PDA

Ver Versão Completa : Viajem longa com scooter duvidas sobre a transmição (PCX 150)



spygtba.
18-06-14, 21:57
Comprei uma PCX 150, ja rodei 500km com ela e na estrada o maior trajeto foi de de 100km até agora, ja li alguma coisa que em longas viajens, tipo uns 500km direto pelo fato de esquentar a parte da transmissão ela perde rendimento, que a correia estica e varias outras coisas.
Alguem tem alguma experiência em motos do tipo? Lead, Burgman, PCX e todo aquele monte de motos que tinha uns anos atraz deste tipo.

Farei uma viajem de uns 10000km com ela no fim do ano, dando uma volta pelo litoral brasileiro e voltando pelo centro do Brasil.

chriskopsch
19-06-14, 11:06
Uma paradinha de vez em quando não ajuda?

Irmão
19-06-14, 11:32
O PCX foi criada para ser usada como segunda opção de transporte (como a Honda disse na sua apresentação)
pra quem tem carro e usa moto poucas vezes. Porem é a moto mais tecnológica entra as de baixa cilindradas
do mercado, acho que você deve saber disso, a respeito de esquentar a correia não se preocupe pois o PCX
possui arrefecimento liquido (refrigerado com uma mistura de água e etileno glicol a 50%) isso garante que o
motor não ultrapasse a temperatura especificada. Se a sua moto está com a revisão em dia pode viajar tranquilo,
uma dica, recomendo que faça a revisão na concessionaria.

dibars
19-06-14, 12:57
Uma curiosidade: qual a velocidade de cruzeiro da sua PCX?

irai
19-06-14, 19:10
Qual a autonomia da PCX? Em geral scooters tem tanque de combustivel pequeno e isso exige um bom planejamento da viágem.

Outra dica é procurar uma bolha para ela, melhora muito o nível de conforto na estrada, além de um bauleto e quem sabe, suporte para alforjes, uma tomadinha de 12v e um suporte para GPS também são sempre bem vindos.

http://i302.photobucket.com/albums/nn105/scootriel/A-1-1.jpg
http://img84.imageshack.us/img84/7675/cimg0007x.jpg

coreanas
19-06-14, 19:49
Também tenho interesse em saber de Scooters em viagens. Posta aí os resultados de sua PCX.

hbrasil
19-06-14, 21:21
Não tenho a PCX, mas estou acompanhando o tópico porque possivelmente seria uma aquisição pro futuro (isso se a D. Honda acabar com o ágio).

Quanto ao título do tópico, não tenho idéia se uma VIAGEM esquentaria muito a TRANSMISSÃO. ;)

coreanas
20-06-14, 03:34
Viagei muito de Mobilette, que tem CVT mas bem mais frágil que um scooter moderno, também tive um Space 125 no exterior. Nunca esquentarm a correia a ponto de interferir na condução. No caso da Moblilette depois de uns 30 km de rodovia até melhorava o desempenho. Mas também tinha haver o fato do motor 2T "limpar" em altas rotações constantes.

Continuamos no aguardo de relatos de viagens com scooters no P.N.

mdorigon
20-06-14, 09:14
Também acho que não tem o que dar problema de anormal... a correia vai se desgastar de um jeito ou de outro. Se tiver com a manutenção em dia, creio que não tera surpresas. Li um teste uma vez que indicava que no painel chegou até 120 e o motor corta por segurança (estabilidade). Nessa velocidade o gps marcava 115 km/h segundo o teste. Acho que da pra tocar com ele a 100 km /h de cruzeiro e deixar essa folga até a velocidade maxima pra ultrapassagens e sair de apertos. Tanque de 6 litros... leve uma garrafa pet na mochila com gasolina... a primeira perna de viagem até achar um posto andando na velocidade de 100km/h vai te dar uma ideia de quanto ela vai beber e de quantos km precisa pra abastecer de novo ela. Tenho a impressão que se manter a velocidade constante as polias e a correia vão ser menos abusadas do que no transito aonde o trabalho das mesmas sera intenso e constante, variando toda hora mesmo, por isso acho que se tiver manutenção em dia não vai ter surpresa. Em fim... se fizer, uma boa viagem pra vc camarada !!!
Só pra terminar: Quanto pagou da sua pcx e em que cidade vc esta ? Tenho muita vontade de pegar uma... mas a ultima vez que passei nas cc´s honda aki da região a fila de espera era enorme !!!

barudi
20-06-14, 09:17
tudo mito! #FATO (http://www.pequenasnotaveis.net/usertag.php?do=list&action=hash&hash=FATO) !

