor é igual o tempo de troca de oleo.. cada um diz uma coisa. E ate onde eu sei o motor vem pré amaciado de fabrica.. e o ideal é esquentar o motor antes de sair andando

Liberato RJ
24-04-14, 16:01
Da mesma forma que fiz na Bros2013 estou fazendo na CG2014 saí da cc e peguei uma rodovia pra ir pra casa/trabalho...
Rodando à 100km/h...
Não chego ao extremo, mas tb não fico com medo de andar...


Enviado usando Tapatalk no MotoX

halvaro
24-04-14, 16:56
O objetivo disto é que estou tentando fechar a negociação para comprar minha Crosser e não estou afim de moto que não consegue nem subir morro direito.

Não faz sentido algum isso, qualquer moto, Crosser ou qualquer outra tem periodo de amaciamento estipulado no manual, basta seguir o que está la e não ficar inventando coisa nem seguindo papo dos outros

E outra, a recomendação do manual não tem absolutamente nada a ver com a equivocada comparação que vc fez com pessoas numa academia

Defeacer
24-04-14, 19:23
Acho a palavra amaciamento muito tosca pra um objeto de ferro.

Alguém está estudando nesse momento pra desenvolver motos, esse alguém vai colocar no manual o que deve ser feito em relação ao amaciamento, só seguir.

Não creio que exista uma regra geral, da mesma forma que muitas motos são recomendadas trocar óleo de 3 em 3 mil, e alguns trocam de 1 mil e 1 mil, o amaciamento seria a mesma coisa.

Renfer
24-04-14, 22:25
Cara e o seguinte fiz uma preparaçao em minha fan 150 aos 11.000km kit 190, comandao, escape, cabeçote otimizado, relaçao reduzida, Vou ser sincero nao resisti ja nos 200km ja começei a esguelar o motorzin e de boa hoje esta com 600 km depois do preparo para ser sincero depois do pau ela melhorou d+ o motor se solta logo depois dos primeiros 500km, Nao e preciso seguir a risca o manual!!!

coreanas
24-04-14, 23:07
Aí não achismo nem filosofia de buteco, TEM que ir mais na manha pelo menos até a primeira troca, 500 km. E o motor DE MOTO não vem amaciado de fábrica. O primeiro giro se dá na concessionária, ao contrário de carro que roda uns 10 km em testes de fábrica. Lógico que não precisa ser radical, se precisar subir um morro e dar giro, ou andar um pouco mais numa rodovia não vai ferrar. O que não pode é tirar da concessionaria e sair ralando na red line.

JGuillen
25-04-14, 08:17
Eu sigo as orientações de amaciamento de motor pelo manual. Embora creio que essa questão do amaciamento está mais ligada a confiabilidade e segurança do que ao fato de diminuir a vida util. Lógico que há diminuição da vida útil ao longo do tempo, que na verdade é uma aceleração do desgaste.

Em carros, hoje em dia, não há mais esse amaciamento - pelo que consultei nos manuais dos fabricantes, apenas recomendações para não haver abusos - e só ocorre a troca do óleo aos 5.000km com óleo mineral, ou aos 10.000kms, com óleos sintéticos. A diferença nos carros é que os discos de embreagem não ficam banhados no mesmo óleo do carter, então a história das tais limalhas de ferro não se aplicam tanto aos carros.

Em engenharia, se voces procurarem por curva da banheira no google, verão que a probabilidade de falhas é maior no início da vida útil, por falhas prematuras ou no fim da vida útil. Estas falhas prematuras são por defeito de fabricação ou falha na montagem.

Agora, imagina um defeito de fabricação que leve a uma quebra prematura em uma bomba de óleo, um disco de embreagem, uma mola de válvula, um pistão, um virabrequim, um cubo de roda, ou o freio. E isso em uma moto, que só tem duas rodas, em que o cidadão resolveu levá-la ao limite no início de sua vida útil, qualquer falha é chão e morte quase com certeza.

