PDA

Ver Versão Completa : Estratégia do Governo?



pedrosofelipe
26-06-14, 12:38
Bom dia galerinha, estava lendo essa matéria e queria saber a opinião de cada um sobre esse assunto que seria uma estratégia do governo, conversando com um amigo que trabalha em uma financeira em SP ele me disse que a uns 3,4 anos atrás as financeiras aprovavam as fichas de financiamento sem muita burocracia de uns 2,3 anos pra cá um amigo lojista no ramo de carros e motos andou reclamando que as financeiras fecharam o cerco e estava difícil vender pois as financeiras estavam dificultando ao máximo a aprovação, Esse meu amigo chegou a comentar que financiou uma Hornet 2009 na época com parcela de 500,00 p/ um rapaz que ganhava 1.300 reais por mês, Eu entendi errado ou a ideia do governo é facilitar o credito como estava nos tempos passados, e isso serve apenas para carros? Ou motos também? queria a opinião dos mais entendidos do assunto sobre essa matéria...

Governo prevê injeção de R$ 5 bilhões para estimular financiamento de carrosLeonardo Contesini 31 maio, 2014 111 Comentários (http://www.flatout.com.br/governo-preve-injecao-de-r-5-bilhoes-para-estimular-financiamento-de-carros/#disqus_thread) http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/05/patio-620x349.jpg (http://flatoutcombr.c.presscdn.com/wp-content/uploads/2014/05/patio.jpg)

Há pouco mais de um mês vimos que o governo estava preparando medidas para estimular as vendas de automóveis. A atual queda do volume de vendas desde começo de ano se deu, principalmente, devido à restrição de crédito para financiamento de carros por parte dos bancos, que obviamente temem inadimplência dos empréstimos.
Agora, a Folha de S. Paulo apurou que o governo prepara uma injeção de R$ 5 bilhões de reais para financiar a compra de carros e esvaziar os pátios das fabricantes (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1462290-governo-estuda-injetar-r-5-bilhoes-para-financiar-veiculos.shtml), evitando cortes de produção e possíveis demissões. Esse dinheiro contudo, não sairia dos impostos pagos pela população, como muitos imaginam, mas do Depósito Compulsório dos grandes bancos no Banco Central.
O Depósito Compulsório é um percentual do dinheiro movimentado nos bancos que é enviado diariamente ao Banco Central. Assim o governo consegue controlar a oferta de crédito e também assegurar os correntistas contra a eventual quebra de um banco.
A ideia do governo é liberar parte desse dinheiro para criar um fundo que comprará os financiamentos dos bancos dos fabricantes. Com a injeção do dinheiro da compra a Carteira de Crédito dos fabricantes (os empréstimos concedidos), eles poderiam aumentar a oferta de crédito. Os clientes continuariam pagando as prestações aos bancos dos fabricantes, que por sua vez repassariam o valor das prestações ao fundo dos grandes bancos. O pacote prevê a liberação de até R$ 1 bilhão do fundo por mês durante cinco meses, o que aumentaria o crédito em 13%.
A vantagem em fazer isso, para os grandes bancos, é que se o dinheiro permanecesse depositado no Banco Central, ele teria rendimento baseado na taxa Selic, mas usando-o para comprar a Carteira de Crédito (os financiamentos) dos bancos dos fabricantes, a rentabilidade é a taxa Selic mais 1% ao ano. Para os fabricantes, o dinheiro da quitação entra imediatamente, em vez de em longo prazo, além, é claro, de estimular o volume de vendas.
Parece uma solução ideal, mas ela ainda precisa da aprovação do Banco Central, que resiste em dar o aval pois a liberação dos compulsórios aumenta a circulação de dinheiro, o que poderia causar aumento da inflação que já está em seu limite.

