PDA

Ver Versão Completa : Alguem aí manja ou trabalha com documentação de veículos pra me tirar uma dúvida?



magrao tk
25-04-14, 21:24
Olá turma!

É o seguinte: tem uma moto antiga aqui na cidade que eu tava a fim de pegar pra restaurar.

(Sei que muitos aqui torcem o nariz pra essas ideias. Que se é pra comprar moto tem que ser nova ou seminova... que moto antiga o lugar é no ferro velho... e blablabla.)

Não vem ao caso essa questão em particular, mas sim o entendimento sobre documentação. Então dispenso comentários do tipo: ''não vale a pena pegar moto velha''.

Se acharem que não vale a pena por conta da complicação de documentos aí sim é o que me interessa saber.

A situação da moto é que o cara que tem ela perdeu os documentos.

É muito ''burrocrático'' pra se tirar a 2ª via?

Eu consigo ver os débitos da moto no DETRAN só levando o número da placa? Já que o do renavan ninguem sabe.
Segundo o cara que tem ela era só pagar os 2 últimos licenciamentos, já não pagava IPVA pelo ano dela e não tinham multas.

Até aí acho que é tudo tranquilo né? Só que o cara que tem ela não é o dono no documento. Ele comprou mas perdeu os documentos antes de transferir pra ele. Isso agrava muito a situação?

O cara que tem a moto e tambem o cara de quem ele comprou (o proprietário nos documentos) são 2 senhores bem de vida aqui da cidade e pessoas corretas, quanto a isso não há problema.

Aí vem a próxima questão: se for o caso de só solicitar a segunda via... eu preciso pedir pro proprietário no documento pra fazer isso junto ao DETRAN?

Enfim, será muito complicado pra fazer isso? Não tenho paciencia pra ficar desenrolando documento e nem dinheiro pra investir nisso. A moto em sí tá barata, se levar em conta gastos sem exageros pra regularizar ela, eis a questão.

Vou procurar o DETRAN daqui pra saber ao certo, mas é que ainda não tive tempo pra isso. Então já pensei em perguntar aqui no grupo, a curiosidade é grande. rsrs

Caique
25-04-14, 22:07
Magrão aqui onde moro é só o dono da moto(o q ta no Recibo)pagar um duda é pedir um novo recibo no detran)tem q ver se a moto realmente ta no nome do cara q ta vendendo,pq se for correr atras de outro,ou se tiver comunicação de venda ja fica mais complicado,mas não impossivel.No detran aqui do RJ pelo site vc consegue ver o cadastro do veiculo com a placa,mas para mais coisas só no denatran. e aqui tb só paga dois anos de seguro.
posso saber qual é,ou é surpresa?kkkkkk

magrao tk
25-04-14, 22:23
Magrão aqui onde moro é só o dono da moto(o q ta no Recibo)pagar um duda é pedir um novo recibo no detran)tem q ver se a moto realmente ta no nome do cara q ta vendendo,pq se for correr atras de outro,ou se tiver comunicação de venda ja fica mais complicado,mas não impossivel.No detran aqui do RJ pelo site vc consegue ver o cadastro do veiculo com a placa,mas para mais coisas só no denatran. e aqui tb só paga dois anos de seguro.
posso saber qual é,ou é surpresa?kkkkkk
Se caso tiver comunicação de venda, não sei se tem... facilita conhecendo o dono no documento né?
A moto vou deixar no mistério por enquanto. Só digo que tambem é 2 tempos. Não podia deixar de ser kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Caique
25-04-14, 22:29
se não me engano,por exemplo
se o recibo tava no nome do joão,e ele vendeu pro pedro e não fez vistoria (ou não pegou o novo recibo não sei como é ai)o joão vai ter q pagar um duda de novo recibo e uma multa por ter vencido o tempo de transferência,passar pro nome do pedro pra depois transferir pro próximo comprador no caso vc.......

Cachorro
25-04-14, 22:51
Magrão, tenho certeza de que se o atual dono da moto tiver uma procuração que lhe dê plenos poderes sobre a moto, ele mesmo pode solicitar 2ª via do documento junto ao DETRAN mesmo que a moto não esteja no nome dele, vai custar uns 100 pilas. Isso é certo, mas veja: se ele tiver uma procuração chamada de plenos poderes. Tenho modelos desse tipo de procuração aqui comigo pois já fiz negócios assim.

Se o processo de transferência da moto já tiver sido iniciado, aí não posso afirmar mais nada... vale consultar um despachante.

Minha sugestão: ofereça pro cara pagar algo como 50% na entrega da moto e o restante após ter o documento em mãos e no teu nome.

Tenho um amigo despachante em POA que certamente pode te ajudar, ele tem todas as manhas no DETRAN... se interessar me avisa que te passo o contato.

Abs,

emerson merighi
26-04-14, 00:01
ixi...detesto esse negocio de pagar x..ficar com a moto....e depois pagar mais y pra quitar e passar os doc....da sempre confussao...
negocio bom e moto pra ca, dinheiro pra la, passou os documentos todos e fim!

kaiokold
26-04-14, 04:14
Proprietario da moto , duda , segunda via do doc e show.

FRANGOPUNK
26-04-14, 09:40
Aqui em santa catarina, pra você fazer a segunda via de documento de veiculo é preciso fazer uma nova vistoria .

alligator999
26-04-14, 10:26
Deve ser isso, como ele perdeu o documento de venda é preciso fazer todo o processo. http://www.tudofacil.rs.gov.br/servico_visualizar.php?id_servico=5O que é? É um processo que abrange a solicitação de segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Que requisitos devo cumprir? Se o proprietário deseja obter segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), deverá comparecer com o veículo em um dos centros credenciados para realizar vistoria.
Quais documentos são necessários? - Requerimento assinado pelo responsável de acordo com o documento de identidade apresentado (disponível no CRVA); - Requerimento assinado pelo proprietário, com firma reconhecida por autenticidade, se não comparecer pessoalmente no centro; - Requerimento assinado pelo procurador, com firma reconhecida por autenticidade, e a respectiva procuração com poderes especiais.
Quanto custa? - Taxa de vistoria de identificação: R$ 46,42; - Taxa de expedição da segunda via do CRV/CRLV: R$ 54,50. O Centro irá fornecer a guia para pagamento.
Onde pagar? Banrisul.
Onde Fazer? No Centro de Registro de Veículos Automotores. Para consultar a relação de centros clique aqui. (http://www.portaldetransito.rs.gov.br/dtw/servicos/det/credenciado_consulta2.jsp?tipo=CRVA)

irai
26-04-14, 10:49
Hum... interessante, tenho alguns problemas com isso, mas meu caso é um pouco diferente.

Estou com dois quadros, as motos estava com meu avô, ele faleceu e os documentos estão perdidos, detalhe é que os docs não estão no nome do meu avô, mas de alguém que ninguém sabe quem é... Não se sabe se há contrato de venda da motocicleta ou não.

A outra moto está no nome do meu avô, só que ainda possui placa amarela e não foi feito inventario.

Será que consigo legalizar alguma delas?

coreanas
26-04-14, 13:54
Eu estou com um problema parecido. A Hyosung, placa de SC, está no nome da ex. Eu tenho o recibo de SC em branco, mas sem assinar. Agora estou morando em outro estado, SP. Como prefiro ver o capeta chupando manga e não ver essa cobra dessa ex na frente, queria saber se tem como eu alegar que não encontro o proprietário ou algo assim e o Detran de SP (ou do PR onde tenho parentes) me autorizar a fazer a transferência. Deve ter agluma coisa na lei que preveja o caso de não se encontrar o proprietário.