PDA

Ver Versão Completa : Primeira moto, receios



Yure
28-05-14, 01:50
Eai pessoal, boa madrugada!
Bom, estou prestes a fazer minha prova de moto e logo logo vou pegar minha carta, estou cheio de dúvidas e não conheço nenhum motociclista experiente que possa me ajudar, isso tudo está me deixando aflito!
Sem demoras vou explicar pra vcs o que ocorre.
Estou em dúvida quanto a minha primeira moto, apesar de ter pesquisado muito ( muito mesmo ) eu ainda tenho dúvidas. A princício eu quero passar longe de Honda, moro em São Paulo - SP e sabem como são as coisas por aqui em termos de assaltos/furtos. Conforme eu pesquisei gostei muito da Suzuki Yes 125 e da Dafra Riva 150, são motocas legais, a Riva em especial achei muito bonita! Quanto as famosas Scooters, a princípio eu confesso que me senti atraído, porém depois eu desisti porque eu quero uma com marcha e embreagem pois acredito que vou amadurecer melhor na pilotagem dessa forma ( pretendo evoluir com o tempo para 250 e por aí vai ).
Um ponto importante é que pretendo comprar a moto usada e com pouco tempo de uso.
Tenho dúvida quanto ao capacete também, eu desenvolvi aqui uma lógica na minha cabeça que é : 'Se sou novo tenho mais chance de cair, logo preciso de um bom equipamento de segurança'. Pesquisei por aí modelos da LS2, o que acham? Quanto a outros equipamentos como bota, luva, jaqueta e calça, vcs tem recomendações?
Pois é, a grana não está sobrando mas também não está faltando, dá pra mais ou menos uns R$ 7000,00 no total!

Bom, eu ainda tenho aflições bizarras que, apesar de ter até uma certa vergonha de comentar aqui, eu acho importante.
Aflição bizarra :
Eu nunca tive ninguém próximo de mim que andasse de moto, portanto eu nunca andei de moto, o que eu aprendi foi na auto-escola agora. A auto-escola ensina vc a engata a primeira, sair com a moto e fazer algumas curvinhas. Pessoal, como que eu vou tirar a moto da concessionária sabendo engatar a primeira e fazer algumas curvinhas? Essa pergunta pode parecer patética mas faz algum sentido não? Hehehehe.

Enfim, esse tópico tá muito longo, por fim o que eu lhes peço é qualquer informação que vcs acreditem que possa me ajudar, qualquer coisa é útil.
Muito obrigado por lerem tudo!

Forte abraço, estou no aguardo!

SpeedBit
28-05-14, 07:23
Cara compra logo uma 150cc, eu comprei uma FAN KS 125cc falta força.
Outra coisa, pega uma com partida elétrica...

TudiBão
28-05-14, 07:39
7k de Dilmas? com certeza com essa grana da pra achar uma twister 2008 em estado de zero, vejo muitas aqui com 12mil km 9mil, meu amigo caminhoneiro vendeu a dele com 1600 rodados :O

edynho leal
28-05-14, 07:52
Bem vindo ao P.N. amigo!Bom,entre as duas motos citadas eu iria de Riva,por ser mais potente, e o design menos defasado que o da yes.Também acredito que a durabilidade seja melhor,tive uma yes por quatro anos e ela quase se desmanchou de tanta manutenção que deu.Além disso,perdia na arrancada do semáforo para qualquer scooter,muito fraquinha.Equipamentos de segurança são itens que tu não deve economizar,o barato sai caro.Procura algum que caiba no teu orçamento,claro,mas nada muito baratinho não.Gosto do design dos capacetes LS2 e Norisk,e são bem falados pelo pessoal.quem tem gosta.Abraço.

irai
28-05-14, 08:20
O teu raciocinio está muito bom, investir em equipamentos de segurança é sempre uma boa, e os capacetes LS2 são uma boa pedida, além da qualidade, tem um dos melhores custo beneficio, tu só acharia algo melhor gastando muito mais.

Sobre a moto, o nosso colega teve uma rara experiência desagradavel com a Yes, ela é uma boa moto, mas bem defasada em alguns quesitos. Se tu pretende comprar usada, sugiro que olhes com cuidado a GSR 150, como toda a Suzuki pequena, ela desvaloriza bastante nos primeiros anos, e se acha unidades muito boas por um precinho legal, mas diferente da Yes (apesar de serem identicas no visual), ela é uma moto bastante atual, com I.E., painel eletronico, suspensão à gás, 6 marchas...

halvaro
28-05-14, 08:39
Bem vindo, e pode ter certeza que essas inseguranças são normais quando começa, mas na realidade vai ser mais fácil, lembro quando eu comecei, meu pai comprou uma moto, eu nunca tinha andado, montei, e sai nela pra rua de boa logo no inicio, claro que o trânsito aqui era quase nada comparado a hoje.