Barudi_007

corsani
20-06-14, 12:46
a vantagem desse sistema de transmissão é que se a scooter tiver mais leve como em uma descida o motor nunca vai chegar ao limite como numa transmisão por caixa de marcha pelo fato das polias sempre se aptarem a velocidade. lembro do teste de revista da Yamaha NEO 115cc onde em descidas chegava a 130km\h.
agora a transmissaõ dessas scooter são bem melhores do que as das garelis e mobiletes que pegavam agua e começavam a patinar tudo.

Piccoli
20-06-14, 13:06
O motor estar ou não quente não tem influência no CVT.
Em rodovias o CVT vai funcionar mais "aliviado" porque as polias e correias estarão na sua melhor condição de uso, ainda mais que o PCX tem o sistema ESP que vai baixando a rotação do motor em velocidade constante e no plano.
Pelo contrário, é no uso urbano com o arranca e para e com as acelerações a todo momento que a correia sofre mais atrito e pode esquentar mais.
O CVT é um sistema confiável, com o uso do scooter dentro dos limites previstos para ele e com cuidado nas revisões, o desgaste da correia será normal, tão normal quanto o desgaste de corrente/coroa/pinhão.

irai
20-06-14, 19:08
Tanque de 6 litros... leve uma garrafa pet na mochila com gasolina...

Bah amigo, combustivel em garrafa pet não, né... Existem receptientes proprios para isso, com respiro para os gases, e de materiais que não degradam como o pet em contato com a gasolina e o etanol. Mas concordo que é melhor levar combustivel extra.

Os frentistas dos postos daqui nem enchem garrafa pet com gasolina, dizem pra ti trazer um recipiente adequado.

mdorigon
20-06-14, 19:35
Aqui eles naum reclamam... mas tem posto naum gostam de encher garrafa pet pq ai vc mata se taum roubando na bomba. Em fim...eu usaria pet. Sei q tem tanques de transporte, mas o menor q vi eh de 5 litros e aonde encaixar isso na scooter pra viajar? recepiente com respiro...tb cai nessa. E dependendo do rodoviario eles naum aceitam q vc leve esses recepientes, se tiver a mostra ja viu. Por isso falei da pet de dois litros, coloca na mochila ou num bau e anda de boa.

Enviado de meu GT-S5302B usando o Tapatalk 2

irai
20-06-14, 19:49
Scooter tem aquele baita espaço sob o banco, alí cabe até um tanque auxiliar, se for o caso, e como o colega quer viajar 10.000Km, eu acharia até razoável a instalação de um dispositivo desses. Mas também não e nenhum caos, vi relatos sobre o consumo do PCX e muitos alegam mais de 40Km/L, isso dá 240Km de autonomia, considera-se uns 180Km para ter folga (considerando que ela gaste bastante em algum momento da viágem). Normalmente vai haver postos em intervalos de 150Km, acho que essa é uma boa distância para programar os abastecimentos, entre 120Km e 150Km se começa a procurar posto de gasolina. Esse trajeto vai levar 1:30h ou 2:00h, um bom intervalo para esticar as pernas.

hbrasil
20-06-14, 22:17
No seu lugar, não levaria uma garrafa PET com combustível. Levaria isso:

http://www.brasilpostos.com.br/produto/galao-bombona-5-litros-homologada/

dibars
20-06-14, 23:29
Aqui em casa a gente usa sabão líquido pra lavar roupa. Já guardei algumas garrafas e acho que serve pra carregar gasolina.

