PDA

Ver Versão Completa : Parafuso do Dreno de Óleo umedecendo



carr1jo
28-04-14, 16:45
Boa tarde pessoal, sou meio noob ainda, nem liguem pela ignorância huaheuhauheuhu!
Semana passada troquei o óleo da YES e percebi que havia vazado um pouco, levei no mecânico que fez a troca pra mim ele apertou o parafuso e disse que estava bom e era normal ele ficar "melado" porém tenho percebido que o parafuso está ficando molhado e ás vezes forma uma gota, achei estranho ele ter dito que é normal,
pois sempre cuidava e aparentemente nunca havia escorrido uma gota nem sequer baixava óleo, será que é realmente normal mesmo?
Ou é hora de trocar a tampa porque pode ter espanado ou algo assim? Tenho receio que de gota em gota o uma hora acabe me deixando na mão kkkkk
Desde já agradeço pessoal.

edynho leal
29-04-14, 07:20
Brother,não é normal coisa nenhuma.Provavelmente a rosca da tampa inferior do cárter espanou.Tive uma Yes por quase cinco anos e tive que trocar uma vez essa tampa por esse mesmo problema.Recomendo você fazer o mesmo.
Abraço.

Zanca
29-04-14, 07:51
veja se tem anel de borracha ou de alumínio se estiverem gastos da vazamento ou a rosca mesmo na troca apertou de mais e espanou

carr1jo
29-04-14, 11:16
Pois é pelo que vi realmente está com o anel e parece está girando meio que em falso, creio que deve ter espanado mesmo, vou providenciar a troca o quanto antes.
Valew pessoal!!!!

chiccoli
29-04-14, 11:38
verifica 1º o aperto, depois o retentor, depois!!! vai atras de refazer o parafuso.

roggarcia
29-04-14, 12:38
verifica 1º o aperto, depois o retentor, depois!!! vai atras de refazer o parafuso.


Na yes/intruder não é preciso refazer o parafuso. Só trocar a tampa do cárter. :)
Agora se espanar os parafusos da tampa do cárter, daí sim tem que refazer hehehehe http://mlb-s2-p.mlstatic.com/tampa-bujo-oleo-comp-c-suzuki-yesintruder-tampa-carter-7659-MLB5249822528_102013-F.jpg

chiccoli
29-04-14, 12:49
Na yes/intruder não é preciso refazer o parafuso. Só trocar a tampa do cárter. :)
Agora se espanar os parafusos da tampa do cárter, daí sim tem que refazer hehehehe http://mlb-s2-p.mlstatic.com/tampa-bujo-oleo-comp-c-suzuki-yesintruder-tampa-carter-7659-MLB5249822528_102013-F.jpg

Sistema bunitinho hein., cansei de queimar os dedos com oleo na cg150.

Ivan RJ
29-04-14, 15:00
Suzuki é Suzuki. RSRSRSRSRSRSRs. É muito fácil consertar esse probleminha. Ainda tem um jeitinho que acaba com o vazamento, isso é causado por mão pesada de mecânico, basta tirar o parafuso e passar em volta da arruela uma camada de silicone Abro, colocar no lugar sem aperto exagerado, apenas encostar o parafuso. Estará resolvido o problema.
Esse parafuso JAMAIS deve ser apertado, basta encostar com um leve toque e mais nada.
Um grande abraço a todos os irmãos.

pedromartins
29-04-14, 15:07
Porque certos mechanicos insistem em achar que parafusos de moto são iguais a parafusos de pneus de caminhão? Ja troquei o oleo de minha Factor 34 vezes e a arruela sempre é a mesma assim como a rosca e nem sinal de que vai espanar.

Eduardo Toda
29-04-14, 22:06
Porque certos mechanicos insistem em achar que parafusos de moto são iguais a parafusos de pneus de caminhão? Ja troquei o oleo de minha Factor 34 vezes e a arruela sempre é a mesma assim como a rosca e nem sinal de que vai espanar.