Quanto a aquisição, como está começando, não tem muita noção de mecânica e nada, com certeza a melhor decisão é ir de 0km, se for de Suzuki pegue a GSR 150 que é quase nada mais cara que a Yes, mesmo estilo mas muito mais atualizada, motor diferente, pouca vibração, injeção eletrônica, é outra vida, a Riva é bonitinha tb, mas tem fama de beberrona, é 150 com potência de 125 e terá mais dificuldade de vender quando quizer fazer up, fora isso sobrou a Factor 125 ED, muito bonita tb, e com respaldo de uma marca mais conceituada. Não va muito atras dessa historia de pegar 250 usada por esse preço, que a maioria é tudo bichada.

frlopes
28-05-14, 09:10
Amigo, eu iria de Riva, é uma moto confiável, com baixíssimo índice de furto/roubo. Discordo do halvaro no quesito beberrona, pois um amigo possui uma e consegue médias de 32~35 km/l, mas claro que isso depende muito da forma que a moto é guiada.
Quanto aos equipamentos, jaqueta eu compraria a "moto it up"(revolt) tem ótimo preço e é de excelente qualidade, capacete pode ser Nasa ou LS2. Possuem preços competitivos. Capacete de cem reais, passe longe. Rs

Habilidade, só terá com a prática. Por isso a dica é no início faça trajetos curtos até ganhar experiência.

Enviado de meu XT919 usando Tapatalk

cleverton.lima
28-05-14, 09:34
Tudo bem, você já disse que não quer as scooter, mas ainda assim vou te contar: Ela foi minha opção exatamente por nunca ter andado de moto antes.
Não senti dificuldades com as marchas na auto-escola, mas, ainda assim, preferi o CVT. É muito prático.

As scooters são econômicas, ágeis, pouco visadas e "bonitinhas".
Quanto ao capacete, queira Deus que você nunca precise testá-lo, mas o pensamento é esse mesmo. Sempre usar equipamentos de boa qualidade.

PS: Com a grana que tem disponível, existe um leque bem grande de opções pra você. Como o colega ai em cima disse, encontra-se até twister. Todavia, procuraria motos com pouquíssimo tempo de uso, tipo, 2012/2013 e bem cuidada.
Boa sorte.

gabriel1988
28-05-14, 09:44
Yure, é louvável vc ter essas preocupações.
Quanto moleque pega moto e sai fazendo barbeiragem por aí. É legal se preocupar assim e também a sua preocupação com segurança.
Cara, eu indicaria uma Yes. Pq?
Sou proprietário de uma Dafra (speed) e posso te falar que o custo de tudo na cc (peças, manutenção) é super caro. Além de que não é fácil encontrar peças paralelas ou alternativas e ainda mais chato encontrar um mecânico de confiança que não torça o nariz quando a xing ling entra na oficina.
Pra início, uma 125 é perfeita. Dá até pra fazer viagens.
Fica a dica e continue postando sua aventura nesse mundo das 2 rodas.

Abração!

zanini
28-05-14, 09:45
É como o pessoal falou, procure uma moto nova, não precisa ser zero, se tiver grana sobrando beleza, pois 0km tem documentação, emplacamento e etc.. Uma usada com pouco uso vc já elimina essa parte.

A Riva eu acho legal, pode ser uma boa escolha sim, a Factor tb é uma otima moto, CG´s esquece, muito visadas por aqui.

Tenho uma GSR 150 e das pequenas que já pilotei, foi a melhor de todas, confortável, anda bem, o consumo pelo menos comigo é razoável, boa estabilidade, não vibra, fácil de guiar, uma boa moto.. claro que todas tem seus pontos fracos, o dela é a suspensão dianteira um pouco dura e pouco curso, e farol muito fraquinho, parece mais uma lamparina... rs

Eu estou pensando em dar um UP, mas ainda estou em duvida se dou esse passo ou não, se quiser anotar meu e-mail, talvez eu coloque a minha a venda nos próximos dias, esta com 8mil km, sem nenhum detalhe, muito novinha, com revisões em dia e troca de óleo de 1000 em 1000km´s.

Qualquer coisa entre em contato
[email protected]



Sobre os equipamentos de segurança, são muito importantes mesmo, de uma pesquisada aqui no fórum, tem bastante coisa sobre o assunto, vai chegar num ponto comum sobre melhores custos benefícios.

roggarcia
28-05-14, 10:52
Na minha opinião, você deveria ir de Yes ou Intruder!
Pouco visadas, manutenção barata e confiáveis!
O bom da Intruder é que ela é baixinha, sendo muito boa pra iniciantes. (mais próximo do chão, mais fácil de se equilibrar e qualquer coisa só colocar o pé no asfalto. Acredite, pra quem está começando isso é muito bom!)