Além da injeção dos R$ 5 bilhões, o pacote do governo prevê a permissão da redução de reserva de capital exigida dos demais bancos para financiar veículos. A reserva de capital é o dinheiro dos próprios acionistas dos bancos, que não pode ser emprestado para evitar uma quebra da carteira. Atualmente os bancos precisam, em média, de 8,5% do valor dos empréstimos em capital. A proposta é reduzir a média de reserva mínima para 5,5%.

somniu
26-06-14, 14:15
esse governo federal é uma piada.. sempre fez estimulo para produção e venda de automóveis.. essa tática para estimular funciono por um tempo.. o problema que praticamente todo mundo já tem carro. Sistema funcionando na base do consumo da nesse tipo de coisa.. tipo essas piramedes.. só funciona por um tempo.. mais com o tempo é insustentável.. e a coisa só vai piorar vc vai ver

Motaro
26-06-14, 14:33
Você entendeu certo. Realmente o crédito hoje é muito complicado e cheio de burocracia por parte dos bancos. A oferta existe, mas as garantias e comprovação de renda são muito mais fortes do que no passado.
Acredito que o grande problema tenha sido o excesso de facilidade do passado também, que somado ao comportamento irresponsável do brasileiro, fez com que os bancos tomasse um comportamento defensivo na hora de oferecer o crédito. É difícil encontrar um brasileiro que não esteja devendo alguma coisa no banco. São mlhares os que devem 2,3,5, 10 mil reais para o banco e simplesmente não pagam, seja por sacanagem ou impossibilidade. E depois que o crédito está dado, fica difícil o banco reaver prejuízos, pois a lei sempre defende o " pobre cidadão ".

Não sei se foi aqui que já comentei, mas, estamos cheios de atendentes de mercado, entre outros profissionais de baixa renda, que possuem carros e até motos de alto valor. Particularmente não sei como esses indivíduos se mantém, se É que se mantém. Um dia assisti a um vídeo de um cara dizendo que para ter uma XJ6 precisa ganhar mais ou menos 2 mil reais por mês. Olha, não sei como ele faz, mas com 2 mil reais e uma XJ6 eu teria que dormir na XJ6, e me alimentar do óleo do motor, rs.

A estratégia do governo pode gerar bons e maus frutos. Eu preferiria que ainda houvesse dificuldade de comprar veículos, mas isso também está trazendo problema para as montadoras, que podem diminuir sua produção.

Ah, e o mercado de motos, este é um que sempre sofre. Os incentivos pra se comprar um carro são MIL VEZES maiores do que para comprar uma moto. Afinal, pra todo brasileiro que não anda de moto, este veículo de duas rodas é apenas uma bicicleta anabolizada pronta pra matar, piloto, garupa e transeuntes.

edynho leal
26-06-14, 14:34
Esse governo patético,que agora até bolsa-**** criaram,poderiam usar esses $5 bi para estimular a produção de motos com ABS de série.Falam tanto em acidentes com motos,mas não fazem m&*#@ nenhuma pelo motociclista,ao invés disso,entopem as ruas de carros com motoristas mal preparados, e o motoqueiro que se dane...

mdorigon
26-06-14, 16:48
Medida elitoreira pra tentar fazer o pais funcionar nesse periodo de fim de copa até eleições. Ai o povo fica feliz e vota na presidenta de novo. Sem falar que alguem tb ta levando um cascalho pra liberar essa verba ai... prevejo muitos dolares em contas de gente do governo.

Bandit
26-06-14, 21:47
Em quanto outros paises buscam diminuir o numero de veiculos, investindo no transporte publico como metro... o brasil vai pelo lado contrario, nas ruas nao conseguimos mais nem estacionar o carro, ja nao existe horario com menos movimento, ou é horario de pico ou entupido... as ruas um lixo, o transporte publico caro e horrivel, com ruas ruins o cara gasta mais com manutençao, com ruas entupidas o carro bebe mais, ai jogam o preço da gasolina a 3 reais nas capitais...