http://www.enfimcasada.com.br/wp-content/uploads/2012/09/enfimcasada_ariel1.jpg

hbrasil
21-06-14, 00:09
Aqui em casa a gente usa sabão líquido pra lavar roupa. Já guardei algumas garrafas e acho que serve pra carregar gasolina.

http://www.enfimcasada.com.br/wp-content/uploads/2012/09/enfimcasada_ariel1.jpg

O problema é que se a polícia parar, pode encrencar, porque tem que ser aquelas bombonas certificadas pelo Inmetro.

Mas a idéia é muito boa.

Stone
21-06-14, 07:41
Esses galões do InMetro na minha opinião são uma porcaria, todo molengões, esses de sabão líquido são muito mais resistentes....

Se querem se inspirar um pouco, procurem sobre o livro "O aventureiro, a volta ao mundo de lambreta"
Pra quem gosta de aventura de moto deveria ler esse livro, é ótimo!

mdorigon
21-06-14, 08:03
O que é ruim nesses maiores é o tamanho e peso e consequentemente fica dificil de carregar em um mochila tirando ele de vista. Um pet vc coloca n mochila e ja era. Tem as garrafas de dois litro retornaveis q são um plastico mais duro... e tem bomboa de cinco litros de metal pra jipe e off road, q mesmo assim a fiscalização pega. Em fim a ideia era um recurso de emergencia para uma pane seca em um trecho longo.

Enviado de meu GT-S5302B usando o Tapatalk 2

Irmão
21-06-14, 11:02
Acho desnecessário levar gasolina reserva. Já Internet tem um guia de postos do Brasil inteiro na BR e nas cidades é só imprimir e se organizar que dá certo.

Enviado de meu C1604 usando Tapatalk

Irmão
21-06-14, 11:12
http://mobile.guiamais.com.br//busca/postos+de+combustiveis+e+servicos-brasil
Tem até o aplicativo para celular

Enviado de meu C1604 usando Tapatalk

irai
21-06-14, 12:04
Pois é, 6 litros de gasolina não é tão pouquinho assim numa 150cc, mas tudo depende de por onde o nosso colega irá andar, lembrem que ele quer fazer 10.000Km. Na maior parte do Brasil estamos bem servido de postos de gasolina, mas em outros países da América Latina não é bem assim, roda-se facilmente mais de 100Km sem um lugar pra abastecer.

Eu tenho um certo problema com autonomia, pra mim, o ideal para se viajar é uma autonimia de pelo menos 400Km.

chriskopsch
21-06-14, 14:38
Galões pra gasolina não necessitam respiro por causa do gás?

hbrasil
21-06-14, 18:48
Galões pra gasolina não necessitam respiro por causa do gás?

Sim, dependendo da quantidade de gasolina e a temperatura que ela vai ser submetida (quanto mais calor, mais ela se expande).

Já li em outro fórum que a galera coloca gasolina numa garrafa PET de 2 litros e não enche até a boca. Aí antes de fechar a tampa, aperta um pouco a garrafa e fecha. Caso ela libere muitos gases, a garrafa volta ao seu tamanho normal.

O ideal é abrir o recipiente a cada parada de 250 km pra liberar os gases.

prp.prp
21-06-14, 21:59
Leve um kit reparo, vacina.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

corsani
21-06-14, 23:33
por aqui não se vende mais gasolina se o cliente que por em garrafas pet ou qualquer outro recipiente por força de lei, fiscalização e os proprios donos de postos que agora vendem recipientes homologados pelo INMETRO. paguei 15 reais só no galãozinho de 5 litros seco.

irai
22-06-14, 07:09
por aqui não se vende mais gasolina se o cliente que por em garrafas pet ou qualquer outro recipiente por força de lei, fiscalização e os proprios donos de postos que agora vendem recipientes homologados pelo INMETRO. paguei 15 reais só no galãozinho de 5 litros seco.