Agora, se você pensa em vender daqui um tempo, deveria dar uma olhada na Factor (melhor 125 na minha opinião).

jefferson.santiago
28-05-14, 11:10
Na minha opinião se você já está em mente ir para uma 250cc eu pegaria uma 125 mesmo para pegar o jeito, levar os primeiros tombos e ter ideia do que é ter a moto no dia a dia. Assim sobra um dinheiro para equipamento e já vai ter uma grana para pegar a sua 250 mais pra frente.Minha sugestão seria numa factor ou intrunder, aí já vai o estilo que você acha mais legal.Quanto a equipamentos eu recomendo um ls2 ou um norisk (tenho um e não vejo problema no uso misto). Procurando dá pra achar ls2 em promo poe 299 e norisk 189 nos modelos atuais de produção (fuja de norisk antigo e alguns ls2)No restante dos acessórios eu curti muito uma tutto que eu tenho mas reconheço que é caro, ainda estou procurando outros custo/beneficio melhores se existirem.Agora a twister é uma boa se quer começar e arriscar um pouco mais de pista, acredito que em são paulo não terá problemas em achar essas motos em bom estado e nem com manutenção caso opte pela dafra.

allanjader
28-05-14, 11:11
Seja lá que moto for, não saia do lugar que comprar pilotando, não é nada recomendável em suas condições, procure um campo de futebol vazio, locais tranquilos, se possível com alguém te acompanhando para ganhar equilibrio, fluência ao passar as marchas, destreza ao sair com ela parada. Você e a moto tem de ser um só corpo.

jefferson.santiago
28-05-14, 11:32
Seja lá que moto for, não saia do lugar que comprar pilotando, não é nada recomendável em suas condições, procure um campo de futebol vazio, locais tranquilos, se possível com alguém te acompanhando para ganhar equilibrio, fluência ao passar as marchas, destreza ao sair com ela parada. Você e a moto tem de ser um só corpo.

:clap: acho que não precisamos falar mais nada. Quem quiser pode começar com uma 600 mas precisa seguir a risca e além de aprender a pilotar precisa entender a moto em cada detalhe e resposta que ela te dá aos movimentos e manobras

hbrasil
28-05-14, 12:16
Em primeiro lugar, bem-vindo ao PN. Sugiro completar o seu perfil, para sabermos sua idade, localização, etc.

No seu lugar, ficaria com a Intruder. Acho a moto imbatível para iniciantes, tendo em vista a estabilidade, potência e facilidade de condução.Além do mais, a curva de desvalorização da moto é muito grande. Acaba que você consegue motos semi novas muito boas por ótimos preços.Por exemplo: http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/motos/suzuki-intruder-33907270

(http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/motos/suzuki-intruder-33907270Um)Um abraço e boa sorte!

Edit: maldita formatação que não funciona!

irai
28-05-14, 13:00
A Intruder é uma ótima opção para economizar e ter uma boa moto, sem falar que realmente é ótima para iniciantes. A Trudinha não foi a primeira moto em que andei (essa foi uma 750 Indi, não preciso frisar que o dono era um maluco por deixar eu fazer isso, eheh...), mas foi nela que eu realmente aprendi as primeiras noções de pilotagem, é uma motl baixa, leve e muito robusta.

Quanto aos equipamentos, dê uma olhada nos Tutto, Ixon, Riffel, em geral todos os modelos dessas marcas são de muito boa qualidade. Depois em uma linha mais barata, tu vai encontrar Texx e X11, elas fazem algumas coisas boas, mas porcarias também, então é preciso ter mais atenção com essas marcas.



Eu não vejo maiores problemas em sair rodando da loja, claro que com muita atenção, na manha... Eu aprendi a pilotar dentro de Porto Alegre, tomei alguns sustos, mas andando com prudencia tudo da certo. Vai na tua pista, sem fazer corredores que vais ficar bem.

zanini
28-05-14, 13:40
Cara a primeira moto que eu tive fui buscar lá no Alto de Pinheiros, perto da Cid. Universitária. Peguei a moto e enrolei o cabo até até a zona leste, em Itaquera. Peguei corredor das marginais Pinheiros e Tiete, e depois radial leste da Penha até Arthur Alvim, foram 40km.. sem nunca ter pego uma moto antes, as aulas praticas da auto escola eu fiz só 3 aulas.. ou seja tenha consciência do que esta fazendo, cuidado, e atenção, se ficar encanando muito é pior.. eu estava tão feliz que ia pegar a moto, que nem cogitei cair, ou fazer alguma merda, estava bastante confiante, mas claro, "com respeito e qualidade".. como diz meu sogro.. kkkk

Vai pegar a moto la e felicidades!

Carlos Henrique
28-05-14, 14:18
https://www.youtube.com/watch?v=9oTBW8g52ak

tassioluis
28-05-14, 15:00
Cara, eu acho que o primordial pra saber bem pilotar no trânsito é saber bem dirigir no trânsito. Você tem que conhecer os dois lados. Não sei se você tirou carteira de carro também, mas se tiver a oportunidade de massificar um pouco o trânsito de carro, faça-o.

