PDA

Ver Versão Completa : Por que motor não trava ao cortar a ignição?



roggarcia
29-05-14, 19:26
Olá pessoal! Uma dúvida que deve ser bem idiota, mas que não consegui encontrar algo detalhado no Google.

Se tento sair com minha moto com alguma marcha engatada, ela trava (óbvio).
Porém, se a gasolina acaba ou aperto o corta-corrente e eu estou em movimento, ela continua andando como se não houvesse nenhuma marcha engatada.
Como/por que isso acontece?
Caso eu mude de marcha neste instante (em que o motor morre), ela vai travar na hora?

Abs.

jorgetfs
29-05-14, 19:43
o motor ainda ta girando... uma hora ela vai parar e ai trava.
pelo menos é assim com carros..

chiccoli
29-05-14, 19:55
vc vai ter cortado a ignição e/ou a gasolina, e o motor vai estar girando por causa que o impulso da roda esta girando ele. se vc desengatou não tem mais impulso, certo ?

Stone
29-05-14, 19:55
Com a rotação mais alta o motor continua girando normal, mas com o motor parado fazer ele rodar é mais difícil, por isso trava

roggarcia
29-05-14, 20:33
Com a rotação mais alta o motor continua girando normal, mas com o motor parado fazer ele rodar é mais difícil, por isso trava

é que a sensação é de que não apenas o motor fica girando como se tivesse no freio motor, mas sim desengatado mesmo. Acho que era mais pelo susto da situação hahahah

pedromartins
29-05-14, 21:09
Olá pessoal! Uma dúvida que deve ser bem idiota, mas que não consegui encontrar algo detalhado no Google.

Se tento sair com minha moto com alguma marcha engatada, ela trava (óbvio).
Porém, se a gasolina acaba ou aperto o corta-corrente e eu estou em movimento, ela continua andando como se não houvesse nenhuma marcha engatada.
Como/por que isso acontece?
Caso eu mude de marcha neste instante (em que o motor morre), ela vai travar na hora?

Abs.

Isso é fácil.

A resposta esta na compressão do motor. A moto não para porque a roda multiplica via corrente e cambio a rotação no virabrequim que por sua vez consegue vencer a compressão abrindo e fechando as válvulas mesmo sem combustível. Tente descer uma ladeira engatado e desligado na segunda ou terceira... a moto vai continuar se comportando como se estivesse queimando combustível, inclusive se ela for carburada vai continuar aspirando e expulsando combustível cru pelo escapamento.

Se voce engatar alguma marcha ela vai trancar porque voce vai perder o tempo de compressão do motor que ja estava vinculado a marcha anterior devido as marchas serem longas ou curtas.

Stone
29-05-14, 21:55
O motor não tranca, desde que engate a marcha de acordo com a rotação do motor.
Faço isso as vezes, desço um morro no neutro e puxo s embreagem, engato uma 3ª e solto, não tem problema algum.
Mas sabemos que isso não é aconselhável é totalmente errado de se fazer

augustothalison
30-05-14, 02:05
Pegando carona na duvida do amigo - Entre pistão e Camara de combustão existe uma pequena folga milimetrica assim como a folga entre as valvulas e os dutos de adm e scp, vaza alguma pequena quantidade de compressão por essas folgas? ou nao?

Stone
30-05-14, 07:11
Não é pra vazar nada com as válvulas fechadas, se vazar a lenta da moto fica oscilando e o motor perde potência