PDA

Ver Versão Completa : Fui comprar óleo mineral api sl me "venderam" semi sintético api sj, fico ou troco ?



JuniorFY100
30-07-14, 17:59
Fala galera blza ?

Minha história é a seguinte:

Ganhei uma scooter (na verdade é uma Cube) chinesa de 100cc numa promoção q participei (Parece uma Crypton/ NEO), a marca / modelo dela é FYM Fy100-10A

Coloquei a motokinha pra rodar e uso para ir ao trabalho todos os dias, chegou a hora da primeira troca de óleo, cheguei nos 1.000 km rodados.

Como nada é tão simples qnto parece, a moto não veio com manual, e na internet tem mto pouca (quase nenhuma) informação sobre ela visto que a representante dela no Br só vingou por aqui durante um ano (2009) .

Resumindo, não achei as specs de qual óleo usar nela, pesquisei um pouco sobre óleos na internet então pra ter idéia de qual comprar, li sobre API, JASO, viscosidade etc, por fim pensei em um bom óleo mineral tipo Yamalub ou Lubrax 20w50 API SL.

Fui então comprar o óleo, chegando em uma moto peças aqui perto de casa (Maufa na Z/N de São Paulo) o atendente me perguntou qual era a moto, eu mostrei e perguntou a km dela e eu informei que fez 1.000 agora.

Ele então me recomendou que levasse um óleo semi-sintético Mobil Super Moto 4t MX 10w30 API SJ (Esse da foto anexa) enquanto a moto estivesse amaciando (Até 10.000 km) após isso poderia usar mineral 20w50, aceitei a sugestão dele, comprei, paguei a mesma coisa que pagaria em um Yamalub menos de R$19,00, mas não coloquei ainda, estou com a pulga atrás da orelha, não ouvi bons relatos sobre óleo da mobil (especificamente do Mobil preto), que existem melhores óleos e até mais em conta.


Segue link das specs do óleo:

http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/moto/mobil-super-moto-4t-mx-10w-30

http://comunidade.motonline.com.br/media/kunena/attachments/25171/IMG_20140730_101425_2014-07-30.jpg (http://comunidade.motonline.com.br/media/kunena/attachments/25171/IMG_20140730_101425_2014-07-30.jpg)



Eu como leigo ainda e iniciante no mundo das motos agora eu lhes peço ajuda e pergunto, fico com esse óleo mesmo ou troco ???
estarei melhor servido com um semi sintético mesmo API sendo SJ 10w30 do que com um mineral API SL 20w50 ???

Queria ressaltar que: Eu uso a motinho todo dia, é um cube at de 100cc, eu ando média de 50 km todo dia no corredor norte sul (23 de maio / 9 de julho) sempre em velocidades média de 70 a 90 km/h, ou seja com a rotação sempre muito alta, no limite do motor cerca de 90% do tempo.

Desculpem o texto gigante, e se abri o tópico no lugar errado, mas por favor me ajudem a decidir se fico com esse mesmo ou se troco por outro.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Abraços

chiccoli
30-07-14, 19:36
Sintético ? eu ia trocar só daki 5 mil km.
Eu to fazendo um teste com a tw, ja rodou 3 mil km, o que seria a troca normal do mobil(manual), e to usando o lubrax SL, baixou 250ml, completei, vou esperar dar 5mil.
Tava pensando em fazer que nem carro, colocar sintético e deixar 10mil km.

JuniorFY100
30-07-14, 19:39
Sintético ? eu ia trocar só daki 5 mil km.
Eu to fazendo um teste com a tw, ja rodou 3 mil km, o que seria a troca normal do mobil(manual), e to usando o lubrax SL, baixou 250ml, completei, vou esperar dar 5mil.
Tava pensando em fazer que nem carro, colocar sintético e deixar 10mil km.

Esse aqui é semi sintético, vejo mto dizer que é pra 3000 km, mas como não conheço mto e vejo mta gente taxando o mobil fico com receio, e por ser API SJ tbm, fico pensando se não seria melhor um mineral mas api SL como lubrax ou yamalub

chiccoli
30-07-14, 19:41
Que eu saiba Yamalube é semi-sintético né.
qual o oleo indicado no manual da sua moto ?