Outra coisa extremamente importante é controlar o veículo inconscientemente. Aí você pergunta: "Como assim?" Eu te digo que é "estar no sangue" o controle do veículo. É como andar: você inconscientemente coloca uma perna na frente da outra, sem se dar conta disso. A mesma coisa será você puxando o manete do acelerador, trocando de marcha e etc.. Tudo com noção do que está fazendo mas sem ter que "processar" o movimento na mente. Como você vai adquirir isso? Praticando! Pratique muito. Vai comprar o pão na esquina? Vá de moto. Vai cortar o cabelo na esquina? Vá de moto, etc... Assim, pilotar vai ficar muito mais fácil. Pra você ter ideia, eu fui andar de bicicleta outro dia e quando eu freei, procurei embreagem pra reduzir a marcha.. x]

Forte Abraço! Felicidade com a motoca!

carr1jo
28-05-14, 15:20
Essa da bicicleta, sempre quando vou dar uma volta estranho a falta do retrovisor ahuehuahuheuahe

irai
28-05-14, 16:00
ahahah!!!! Eu faço as duas coisas, fico catando a embreagem e o retrovisor. Por falar nisso, vou por mesmo um retrovisor na bike...

Yure
28-05-14, 20:23
Pessoal, agradeço MUITO pelas respostas, esse fórum é ótimo ! Deu pra perceber quanto esse mundo de duas rodas é conectado e como uns ajudam os outros.
Bom, primeiro ponto é que tenho estourando R$ 7000,00 pra gastar e isso inclui TUDO, capacete, moto, equip. de segurança e etc. Tenho que ver também como vai ser com o seguro.
A GSR 150i por ter injeção eletrônica me agrada, vcs acham que tem muita diferença o carburador e a injeção?
Graças a vcs decidi comprar um capacete LS2, o restante do equipamento vou ver o melhor custo beneficio mas nunca pegando coisa meia boca.
Eu to em dúvida agora entre GSR 150i e Riva.
A riva tem um design mais bonito ( minha opinião ) e o painel digital.
A GSR 150i parece ter motor melhor, mais facil de manutenção e injeção eletrônica.
O que acham?
Muito obrigado pessoal!

Ah, um edit aqui, vou comprar semi-nova !

zanini
28-05-14, 20:32
Kkkkkkkk essa do retrovisor eh mto verdade... sempre fico procurando o retrovisor na hora de alguma mudança de direção kkkkkk... pqp mto fd.. vou ver de colocar retrovisor na bike tb rss...

Concordo com o pessoal sobre a intruder otima moto pra aprender...mas se vc ja tem dois modelos na cabeça. . Nao adianta ninguem tira isso.. agora entre as duas citadas, sou suspeito pra falar, ja falei oq acho dela... a Riva parece ser uma boa moto, mas nunca tive contato com ela, prefiro nao opinar. Sobre estética, antes de comprar a GSR nao achava ela bonita, achava mais bonita que a YES, mas ainda nao me agradava 100%... dps que comprei, passei a ver com outros olhos, hj acho ela bonita, meio retro, mas bonita, original... hj tudo tenta seguir um conceito. Acho a GSR mais bonita que a Riva e que a nova CG...

Boa sorte na escolha... acredito que qual for ela, vai estar bem servido.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

hbrasil
28-05-14, 20:50
Meu conselho derradeiro é o seguinte: não pense na moto somente para quando estiver tudo bem.

O que eu quero dizer com isso? Além de levar em conta potência, estabilidade, consumo, design, conforto, etc., pense também no que aconteceria em caso de dar alguma zebra. As peças são acessíveis e fáceis de encontrar? Existem peças paralelas e/ou compatíveis de boa qualidade?

Com seu orçamento, eu gastaria no máximo 5 mil na moto, 1 mil em equipamentos e 1 mil pra documentação e seguro. Se for apertar muito, tiraria 500 da moto e uns 200 dos equipamentos.

Ou seja, procure uma moto anunciada por 5 mil, ofereça 4.500. Pesquise bastante os equipamentos que tem muita coisa boa sem precisar estourar seu orçamento.

Por fim, insisto na Intruder 125 =)

Olha essa, por exemplo:

http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/veiculos/motos/suzuki-intruder-35781312

renanperim
28-05-14, 21:09
Acho que com pouca coisa mais de 4k vc pega uma yes bem nova, lhe reatando a transferencia, vai gastar uns 400 e vc compra capa de chuva, um capacete ls2 e uma jaqueta de cordura e vai lhe sobrar uma grana.
Fique com a yes, eh pouco visada e confiavel.
Se todos tivessem essa preocupação sua o mundo seria melhor.
Peca pra loja que vc comprar entregar na sua casa pra vc ir treinando.

Esquece 250, twister na capital? Eh muita coragem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk (http://tapatalk.com/m?id=1)

guerralander
28-05-14, 23:29
estou nessa mesma linha de raciocínio, equipamentos são prioridade.
a diferença é que tô procurando xtz 125, o que têm a me dizer?