Essa mesma falha em um carro, trará infinitamente menor fatalidade do que em uma moto, devido à proteção do chassi e ao fato de ter 4 rodas.

Então, creio que essa questão de amaciamento é mais precaução das montadoras com a vida dos clientes para não ter problema com processos e publicidade negativa.

Lí uma reportagem na duas rodas, que algumas ou todas (não lembro agora) as motos da honda são testadas na fábrica, os operadores tem uma bateria presa na cintura e injetam gasolina direto no carburador ou injeção e andam em roletes tipo os de dinamômetro. E, algumas motos de alguns lotes, por amostragem são testadas na pista da fábrica.
http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/com-nova-unidade-honda-podera-produzir-milhoes-de-motos/

Lógico que este controle de qualidade funciona com montadoras de renome, e não é tão rígido com as xing-lings, nem na fabricação e nem na montagem.

chiccoli
25-04-14, 09:20
Eu vou abaixo de 3 mil rpm até uns 200km, até uns 5,6 mil rpm até os 500. troco o oleo e o filtro. ai até os 1000 eu pego um pouco de pista, coisa do tipo, sem forçar posso até chegar na rotação alta, mas em marcha alta, sem esmirilhar. troco oleo com 1000km, vou no uso normal mais agressivo até uns 4 mil km. depois que passou dos 4 mil km, ai acaba a vida boa do motor. deixo fritar que nem F1. pois afinal, é pro meu uso do meu jeito e não pra ficar alisando.

coreanas
25-04-14, 15:01
Eu vou abaixo de 3 mil rpm até uns 200km, até uns 5,6 mil rpm até os 500. troco o oleo e o filtro. ai até os 1000 eu pego um pouco de pista, coisa do tipo, sem forçar posso até chegar na rotação alta, mas em marcha alta, sem esmirilhar. troco oleo com 1000km, vou no uso normal mais agressivo até uns 4 mil km. depois que passou dos 4 mil km, ai acaba a vida boa do motor. deixo fritar que nem F1. pois afinal, é pro meu uso do meu jeito e não pra ficar alisando.


Esse é o jeito certo.

Edim silva
25-04-14, 18:54
Vou na manha, andando legal só depois de uns 1000km!

jobarte
28-04-14, 19:15
Boa noite a todos,

Grato pelas respostas, vamos la para alguns pontos.

- Minha Crosser ta quase na mão, falta assinar algumas coisas, depois posto foto para ganhar os parabens :)
- Não confio muito em manual, pois já vi muita divergência entre manuais citando as mesmas coisas (CG 150 e Bros 150 por exemplo) e o último manual que li da Yamaha dizia que a pressão do pneu traseiro da Factor quando se usa garupa é 41 psi, sendo que todos os borracheiros que conheço condenaram isto dizendo que o máximo que eu devia colocar é 32 psi.
- O que eu disse do homem na academia foi apenas uma analogia que usaram para me explicar o porque do amaciamento.
- Como eu disse, vou fazer o que a maioria disse, que é ir na manha, mas vou além, vou na manha até os 1500km ou até mesmo aos 2000km.

Agora, estou com uma dúvida, eu vi muitos posts falando sobre a troca de filtro aos 500km, que troca é esta que eu desconheço?

Grato a todos.

Motaro
28-04-14, 22:45
Eu nem posso opinar. Não passo dos 5 mil rpm nem depois de anos com a moto, rs...
Brincadeiras a parte, acho que na manha é melhor. Tudo com que vc toma amis cuidado, é melhor, dura mais.

coreanas
29-04-14, 02:18
Agora, estou com uma dúvida, eu vi muitos posts falando sobre a troca de filtro aos 500km, que troca é esta que eu desconheço?

Grato a todos.