É o mesmo aqui, e eu até concordo, afinal estamos falando de um material altamente inflamavel, é razoavel seguir algumas normas de segurança.

corsani
22-06-14, 11:41
voltando a parte da scooter agora vamos deixar de falar das possiveis deficiencias e vamos falar das virtudes. ela me parece ter um banco confortavel, uma proteção boa contra o vento, um bom porta objeto debaixo do banco e pode ter certeza que a autonomia vai ser melhor que na cidade porque em descidas ela não amarra por sua transmissão ser com correia e polias de regulagem centrifuga que praticamente se torna infinita nessa situação

irai
22-06-14, 13:17
Pois é, até eu que nunca me identifiquei com scooters estou começando a olha-las de outra forma. Tenho lido alguns sites europeus e visto alguns videos, o pessoal lá usa muito os scooter, inclusive para viágens, as motinhas ficam balíssimas completamente equipadas, eheh... e o conforto parece ser um diferencial delas sobre as motocicletas convencionais, mais ainda quando se usa uma bolha ampla. Já até andei dando uma olhada nos preços dos Citycom e Burgman 400, usadinhos.

hugobci
23-06-14, 19:33
Tenho uma citycom e uso bastante em rodovias. O tanque tem 10l e normalmente rodo 240km e ja reabasteço ela acende a luz de reserva e roda mo maximo ate completar 280km nessa situação, mas em geral nunca faltam postos nesse raio de ação. Imagino que pcx mande bem na estrada também. Minhas dicas pra viagem: protetores auriculares, beber bastante água, carga que for em mochila, se possível leve no vao entre as pernas à frente, é o ponto mais baixo e ajuda na estabilidade. Evite entrar no vácuo de veículos e também faça um relato da viagem com fotos!!! Bons kms!!!

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

prp.prp
23-06-14, 21:08
No aguardo das fotos do hugobci


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Piccoli
24-06-14, 10:41
Gasolina extra vai precisar se for uma aventura lá pela Argentina/Chile em que você roda 300 Km ou mais sem posto.
Na Europa rodam muito com scooters... OK, mas e a pavimentação lá, é regra ser ruim como é aqui? E além da nossa pavimentação ruim, temos motorista bandido que toca por cima da gente só porque detesta moto, isso é comum na Europa como é aqui?
Estamos no Brasil, gente! Terra de gente boa mas muito mal educada no trânsito.
Como afirmei em outro tópico, scooter é ótimo mas tem que ter tamanho, rodas e motor, no mínimo um Citycom, senão você tem que matar um leão por dia para andar nesses pequeninhos.
É arriscar muito a vida só por um câmbio automático e um espaço de bagagem embaixo do banco.

corsani
24-06-14, 12:25
tem que cuidar numa BR pra não acertar aqueles olho de gato quadrado em alta velocidade porque na reda pequena de um scooter é como acertar um tijolo, isso pode acontecer se não conhecer bem a rodovia e calcular mal a ultrapassagem. outra coisa tambem é atento a buracos que pro scooter tambem se torna uma cratera.
do resto eu acho que da pra levar normal.

hugobci
24-06-14, 14:21
Algumas viagens de citycom

http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/a9ura4a4.jpg
http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/9a4e3aha.jpg

http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/3yma7ydu.jpg
http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/atade5u5.jpg
http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/haguduju.jpg

http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/du5yty5y.jpg
http://img.tapatalk.com/d/14/06/25/aga6ypad.jpg

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

halvaro
24-06-14, 14:31
Muito bonitos os lugares, onde fica ?

