PDA

Ver Versão Completa : Retrovisores invertidos



gabriel1988
30-05-14, 11:24
Amigos, não se trata de fuleragem, maloqueragem ou algo com nomenclatura similar.

Tenho visto alguns motofretistas utilizando-se de retrovisores na posição "em pé", verticalmente posicionados na haste.
Acredito que esta posição facilite a passagem entre os corredores quando do tráfego intenso.
A questão é: E o campo de visão? É melhorado ou prejudicado em relação ao uso na posição habitual?

Utilizo um retrô de Twister que até algum tempo foi combinado com o guidão original ou guidão de strada. Perfeito!

Agora substitui meu guidão por um modelo mais alto, de CG Titan. Gostaria de efetuar a troca dos retros.
Poderiam me ajudar com opinião, experiências e críticas?

Desde já agradeço a colaboração já costumeira aqui no P.N.

edumrq
30-05-14, 12:55
Os retrovisores ORIGINAIS não tem a lente lisa eles tem a lente concava ou seja são um pouco arredondados para dentro o que aumenta o campo de visão, você consegue ver mais para ambos os lados, se você deixar eles em pé você vai conseguir ver mais coisas para cima e para baixo o que no transito não é muito vantajoso poder ver mais o céu ou o chão, eles são retangulares pra se ter melhor visão horizontal, invertendo fica uma meleca

SheBarros
30-05-14, 18:33
Por aqui também tá modinha entre os motoboys... vejo bastante!Acho q a intenção é facilitar a passagem entre os carros (sem gastar com um mini) ou o esquema de ter uma exclusividade...Não é vantagem nem um caso nem outro... além de ficar esteticamente feio.Não tem como aumentar o campo de visão de diminui o alcance horizontal do retrovisor... Deve melhorar p ver helicóptero e avião...rs

zanini
30-05-14, 19:41
O da GSR nao precisa inverter, ele tem flexibilidade para deixa-los em pé. Pego muito corredor, radial leste, marginal tiête e pinheiros, e é perfeito para corredores. O campo de visao nao fica tao bom quanto usando horizontalmente (original), mas umas dez vezes melhor que os mini por ai...

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

edumrq
30-05-14, 20:06
O bom de retrovisores e guidão largos é que você não se enfia onde não deve, ou pelo menos entra mais devagar

HD13
29-08-14, 11:42
Cara logo quando comprei minha Titan, antes de sair da Honda pedi para o mecânico inverter pra mim.. Vai sei se por costume mas eu acho vem melhor eles invertidos e acho que fica mais bonito tbm.. embora um guarda chato me multou e mandou colocar na posição "correta" alegando ser descaracterização do veículo o que na minha opinião não tem lógica alguma, tanto que logo quando cheguei em casa tornei a colocar eles "em pé".. até recorri a multa mas não conseguir tirar, tive que pagar o valor mas o pontos ficaram isentos.. Mas enfim eu prefiro eles na posição invertida.

Kirisute Gomen
19-10-14, 15:04
Topico ja tem mais de mes, mas opinando aqui
Realmente a unica utilidade seria a passagem por corredores. E olha la. Aqui no interior vejo varias motos assim, e nem tem quase algum corredor para passar.... O visual fica ridiculo, limita o campo de visão, sem falar no risco de multa. Mas enfim gosto é gosto

Vulcan
07-11-14, 17:29
para passar melhor nos corredores eu regulei a haste dos retrovisores viradas um pouco apra traz, de forma que eles ficam na posição idela já no limite de posição para frente.

assim em caso de raspar ou colidir com lateral de veiculos ou outros retrovisores, os meus retrovisores podem virar para traz tranquilamente, coisa que ja não acontece com o guidão, que no meu caso removi os pesos das pontas para ficar menor, as luvas simples de borracha baratas dão uma boa proteção contra riscos.

Waltrick
09-11-14, 22:19
Sempre usei original, mas quanto a mecher no retrovisor botar menor, mudar posição nada disso rende multa, pois não existe um termo na legislação que diga que tal veículo precisa de tal retrovisor, então ta tranquilo pois a moto do meu pai tem os retrovisores para baixo do guidom e nunca incomodaram ele. Agora pela lógica ficaria pior a visão.