Muitos não citam, mas se leu meus posts sabe que existem detritos de usinagem e montagem na primeira troca, então é lógico que tem que trocar o filtro. Filtro custa merreca e é muito fácil de trocar, então o risco é muito grande pelo pequeno gasto a mais. Certo certo mesmo é trocar o filtro em toda troca de óleo, mas muitos recomendam trocar o filtro a cada duas trocas de óleo.

*&*#$%** vou ter que trocar o teclado, este ainda está com maresia de quando morava na praia, come letra.

irai
29-04-14, 06:32
A bem da real, as propriedades do óleo deterioram-se muito pouco com o tempo, então faria sentido trocar o filtro e apenas completar o óleo, o pouco óleo novo colocado de quando em quando deve ser o bastante para manter as propriedades lubrificantes dentro das especificações recomendadas, enquanto o filtro sempre novo se encarregaria de limpa-lo. Meu avô fazia isso nos carros dele, e nunca davam problemas de motor.

halvaro
29-04-14, 08:58
Boa noite a todos,

Grato pelas respostas, vamos la para alguns pontos.

- Minha Crosser ta quase na mão, falta assinar algumas coisas, depois posto foto para ganhar os parabens :)
- Não confio muito em manual, pois já vi muita divergência entre manuais citando as mesmas coisas (CG 150 e Bros 150 por exemplo) e o último manual que li da Yamaha dizia que a pressão do pneu traseiro da Factor quando se usa garupa é 41 psi, sendo que todos os borracheiros que conheço condenaram isto dizendo que o máximo que eu devia colocar é 32 psi.
- O que eu disse do homem na academia foi apenas uma analogia que usaram para me explicar o porque do amaciamento.
- Como eu disse, vou fazer o que a maioria disse, que é ir na manha, mas vou além, vou na manha até os 1500km ou até mesmo aos 2000km.

Agora, estou com uma dúvida, eu vi muitos posts falando sobre a troca de filtro aos 500km, que troca é esta que eu desconheço?

Grato a todos.

Se vc prefere acreditar no borracheiro que no manual que foi produzido pelos engenheiros que projetaram a moto, vc não ta num bom caminho

Mas que bom que vai seguir a opinião mais equilibrada da maioria daqui, parabéns pela nova motoca, esperamos as fotos

Ao invés de inventar teorias e seguir opinião de leigos, melhor seguir o manual, se der algum problema pelo menos vc ta embasado para reclamar de alguma coisa

abs

alligator999
29-04-14, 09:49
Boa noite a todos,

Grato pelas respostas, vamos la para alguns pontos.

- Minha Crosser ta quase na mão, falta assinar algumas coisas, depois posto foto para ganhar os parabens :)
- Não confio muito em manual, pois já vi muita divergência entre manuais citando as mesmas coisas (CG 150 e Bros 150 por exemplo) e o último manual que li da Yamaha dizia que a pressão do pneu traseiro da Factor quando se usa garupa é 41 psi, sendo que todos os borracheiros que conheço condenaram isto dizendo que o máximo que eu devia colocar é 32 psi.
- O que eu disse do homem na academia foi apenas uma analogia que usaram para me explicar o porque do amaciamento.
- Como eu disse, vou fazer o que a maioria disse, que é ir na manha, mas vou além, vou na manha até os 1500km ou até mesmo aos 2000km.

Agora, estou com uma dúvida, eu vi muitos posts falando sobre a troca de filtro aos 500km, que troca é esta que eu desconheço?

Grato a todos.

1º Por quê você confia mais no mecânico do que no manual? Quem tem masi vantagens se o seu pneu não durar o suficiente? Na média brasileiro não acredita em médico, prefere acreditar no farmacêutico ou então no amigo de bar; não acredita em Eng Civil, prefere acreditar no pedreiro; não acredita em Eng Mecânico, prefere acreditar no mecânico ou amigo mexânico. Antes de qq coisa não estou esnobando o conhecimento prático, mas este normalmente não acompanha as minúcias de novos materiais.
2º Esse negócio de 500km é mito! Se qualquer um for hoje a uma empresa fabricante de partes do motor verá que não existem mais rebarbas! Simplesmente siga a orientação do manual.