Tem que cuidar um puco com alguns exageros da turma, por ex, eu li muito sobre o fato de ter muito deslocamento de ar quando passa por caminhões ou é ultrapassado por eles, que chegava a tirar a moto do rumo, essa coisa toda, mas quando viajei, vi que não era tudo um grande exagero, o deslocamento existe, mas é bem suave e bem tranquilo de lidar, existem coisas bem piores que isso.

hugobci
24-06-14, 14:42
Oi! As fotos sao de vairas viagens por diversos lugares do estado de sao paulo. Sobre o deslocamento de ar, é raro mas tem três coisas que podem ser fatais

A) ficar na lateral ou traseira de um veículo na área de maior pressão do ar, além da possibilidade de perder a direção a resistência do ar faz você perder velocidade, dai você acelera e por algum motivo você sai dessa area de maior resistência e a moto vai pra uma aceleração abrupta, fazendo perder o controle com o susto

B) ser puxado pelo vácuo. Isso já aconteceu comigo. Você ta na situação acima (ou não) e entra no vácuo do veiculo a frente (no meu caso um caminhão me ultrapassou e entrou à minha frente com pouco distância entre nós). Você ta lá normal e sua aceleração cortando a resistência do ar tranquilamente, ai entra no vácuo e não resistência alguma: sua velocidade aumenta monstruosamente muito rápido, a sensação é de ser puxado pra dentro da traseira do veículo à frente.

C) fazer a bobagem de andar no cantinho direito da faixa direita pra dar espaço pra ultrapassagem. Dai o caminhão tura fina e o deslocamento de ar te empurra pra for da pista. Muito fácil cair assim

Mas como disse, isso é raro...

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

mdorigon
24-06-14, 14:45
Hugobci, legal as fotos. Alguns trechos eu conheço... vc andou indo pro arredores de serra negra pelo jeito. Parabens pelas aventuras.

spygtba.
24-06-14, 16:41
Uma paradinha de vez em quando não ajuda?

Até ajudaria, mas eu so paro pra abastecer e tirar fotos, esperar a moto esfriar esfria o animo da viagem.

- - - Updated - - -


Uma curiosidade: qual a velocidade de cruzeiro da sua PCX?
Ja fiz umas viajens pequenas de ate 200km em um bate e volta, ela mantem 110 no painel facil mesmo com vento, porem ela corta depois dos 112, entao nao passo de 110, esta com 1300km rodados, talvez depois ela ande melhor pq vejo gente dizer que ela anda mais.

- - - Updated - - -


Qual a autonomia da PCX? Em geral scooters tem tanque de combustivel pequeno e isso exige um bom planejamento da viágem.

Outra dica é procurar uma bolha para ela, melhora muito o nível de conforto na estrada, além de um bauleto e quem sabe, suporte para alforjes, uma tomadinha de 12v e um suporte para GPS também são sempre bem vindos.




Tomada com saida pra usb é imprecindivel, uso meu celular como gps e camera, bolha acho besteira a 110km/h nem tem tanto vento assim, se fosse de 130km/h pra la acho que faria diferença. Quanto a bagagem vai um pouco entre as pernas, outro tanto debaixo do banco e outro tanto amarrado em cima do banco, ja que nao precisa abrir para abastecer.

- - - Updated - - -


Também tenho interesse em saber de Scooters em viagens. Posta aí os resultados de sua PCX.

Vou fazer o relato da viajem no blog do link, por la tu vai poder acompanhar, ja tem relato de uma viajem que fiz rpo deserto do atacama de biz no começo deste ano.
http://passeandopelaamerica.blogspot.com.br/

- - - Updated - - -


Também acho que não tem o que dar problema de anormal... a correia vai se desgastar de um jeito ou de outro. Se tiver com a manutenção em dia, creio que não tera surpresas. Li um teste uma vez que indicava que no painel chegou até 120 e o motor corta por segurança (estabilidade). Nessa velocidade o gps marcava 115 km/h segundo o teste. Acho que da pra tocar com ele a 100 km /h de cruzeiro e deixar essa folga até a velocidade maxima pra ultrapassagens e sair de apertos. Tanque de 6 litros... leve uma garrafa pet na mochila com gasolina... a primeira perna de viagem até achar um posto andando na velocidade de 100km/h vai te dar uma ideia de quanto ela vai beber e de quantos km precisa pra abastecer de novo ela. Tenho a impressão que se manter a velocidade constante as polias e a correia vão ser menos abusadas do que no transito aonde o trabalho das mesmas sera intenso e constante, variando toda hora mesmo, por isso acho que se tiver manutenção em dia não vai ter surpresa. Em fim... se fizer, uma boa viagem pra vc camarada !!!
Só pra terminar: Quanto pagou da sua pcx e em que cidade vc esta ? Tenho muita vontade de pegar uma... mas a ultima vez que passei nas cc´s honda aki da região a fila de espera era enorme !!!