Defeacer
29-05-14, 01:01
Algumas cc's entregam moto em casa XD

Eu quando fui pegar a minha, a cc ficava bem numa via expressa que passava 110292938293 carros por segundos e era menos de 10 km de uma br com intersecção com outra, imagina o trânsito... isso porque era 5 da tarde O.O e eu nem tinha experiência também.

Eu não pegaria semi-nova ou usada sem ter experiência em mecânica, ou algum chegado que seja experiente no ramo, desculpe ser sincero, mas tu nem vai conseguir convencer o vendedor a baixar 1 centavo do valor da moto

Yure
29-05-14, 01:11
Pessoal, quanto mais as dicas chegam mais eu to olhando e pesquisando sobre as motos, todas as sugestões que vcs mandam eu vejo e pesquiso, quero fazer a melhor escolha possível!
Muito obrigado pela ajuda pessoal !
hbrasil, legal essa intruder no link q vc passou, o preço me parece muito bom pra uma 2014 com tão pouca quilometragem. Vc acha que ela acelera bem? Eu não sei, posso estar completamente enganado mas me parece que ela é mais fraquinha.
Defeacer, só li verdades aí no que vc falou, hehehe! Eu tinha pensado sobre isso mesmo e com certeza não vou conseguir negociar direito não entendendo da coisa. To pensando em levar um mecânico que troco uma idéia já, ele mexe no meu carro, quem sabe ele dirige a moto pra mim até em casa.
A questão é que moto nova mais sair uma facada = /
Pra ser sincero, meu único receio da Riva e da Intruder é o fato de não ter injeção eletrônica, injeção faz muita diferença pessoal? Principalmente na economia da gasolina?
Vou levantar mais um ponto aqui também. Nessas motos, pegar 90km/h sem massacrar a moto é tranquilo?
Obs : Minha namorada me alertou que eu só falo de moto, to viciado!
Abraços e valeu!

hbrasil
29-05-14, 01:51
hbrasil, legal essa intruder no link q vc passou, o preço me parece muito bom pra uma 2014 com tão pouca quilometragem. Vc acha que ela acelera bem? Eu não sei, posso estar completamente enganado mas me parece que ela é mais fraquinha.
Vou levantar mais um ponto aqui também. Nessas motos, pegar 90km/h sem massacrar a moto é tranquilo?
Obs : Minha namorada me alertou que eu só falo de moto, to viciado!
Abraços e valeu!

R: Ela acelera o suficiente pra quem está começando. O motor é bem "xoxo", e isso vai fazer com que você não se empolgue muito. Converse com o Halvaro, daqui do fórum. Ele tem uma Intruder e vai poder te passar maiores detalhes (e tentar te convencer a comprar uma Honda kkkkkkk). Mas acho que ela vai a 90 tranquilo, sem forçar o motor.

Injeção traz uma economia de aproximadamente 20%. Uma moto que faz 30 por litro carburada, vai fazer 36/l injetada, em média (me corrijam se falei bobagem), mas a manutenção é bem mais cara.

Quanto ao vício, não se preocupe. Vai piorar. =)

halvaro
29-05-14, 08:43
R: Ela acelera o suficiente pra quem está começando. O motor é bem "xoxo", e isso vai fazer com que você não se empolgue muito. Converse com o Halvaro, daqui do fórum. Ele tem uma Intruder e vai poder te passar maiores detalhes (e tentar te convencer a comprar uma Honda kkkkkkk). Mas acho que ela vai a 90 tranquilo, sem forçar o motor. Injeção traz uma economia de aproximadamente 20%. Uma moto que faz 30 por litro carburada, vai fazer 36/l injetada, em média (me corrijam se falei bobagem), mas a manutenção é bem mais cara. Quanto ao vício, não se preocupe. Vai piorar. =) Vcs estão comentando da Intruder, bem, então eu digo o seguinte, se eu estivesse comprando moto hoje e com a experiência que tive, eu não voltaria a comprar a Intruder, é uma moto honesta, vale o que custa, barata mas te entrega pouco, não é visada para roubo, isso é interessante, vai ser ruim pra revender depois, é bem xoxa meessmooo, não é economica, isso foi a maior decepção com ela, vibra muito, isso por ser um projeto do inicio da década de 80 sem nenhuma atualização. Enfim, pra quem pensa que é um baita custo/ben, que vai comprar uma baita moto, superior a outras mais caras da sua faixa, engana-se, como eu disse, paga barato, e recebe proporcional ao que pagou. Eu comprei por que curto o estilo retrô dela, mas como disse, não voltaria a comprar. Tb não compraria uma Yes ou GSR150, por que depender da Suzuki para peças tb é dose, isso em cidade grande, calcule no resto Tb não compraria uma Riva por não confiar no futuro da marca, peças, revenda, etc, N razões, mas se realmente quer pagar barato agora, até seria uma opção. Enfim, ficaria entre Yamaha e Honda atualmente. Apesar de não achar a Factor um bom custo/ben, seria a opção dentro da verba que o autor do topico se propõe. Se puder gastar um pouco mais iria de motos mais atualizadas como a Fazer 150 e Titan 150

Banduleiro
29-05-14, 09:03
É o seguinte:
Eu gosto de ajustar carburador, mas isso sou eu, que comecei a mexer e a gostar disso muito cedo. Você deve dar preferência a modelos com IE.
Quanto a ser nova por falta de experiência ou conhecimento em mecânica, não leve isso muito em conta. Há muita moto seminova e com bom preço, e de qualquer modo se você optar por comprar uma moto nova, você terá que gastar uma grana a mais com a documentação e, com alguns meses de uso ela já terá desvalorizado um bocado.
Se você realmente não têm experiência nenhuma, você deve considerar começar com uma 150, pela facilidade de controlar e manobrar.