JuniorFY100
30-07-14, 19:59
Que eu saiba Yamalube é semi-sintético né.
qual o oleo indicado no manual da sua moto ?


Pelo o que eu li no site da yamaha e pelo que o atendente da loja me disse, o yamalub é mineral, o único yamalub semi sintético é o para motos 2 tempos.

http://www.yamaha-motor.com.br/pecas-e-servicos/yamalube/oleo-yamalube-4t

Então minha moto não veio manual, e não achei em nenhum lugar a especificação de qual óleo usar tbm.

chiccoli
30-07-14, 20:56
A Fym é o Fim msm hein ..
tinha por aki umas 250cc, não sei de onde surgiram, não sei pra onde foram.
o que vc pode fazer prestar atenção no barulho do motor, e ver se o funcionamento é mais barulhento ou normal depois de trocar.
na minha que usa 20w50, quando eu coloquei 10w30 começou uns barulhinhos chatos no motor, como se tivesse batendo valvulas, mas no motor inteiro ^^, lembrava uma maquina de costura, partida a frio ficou melhor, e assim foi.. ja o 20w50 é mais silencioso.
faça o teste.

Carlos Henrique
30-07-14, 22:41
Cara, motor refrigerado a ar geralmente esquenta muito e esses óleos com viscosidade 15w30 tem menor resistência a temperaturas elevadas..
Quanto maior o segundo numero, no caso do 15w30, o 30, maior é a capacidade de manter a viscosidade a quente, e quanto menor o primeiro numero, no caso do 15w30, o 15w, menor é a viscosidade do óleo a frio, melhorando a lubrificação das peças móveis nas partidas a frio (fase limítrofe).. Ou seja, pro seu motor o recomendo provavelmente é um mineral 20w50!

JuniorFY100
31-07-14, 11:55
Cara, motor refrigerado a ar geralmente esquenta muito e esses óleos com viscosidade 15w30 tem menor resistência a temperaturas elevadas..
Quanto maior o segundo numero, no caso do 15w30, o 30, maior é a capacidade de manter a viscosidade a quente, e quanto menor o primeiro numero, no caso do 15w30, o 15w, menor é a viscosidade do óleo a frio, melhorando a lubrificação das peças móveis nas partidas a frio (fase limítrofe).. Ou seja, pro seu motor o recomendo provavelmente é um mineral 20w50!

Valeu Carlos, eu levei a motoka pra trocar o óleo e o mecânico tbm recomendou o 20w50, fui na loja e troquei pelo yamalub 20w50 e já fiz a troca, muito obrigado pela ajuda.

Carlos Henrique
31-07-14, 14:13
Show de bola amigo! Abandona o fórum não! Abração!

JuniorFY100
31-07-14, 15:35
Show de bola amigo! Abandona o fórum não! Abração!


Pode deixar mano, vou acompanhar mais aqui sim ...

Abraço

Saurus
31-07-14, 15:50
Podias ter usado o Lubrax Essencial 4T (API SL, JASO MA e SAE 20W-50). Custa pouco mais da metade do preço do Yamalube e tem a mesma eficiência. Eu uso o Lubrax na Lander já a uns 4 anos (logo que acabou a garantia).

JuniorFY100
31-07-14, 15:56
Podias ter usado o Lubrax Essencial 4T (API SL, JASO MA e SAE 20W-50). Custa pouco mais da metade do preço do Yamalube e tem a mesma eficiência. Eu uso o Lubrax na Lander já a uns 4 anos (logo que acabou a garantia).


É que no lugar onde eu comprei não tinha brother, ou era o Mobil Preto ou aquele semi- sintético que eu mostrei ou Yamalub ou Motul 3000

Saurus
31-07-14, 15:57
É que no lugar onde eu comprei não tinha brother, ou era o Mobil Preto ou aquele semi- sintético que eu mostrei ou Yamalub ou Motul 3000

Não havia nenhum posto BR por perto?

JuniorFY100
31-07-14, 16:01
Não havia nenhum posto BR por perto?


pior que não, só Shell e Ipiranga

chiccoli
31-07-14, 18:07
Shell tbm tem um 20w50 SL, mas eu num gostei muito não. parece que ele é mais fino, e o cambio tbm fica mais duro.