Comprei ela com 150km rodados paguei R$8500,00, moro em guaramirim-sc.
Quanto a este teste que vc mensionou esta mioe fora, pois a minha da 110km/h no velocimetro e 100km/h no gps. Aqui no brasil, pelo menos por onde passarei acho que nao terei tanto problema com gasolina como passei no chile e argentina, ja teve percurso de quase 300km sem posto, levei duas pet de 2l de gasolina pra biz. aki talvez eu leve so pra garantir, quanto aos gases acho que nao tem problema pois andei debaixo de quase 50 graus no deserto e nao explodi com a gasolina.

spygtba.
24-06-14, 20:03
Esses galões do InMetro na minha opinião são uma porcaria, todo molengões, esses de sabão líquido são muito mais resistentes....

Se querem se inspirar um pouco, procurem sobre o livro "O aventureiro, a volta ao mundo de lambreta"
Pra quem gosta de aventura de moto deveria ler esse livro, é ótimo!

O livro nao te inspira a ir comigo nesta viajem?
O convite ta feito.

- - - Updated - - -


Leve um kit reparo, vacina.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Os pneus sao sem camara, vou levar "macarrao".

- - - Updated - - -


voltando a parte da scooter agora vamos deixar de falar das possiveis deficiencias e vamos falar das virtudes. ela me parece ter um banco confortavel, uma proteção boa contra o vento, um bom porta objeto debaixo do banco e pode ter certeza que a autonomia vai ser melhor que na cidade porque em descidas ela não amarra por sua transmissão ser com correia e polias de regulagem centrifuga que praticamente se torna infinita nessa situação

Quanto a autonomia melhor na estrada que na cidade vc esta errado, na cidade ta fazendo 36 e na estrada 30, vamos ver depois que amaciar.
A moto realmente é muito confortavel, o banco e a posição de pilotar. No fim de semana peguei a BR 470 de Gaspar a indaial tudo parado, o cambio automatico nessas horas salva o peao, não tenho saudades da biz nessas horas, a suspenção é dura se andar com garupa da fim de curso direto, mas sozinho( tenho 65kg) fica muito macia.

- - - Updated - - -


Tenho uma citycom e uso bastante em rodovias. O tanque tem 10l e normalmente rodo 240km e ja reabasteço ela acende a luz de reserva e roda mo maximo ate completar 280km nessa situação, mas em geral nunca faltam postos nesse raio de ação. Imagino que pcx mande bem na estrada também. Minhas dicas pra viagem: protetores auriculares, beber bastante água, carga que for em mochila, se possível leve no vao entre as pernas à frente, é o ponto mais baixo e ajuda na estabilidade. Evite entrar no vácuo de veículos e também faça um relato da viagem com fotos!!! Bons kms!!!

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Protetor auricular? Ainda nao vi necessidade, até acho que isso atrapalha, pois vc nao ouve que vem atraz, as vezes é importante esta percepção.
Ja viajei bastante com a biz e malha no meio das pernas, com esta nao será diferente.
Quanto a relatos de viajens eu faço no blog do link abaixo:
http://www.passeandopelaamerica.blogspot.com.br/

- - - Updated - - -


Gasolina extra vai precisar se for uma aventura lá pela Argentina/Chile em que você roda 300 Km ou mais sem posto.
Na Europa rodam muito com scooters... OK, mas e a pavimentação lá, é regra ser ruim como é aqui? E além da nossa pavimentação ruim, temos motorista bandido que toca por cima da gente só porque detesta moto, isso é comum na Europa como é aqui?
Estamos no Brasil, gente! Terra de gente boa mas muito mal educada no trânsito.
Como afirmei em outro tópico, scooter é ótimo mas tem que ter tamanho, rodas e motor, no mínimo um Citycom, senão você tem que matar um leão por dia para andar nesses pequeninhos.
É arriscar muito a vida só por um câmbio automático e um espaço de bagagem embaixo do banco.