Pior que é mesmo, só falta o mechanicu vir com aquela pistola pneumática...vroom..vrooom....arregaçando tudo...na minha Titan eu mesmo troco o óleo o óleo e o parafuso é o mesmo desde que eu comprei ela...4 anos atrás...

edynho leal
30-04-14, 07:13
Regra básica de mecânica:
Todo parafuso tem um aperto(torque) específico.
Pena que muitos mecânicos de fundo de quintal não conhecem o indispensável torquímetro e apertam no braço até "arroxar"mesmo...

Zanca
30-04-14, 07:28
Regra básica de mecânica:
Todo parafuso tem um aperto(torque) específico.
Pena que muitos mecânicos de fundo de quintal não conhecem o indispensável torquímetro e apertam no braço até "arroxar"mesmo...


Eu que o diga quando comprei minha moto tava linda claro os caras lavam o motor, mas é dito e feito passou os 3 meses da garantia o motor começou a dar uns vazamento mas era coisa bem pequena um dia deu um pau na moto ai escorreu óleo, fui la desmontei tudo ta 3 prisioneiro do cabeçote espanado colocado com cola

edynho leal
30-04-14, 09:48
Eu que o diga quando comprei minha moto tava linda claro os caras lavam o motor, mas é dito e feito passou os 3 meses da garantia o motor começou a dar uns vazamento mas era coisa bem pequena um dia deu um pau na moto ai escorreu óleo, fui la desmontei tudo ta 3 prisioneiro do cabeçote espanado colocado com cola

Putz,pra você ver como estamos de assistência...kkkkkkk!!!

emerson merighi
30-04-14, 18:47
reabre a rosca e coloca uma mola de aco dentro ( helicoil).. pronto!

carr1jo
12-05-14, 20:56
Boa noite pessoal!Resolvi o problema sábado agora, fui na CC aqui da cidade e acabei trocando a tampa do cárter mesmo, o outro cara tinha destruído a rosca da tampa ahuheuhauhe, ainda bem que esses motores da Suzuki tem esse esquema da tampa poder ser trocada e saiu por R$30,00 montada, agora voltou a ficar sequinha de novo como sempre foi :)Agora é cuidar mais na hora de trocar o óleo de novo pra não tomar prejuízo outra vez kkkkValew pelas dicas ae pessoal!!

XING LING
13-05-14, 11:28
Isso é mecânico inexperiente, tem pessoas que se não fizer força acha que não está apertado, para enganar o psicológico de pessoas assim, é só pegar bem no começo da chave para diminuir o efeito alavanca, vc aperta bastante, engana seu psicológico mas não final não apertou metade que se tivesse apertado pelo final da chave com metade da força hehe!!

PS: Tenho problema e faço isto no dreno tb hehe!!

Diego.fcs
13-05-14, 14:05
Esse sistema é bem interessante, se vosse uma CG, por exemplo, teria que desmontar o motor e refazer a rosca.

coreanas
13-05-14, 15:43
Não deixa o mecânico apertar até "sair sangue" da rosca. Costumo "sujar a rosca" com silicone de alta temperatura preto (o vermelho fica horrível e parece mais fraco). Tem gente que não recomenda, mas pra mim funciona, viajo muito e altas rotações costumam afrouxar parafusos. No caso desse bujão do óleo o bom é limpar a rosca, deitar a moto sem óleo por uma hora depois do aperto ou o óleo dilui o silicone antes de secar.

carr1jo
13-05-14, 16:57
Não deixa o mecânico apertar até "sair sangue" da rosca. Costumo "sujar a rosca" com silicone de alta temperatura preto (o vermelho fica horrível e parece mais fraco). Tem gente que não recomenda, mas pra mim funciona, viajo muito e altas rotações costumam afrouxar parafusos. No caso desse bujão do óleo o bom é limpar a rosca, deitar a moto sem óleo por uma hora depois do aperto ou o óleo dilui o silicone antes de secar.Mas neste caso, este processo deve ser feito todas as vezes que for trocado óleo para passar o silicone?