PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Direção da Factor



emersonyamamoto
16-07-14, 20:10
Fala, galera!

Tô com um probleminha chato na minha Factor (12/13) com a caixa de direção. A original deu defeito (fez calo) e tava fazendo um "toc toc" toda vez que freava fundo.

Comprei uma original pra trocar, levei no meu mecânico de confiança e ele trocou. Até aí tudo certo.

O problema é que agora, em menos de 3 dias, a caixa folga de novo, a ponto de parecer que vai desmontar tudo, a cada irregularidade da pista. Já voltei no mecânico mais de quatro vezes e, por mais que ele tente, a caixa só fica apertada na hora, depois fica frouxa novamente. Ninguém na oficina soube desvendar esse mistério.

Não sabemos mais o que fazer pra parar de folgar. E pelo que vi na internet, esse problema é crônico da Factor. Alguém tem alguma sugestão de como contornar esse problema?

Agradeço a todos!

Um abraço.

André Farias
16-07-14, 20:20
Amigo, as bacias onde os rolamentos assentam foram trocadas?

emersonyamamoto
16-07-14, 20:37
Amigo, as bacias onde os rolamentos assentam foram trocadas?

Eu comprei a caixa de direção completa, que consiste em:

http://i.imgur.com/BK7ux5u.png

http://i.imgur.com/sx3YhfE.png

Apenas isso foi trocado.

Valeu!

André Farias
16-07-14, 20:42
Estranho mesmo... Sei que quando se é trocada a caixa, aparecem folgas devido ao assentamento da caixa de direção, mas ficar dando direto, é algo que tá errado.

Você colocou caixa de direção de esferas não foi? As que tinham na moto eram de esferas ou rolamento cônico?

Pede para ele desmontar a caixa de novo e remontar... É melhor.

pedromartins
16-07-14, 20:59
A original é de esferas, se trocar somente algumas peças nao resolve. A propósito é a caixa mesmo? Coloca a moto no cavalete central pede pra alguém subir na moto pra deixar a rente livre e a traseira fixa e pega na bengala e com firmeza chacoalha pra frente e tras. Geralmente voce troca e nao precisa mais apertar a nao ser que o mecânico nao tenha assentado.

emersonyamamoto
16-07-14, 23:04
É a caixa mesmo, foi feito esse teste de balançar as bengalas.

Como já disseram, a original é de esferas.

O mecânico já desmontou uma vez, por isso disse que não sabemos mais o que fazer. Mas agradeço a resposta de todos.

Se alguém tiver mais o que acrescentar, fique à vontade.

corsani
17-07-14, 05:42
o quadro é material mais mole, se a bacia dos rolamentos foi colocada meio atravessada que cortou as paredes do quadro e ficou material em baixo as bacias ficam fora de perpendicularismo entre as esferas e pode ficar apertando que não resolve

Daud
17-07-14, 10:41
Rapaz, a minha tá fazendo a mesma coisa. Recentemente eu troquei a caixa pois o guidão ficava praticamente travado, duro pra caramba, e fazia o mesmo barulho. Troquei a caixa e o guidão ficou bom, mas o barulho continuou. Mecânico disse que depois que tu troca a caixa, tem que ir lá apertar umas 3x, tipo vai hoje e daqui uma semana aperta de novo, dependendo da frequência que tu usa, claro. Se resolver o problema me avise.

corsani
17-07-14, 11:46
Rapaz, a minha tá fazendo a mesma coisa. Recentemente eu troquei a caixa pois o guidão ficava praticamente travado, duro pra caramba, e fazia o mesmo barulho. Troquei a caixa e o guidão ficou bom, mas o barulho continuou. Mecânico disse que depois que tu troca a caixa, tem que ir lá apertar umas 3x, tipo vai hoje e daqui uma semana aperta de novo, dependendo da frequência que tu usa, claro. Se resolver o problema me avise.

tem umas oficinas que tem uma ferramenta atravessa por dentro do quadro e calça as duas panelas ou pistas de uma em cima e em baixo ao mesmo tempo, aí se rosqueia dando aperto que elas se sentam de maneira que não da folga.
caso contrario precisa mesmo dar uma reaperto uns dias depois. o problema é que o pessoal espera muito quando surge uma foga aí ja era.
fica atento tambem que na factor as vezes o barulho que faz na frente é o cabo do velocimetro que fica batendo dentro do guia dele no paralama isso da impressão de que mesmo com o rolamento bom a mesa fica batendo