Pelo visto vc anda numa regiao muito pauleira, ja fui pro rio de janeiro, sao paulo, rio grande do sul e parana de Biz 125, as vezes tem quem cole na trazeira, mas é so dar lado e o cara vai embora, agora o que fico puto é qd passa um *** tirando fina qd tem a outra pista toda livre pra ultrapassar, mas este tipo de gente tem tambem na argentina onde tambem cruzei de biz pra ir pro chile, la sim tem educação no transito e estrada de 1º mundo.
O Brasil nao é assim tao ruim, tem gente que tem sangue quente e quer mata um leao por dia.
Não é preciso ter motao pra curtir uma viajem, claro que se fosse maior seria melhor, e tambem se a moto mantem 110km/h pouco irao te ultrapassar se a pista for simples e se for duplicada entao ai sim ninguem te ultrapassa, pois os carros da pista da direita sempre estao mais devagar que isso.
Ja tenho milhares de kilometros em BR pra dizer que é muito mais seguro que andar na cidade, nunca passei por apuros ou sustos, ja na cidade...

- - - Updated - - -


tem que cuidar numa BR pra não acertar aqueles olho de gato quadrado em alta velocidade porque na reda pequena de um scooter é como acertar um tijolo, isso pode acontecer se não conhecer bem a rodovia e calcular mal a ultrapassagem. outra coisa tambem é atento a buracos que pro scooter tambem se torna uma cratera.
do resto eu acho que da pra levar normal.

A PCX tem aro 14 o que ja ajuda bastante, mas mesmo assim os buracos nao sao de se despresar. sei que pro norte e nordeste as ccoisas nao sao muito boas mas vou com cuidado, pegarei 25 dias de ferias pra fazer estes 10000 km, entao nao vou com pressa, se a estrada nao permitir que eu ande mais rapido vou devagar mesmo.

RafaelSMG
24-06-14, 21:36
Amigo me fala uma coisa aqui, pra sair do brasil e rumar pra chile, argentina, uruguai e paraguai é preciso alguma permissão especial ou basta carteira de habilitação e documento da moto?

prp.prp
25-06-14, 07:44
Tem que tirar a carta verde, é bem simples, sem burocracia.

Só no Chile que vc tem que pagar seguro obrigatório, é pelo site deles. O valor é baixo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

spygtba.
25-06-14, 18:00
Amigo me fala uma coisa aqui, pra sair do brasil e rumar pra chile, argentina, uruguai e paraguai é preciso alguma permissão especial ou basta carteira de habilitação e documento da moto?

Argentina Uruguai e Paraguai a carta verde cobre, o Chile nao tem o acordo, assim como Bolivia e Peru, na Bolivia e Peru eles sao mais chatos com relação a fazer o seguro deles, o tal SOAT, é barato e simples de fazer, ja no Chile li bastante a respeito antes de ir pra la e nao vi relatos de alguem dizer que foi solicitado o seguro, entao nao fiz, me pararam la e so pediram os docs da moto e habilitação e identidade, na argentina nem o carta verde pediram, ou seja, joguei fora R$180,00, mas se me pedissem e eu nao tivesser ia me ferrar pq a policia de la é bem corrupta.
Quanto a docs pra rodar lá e passar nas alfandegas é somente a identidade com menos de 10 anos e foto colorida, CNH em dia, docs sem restriçoes no nome do condutor ou passageiro, se tiver alienada ou em nome de outra pessoa tem que fazer alguma documentação, nao sei ao certo qual.

Stone
25-06-14, 21:31
Agradeço muito pelo convite, mas tenho programado uma viagem pro Rio Grande do Sul com a Patroa e uma pra Serra do rio do rastro com uns amigos, por enquanto não posso marcar mais nada $$....