E sim, eu sou engenheiro mecânico! ;)

Matrix
29-04-14, 12:45
Acredito que o mais responsável é seguir o manual. Quem escreveu deve saber do que ta falando.

mdorigon
29-04-14, 15:57
Olha, tive duas pequenas suzukis zero e segui o manual e os motores estão ai até hj pra contar historia... segue os procedimentos. Agora uma coisa legal que foi dita aqui...a troca de mil km ser feita por conta propria com 500 km, trocando o filtro de oleo. Achei interessante, talvez não va aumentar muito a vida util, mas tem sua logica. Em fim... bons km de alegria

clardes
30-04-14, 19:43
Boa noite a todos!

Amaciar motor... tema controverso né?
O Manual diz uma coisa, o mecânico diz outra, e o colega do primo da namorada tem uma terceira opinião.
Fato é que com o passar do tempo você sente o motor mais solto, ganhar rotação mais rapidamente.

Atualmente percebe-se isso em menor intensidade, os processos de usinagens estão cada vez mais precisos, eliminando grandes diferenças em medidas e as tais rebarbas.
Em um motor retificado, você percebe isso com muita intensidade, foi feito fora da fábrica, o processo de amaciamento se torna mais delicado.

Em motores novos sempre segui um pouco do que sugere o manual, mesclando com uma dose de "inadimplência" e nunca tive problemas com eles.
No manual da minha moto atual fala para não ultrapassar os 5K RPM, mas como meu trajeto é grande parte feito em estrada, isso acaba não sendo possível.
Antes dos primeiros 1000 km rodados, as vezes estava a 6,5K RPM ou 7K, mas por curtos períodos de tempo, nunca ando na mesma rotação por muito tempo, nem depois de amaciado, as vezes andava dentro dos 5K RPM e até abaixo disso, mas sempre usando uma marcha apropriada para a rotação.
Aos 1000KM troca de óleo, e filtro e limpeza daquela telinha que tem um imã.

Sempre fiz assim com carros e motos e nunca tive problemas, acredito que a recomendação do manual seja mais para resguardar o motor e piloto/motorista de possíveis falhas em componentes como bomba de óleo e etc.

Acredito mais que é mais prejudicial para o motor elevar muito o giro ele com ele ainda frio, independente da quilometragem já rodada, que extrapolar um pouco a rotação recomendada durante o amaciamento.

Sei que fazendo assim rodei 240.000km com um corsa 1.0 que comprei 0KM e o motor tinha mais saúde que eu, eu fumo, ele não. ;)

Abraços

Clayton

irai
01-05-14, 11:01
Pois é, em alguns motores nota-se bem mais a diferença de rendimento após o amaciamento. Não tenho condições de avaliar a Intruder que tive, pois foi minha primeira moto e eu ainda estava me habituando à pilotagem de uma motocicleta, mas percebi uma diferença razoavel entre a Titan de um colega meu e a minha GSR (compramos quase na mesma época), a CG dele veio toda amarrada, a moto não desenvolvia nos primeiros kilômetros, mas foi se soltando e acabou ficando muito boa em uns 2.000Km, já a GSR sempre teve praticamente o mesmo desempenho, quando à tirei da loja ela já andava o mesmo que anda hoje.
Comparando com carros, o Sandero 1.6 do meu pai também era muito lerdo quando 0Km, parecia até que tinham se enganado e equipado o carro com um motor 1.0, e só foi ficar mais solto depois de um bom tempo, uns 10.000Km eu acho, agora ele parece até ser 1.4, eheh... Que carrinho ruim de motor! Fiz uma viagem junto de um amigo com um Palio 1.4, estavamos leves, 3 pessoas em cada carro, e o Sandero 1.6 simplesmente não acompanhava a aceleração do Palio nas ultrapassagens, nem batendo marcha e fazendo o motor gritar.