Schao.gs
10-11-14, 08:32
Sempre usei original, mas quanto a mecher no retrovisor botar menor, mudar posição nada disso rende multa, pois não existe um termo na legislação que diga que tal veículo precisa de tal retrovisor, então ta tranquilo pois a moto do meu pai tem os retrovisores para baixo do guidom e nunca incomodaram ele. Agora pela lógica ficaria pior a visão.

Aqui rende multa sim: Alteração de características do veículo!

Agora cabe um detalhe: geralmente só leva esse tipo de multa quem merece, no caso os cgzeiros maloqueiros que ficam fazendo caga** no trânsito!

falooww

kira
10-11-14, 10:26
Aqui rende multa sim: Alteração de características do veículo!

Agora cabe um detalhe: geralmente só leva esse tipo de multa quem merece, no caso os cgzeiros maloqueiros que ficam fazendo caga** no trânsito!

falooww
Schao, com o post do Waltrick a primeira coisa que me veio à cabeça foi isso: alteração da caracterísca do veículo. E o HD13 ali disse que foi multado por isso.
Agora eu pergunto: colocar outro retrovisor, protetor de mão, slider, matacachorro, etc, a pessoa não esta descaracterizando o veículo, tendo em vista que esses acessorios não fazem parte do aspecto original da moto??
Abracos!

Schao.gs
10-11-14, 10:57
Schao, com o post do Waltrick a primeira coisa que me veio à cabeça foi isso: alteração da caracterísca do veículo. E o HD13 ali disse que foi multado por isso.
Agora eu pergunto: colocar outro retrovisor, protetor de mão, slider, matacachorro, etc, a pessoa não esta descaracterizando o veículo, tendo em vista que esses acessorios não fazem parte do aspecto original da moto??
Abracos!

É difícil falar a respeito desse assunto por que depende MUITO de quem te abordar e da atitude do condutor.

Eu mesmo não posso falar mal, pois já fui parado MUITAS vezes com retrovisores menores que os originais, mini piscas, escape esportivo, lâmpada super branca, manetes curtos e até mesmo com eliminador que deixava a placa praticamente escondida embaixo da moto... e NUNCA fui multado.

Mas tenho amigos e conhecidos que levaram multas por muito menos!

faloowwww

Waltrick
12-11-14, 21:44
Schao, quanto a esse esquema de multa te digo que não temos regulamentação sobre isso pois um amigo meu advogado foi parado com a HD dele e o policial queria dar multa pelo retrovisor pra baixo( em um guidao seca sovaco kkk), ele pediu par o policial mostrar onde na lei consta que o veículo precisa utilizar o retrovisor X na posição Y, segundo ele só não pode faltar retrovisores...
Mas acabou levando a multa do mesmo jeito, o policial berrou sobre o escape dele, q era só o cano kkk.
agora quanto a Cgzeiro levar multa é normal... Pd passar 50 moto com xenon e o q vai c fuder e o Cgzeiro, e assim por diante kkk

Vulcan
13-11-14, 08:49
Schao, quanto a esse esquema de multa te digo que não temos regulamentação sobre isso pois um amigo meu advogado foi parado com a HD dele e o policial queria dar multa pelo retrovisor pra baixo( em um guidao seca sovaco kkk), ele pediu par o policial mostrar onde na lei consta que o veículo precisa utilizar o retrovisor X na posição Y, segundo ele só não pode faltar retrovisores...
Mas acabou levando a multa do mesmo jeito, o policial berrou sobre o escape dele, q era só o cano kkk.
agora quanto a Cgzeiro levar multa é normal... Pd passar 50 moto com xenon e o q vai c fuder e o Cgzeiro, e assim por diante kkk

que fim teve a multa do seu amigo? ele recorreu?

essa do xenon eu concordo em parte, ainda acho que é relativo a opção do guarda em multar por critério próprio ou influência de (problemas familiares/financeiros?) estado emocional (descontar raiva nos outros).

kira
13-11-14, 10:07
Como é advogado deve ter recorrido na esfera administrativa e mesmo se perder recorre judicialmente. Se a lei deixa essas lacunas...

Vulcan
13-11-14, 10:55
Como é advogado deve ter recorrido na esfera administrativa e mesmo se perder recorre judicialmente. Se a lei deixa essas lacunas...