- - - Updated - - -

Mais uma coisa, nunca pensou em pegar uma moto tipo uma Bros que é pau pra toda obra?

spygtba.
25-06-14, 21:53
Agradeço muito pelo convite, mas tenho programado uma viagem pro Rio Grande do Sul com a Patroa e uma pra Serra do rio do rastro com uns amigos, por enquanto não posso marcar mais nada $$....

- - - Updated - - -

Mais uma coisa, nunca pensou em pegar uma moto tipo uma Bros que é pau pra toda obra?

Antes de pegar a PCX eu estava bem empolgado a pegar a NC 700X, dinheiro pra comprar nao ia ser o problema, so que trabalho em uma escala 6X2, por isso ganho um adicional e esta escala depende da produção da empresa, se a produçao baixa, acaba a escala e perco 43% de minha renda, ai nao vou poder viajar, so andar na cidade e no inicio do ano vem o ipva e licenciamento eu eu nao teria como pagar, entao optei pelo seguro e comprei a PCX, assim se acaba a escala eu nao me aperto.
Ja tive uma XTZ, porem nao curti, pra levar bagagem a Biz e a PCX sao bem melhores, sem contar a economia e manutenção ser um pouco menor na biz, a pcx ainda nao sei.
Eu ate curto as trail, mas tem que ser de XT 660 pra cima pra viajar, acho que será o proximo passo, um NC 700X, ja tem é economica e tem onde por bastante bagagem e de quebra ainda é honda.

coreanas
25-06-14, 21:55
Ela tem até um sistema que otimiza as rotações em viagens, alongando as relações mais que o normal, para descanso do motor. A vendedora me disse e conferí no site.

halvaro
26-06-14, 11:30
Antes de pegar a PCX eu estava bem empolgado a pegar a NC 700X, dinheiro pra comprar nao ia ser o problema, so que trabalho em uma escala 6X2, por isso ganho um adicional e esta escala depende da produção da empresa, se a produçao baixa, acaba a escala e perco 43% de minha renda, ai nao vou poder viajar, so andar na cidade e no inicio do ano vem o ipva e licenciamento eu eu nao teria como pagar, entao optei pelo seguro e comprei a PCX, assim se acaba a escala eu nao me aperto.
Ja tive uma XTZ, porem nao curti, pra levar bagagem a Biz e a PCX sao bem melhores, sem contar a economia e manutenção ser um pouco menor na biz, a pcx ainda nao sei.
Eu ate curto as trail, mas tem que ser de XT 660 pra cima pra viajar, acho que será o proximo passo, um NC 700X, ja tem é economica e tem onde por bastante bagagem e de quebra ainda é honda.

NC700 deve ser perfeita como moto para viajar, potencia na medida, sem exageros mas da pra manter médias interessantes sem esforço, ainda por cima mais econômica que muita moto pequena, e com espaço para bagagem, fora o conforto, combinação ideal

hugobci
26-06-14, 17:27
Ela tem até um sistema que otimiza as rotações em viagens, alongando as relações mais que o normal, para descanso do motor. A vendedora me disse e conferí no site.

Qual tem esse sistema? A nc700x ou a pcx? Como chama isso?

Aproveito a oportunidade pra mostrar uma pcx com acessorios que flagreihttp://img.tapatalk.com/d/14/06/27/3ygemuje.jpg


Enviado usando Tapatalk, erros de digitação e ausencia de acentuacao são frequentes

Firestorm
02-07-14, 06:18
com certeza deve ser a PCX pelo CVT

Piccoli
02-07-14, 08:41
Esse sistema a Honda chama de ESP (Enhanced Smart Power).
O princípio disso é simples, quando em velocidade constante as polias começam a se movimentar resultando em menor rotação do motor para a mesma velocidade. Seria como uma marcha overdrive em um câmbio convencional. Mas se pegar uma rajada de vento ou começa uma subidinha, o tal ESP deixa de atuar.