PDA

Ver Versão Completa : Amaciar motor de uma YBR 0km



André Farias
08-07-14, 21:15
Galera, estou com dúvida acerca de como amaciar o motor da YBR que irei pegar na outra semana. Sabemos que essa fase é a mais importante para a durabilidade do motor.
Porém, irei buscar a moto a 80km daqui de casa.
Lendo o manual, diz para pararmos a cada hora, por 5 a 10 minutos para deixar o motor esfriar. Numa rodovia acho que não é necessário, visto que a motor esquenta menos
Devo ficar variando a velocidade entre 60 e 100km/h (por exemplo) para um bom amaciamento? Devo ficar trocando de marchas também, reduzindo e aumentando a velocidade?

Banduleiro
08-07-14, 21:27
Siga o que diz o manual. Mas a regra geral é que não suba muito as rotações, o que implica andar na casa dos 80 km/h.
Mas uma esticadinha rápida para alternar a rotação não te fará mal. E troque o óleo do motor com 500km, assim todas as limalhas e resíduos dos ajustamentos das partes internas não ficarão circulando no motor.

André Farias
09-07-14, 08:45
Siga o que diz o manual. Mas a regra geral é que não suba muito as rotações, o que implica andar na casa dos 80 km/h.
Mas uma esticadinha rápida para alternar a rotação não te fará mal. E troque o óleo do motor com 500km, assim todas as limalhas e resíduos dos ajustamentos das partes internas não ficarão circulando no motor.

Então você acha melhor não passar dos 80km/h? Numa rodovia é complicado :D
Vai ser uma tortura rs

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

halvaro
09-07-14, 09:56
Faz o que ta escrito no manual

André Farias
09-07-14, 11:37
Faz o que ta escrito no manual

Certo.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

mdorigon
09-07-14, 11:51
Segue o manual. Se o limite for não passar de 80 por hora... siga. Claro que em uma ultrapassagem ou outra vc pode passar, o que não pode é andar o tempo todo acima do que a fabrica recomenda nesse periodo. Se achar isso perigoso, não va com ela pra estrada antes de completar o periodo para amaciar. Em fim...siga o manual e seja feliz.

Banduleiro
09-07-14, 12:44
Então você acha melhor não passar dos 80km/h? Numa rodovia é complicado :D
Vai ser uma tortura rs

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Acho que você não leu por completo o que escrevi. Ou não compreendeu.

André Farias
12-07-14, 17:19
Galera, fui pegar a moto hoje. Andei na rodovia entre 60-95km/h, sempre variando a velocidade

Depois dos 50km/r, até que a moto ficou mais soltinha mas mesmo assim não passei dos 95km/h.

Fiz certinho né? hehehe

Alex-BH
12-07-14, 21:26
Tive uma fan 125 2008, não amaciei ela, andava sempre no limite da moto, caminho para o trabalho era em uma rodovia onde a velocidade girava em torno de 100~120, vendi a moto com 56 mil e o cara tá com ela até hoje.

Mais é recomendado seguir o manual.

André Farias
13-07-14, 08:21
Tive uma fan 125 2008, não amaciei ela, andava sempre no limite da moto, caminho para o trabalho era em uma rodovia onde a velocidade girava em torno de 100~120, vendi a moto com 56 mil e o cara tá com ela até hoje.

Mais é recomendado seguir o manual.

Hehehe... Deus é mais

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

irai
13-07-14, 09:17
Tive uma fan 125 2008, não amaciei ela, andava sempre no limite da moto, caminho para o trabalho era em uma rodovia onde a velocidade girava em torno de 100~120, vendi a moto com 56 mil e o cara tá com ela até hoje.

Mais é recomendado seguir o manual.

Que bom então, o motor dela era uma unidade que saiu da fabrica bem perfeitinha (o fato de serem montados em série não significa que sejam todos iguais, uns saem muito bons, outros nem tanto), e tu acabou dando sorte. Não fazer o amaciamento conforme indicado não condena o motor a quebrar cedo, mas contribui para reduzir a vida últil. Pode ser que o motor dessa moto precise de cuidados aos 80~100 mil Km, ou sei lá quando, e quem sabe se tivesse cuidado dele direitinho nos primeios kilometros ele rodasse mais uns 20~30 mil Km antes de dar problema, isso é uma tendência, não uma certeza.

Eu prefiro seguir o manual.

André Farias
13-07-14, 09:36
Que bom então, o motor dela era uma unidade que saiu da fabrica bem perfeitinha (o fato de serem montados em série não significa que sejam todos iguais, uns saem muito bons, outros nem tanto), e tu acabou dando sorte. Não fazer o amaciamento conforme indicado não condena o motor a quebrar cedo, mas contribui para reduzir a vida últil. Pode ser que o motor dessa moto precise de cuidados aos 80~100 mil Km, ou sei lá quando, e quem sabe se tivesse cuidado dele direitinho nos primeios kilometros ele rodasse mais uns 20~30 mil Km antes de dar problema, isso é uma tendência, não uma certeza.

Eu prefiro seguir o manual.

Sim. Pior que fui buscar ela numa distância de 100km da minha cidade e não tinha como andar abaixo de 60km/h. Vim variando a velocidade conforme manual também. Acho que eles colocam aquelas informações todas, para os menos desavisados e que não conhecem moto, talvez. Para futuramente não processarem a Yamaha por causa de danos no motor.
Mas obrigado pela informação.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

irai
13-07-14, 11:11
Na verdade meu comentario foi referente ao descaso do Alex com o amaciamento, só esqueci de citar ele, eheh...

Mas é isso aí que tu fez. Eu quando peguei a intruder também precisei jogar ela na estrada na primeira semana, o mesmo com a GSR, mas neste caso, o fato da estrada que eu pegava ter sempre muito transito e por conta disso, ser lenta, e da moto ter uma 6ª marcha longa, ajudou bastante, e permitiu que eu rodasse tranquilamente dentro dos limites expecificados pelo fabricante.

A questão é mesmo só não abusar demais do motorzinho e fazer uma troca de óleo precoce nos primeiros kilometros.

André Farias
13-07-14, 11:22
Na verdade meu comentario foi referente ao descaso do Alex com o amaciamento, só esqueci de citar ele, eheh...

Mas é isso aí que tu fez. Eu quando peguei a intruder também precisei jogar ela na estrada na primeira semana, o mesmo com a GSR, mas neste caso, o fato da estrada que eu pegava ter sempre muito transito e por conta disso, ser lenta, e da moto ter uma 6ª marcha longa, ajudou bastante, e permitiu que eu rodasse tranquilamente dentro dos limites expecificados pelo fabricante.

A questão é mesmo só não abusar demais do motorzinho e fazer uma troca de óleo precoce nos primeiros kilometros.

Hehehe.. Verdade. Nunca amaciei moto ou carro dando pau. Obrigado pelas respostas. Abs

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Mostarda_69
14-07-14, 21:42
Se tu chegar a 100km/h deve estar perto de 9mil rpm. Leia o manual, mas acredito que não deva passar dos 5mil antes dos 500km..

André Farias
14-07-14, 22:04
Se tu chegar a 100km/h deve estar perto de 9mil rpm. Leia o manual, mas acredito que não deva passar dos 5mil antes dos 500km..

Vixe... Ai deagraçou... Acho que aquele roteiro é mais para os inexperientes hehehe, que querem andar com tudo logo no início

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2