No mais vou dar alguns conselhos:
Moto não é pra quem quer, é pra quem pode. (o pode envolve fatores psicológicos, físicos e espirituais.)
Você NUNCA vai estar seguro, com todo cuidado, disciplina e bom senso, você estará apenas reduzindo o risco.
Seja cordial e prestativo com as pessoas nas estradas e no trânsito(principalmente com outros irmãos motoqueiros)
Não tenha pressa, nunca.
E viaje com a sua moto, você vai ver o quanto é bom.

hbrasil
29-05-14, 09:37
Vcs estão comentando da Intruder, bem, então eu digo o seguinte, se eu estivesse comprando moto hoje e com a experiência que tive, eu não voltaria a comprar a Intruder, é uma moto honesta, vale o que custa, barata mas te entrega pouco, não é visada para roubo, isso é interessante, vai ser ruim pra revender depois, é bem xoxa meessmooo, não é economica, isso foi a maior decepção com ela, vibra muito, isso por ser um projeto do inicio da década de 80 sem nenhuma atualização. Enfim, pra quem pensa que é um baita custo/ben, que vai comprar uma baita moto, superior a outras mais caras da sua faixa, engana-se, como eu disse, paga barato, e recebe proporcional ao que pagou. Eu comprei por que curto o estilo retrô dela, mas como disse, não voltaria a comprar. Tb não compraria uma Yes ou GSR150, por que depender da Suzuki para peças tb é dose, isso em cidade grande, calcule no resto Tb não compraria uma Riva por não confiar no futuro da marca, peças, revenda, etc, N razões, mas se realmente quer pagar barato agora, até seria uma opção. Enfim, ficaria entre Yamaha e Honda atualmente. Apesar de não achar a Factor um bom custo/ben, seria a opção dentro da verba que o autor do topico se propõe. Se puder gastar um pouco mais iria de motos mais atualizadas como a Fazer 150 e Titan 150

Aí está, Yure.
Falou quem conhece do assunto.

Obrigado, Halvaro!

irai
29-05-14, 09:37
Vou ter que discordar um pouco do Banduleiro, mas só um pouco. Eu tive uma moto carburada (intruder) por quase 4 anos, e se eu não soubesse da existência de uma peça chamada carburador, daria exatamente no mesmo, pois o dito cujo nunca exigiu atenção. E a XT também, só mandei limpar quado peguei a moto e depois rodei una 10.000km sem nem me preocupar com carburador.

carr1jo
29-05-14, 10:09
Vou ter que discordar um pouco do Banduleiro, mas só um pouco. Eu tive uma moto carburada (intruder) por quase 4 anos, e se eu não soubesse da existência de uma peça chamada carburador, daria exatamente no mesmo, pois o dito cujo nunca exigiu atenção. E a XT também, só mandei limpar quado peguei a moto e depois rodei una 10.000km sem nem me preocupar com carburador.

Concordo com vc, o pessoal fala muito mal de carburador e tal mas tenho minha Yes há quase dois anos e nunca se quer deu uma falhada, só foi regulado uma vez na revisão mas creio que nem seria necessário, dizem que moto carburada é ruim pra pegar no inverno de manhã (0ºC) mas ano passado em duas ou três partidas ela pegava, agora quando o clima está normal é encostar e pegar fora que a economia é boa e não deve nada a injetada ela deve estar fazendo uns 36 km/l;

Daud
29-05-14, 10:10
Eai cara, bem vindo ao PN!!!

Olha, eu tenho uma Factor 125 2010 e não tenho do que reclamar, moto muito confortável e econômica, só trocarei ela por uma Fazer, outra que também só ouço elogios. Mas não se desespere, não comece com uma 250! No máximo 150 pra você começar e não saia direto pro trânsito que você vai se perder! Comece num lugar mais afastado e aos poucos você vai pegar "as manhas" da motoca. Como os amigos falaram, acho que a GSR 150 é uma boa escolha pra você começar (eu não iria de Dafra). Se ainda assim estiver indeciso, pegue a YBR Factor, não vai se arrepender!