So eu acho que obrigar freio a disco dianteiro e traseiro e estimular a compra de EPI reduzindo impostos já iam diminuir muito os acidentes e a gravidade quando ocorre algum, nada contra quem nao tem condiçao, mas usar aqueles san marino e nada é quase a msm coisa, 100 reais e voce estoura todos os dentes na primeira queda....

zanini
27-06-14, 00:17
Uma crise econômica sem precedentes vem por ai, a copa esta atrasando/maquiando ela um pouco, assim que a copa acabar a máscara vai cair, isso se o governo não segurar ela um pouco até as eleições oq eu acho muito provável. .. e ai depois meus amigos, segura...

Evandro.byte
27-06-14, 09:58
Não vejo com bons olhos a medida, e não sou a favor desse partido ai.

Mas é uma media para estimular a economia, para fazer o dinheiro circular, de fazer as coisas continuarem andando.

O que eles podem fazer? Senão estimular o bem que mais gera emprego no país?
Cortar impostos?
Concordo?
Mas isso passa no congresso?
Aquele monte de deputados parasitas aprovariam isso?
Algum seja da situação ou da oposição, já propôs isso ? ou algo melhor ?

Algumas pessoas falam que depois da copa terá uma baita crise? Matematicamente falando e acompanhando de perto os fatos (até que sou obrigado porque sou professor de matemática em cursos como economia e contabilidade), não vejo essa possibilidade assim, o Brasil por incrível que parece está estável e é referencia lá fora, temos sim muitos problemas para resolver e muitas questões pendentes.

Quer ver crise? Dá uma volta lá fora, Portugal, Espanha, Eua, Grécia e por ai vai, só procurar a fundo noticias e não se atrelar a fatos soltos. (nem comentei países como Argentina, Paraguay, Uruguay e afins).

O sistema de globalizado que vivemos hoje a economia mundial se traduz uma simples “ Dança de cadeiras”, para alguém estar sentando alguém sempre vai estar de pé, isso não é exclusividade brasileira, é mundial.

Herdamos uma infraestrutura falha, não formamos os profissionais que precisávamos e aliado a nossa cultura de “festa” e de achar que somos “fundo de quintal”, tudo no Brasil é urgente, porque nada é feito a tempo, a muitos e muitos anos.

Certo amigo professor disse uma vez que “culturalmente” o Brasil vive na idade média, claramente o Brasileiro, quer viver além das suas possibilidades financeiras, e porque isso? Isso é o comportamento típico de quem viveu por anos sem ter nada e agora acredita que pode ter tudo a velha história da “Criança que nuca comeu melado, quando come se lambuza”

Sem falar no “Preconceito Velado”, já virou até clichê, de “gente” reclamando que o aeroporto ta parecendo rodoviária, que não acha lugar para estacionar porque tem carro demais, que o filho da empregada tem Smartphone, que tem que dispensar o funcionário porque ele ta fazendo faculdade, que esse “povo”, comprando casa, vai quebrar o mercado de aluguel, mas a pior de todas foi uma frase que ouvi em uma formatura de uma turma de pedagogia, de uma mulher sentada na minha frente, onde a sua ex-empregada doméstica estava se formando professora.

- Não vejo a hora de “fulano”, virar presidente para acabar com esse negócio de faculdade para pobre. Ta difícil de arrumar uma empregada hoje em dia.

Tirem suas conclusões

marcellomeira
27-06-14, 20:08
Quem pegou financiamento ha 3, 4 anos, ou ainda está pagando (ás vezes até mais de um financiamento), ou já foi pro spc/serasa e está aguardando os 5 anos pra limpar o nome outra vez. Infelizmente as políticas publicas priorizaram essencialmente o setor automobilístico, até na questão de infra a prioridade foi revitalização e aumento da capacidade de tráfego de rodovias. E isso foi uma coisa ótima para o país, mas acabou gerando outros problemas quando entupiu as rodovias de caminhões. Acho que se a construção/revitalização de ferrovias também tivesse sido contemplada por esses PAC's, hoje não seria mais caro levar um carregamento do interior do país até o porto de Santos, do que de Santos até a China, por exemplo. Enfim, são muitos os problemas a serem resolvidos, pelo menos alguma coisa está sendo feita.