é que esse caso de 'interpretação de lei' que permite o indivíduo do orgão fiscalizador definir entre os que possuem minimas alterações quem vai levar a multa é semelhante ao caso de troca de escapamento que já foi permitido em santa catarina se o escape não for barulhento (principal motivo de multa) e nem poluidor (motivo raramente observado) com pode ser observado no "parecer 081" de 2009 (ctrl+F em http://www.cetran.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16&catid=19)

e no caso de recorrer, a lei sempre apoia na direção de casos semelhantes por seguir nossa constituição de que 'todos são iguais perante a lei'.

porisso gostaria de saber se o amigo do rapaz recorreu e qual o resultado, pois ele deveria ganhar.

Waltrick
13-11-14, 11:45
Ele recorreu sobre a multa do escape, mais ainda não saiu no que vai dar, pelo que falei com ele vai acabar pagando pois já está para vencer.
agora sobre a multa do escape não sei c ele escapa pq é só o cano...

sergiotucano
13-11-14, 12:35
Desculpem-me os adeptos, mas retrovisor invertido (na verdade se fosse invertido o vidro estaria para o lado oposto..rs..rs.), mini retrovisor, retrovisor fechado, ou não uso do retrovisor é coisa de gente sem noção(para não dizer pior) que coloca a sua vida em risco e acaba colocando a vida de outros em risco.

Custa andar como manda o figurino?
Os retrovisores já são feitos de forma que delimitam a "área útil" do veículo, para que mexer ?
Sem falar em alterar o ângulo de visão e a área da visão.

Pô! Não gostou do retrovisor, no máximo procure um que seja aprovado pelo órgão regulador.
Se não achar um que lhe agrade, troca de moto, ou aceite o original.

É cada uma. Brasileiro tem um sério problema em andar na lei.

Vulcan
13-11-14, 13:24
Ele recorreu sobre a multa do escape, mais ainda não saiu no que vai dar, pelo que falei com ele vai acabar pagando pois já está para vencer.
agora sobre a multa do escape não sei c ele escapa pq é só o cano...

então ele não levou multa pelo retrovisor? se o escapamento for só o cano ele vai perder porque isso está especificado na legislação. uma opção seria pedir para converter a multa em advertência, perdendo os pontos mas não pagando a multa.

Waltrick
14-11-14, 12:10
então ele não levou multa pelo retrovisor? se o escapamento for só o cano ele vai perder porque isso está especificado na legislação. uma opção seria pedir para converter a multa em advertência, perdendo os pontos mas não pagando a multa.

Sim vulcan, eu falei no comentário que ele discutiu com o policial sobre não ter uma norma exata sobre retrovisores, agora sobre o cano que foi a multa que ele acabou levando ele disse que acha que não vai ter jeito...

leandrocg
26-11-14, 11:26
Não gosto dos retrovisores invertidos, mas daí a dar como alteração das características do veiculo, isso é absurdo, isto demonstra, o preparo destas pessoas que nos abordam, desde de já deixo claro, não são todos, acredito ter policiais corretíssimos e que eles sejam a maioria, mas o que estes , que procedem desta maneira acabam sendo mais evidentes, pelas suas condutas, já me indiguinei com a maneira que fui abordado, e multado, o policial teve a cara de pau de mentir e colocar que eu andava na contra mão, imagina como eu fiquei, recorri e não ganhei ai entra a tal da "fé publica" a palavra de um oficial vale mais que a de um cidadão comum, como neste caso, isto não é descaracterização, se fosse o próprio retrovisor não daria esta possibilidade, não foi feita a troca da peça por outra, menor, o que talvez daria abertura pra essa interpretação, gente deixa pra lá não vale a pena, o negocio é assumir o prejú e tocar pra frente, passa menos raiva.

Waltrick
06-12-14, 21:05
Ontem eu tava lendo o manual da HD do pai e os retrovisores vem virados para baixo originalmente, ou seja não pode reclamar...

sergiotucano
07-12-14, 10:55
Modificou uma vírgula nas características é alteração e ponto.

Mexe com a segurança? Mexe! Então para que fazer?
Caramba!

- - - Updated - - -

Modificou uma vírgula nas características é alteração e ponto.

Mexe com a segurança? Mexe! Então para que fazer?
Caramba!