E como o amigo aí em cima falou, só acrescentando, você tem uma grande chance de começar a andar de moto e nunca mais conseguir parar, é como uma maldição do bem rsrs. Abraço e boa sorte.

allan gouveia
29-05-14, 10:22
Eu no seu lugar não pegaria uma moto 0KM pelo fato de não ter experiencia alguma muito provavelmente vc vai tomar algum tombo, mesmo que bobo mas vai, piso molhado ou com areia na hora de frear ou fazer alguma curva, alguma situação que exija reflexo e pericia (coisa que vc não tem) , ou simplesmente derrubar a moto, acontece com todo mundo e é normal, é como andar de bicicleta, na moto nova ao cair vc vai ter mais prejuízo.

EX: Eu sempre gostei de moto e carro, insisti na ideia de dirigir, não deu certo, bati o carro do meu pai duas vezes, de la p cá só moto feliz da vida :D sendo que quando é necessário dirigir eu dirijo, mas só em ultimo caso.

Outro EX: Em 2007 meu pai me deu uma moto nova, por inexperiência derrubei ela duas vezes, uma lavando e outra ao parar e colocar o pé da moto em falso.

Com o tempo vc vai adquirir experiencia e aos poucos conhecendo a moto, hoje eu mesmo desmonto minha moto inteira, sei como ela funciona e já resolvi e identifiquei vários defeitos na parte elétrica e em outros componentes das motos que tive até hoje, so não mecho no motor, mas sei algumas coisas sobre ele.
Em que isso tudo pode te ajudar? não ser explorado pelos mecânicos malas que temos aos montes, já passei por cada uma, troca isso, troca aquilo. Hoje não, raramente levo a moto p concertar sem ter ideia do que seja o defeito.


Resumindo depois que vc tiver com alguma experiencia, confiança e saber se realmente quer continuar nas duas rodas, ai sim, vc entra na moto que pretende.

Boa sorte!

Wailler
29-05-14, 10:30
Brother, vou opinar sobre a Riva. Eu tenho uma Next, mas meu amigo mais próximo tem uma Riva. É a segunda dele, a primeira deu PT num acidente e com o dinheiro da seguradora do carro q bateu nele ele pegou outra Riva. Vejo várias também rodando aqui na cidade.

A moto é muito agradável! Gostosa de pilotar, bonita, painel digital completo com indicador de marcha e tudo o mais. A dele não deu defeito até agora tbm, e por relatos que vejo em grupos no facebook (onde também é ótimo para achar informação) existem várias peças de outras motos que cabem nela tbm, para alguma eventualidade. No mais, não opino sobre as suzukis porque não tive contato.

Diey
29-05-14, 20:29
O que aprendi sobre a Riva aqui no PN é que a bichinha bebe pra caramba!!

halvaro
30-05-14, 15:14
O que aprendi sobre a Riva aqui no PN é que a bichinha bebe pra caramba!!


Exatamente.

Resumindo então, se realmente o limite for 7 mil e faz questão de moto equipada, a Factor ED é a única que eu arriscaria, se não for essa, gasta um pouco mais e pega Fazer 150 ou Honda Fan/Titan 150, Riva e Suzuki eu passaria longe hoje.

Carlos Henrique
30-05-14, 15:40
Exatamente.

Resumindo então, se realmente o limite for 7 mil e faz questão de moto equipada, a Factor ED é a única que eu arriscaria, se não for essa, gasta um pouco mais e pega Fazer 150 ou Honda Fan/Titan 150, Riva e Suzuki eu passaria longe hoje.

Concordo, acho que a melhor opção é a Factor!

mdorigon
30-05-14, 16:34
Conselho...ande nas motos que quer comprar...e depois pondere se vc pode pagar por elas, se vc pode manter elas, se vc não vai ficar sem ela quando menos esperar( roubo) e se vc tiver o azar de quebrar algo, quanto tempo ela vai ficar parada e o quanto isso vai te prejudicar. Pondere e chegue a uma conclusão. Eu, qdo passei por situação parecida sua, em escolher a primeira moto... não tive essa ponderação toda. Fui la e comprei logo uma intruder zero km em 2006, tinha 26 anos, ja dirigia carro ha muito tempo e nunca tinha andando de moto...nem de garupa, nunca gostei de moto. Simplesmente me deu na telha e fui la e comprei. Naum tinha carta...em fim, vc esta fazendo direito até agora, parabens e continue assim.

Saurus
30-05-14, 17:59
Yure, Como diria Jack - O Estripador, vamos por partes:

1) Moto: Tive uma Yes. Um tanque de guerra. Aguentou maus-tratos na minha mão sem reclamar nem me deixar à pé. Manutenção barata, fácil, encontra peças com facilidade. Mas recomeindu ou ela ou a GSR 150 (já é IEC). Mas também recomeindu Fazer 150, Factor 125, XTZ 125 e Titan 150.

2) Penico (capacete): LS2 é SHARP 4 estrelas. Excelente capacete e não custa o....ooo... hmmmm, o fígado.
Uma boa jaqueta de cordura vai bem. Há várias marcas e modelos, procure alguma de preferência impermeável, com protetores nos ombros e cotovelos e feita em Cordura 500D ou 600D para começar.
Luvas de couro sempre são bem vindas também. Compre alguma fechada nos dedos.
Botas, procure botas apropriadas. Existem várias marcas e modelos. Procure por alguma impermeável que o cano cubra bem o seu tornozelo. Marcas nacionais melhores que muitas importadas: Eurox, Guartelá e Mondeo.