Defeacer
28-06-14, 11:57
Financiamento é o que pesa em qualquer veículo na hora da manutenção, é um dinheiro a menos que faz falta.

Já trabalhei com supermercado, e realmente tem muita gente que ganha salário mínimo que tem carro, moto 250, carro 1.8/2.0 e moto 150 cc.
Nesse caso acontece uma coisa simples, a pessoa compra o veículo geralmente usado com um dinheiro vindo de uma recisão trabalhista, de férias ou até mesmo um parente "dá" o veículo pra aquela pessoa. Uma pessoa solteira e que mora com os pais (ou qualquer pessoa que a sustente) consegue manter um carro 1.0 e uma moto 150 quitados com um salário mínimo e ainda sobra.

Sobre a estratégia do governo, penso o seguinte:
Estamos vivendo uma crise no setor automobilístico, brasileiro tá deixando de ser burro e comprar carro 1.0 pelado, prefere pegar usado. Em muitos estados, carros com mais de 10 anos não pagam IPVA, e tem muito modelo 2003/2004 MUITO bom. Existem MUITAS montadoras espalhadas pelo Brasil que simplesmente entraram em recesso em pleno meio de ano, simplesmente por não conseguirem vender os modelos produzidos, e não faz sentido continuar produzindo se não há procura.

A estratégia do governo é fazer com que as montadoras continuem gerando empregos e não demissões, e obviamente, lotar as cidades de carros que geram impostos que vão pro bolso dos nossos queridos políticos corruptos, ou seja, todos saem ganhando, os políticos ganham ainda mais.


Eu mesmo peguei minha moto financiada em 2012 e consegui quitar e pouco tempo depois encarei um financiamento de um HB 20, com uma situação financeira bem melhor do que quando peguei a minha moto, e até agora não tem me apertado.

romario_xtz
30-06-14, 14:32
governo fazendo governices...

Evandro.byte
01-07-14, 10:42
Financiamento é o que pesa em qualquer veículo na hora da manutenção, é um dinheiro a menos que faz falta.

Já trabalhei com supermercado, e realmente tem muita gente que ganha salário mínimo que tem carro, moto 250, carro 1.8/2.0 e moto 150 cc.
Nesse caso acontece uma coisa simples, a pessoa compra o veículo geralmente usado com um dinheiro vindo de uma recisão trabalhista, de férias ou até mesmo um parente "dá" o veículo pra aquela pessoa. Uma pessoa solteira e que mora com os pais (ou qualquer pessoa que a sustente) consegue manter um carro 1.0 e uma moto 150 quitados com um salário mínimo e ainda sobra.

Sobre a estratégia do governo, penso o seguinte:
Estamos vivendo uma crise no setor automobilístico, brasileiro tá deixando de ser burro e comprar carro 1.0 pelado, prefere pegar usado. Em muitos estados, carros com mais de 10 anos não pagam IPVA, e tem muito modelo 2003/2004 MUITO bom. Existem MUITAS montadoras espalhadas pelo Brasil que simplesmente entraram em recesso em pleno meio de ano, simplesmente por não conseguirem vender os modelos produzidos, e não faz sentido continuar produzindo se não há procura.

A estratégia do governo é fazer com que as montadoras continuem gerando empregos e não demissões, e obviamente, lotar as cidades de carros que geram impostos que vão pro bolso dos nossos queridos políticos corruptos, ou seja, todos saem ganhando, os políticos ganham ainda mais.


Eu mesmo peguei minha moto financiada em 2012 e consegui quitar e pouco tempo depois encarei um financiamento de um HB 20, com uma situação financeira bem melhor do que quando peguei a minha moto, e até agora não tem me apertado.


Aqui no estado de minas o carro pode ter 300 anos que paga IPVA