3) Pegar moto na concessionária: Simples. Aplique o pouco que aprendeu na moto-escola (pilotageme leis de trânsito), evite já ir pegando corredor logo de cara, pilote sempre com muita atenção. As priemiras semanas vão ser tão tensas que você vai se sentir como se tivesse levado uma surra após alguns minutos guiando a moto, mas com o tempo você acostuma, ganha experiência e passa a ser mais natural para você. Tente aprender ao máximo observando os demais motoqueiros (acertos e erros).

Espero ter ajudado em algo.

Yure
31-05-14, 00:10
Boa noite pessoal,
Muito obrigado por todas as respostas!
Bom, existem respostas que dizem que peças da Suzuki são dificeis de achar, outras dizem que são fáceis. Tendo isso em vista eu acredito que deve variar bem conforme a localização. Dessa forma eu vou sair perguntando pra mecânicos aqui que conheço o que fazer, acho que será a melhor saída.
Honda ou Yamaha acho beeem dificil eu pegar, vira e mexe vou passar por uns lugares meio tensos aqui em São Paulo então qualquer cuidado é pouco, não é nem por levarem a moto mas sim por não ter q lidar com uma arma na cabeça.
Vou sentar nas motos e pilotar também, só assim vai dar pra sentir bem!

Bom, acho que fico por aqui, reforço meus agradecimentos, esse tópico me foi ótimo, graças a vcs!
Quando eu me resolver aqui ( deve demorar umas 2 semanas ou mais ) eu respondo aqui.
Muito obrigado e forte abraço a todos!

hbrasil
31-05-14, 00:39
Acredito que achar peças da Suzuki aí em SP é como achar pão na padaria! Kkkkk
Tenha muito cuidado na hora de escolher sua pequena. Não se afobe. Pesquise TUDO que puder.

Boa sorte!

Banduleiro
31-05-14, 06:29
Concordo com vc, o pessoal fala muito mal de carburador e tal mas tenho minha Yes há quase dois anos e nunca se quer deu uma falhada,(...)

Mas eu não falei mal do carburador em nenhum momento. O que eu disse foi que recomendava que ele pegasse uma com IE. Veja bem, eu tenho uma moto carburada ano 1999.
Abraço.

carr1jo
01-06-14, 19:54
Mas eu não falei mal do carburador em nenhum momento. O que eu disse foi que recomendava que ele pegasse uma com IE. Veja bem, eu tenho uma moto carburada ano 1999.
Abraço.

Vdd, até pq se ele não tem muita experiência será muito mais fácil ter dor de cabeça com carburador do que I.E

coreanas
02-06-14, 22:03
Já que voce só aprendeu na auto escola, muito do que ensinam é errado. Mas o mais errado, isto sim bizarro: FREIAR SÓ COM O TRASEIRO. Não caia nessa, use sempre os dois freios junto, modulando de um pra outro, mas em geral 70% o dianterio e 30% o traseiro. Se usar só o traseiro, é chão na certa, questão da primeira situação de emergência e voce sair com a moto rabeando sem parar pela via.

irai
03-06-14, 00:15
O problema de usar só o freio traseiro nem é o controle, é super tranquilo controlar escapadas de traseira, o problema é que ele tem só uma fração da capacidade de frenagem do dianteiro, então, salvo raras ocasiões, o negócio é usar os dois freios mesmo. De qualquer forma, é importante conhecer a teoria, para ir testando na prática, ler um pouco sobre técnicas de frenagem, de curvas, de pilotagem em diferentes tipos de pavimento... No fim das contas, só conhecendo a teoria é que vamos conseguir aplica-la.

coreanas
03-06-14, 10:02
Justamente, voce derrapa e além de perder o controle, pois não é tão tranquilo assim administrar uma derrapagem, já vi dezenas de quedas por isso, ainda voce freia em 20, 30 mts o que poderia freiar em 5 mts. Contralar derrapagem para um off roader até que é tranquilo, mas para um iniciante é queda.

Sem contar que, para qualquer um, vai ter de se concentrar em controlar a moto ao invéz da frenagem em sí. A rara exceção em que se usa só o traseiro é em terrenos com pouquíssima aderênca, como cascalho na terra, daí a derrapagem traseira é sua amiga.

irai
03-06-14, 12:33
Aí tu tem razo, Coreanas. Há uma grande diferença entre derrapar em uma circustância em que se sabe que isso pode acontecer, e ser pego desprevinido por uma perda de aderência, e para quem está começando, pode ser um grande susto, porém, nem perto do que é perder a dianteira, aí a chance de ir pro chão é muito grande. Por isso mesmo a importancia de modular os dois freios, assim para-se rapido e de forma estavel.